Santos x Flamengo, um roteiro para além dos fatos



O Santos e Flamengo desta quarta, recheado por nove gols, foi desses jogos que no futuro poderiam ser contados como mito. À diferença dos mais antigos, porém, haverá imagens em profusão para prová-lo real, o que diminui um pouco do charme, é verdade, mas robustece a beleza do esporte. Sempre ouvi relatos de um Santos 7 x 6 Palmeiras, no Pacaembu, nos anos Pelé, cujas imagens são defeituosas e, assim, mais pesam as palavras das testemunhas oculares (e algumas, inverídicas) aos vídeos. No caso deste confronto de agora, houve transmissão aberta para alguns estados, pay-per-view para quem dele desfruta e repetições exaustivas nos programas de TV. Uma espécie de democratização do surreal, porque é a essa escola artística que a partida da Vila Belmiro pertence, com toques que não estranhariam Salvador Dali. Ela não esteve no plano da razoabilidade em nenhum momento e provocou parafusos e deslumbre em que a acompanhou, seja no sofá, seja na arquibancada. Foi como o realismo fantástico de Gabriel Garcia Marques, com o imponderável dando as caras sem-cerimônia a todo momento.

O cardápio, já para a posteridade, foi farto. A começar pela distribuição de encantos entre Neymar e Ronaldinho, um craque da nova geração e outro consagrado, que faz seu cortejo final de maravilhas em solo brasileiro. O golaço do Menino da Vila, com sua sucessão de dribles desconcertantes, é desses que empolgam até o torcedor rival. Afinal, obras de arte têm o poder de serem apreciadas para além do bem e do mal. Isso para não dizer que antes, no lance do segundo gol, ele quase deixou sua marca por cobertura e, na sequência, errou uma bicicleta que se fazia mortal. Já o 10 flamenguista teve noite- reprise de suas velhas poesias, destacadamente aquelas que perpetrava nos tempos de Barcelona. Jogadas de habilidade e textura decisiva. O gol de falta foi de destreza reservada a gênios. O homem deu um drible na barreira. Bem sabemos que as barreiras saltam, pois é corrente a tentativa de se cobrir o batalhão. Mas o Gaúcho ludibriou aquela turma à sua frente e deixou-a aviltada com tamanha sacada.

Se Ronaldinho exibiu, em bola parada, sua malícia, Elano, em fase tétrica, fez papel de bufão. Escanteado por Mano Menezes na última convocação para a Seleção Brasileira, após o pouco brilho na Copa América, tentou cobrar pênalti com a controvertida, embora animadora de plateia, cavadinha. Logo ele que chutara no espaço sideral pênalti contra o Paraguai, há duas semanas. E o chute aninhou-se nos braços de Felipe que, ato contínuo, recorreu a outro malabarismo, as embaixadinhas, como que a responder: Para cima de moi, não, mon cherè!

Cavadinha, finta na barreira, embaixadinha, dribles gerais… Um festival escancarado de improviso, justamente aquilo que faz o futebol ter substancial graça. Tudo isso em um roteiro de idas e vindas, cujo suspense pelo resultado final deixaria Hitchock admirado. Os 3 a 0 iniciais do Santos pintavam uma goleada histórica que, de quebra, arrancaria a invencibilidade rubro-negra no atual Brasileiro. De repente, em poucos minutos, a trama contorceu-se. O Flamengo reagiu proporcionalmente à sua grandeza, exalada pela massa de milhões. E o jogo passou a ser o espetáculo da dúvida após o empate no primeiro tempo. Nos bancos, o duelo Luxemburgo x Muricy. No campo, dois times dinâmicos, esfomeados, querendo morder as redes. Como o desfecho foi para o Flamengo, poderia ter sido do Santos ou mesmo da igualdade, essa justiceira dos campos. Poderia ter sido tudo no mítico Urbano Caldeira, que viu gols de placa de Pelé, Marcelinho, Ronaldo, Neymar e Ronaldinho Gaúcho. Até mesmo um pouco conhecido Caneco fez das suas por lá, em uma jogada reprisada em preto-e-branco nos Grandes Momentos do Esporte por aí. Foi uma quarta de sonhos e mesmo os santistas, doloridos pela derrota, hão de admitir: valeu o ingresso!



  • COMO JÁ DIZIA O RONALDINHO:
    FLAMENGO É FLAMENGO!!!

  • Guilherme

    Sem dúvida um dos melhores jogos que vi, tudo que um grande jogo de futebol pode oferecer esse jogo teve….O time do Santos é muito bom, o Neymar jogou uma barbaridade……mas Flamengo é Flamengo…….Obrigado R10, TN7, Pit Willians, Léo Moura, felipe, Junior Cesar, Luiz Antonio, Renato….Ser flamenguista é muuuuiiiitoooo bom…….

  • Acabou o jogo..ou melhor a partida inesquecivel nesses tantos anos do campeonato brasileiro…meu filho d 10 me disse:pai FLAMENGO É FLAMENGO..eu apenas sorri, num momento de tanta emoçao e apenas complementei as camisas rubro negras jogam por 40 milhoes de lunáticos e fanáticos torcedores(as) desse clube.Esse clube q leva multidoes ao delirio, a raiva, ao choro, a legria e a tristeza, somos nós contra todos, por isso somos guerreiros,gladiadores q doam a vida por um manto das cores vermelha e preta.Independente do resultado meu filho tem razao…FLAMENGO É FLAMENGO…..

  • BatFla

    O Flamengo é raça quem aparece no seu caminho despedaça , copeiro também é , os outros perto dele caem , não ficam de pé.
    Picasso e Da Vinci pintaram com os mãos. Neymar pintou com os pés uma inesquecível obra de arte em que só os grandes craques e clássicos podem proporcionar a este povo sofrido que Ama Futebol. Resumindo “remédio para futebol patológico , só um clássico antológico”.

  • Thiago

    Um jogo épico, jamais será esquecido !!

    A adrenalina não me deixa dormir ainda !!

  • Alexandre

    O Mano, futebol eh isso ai….objetividade na busca do gol……o Santos tem 4 caras, o Flamengo mais 4 caras que proporcionaram uma partida inesquecivel para quem gosta de futebol……Voce tem 23 a sua disposicao e nao consegui encantar contra times do mesmo nivel…….eh uma pena…….enfim…..que venha 2014 e nos torcedores rezando por um milagre……

  • charles fla

    O Brasil clama queremos ver Ronaldinho e Neymar na seleçao os 2 juntos…

  • Fernandoo

    Também não consigo dormir.
    Dou graças a Deus de ser Flamengo

    Flamengo é Flamengo !!! .

  • Estava escrito há mais de cem trilhões anos essa vitória de 5 x 4 do Flamengáço sobre o timáço do Santos. Era noite de Merlin, Rasputin, fadas, duendes e guinomos. De tudo aconteceu, os Deuses do futebol colocaram suas mãos nas cabeças e nos pés daqueles homens que corriam atrás da bola como se corre atrás do mais valiosos diamantes. E deu Flamengo, mesmo diante dos Campeões da Libertadores das Américas, mesmo na arena de Pelé o Monarca de todos os Monarcas…o Rubro-Negro do meu coração, do coração de meu pai, tios e irmãos dobrou, multiplicou suas forças por todas as estações, de trem, de rádios e tvs, pelas estações das cabeças e pós o poderoso alve-negro praiano de joelhos. Nunca de se duvida do Flamengo campeão de terra e mar de Ari Barroso, do Apolinho, de Perácio, do Galinhos de Quintino, de Junior e Andrade, de Leonardo Moura, Ronaudainho Gaúcho, de Felipe e Tiago Neves. O céu baixou na Terra feito cinema para que o maior de todos os espetáculos que foi esse Flamengo x Santos se materializasse diante de nossos corações e olhos de fogo e amor. UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO!!!

  • SeGuNDo PiTTeLo

    Valeu a pena o que todos nós vimos ontem, um jogo inesquecível que ficou marcado para a história do futebol Brasileiro, Neymar brilhou de um lado e Ronaldinho detonou do outro, mas na minha opinião quem merece muitos elogios, é o garoto Luiz Antonio. Com muita raça e vontade jogou muito esse mulek, vai barrar Airton, que na minha opinião não é la essas coisas. Quem teve o prazer de assistir viu, quem não viu, perdeu!!!! Da-lhe MENGÃO!!!! O Gaúcho Dentuço agora implaca…

  • Anderson

    Apenas posso dizer q R10 calou os críticos…isso basta-me.

  • Lucas Fernando

    que venceu todos sao herois a torcida de voces so sabe vaiar os jogadores seus merdas
    parabens ao elenco do flamengo e ao do santos jogao mais a torcida do flamengo na parte dos
    que vaiam a equipe nao passam de merdas

  • Aoki Pacheco

    Para quem assistiu, não precisa nem comentar. Para quem não assistiu, perdeu a chance de ver uma das mais inesquecíveis partidas de futebol, daquelas que levamos na lembrança para o resto da vida.

  • magica, emoção, raça, só falta o mano ver.

  • Patrick

    Não tenho palavras, valeu como uma final de campeonato. Foi lindo, dramático, épico, meu coração atingiu 140 batimentos. Esse Neymar é incrível, imarcavel. Mas, o time do mengão é raça, amor e paixão. Uma partida inacreditável, 5 a 4 na vila, e perdendo de 3 a 0, não tem preço. Obrigado mengão!!!!

  • Mauro Carriço

    O Santos foi uma tela onde o Fla pintou sua obra de arte com craques como R10, T.Neves e outros.
    Parabéns, Santos por ter craques da grandeza que possui; obrigado, Flamengo por nos proporcionar tanto prazer em ver um time jogar. O Flamengo é isso aí!

    Saudações rubro-negras.

  • seu texto também foi uma pointura. Parabéns Valdomiro!

  • André Pierre

    Hoje posso dizer, que depois do Zico e do Pet, temos um camisa 10 na Gávea. Ontem Ronaldinho mostrou, que se a torcida apoiar, e nosso sistema defensivo melhorar, iremos vencer o brasileiro.
    Só não podemos entrar no oba oba, pois nossa sala está falhando muito, não podemos deixar o Neymar no um contra um, temos sempre que ter um na sobra!
    TENHO ORGULHO DE SER RUBRO NEGRO, UMA VEZ FLAMENGO, FLAMENGO ATÉ MORRER!
    PARABÉNS A TODOS OS JOGADORES, POIS HONRARAM O FLAMENGO!

  • seu texto também foi uma pintura. Parabéns Valdomiro!

  • Flamengo Uberlandia

    Geralmente nessa parte dos comentários sempre aparecem pitacos de outras torcidas que nem no contexto estão, ontem foi tão estupefato, tão glorioso, tão insucetível de controvérsia que nem tem os pitaqueiros querendo arrumar defeito.
    ão ão ão R10 é seleção, o povo cobra ele, mas jogando nas baladas e em campo ele já e artilheiro do campeonato. Salve R10.

  • daniel leonardo

    quase infartei… mas, flamengo é flamengo.

  • Leonardo – Fla

    Parabéns aos jogadores que nos proporcionaram o melhor jogo de futebol que já vi em toda a minha de torcedor, e estou ainda mais orgulhoso por ter sido o meu time o vencedor. mesmo se a vitória tivesse sido para o santos se teria valido a pena pelo espetáculo que vimos ontem.
    MAS, ACIMA DE TUDO RUBRO NEGRO!

  • Acordei me perguntando se havia sonhando com um jogo inesquecível. Parecia que tinha ido dormir perdendo de três a zero e consertei aquilo construindo a base de sonhos. Minha Avó que está no Céu, Emília, com certeza assistiu, sorriu e disse: “Tá vendo meu netinho, por isso lhe ensinei a ser Flamenguista. Agora, aqui no Céu, confirmei. É uma das melhores coisas a fazer na terra.”
    Sempre te amei e vou continuar te amando Vovó, muito obrigado por me ensinar a ser flamenguista, grande parte da felicidade da minha vida devo a senhora. Flamengo é Flamengo Vovó, a senhora sempre soube das coisas!!!
    Obrigado Deus pela minha Avó linda e pela sabedoria dela que me tornou esse Flamenguista super feliz.

    ps.: Estou chorando, pois a alegria se misturou a saudade, não paro de pensar naquele jogo um só segundo!

  • Léo

    Sou Santista e assisti ao vivo mas tenho grande admiração pelo Flamengo, não fiquei feliz porque não há derrota bonita. Entretanto, o que viu-se em campo foi mágico, inesquecível mas imaginável. Com tantos craques, um melhor do Mundo 2 vezes e ESPETACULAR cercado de companheiros bons de bola e outro com tudo pra tornar-se melhor do Mundo e com mais alguns belos jogadores ao lado, não podia se esperar nada diferente. Parabéns Santos, ontem começou o Campeonato Brasileiro de verdade e parabéns Flamengo, irão longe e para mim serão campeões e com mérito!!!

  • MARÇAL JUNIOR

    Jogo maravilhoso, fiquei com muito orgulho de meu time o grande mengão, o Santos ta de parabens tem uma time muito bom, mas flamengo é flamengo, jogo desse para pagar engresso 10x..showwwwwwwwww

  • Antonio

    26′ 3 a 0 Santos, e o Time Nação não bate e não se abate só joga o jogo do ano.

  • Patty Santos

    Sem duvidas um jogo que vai entrar para a história, um dos melhores jogos que já assisti
    Segundo turno tem mais.aii meus amigos segurem o Neymar

  • O futebol que todos nós gostariamos de ver nos finais de semana e nas quartas… É por isso que somos apaixonados o futebol não tem lógica, tem espetaculo e emoção do começo ao fim, um jogo para todo sempre… R10 e Neymar queremos ver isso com a amarelinha… Parabéns ao futebol.

  • alex

    O jogo de ontem foi para entrar para a história do futebol, bem jogado, exceção ao tal de wellinton que não merece vestir o manto. Raça, amor e paixão. Obrigado Deuses do futebol por ter me dado o privilegio de torcer pelo mengão….. Valeu Luxa, por ter tirado aquele zagueirinho,

  • Paulo

    Pô, que jogão, pena que acabei apenas ouvindo pela rádio globo com a cobertura do garotinho e do gerson “canhotinha de ouro”, pois estou na Australia, mas acho q acabei sofrendo mto mais do que se tivesse assistindo o jogo pela TV, mas é isso … o Jogo do Ano e com um final feliz para o nosso MENGÃO !!!
    é isso aí FLAMENGO É FLAMENGO !!!

  • Ivanio Junior

    Concerteza um dos grandes jogos que já vi como flamguista que sou fiquei plerpexo com os 3 x 0 logo no inicio, mas com o mengo mostrou que e time grande e virou a que no interior da Bahia em jacobina eu estava assistindo aqui em casa teve momentos que pensei que estava morando no Rio pelo delirio empolgação e queima de fogos que teve em razão desse jogaço que pena que uma distancia pra nos que moramos distante da Mengo (fisicamente) mas seria bem melhor se podesse fazer parte de uma pagina da historia do futebol como um telespectador e muito mais que isso um torcedor fanatico a distancia como outros milhões!!!

    quando nos torcedores questionamos com jogadores e porque existe uma caisa que importante para nós o amor a camisa as cores nos trazem uma felicidade imensa…

    SEMPRE TI AMAREI HO MEU MENGO….

  • marcelo ribeiro

    mesmo que o elano batesse o penalti sem palhaçada e marcasse o gol, nada garantiria o resultado
    para o peixe, pois o fla estava jogando muito e dominou a partida de uma forma geral…
    foi um jogo histórico… pena que só pode jogar 90 minutos…

  • Edson Sales

    Realmente um jogo inesquecível.
    Os dois times buscando o gol, poucas faltas,
    gramado bom, e os artistas inspiradícimos.
    Isso sim é o futebol brasileiro.

  • Fernanda

    Obrigada por assistir um dos jogos mais eletrizantes , mais emocionantes!!
    Flamengo é uma mistura de amor e ódio que faltam palavras pra descrevê-la. É pura emoção, arrepio, é uma alegria imensurável, um turbilhão de emoções!
    Flamengo é e sempre será Flamengo!!
    Só se sabe, quem é!!
    Parabéns ao belissimo espetáculo, que só ocorreu por ter no outro lado um time de alto nivel, também!

    Mengoooo!!!

  • paulo boyd

    show de ronaldinho e e claro que ele calou a boca de quem profetizava que ele estava acabado para o futebol. flamengo e flamengo e genio e genio respeitem isso.

  • Simplesmente um espetáculo. Grandes times Grandes craques. Sou Flamenguista e amante do futebol brasileiro das antigas e como todo boleiro sinto saudades de grandes equipes de futebol que deram espetáculo com grande Palmeiras/Parmalat , Flamengo/Zico Santos/Pelé Botafogo/Mané .

  • LUIZ ALEXANDRE

    O MELHOR JOGO DE FUTEBOL QUE EU JÁ PRESENCIEI….SRN SEMPRE!!!!!!!!!

  • É com esses resultados, com essas vitórias épicas, que cada vez mais aumentam o número de torcedores rubro-negros.

  • Fim do jogo do Flu.

    Post pronto.

    Já em todos os blogs.

    Devidamente divulgado.

    É hora de dormir.

    Preciso acordar cedo.

    Não quero entrar tal qual um “zumbi” na sala de aula.

    Ah, mas ainda são vinte e uma horas e quarenta e seis minutos.

    Daqui a pouco tem Santos X Flamengo.

    Não custa uma olhadinha.

    Uns dez, quinze minutos só. Logo, logo estou na cama.

    Quatro minutos de jogo.

    Borges, 1 a 0.

    Meio que em tom de deboche, solto um “já?” no Twitter.

    Quinze minutos.

    Borges, sempre ele, 2 a 0.

    É o tempo limite.

    Preciso dormir, caramba.

    Ah, vou até os trinta e juro que me recolho.

    Ainda bem, Neymar marca antes, aos vinte e cinco, um golaço!

    Pronto, agora chega.

    Respiro aliviado.

    O Flu perdeu, o Fla tomará uma goleada.

    Ha-ha-ha-ha-ha.

    Trinta e um. Deitado no quarto, TV permanece ligada na sala.

    Gol de Ronaldinho Gaúcho. Mau agouro no ar.

    Thiago Neves, 3 a 2.

    “Com vocês não se brinca, se ‘mata’ “, pondero com o amigo rubro-negro @flaco_81, na inevitável volta ao Twitter.

    Vamos Santos, é pênalti!

    Que é isso, Elano?

    Castigo a cavalo, Deivid empata.

    Pancada para lá, pancada para cá.

    Neymar para um lado, Ronaldinho Gaúcho para o outro.

    Onde estão as camisas?

    Não as vejo mais.

    Enxergo apenas craques e operários da melhor qualidade.

    Que, todos, merecem a vitória.

    Olho o cronômetro.

    Trinta e quatro.

    Que bom, tem mais onze.

    Na verdade, para mim, teve só mais um.

    Ronaldinho bate a falta.

    A barreira pula.

    Meus punhos se fecham.

    O peito enche de ar.

    Grito gol.

    É, tá na hora de dormir.

    Acho que não estou passando bem.

    Devo ter batido com a cabeça em algum lugar e nem percebi.

    Boa quinta!

  • César

    Quem tem problema cardíaco, assistiu ao jogo e sobreviveu, fica tranquilo pq não morre tão cedo pelo menos não do coração! resumindo em uma palavra…

    S E N S A C I O N A L

  • aristoteles silveira souza

    Uma reflexão sobre o futebol hoje.. . .
    Nós santistas do Brasil e do mundo.. .( sim não somos regionais ) e acostumados ao BOM
    FUTEBOL BRASILEIRO E PARA FRENTE..entendemos que o talento produz SHOW…O resto,
    é demagogia deste futebol MECÃNICO que HOJE chamam de futebol,movido a dinheiro ou
    lavagem do mesmo…basta ver os esquemas conhecidos de todos nós….o talento poderia
    decidir todos os jogos…mas o talento vai embora cedo..o DINHEIRO move este futebol de
    resultados e de pouco espetáculo, infelizmente.Palmas para o lampejo de futebol romanti-
    co desta quarta feira….
    Que os barões do poder possam deixar isto acontecer mais vezes… .
    NOSSOS OLHOS E ALMA AGRADECEM…………… .
    Ou… . .? contimuaremos mandando craques para os gringos sorrirem.. . .

  • joao santos

    tiago neves e sintese de tudo que dis esta camisa . Raça amor e paixão . crack e crack. sou seu fan e sempre serei ,seu futebol e o futebol de raça de garra um gerreiro , um gladiador e lhe cairia muito bem este titulo seu espirito de luta é interminavel. um verdadeiro *Gladiador *

MaisRecentes

Zé e Oliveira merecem os vivas de admiração!



Continue Lendo

Para que servem os títulos estaduais?



Continue Lendo

Galeano e o espírito do hooliganismo na Libertadores



Continue Lendo