Amistosos da Seleção parecem uma quermesse



Não me venham com ame-o ou deixe-o! Nada de pátria de (ou, como dizia o mago Nelson, em) chuteiras! Sem pachequices, per favore! Torcida de jogos da Seleção Brasileira é um porre desses de ressaca perene. Talvez seja esse preço salgadíssimo do ingresso para um simples amistoso. Talvez a falta de empatia popular por um time formado, quase completamente, por gente que atua em continente outro. Talvez porque a dita paixão pela amarelinha, que fez Zagallo lambuzar-se no mel verde-e-amarelo, não toca na unha da que move os calores clubisticos. O fato é que nos jogos canarinhos os cânticos que vêm da arquibancada me lembram os jogos de vôlei (com todo o respeito a esse esporte tático). Essa marcha antinupcial do “Brasileiro com muito orgulho, com muito amor” é nauseante è beça!

Era Neymar tocar na bola para fãs histéricas soltarem seus gritos pontiagudos. Era show do Restart ou do Jonas Brothers mesmo o que se via no Serra Dourada? Enquanto o futebol mantinha-se adormecido em berço esplêndido, à luz do céu profundo viamos a antifesta. Aquilo não é clima de futebol, me desculpem os sensíveis enrolados nas bandeiras. Falta um elo de paixão mais boleira à nossa Seleção. Falta o que vemos em jogos do Brasileirão, quando há roer de unhas, músicas mais elaboradas, etc..  Aquilo que assistimos rotineiramente nas arquibancadas, em que a temperatura está sempre alta. Quando éramos os tais 90 milhões em ação, às sombras da ditadura, parecia que isso tudo valia mais a pena, como a dar um sentido para nossa vida de pátria carente. Agora, é o narrador evocando um sentido patriótico que não sobrevive a dois pingos de reflexão e desejos maiores.

E as vaias no epílogo? Filme velho! Acreditamos piamente que, em alguma tábua sagrada, está grafado: somos os melhores, temos sempre que dar espetáculo!  Cuspimos nas evidências em prol de uma soberba histórica.  Queremos ver a Seleção como um Dream Team. Se o time vai mal, as bruxas são caçadas de imediato. O craque, antes louvado, passa por malhação até de quem nunca viu um jogo completo! Aqui vai um pouco da bipolaridade nacional, que oscila entre a euforia circense e a depressão clinica. Vamos de melhor a pior num piscar de olhos.

É essa mistura de torcida de quermesse com humor variável que faz dos jogos da Seleção um ambiente externo à nossa realidade futebolística.



  • Torço pra Argentina

    Kra, na boa !! Eu mesmo não torço pro Brasil mais, sabe porque ??? enquanto o RT estiver à frente da CBF, não torço mais para o Brasil ! Não é possível que ninguém vê isso, esse kra não ta nem ai pro povo Brasileiro ele só quer saber de ROUBAR DINHEIRO, são escandalos e mais escandalos de corrupção e não acontece nada com o FDP.

    a CBF arrecada milhões todos os anos, e para onde vai este dinheiro ???? os clubes estão todos quebrados, e não é feito nada pra ajudar os clubes. Até as emissoras de televisão se omitem com o Sr. RICARDO TEIXEIRA, isso mostra a “Força” política que este Sr. tem . Depois que a Globo mostrou o Brasil inteiro a Corrupção deste FDP, ele abriu as pernas pra Globo e emendou mais um dinheirinho no bolso.

    Agora vc vem cobrar o POVO BRASILEIRO ?? Presta atenção, o povo já ta cansado de ver corrupção de ver falcatruas no GOVERNO e agora também na seleção brasileira.

    Quero q a seleção se exploda, junto com a CBF e torcerei muito pra ARGENTINA e pro URUGUAI na COPA 2014, quero q eles afundem o Brasil , para passar a maior vergonha em mundiais.

    Moro no estado de Goias, e vc não tem noção dos absurdos que sabemos sobre os “INGRESSOS’, c eu for contar aki, vou escrever um JORNAL.

    e A COPA 2014 não seria toda garantida com iniciativa PRIVADA, como disse o RT. e o que estamos vendo ?? só dinheiro publico, e quem vai ficar com o LUCRO ?? o Sr. RT e a CBF.

    É que o POVO BRASILEIRO é muito mal informado, caso contrário todos teriam a minha opinião. (de não torcer mais para a seleção “Brasileira” )

    Antes de Cobrar o TORCEDOR BRASILEIRO, COBRE O SEU PRESIDENTE DA SELEÇÃO

    abraços

  • João Pedro

    Nossa! falou tudo, compreendo a irritação dos torcedores, mas não justifica chamar a Seleção Brasileira de “timinho”. Existe muita hipocrisia no Brasil, todo mundo se diz patriota e que ama a Seleção Brasileira e quando ela joga só ouço soar vaias. E o Mano já está começando a ser o novo culpado da história, o cara que não leva os melhores jogadores, não sabe nada de futebol nem de esquema tático. Parabéns pelo texto.

  • Luiz Fernando

    Belas palavras,jogo da seleção só tem idiota q num entende nda de futebol,gente que ve futebol só qndo tem jogo da seleção…público de mierda!!

  • Bruno

    Quando não somos os melhores estamos entre os melhores , se não damos espetáculo algo esta errado ou estamos num dia ruim … no entanto ,na grande maioria das vezes , temos a obrigação histórica de dar espetáculo . Nossas seleções , quase sempre , podem ser montadas de modo a serem um Dream team , assim como os vizinhos de baixo e mais uma ou outra que se revezam na europa .
    Quando vivíamos a sombra da ditadura …bom … “VIVÍAMOS A SOMBRA DA DITADURA”.Assim como Neymar e Restart , Pelé e Beattles também ouviam gritos histéricos em sues jogos e shows … pra não dizer na rua , na padaria ,no shopping … quem quer ouvir , não sai de casa …
    ” Cuspismos nas evidências em prol de uma soberba histórica “? Evidências do que ? Que evidências ?
    Assistiu Brasil X Holanda ???? Opine em “Brasil e a arte de mudar sem mudar ” no ” Blog do Claudionor “

  • EU NUNCA PAGARIA 150 REAIS PRA VER ESSE TIMINHO DO RICARDO TEIXEIRA E DA GLOBO

  • perfeita ilustração da realidade.

  • Felipe Crippa

    Mais um post seu aqui no blog que eu aprovo completamente! Valores invertidos caro Neto, mas acredito que o valor do ingresso como vc mesmo disse é responsável por essa nauseante torcida citada aqui. Já faz duas copas do mundo que não temos uma seleção forte, e mesmo assim nos convencemos que de que somos os melhores, de que o futebol europeu é só chuveirinho, essas coisas, quando na verdade, precisamos nos adaptar a nova realidade que é até triste: Não somos mais os melhores no Futebol, não temos mais os maiores craques do Planeta e principalmente, não temos mais um atacante à altura! Romário e Ronaldo foram excelentes atacantes, porém depois deles não surgiu ninguém que seja incontestável no ataque, e bem, nem camisas 10 nós temos mais… Ganso na seleção pelo menos por enquanto é somente uma aposta, tirando ele, qual outro camisa 10 de seleção temos? Como uma seleção sem um camisa 10 cerebral e um centro avante competente pode ser a melhor do mundo e do “País do Futebol”?

  • Guilherme

    Um assunto pouco comentado no futebol, um post muito conclusivo e lógico.
    Não imagino como seria possível entoar outros cânticos: a torcida da Seleção, além de ser (por razões óbvias) a maior do Brasil e de estar espalhada, é formada em grande parte por pessoas que não acompanham futebol na maior parte do ano, não sabem o elenco do seu time ou sua posição na tabela. Some-se a isso o fato de ser muito raro a Seleção jogar em solo nacional, e torna-se dificílimo pensar em criar novos cantos de torcida. Mas concordo em absoluto com a falta de identificação do torcedor com seu “time”. As paixões clubísticas são muito mais fervorosas porque há a rivalidade com os outros para alimentá-las, há um número muito maior de jogos, há mais campeonatos competitivos, enfim… há uma vitalidade em torcer para um clube que já não há em torcer para o Brasil. Além disso, há a acurada observação acerca desse bando de estrangeiros. Eu, que acompanho futebol, sei muito pouco sobre David Luiz, Jadson, entre outros Afonsos Alves e Hulks que são praticamente anônimos ao torcedor brasileiro padrão. Isso faz com que já não haja graça em torcer pelo Brasil. Eu não torço pela Seleção em Copa! E não é por ter qualquer coisa contra a Seleção, mas o fato é que não sinto nada por essa equipe. Em uma Copa do Mundo, há aqueles combinados que vão me encantando ao longo do torneio, e assim conquistando minha simpatia – assim foi com Gana, Uruguai e Alemanha na edição de 2010, e sabe-se lá quais serão os merecedores do meu apoio aqui em 2014.
    Acho que em Copa a coisa muda. A torcida fica fanática, passa a conhecer todos os jogadores, e o clima nos estádios será muito bacana. Mas ainda assim acho difícil pensar em uma festa bonita como aquelas das torcidas de clubes como Fluminense, Coritiba, Santa Cruz, Corinthians, Flamengo, etc.
    Em termos gerais, acho que essa coisa de Seleção está perdendo o sentido não só para brasileiros, mas para torcedores de outros países que têm clubes muito expressivos mundialmente e poucos selecionáveis atuando em seus países natais. O sentimento de “pátria” no contexto futebolístico está ficando mais restrito, em minha visão, àqueles de países com menos chances de títulos mundiais. Mas talvez seja apenas uma impressão. Enfim, vou para por aqui porque meu texto está ficando maior que o seu post, e isso não é legal.

    Um abraço.

  • Alberto

    É verdade! Muito chatas as vaias no fim, temos de ser mais brasileiros com certeza…
    Mas é que a seleção já não é mais a mesma, nem o sentimento,
    como brasileiro e torcedor apaixonado, espero que este ambiente mude,pra melhor!

  • Marcos

    Gostei do teu comentário, concordo contigo.

    “Sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor” me dá náuseas de escutar. É constrangedor, até.

  • Paulo Pinho

    A seleção tem a torcida que merece! Uma seleção comandada por um mercenário, suspeito de todas as enroladas que se pode fazer em um cargo como o de presidente da CBF, não merece a nação e o povo que tem. Quando vamos de fato ficar cheios de sermos roubados? Quando realmente vamos voltar a nos indignar com os ratos que a dia/dia roem os nossos bolsos? Quando vamos deixar ser putas baratas para esta cambada de ladrões. Por mim, torcedor só voltava para o estádio em qualquer jogo quando o famigerado presidente e sua quadrilha forem expulso do poder. Hoje o jogador não quer ser convocado para servir a seleção por amor a pátria, sim para ver valorizado o seu futebol e poder fazer melhores contratos.

  • Cristiano José

    Agora td mundo sabe pq a seleção so joga fora do pais, pq sabe q aqui as vaias serão constantes, a Seleção é mto fraca, mto mesmo, tecnico ruim, jogadores que já nao tem mais nada a acrescentar (Robinho, putz…) enfim o prazo de validade do mano acaba na copa america.

  • toninho

    Amigo, com todo o respeito. Deixei de torcer pela seleção desde aquela palhaçada do ronaldinho na copa de 1998. os patrocinadores colocaram o cara pra jogar doente…
    veja bem, quando tinha jogos da seleção brasileira, o país parava, hoje em dia, ninguém quer mais ver esses mandos de mercenários jogar nao, prefiro os campeonatos regionais e o brasileirão mesmo.
    Sem contar que quem convoca a seleção não é o treinador, que é fraquissimo tambem.
    Não é de hoje que quem são os convocados não são os melhores.
    E sim os que os empresários querem, os que os patrocinadores mandam,, isto é, só dinheiro,
    finalizando: me fale aqui,,, aguentar seleção com fred de centroavante isso é brincadeira.
    FUTEBOL ACABOU, E A PAIXÃO TAMBÉM.

  • De graça não…Só me pagando muito bem que dou um a explanação sobre esse treco (xamado) seleção.

  • De graça não. Só me pagando muito dou uma explanação sobre esse treco (xamada) seleção.

  • vinicius leal

    É isso cara!!! é isso que eu falo pra uns loucos aqui em dias de jogos da seleção da CBF, eu nunca consegui me indignar, ter uma noite de sono mal dormida, gritar um gol até perder a voz, chingar ásperamente um jogador da seleção em jogos do brasil, coisa que com o meu time eu faço quase toda semana, há uma diferença imensa no apego do torcedor ao seu clube do que pela seleção, é estranho, mas é verdade.
    Até pq seleção brasileira virou negócio, muito jogador é convocado apenas pra ter o passe valorizado, se o cara vale 10milhões hoje, se for convocado, amanhã ele ja vale 30milhões, e muita gente ganha com isso.

  • Alceu Colorado

    Parabéns pelo seu comentário. Fecho em cheio com sua opinião, esta seleção do $$$ Ricardo Teixeira é uma vergonha, não torço para este cidadão e o Ridículo do Galvão Bueno que somente quer ibope.

  • RAPHAEL VICENTE GARCIA

    É BOM SABER Q TEM PESSOAS Q CONCORDAM COMIGO QUANDO FALA Q A NOSSA SELEÇÃO NAUM É A MELHOR DO MUNDO.
    E POR FALAR EM NARRADORES CONCORDO TEM UM NARRADOR Q ANTES DO BRASIL PERDER PRA HOLANDA FALAVA Q O BRASIL JOGAVA CERTINHO ATRAS COM UM CABEÇA DE AREA AGORA ESSE MESMO FALA Q O BRASIL NAUM PRECISA DISSO ELE NAUM TEM PERSONALIDADE NENHUMA. ABRAÇO E PARABENS PELO SEU TEXTO FANTASTICO

  • Não sei o que é mais ridiculo na seleção, se a forma lenta cadenciada superada do time jogar , ou a presença maciça das adolescentes ( gosto delas ), gritando em busca do seu pop star, tal qual era no tempo dos menudos. No campo, infelizmente, não vencemos a mediana Holanda, apesar de ser vice do mundo, e perdemos para variar da França e da Argentina. Porquê a Espanha, a Alemanha (em franca evolução), e a Argentina, colocam velocidade como prioridade, enquanto nós ficamos cadenciados, lentos se achando os maiorais. ???

  • Henrique

    Bom, quando eu era criança eu acreditava no espiríto Seleção Brasileira, imaginava que realmente era uma repressentação do nosso país. Os tempos foram passando, o futebol foi mudando, e percebi que a seleção atende a negócios comerciais, sendo assim, não há mais paixão, porque no mundo dos negócios o que impera é o lucro. Assim, percebi também que a empresa que o opera o lucro, com a fantasia patriotica é a CBF, que em nada colabora para o engrandecimento do esporte. Eu assisto, mas não torço mais!

  • CHICO

    OS AMISTOSOS QUE A CBF MARCA PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA É APENAS UMA MANEIRA DE O SENHOR RICARDO TEIXEIRA GARANTIR O SEU SUSTENTO E DE OUTROS SANGUE SUGAS QUE O ACOMPANHAM.

  • TRI MUNDIAL DOOM

    ROBINHO RESTART??????????
    O BRASIL SÓ TEM JOGADOR PEREBA, NÃO TEM QUEM PRESTE, NEYMAR SOZINHO NÃO FAZ VERÃO…
    ESTAVA CONVERSANDO COM MEU AMIGO, QUEM SERVE PRO LUGAR DO FRED?????
    SÓ CITAMOS NILMAR E KLÉBER E NINGUÉM MAIS.
    QUEM ENTRA NA ESQUERDA NO LUGAR DO HORROROSO ANDRÉ SANTOS??????
    TALVEZ MARCELO E MAIS NINGUÉM.
    QUEM ENTRA NO LUGAR DE LÚCIO???
    DAVID LUIZ??? SÓ
    SÓ TEM MEIA DÚZIA DE JOGADORES E O MANO INSISTE COM ROBINHO AINDA Q NÃO JOGA BOLA VAI POR PATROCINIO, NÃO COLOCA HERNANES, COLOCA LÚCIO Q É MUITO BOM DESARMANDO MAS SEMPRE INVENTA DE SAIR JOGANDO E FAZENDO CAGADA….CENTROAVANTE ENTÃO, DEIXA O RONALDO GORDO MESMO Q ELE JOGUE 90 MINUTOS CONTRA ROMÊNIA…
    A SELEÇÃO PERDEU O PRESTÍGIO NO BRASIL FAZ TEMPO E O RT TB NÃO LIGA PRA ISSO PQ QUEM DÁ DINHEIRO É PATROCÍNIO EUROPEU Q BANCA JOGO NA INGLATERRA E NA SUÉCIA, DEVIAMOS DEIXAR O JOGO NO BRASIL VAZIO, INCLUSIVE OS DA COPA NOS JOGOS DO BRASIL EM PROTESTO, PRA APRENDER A VALORIZAR O TORCEDOR Q FAZ A FESTA, SEM TORCEDOR NÃO TEM FUTEBOL…

MaisRecentes

No bipolar Brasileirão, o futebol é obra inconclusa



Continue Lendo

Guttman, uma bela e vitoriosa trajetória



Continue Lendo

Palmeiras x São Paulo: rivais contra o vexame



Continue Lendo