Petkovic, o herói de uma nação maior que a sua



Esse gringo não é mole não, arrebatou uma nação! O sujeito deixou as raízes deitadas lá na antiga e multifacetada Iugoslávia para ganhar holofotes no ensolarado Rio de Janeiro. No nome, seu inegável timbre leste-europeu, com seus “vics” característicos. Nos pés, um talento digno de Zico. Não à toa, fez a fama envergando o sagrado manto 10 do Galinho de Quintino. Petkovic, um forasteiro deitado eternamente nos braços dessa linda gente rubro-negra. Neste fim de semana, dará seu doloroso adeus à nobre massa no Engenhão. É verdade, advertem os bruxos da bola, que ele  merecia o Maracanã como palco do ato final.  Foi nos domingos caudalosos desse templo do futebol nacional, por ora emudecido, que construiu suas lindezas.  No auge da carreira fez um dos gols da minha coleção pessoal de perfeições. Em 2001, naquela decisão do Carioca. Aquela bola na forquilha, inapelável para o goleiro Helton, do rival Vasco, teve toques de incredulidade. Heroi de um tricampeonato com traços de posteridade.

Carinhosamente chamado de Pet, adquirindo assim o toque de intimidade típico do nosso Brasil dito cordial, o meia teve a precisão como companheira. No toque de bola, no chute curvado, no escanteio venenoso… Ganhou de tal forma os corações flamenguistas que nem mesmo o fato de ter passado pelos rivais  Flu e Vasco foi capaz de apagar a chama. Os deuses do futebol, inclusive, deram-lhe uma prorrogação gloriosa ao permiti-lo ser protagonista do título brasileiro de 2009. É como se dissessem, lá do Olimpo: Quando trata-se de gênios, damos a eles um universo que conspira a favor.

Imaginem vocês que a Sérvia, país que cultiva um futebol com jeitão brasileiro, tem população de pouco mais de 10 milhões de habitantes. O Flamengo, como mostrou a última pesquisa LANCE!-Ibope, tem 33 milhões de amantes. Trocando em miúdos, Petkovic conquistou corações de três vezes mais gente que seu país-natal abriga. Com sua voz aguda e sotaque caricatural, é ídolo inconteste na Gávea. Tente projetar isso na sua vida. Você sai da sua terra e suas tradições, cruza o oceano e, anos depois, é amado ardentemente pela maior torcida do  país que mais títulos mundiais detem. Um feito raro!

As cortinas se fecharam, Pet, e é hora de ir embora. Vá viver como homem comum. Deixe à cargo das lembranças rubro-negras e dos milhares de amantes do jogo bem jogado a sua trajetória em nossos campos.

PS: Curiosa mesmo essa vida. Enquanto um general sérvio-bósnio de  nome Ratzo Mladic é entregue ao Tribunal Penal Internacional por ser o mentor do maior massacre em território europeu após a Segunda Guerra Mundial (Srebrenica, onde morreram oito milhões de homens e meninos bósnios, em 1995), um outro homem de mesma nacionalidade é notícia por ter dado alegria a tanta gente, a milhares de quilômetros de distância. Por isso, o futebol é, ou ao menos deveria ser, uma incrível ferramenta de prazeres.



  • Felipe

    Caro Neto, sou corinthiano, li essa postagem do seu blog e quero dizer que gostei bastante! Tem momentos do futebol que são isso mesmo, aquele 1 segundo que muda o resto da vida do cara! Essa falta em 2001 do Pet foi um desses momentos que a vida do cara muda em 1 segundo!! Óbvio que estarei torcendo pro meu Corinthians nesse domingo, porém não tem como não admirar o que esse sérvio como vc bem frisou que atravessou o oceano para alegrar tantos torcedores assim como o Flamengo tem.

  • dudu

    Nossa…excelente post e uma homenagem justa para aquele q estará sempre cravado em nossos corações rubro-negros!Valeu pet10.

  • Nilo Ferreira

    Belíssimo e verdadeiro texto, mesmo sendo botafoguense rendo as minhas homenagens ao sérvio pelo seu talento e brilhantismo no fino trato com a bola nos estádios tupiniquins. além de ter demonstrado ser bom caráter, Pet não é ídolo apenas dos rubro-negros, mas de toda uma aquarela brasileira.
    Nilo Ferreira
    Natal-RN

  • rogerio ratão

    uma lenda chamada pet, a nossa homenagem para sempre do torcedor rubro-negro, obrigado

  • Alan Carvalho

    Uma pena, estar chegando ao fim a carreira de um dos melhores jogadores que desfilaram pelos gramados brasileiros nas últimas décadas. Pet é um daqueles raros jogadores que vc admira mesmo quando estão vestindo as camisas de clubes rivais. Provavelmente, um dos 5 maiores “camisa 10” que já vestiram o uniforme do Flamengo. Sorte nossa, não terem reconhecido, da forma que ele merecera, o seu futebol na antiga Iugoslávia ou mesmo na recente Sérvia!! Azar o deles!!
    Para todos os flamenguistas…será eternamente o “Herói do Tri”! Para todos os demais torcedores e amantes do futebol…será para sempre…”aquele gringo que jogava demais”!!

  • Ótimo comentário Neto, sou flamenguista e tenho orgulho de ter tido esse gringo como ídolo, o universo conspira tanto a favor dele que a sua despedida ocorrerá aos olhos das duas maiores torcidas do país, se apenas a torcida do flamengo é mais que o triplo dos habitantes do seu país imagine as torcidas do flamengo e do corinthians que juntas chegam a cerca de 60 milhões de devotos, despedida melhor e maior que essa não poderia existir!

  • Claudio de Oliveira

    Parabens pelo texto.arrepiei,Mengão ate a morte e Pet neles 2X1 amnhã,abraços.

  • Paulo

    Interessante: Todos sabem que o Morumbi foi construído em terreno doado pelo estado e construído basicamente com dinheiro público.
    Porque não se cobrar do São Paulo uma taxa mensal desde que passou a usar o Morumbi.
    Com certeza daria para construir vários hospitais.
    O Palmeiras e o São Paulo também usam terreno público onde foram construído seus CTS. Os times já ganharam muito dinheiro na venda de jogadores formados na base.
    Então ~porque não cobrar deles desde que estão usando o local.
    Daria para equipar a nossa polícia que seria uma das mais eficientes do mundo com a aplicação desses recursos.

  • Ricardo Maciel

    Cara !!! voce soube expressar tudo o que realmente o grande Pet significa para nos flamenguistas, simplesmente ele representa as tres vertentes do que é ser flamengo:
    RAÇA, AMOR E PAIXÃO… Vai para um outro cenário, mas sempre sera lembrado por suas façanhas como jogador do nosso mengão.

    Saudações Rubro Negras !

    Ricardo Maciel
    Petrolina-PE

  • Rodrigo

    É por isso que digo e reafirmo: a torcida do Flamengo é passional, mas não é irracional, como dizem muitos críticos! Pet já fez o que quis na Gávea, abandonou concentração, botou o clube na Justiça, foi mandado embora pela porta dos fundos, comemorou gols contra a gente, mas nunca, nunca deixou de ser reconhecido pela massa rubro-negra como um ídolo!
    Separa-se muito bem na Gávea aquilo que se faz dentro e fora de campo. Mesmo com seu temperamento de TPM, Pet é um gênio, imortal! Merece uma homenagem maravilhosa da galera.
    Só espero que as emissoras do jogo amanhã tenham um mínimo de sensibilidade e transmitam a festa do gringo! Para sempre PET!

  • mauro ricardo norte de azevedo

    A nação rubronegra será eternamente grata ao PET,pena que o Luxemburgo,fruto de sua arrogãncia,tenha afastado o Pet do grupo no último ano de sua carreira.Seria muito legal se o Zico pudesse receber o Pet em sua despedida,mas até nosso ídolo maior foi tratado com desreipeito na Gávea.Eles serão eternos,já os outros ninguém lembrará.

  • parabens pet voce nos proporcionou muitas alegrias com oseu futebol maravilhoso atodos nos que amamos esse esporte seja muito feliz e faca sua familia feliz com sua presenca pois durante a carreira muitas veses ficaste afastado por motivo das concentracoes um grande abraco e que deus ilumine sua vida

  • sou colorado internacional de porto alegre mas adimiro os grandes craques parabens pet por tudo que fiseste pelo futebol

  • Renato Xavier

    Eu não vi Zico mas eu vi o Pet.

    Essa declaração vistas em muitos cartazes nos jogos do Fla parece uma heresia diante do que Zico fez pelo Flamengo.Mas não é.É a realidade de uma nação que não teve a honra de ver o Galinho.Mas viu um sérvio talentoso honrar nossa sagrada camisa 10.Eu sou um desses.Meu maior ídolo se despede do futebol nesse domingo.Não me importo com os 3 pontos.Perto do que o Pet significa pra nós,não me importo nem com o campeonato.Adeus Pet.Você está guardado para sempre nos nossos corações e em nossa retina guardaremos seus gols e sua imagem vencedora.Sem palavras para descrever nosso agradecimento deixo um simples “valeu”.

  • Edmundo

    querido neto, é inquestionável a condição do nosso amado sérvio como o segundo maior jogador da história do meu mengão. Fiquei muito comovido com as lembranças antológicas do craque postadas em um breve resumo em seu blog, o gol do tri aos 43′ do segundo tempo da final de 2001, está gravado em minha retina até hoje, porém os lances épicos de 2009 que nos conduziram ao hexa, não só serviram de deleite, mais também de uma rica lição de vida, uma volta por cima de um craque já quase esquecido, mais que nos mostrou que uma oportunidade na vida é de vital importância em todas as áreas de atuação humana, o homen fez gols, lançou, driblou e acima de tudo isso, agregou um elenco vencedor. Em tempo agradeço a Deus por você existir pet, não só a nação, mais todos os amantes do futebol arte tem essa gratidão, o cara que nos fez voltar aos tempos de maraca lotado em tardes de Zico no tapete da realeza.

  • joao

    REDE GLOBO + CBF + FLAMENGO = MAFIA DO FUTEBOL

  • REDE GLOBO + CBF + FLAMENGO = MAFIA DO FUTEBOL VERGONHA, VERGONHA, 10000000000000000000000000000000000000000000000000000 VEZES VERGONNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNHHHHHHHHHAAA.

  • CHARLES FLA

    DEPOIS DO ZICO O PET FOI O MAIOR DE TODOS………..

  • MetaltechRJ

    Lindo texto. Do jeito que ele e nós rubro-negros merecemos. Parabéns!

  • Chokito

    Como flamenguista o q dizer? Muito obrigado Pet!!!!!

  • Raphael

    Só tenho a agredecer o Pet,eu estava nesse jogo do tri,inesqucivel,posso te garantir uma das minhas maiores alegria na vida!27 de Maio de 2001,vai ficar na história!Muito obrigado PETKOVIC!

  • Sérgio

    Caro Neto, como falmenguista, vi muitos jogos no maraca com Zico e Cia, jogos memoráveis que não saírão de minha memória. Porém, este rapaz chamado Petkovic é outro monstro que vai ficar guardado também na lembrança, não só dos flamenguistas mas também dos amantes do futebol. Muito obrigado Pet por você ter vestido a camisa do Flamengo com muita paixão. Neto, esta sua crônica tinha que ser lida pelo Pedro Bial no decorrer do jogo contra o Corintians pela beleza das palavras para ficar marcada ainda mais esta despedida. Um grande abraço.

  • Ivo

    Simplesmente fantásticas suas palavras, quase poéticas para uqem gosta de um futebol jogado com arte, pena que não é brasileiro para ter usado a nossa amarelinha.

  • Emerson-Curitiba

    Pet deu alegria, Pet é sinal de raça, de toque genial, Pet lembra Zico. O que falar mais?! Vai com Deus!!!! Você NUNCA será esquecido por esta nação! NUNCA! Até hoje Eurico Miranda se arrepia quando ouve seu nome. Você detonou! Como diria Luis Penido, você é mais que demais! Se você jogar amanhã 30% do que sabe, vai apagar a “estrela maior” atual.

  • Daniel

    Estarei lá para agradece-lo por tudo que de alegrias que ele me deu…

    Estive na estreia do PET em um 4×1 sobre o Santos.(Tinha uns 13 anos, e foi minha primeira vez no Maraca). Foi inesquecivel, com gol do Pet e tudo…

    Não vi Zico,mas vi Pet.

  • Valdecir

    Eu ví o ZICO!
    Eu ví o PET!
    O futebol fica mais triste a partir deste domingo.
    Valeu Pet…mto obrigado!!!

  • maycon

    Esse seu comentário me deixou com lágrimas nos olhos, pois despede-se neste domingo um GRINGO que além de honrar e se tornar o maior ídolo do início deste século nesse clube tão amado que é o meu mengão! Esse cara fez o que muitos jogadores brasileiros não fizeram, que me desculpem meus colegas flamenguistas, +o R10 vai ter que comer muita farinha pra ser adorado como esse gringo. Pet vai, + vc sempre estará guardado em nossos corações flamenguistas. Parabéns e obrigado por todas as emoções que vc nos proporcionou, aquela falta(2001) e o escanteio na kbça do Angelim. Vlw e seja feliz!

  • PC

    Parabéns a você, Neto e ao Gringo mais amado do Brasil. Flamengo é Flamengo!

  • walter

    Prezado Neto
    Sou flamenguista desde 1957, portanto da era final de Zizinho, depois Dida, Evaristo, ZICO e tantos outros que desfilaram com o manto. O Pet foi um dos grandes. Agradecemos ao Pet pelo seu caráter e pelo futebol. Obriga a Servia que produzio este talento.
    Agora, tem um débil mental aí chamado João que deveria pedir uma corda e se enforcar…é um debilóide que deixou um recado idióta, ignóbil e pestilento. Devia morrer por falar mal do Flamengo.

  • José Limeira

    Olha Neto, gostaria de dizer que vc fez um dos relatos mais bonito e correto que já vi, parabens

  • vilma

    Texto perfeito!!!!
    Para quem merece. Pet PERFEITOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Valeu

  • joão, cbf é lixo,se eles nos ajudassem não ia querer tirar nosso título legitimo de 87, petkovic é gênio,e vejo outras torcidas que deixam rivalidade de lado e admiram um bom futebol,isso que é ter ética,pet jogou com coração onde passou,e foi muitas vezes humilhado mais soube lidar com a situação,isso que é de admirar no pet sua superação e genialidade,sou mais mengo de que seleção do mano q deixa o thiago neves no banco pq ele é flamenguista e ele corinthiano isso não deve acontecer na seleção é um absurdo.minha seleção é mengão que é hexa,Brasil é penta.

  • Otávio

    O Rei do Rio. HEHEHEHE VAi Corinthians !!! Adeus pet.

    É o Pet, É o Pet, É o Pet, É o Pet, É o Pet, É o Pet, É o Pet, É o Pet, É o Pet, É o Pet, É o Pet, É o Pet, É o Pet, É o Pet, É o Pet

    O Pet, É o Pet, É o Pet, É o Pet, É o Pet, É o Pet, É o Pet, É o Pet, É o Pet, É o Pet, É o Pet, É o Pet, É o Pet, É o Pet, É o Pet

    Nós temos o Imperador,
    Também temos o Pet,
    O Rei do gol Olímpico
    E o goleiro nem se mexe

    Nós temos o Imperador,
    Também temos o Pet,
    O Rei do gol Olímpico
    E o goleiro nem se mexe

    (Olha o Golaço do PET)
    (Vai Vai Vai)

  • Olhar Clínico

    Muito bom texto, mais os números em relação a torcida acho que ultrapassam os 40 milhões.

    Deixando os números de lado, lembro-me como se fosse hoje aquele jogo contra o Vasco, já estava me conformando com os 2×1 quando surgiu a falta, olhei para meu pai e falei… o Mengão é tri, pois vai ser gol de falta.

    O sabor daquele carioca teve sabor muito especial, algo fantastico, maracanã lotadão com quase 100 mil torcedores.

    Simplismente fantastico aquele domingão.

  • alexandre guimaraes

    rei dos reis…depois de zico,,,PET…não adianta ronaldinho,,,mais nada,,PET ETERNO!!!!

  • deilton gonçalves

    escrevo essa menssagem chorando como nao chorar ao falar de um sujeito que me fez ver um campeonato brasileiro onde ninguem acreditava na gente como nao chorar aos 43 do 2 temppo mudando a historia de uma nação nao sei oq falar só agradeçer obrigado por tudo pet pra sempre meu idolo maior um abraço!!!!!!!!

  • jorge ivan

    melhor sensaçao da minha vida foi aquele gol do pet contra o vasco ate hj me arrepiou so de pensar valewwwwwwwwww´pet.

  • Jogo dos times MAIS AJUDADOS PELA ARBITRAGEM NO BRASIL, quem vai vencer, eu acho que é empate pq o juíz não vai saber p quem roubar.
    hahahahahhaah

  • paulinho

    Eu sou flamengo roxo,a diretoria do flamengo fes muito bem marcar essa despedida contra o corinthians,casa chei as duas maior torcida do pais,PET mericia isso fes muito por nos………

  • O texto é ótimo. Esse gol da final de 2001 me faz chorar até hoje. Só mesmo quem é flamenguita sabe o que é isso. Valeu Pet.

  • Tarcisio

    Lindo texto e mais do que justa a homenagem em forma de palavras. Parabens Pet pela sua carreira maravilhosa e parabens também ao Neto. Abraço a todos!

  • COMPARACOES

    PET: 1 CAMPEONATO BAIANO, 2 CARIOCAS, 1 BRASILEIRO, 6 JOGOS PELA SUA SELECAO , SEM MORAL COM O LUXA.
    ODVAN: 1 COPA AMERICA, 1 LIBERTADORES, 1 MERCOSUL, 2 BRASILEIROS, 1 TORNEIO RIO-SAO PAULO, 1 CARIOCA. 12 JOGOS PELA SELECAO BRASILEIRA. MORAL COM O LUXA.

    GOL DE FALTA DO PET: DECIDIU O CARIOCA
    GOL DE FALTA DO JUNINHO (MELHOR COBRADOR DE FALTA DO MUNDO SEGUNDO ROGERIO CENI E FISICOS INGLESES) : DECIDIU A LIBERTADORES. NA CASA DO RIVER PLATE, DE MUITO MAIS LONGE.

  • Diego Barbosa Leite Filipe

    Pet é só mais um. Maior título da vida foi esse Brasileiro de 99 em que o Flamengo teve a ajuda de outros times, como o grande Corinthians, que o goleiro disse “NÃO quero agarrar penalti hoje”. hauhahuahuahua. Excelente jogador, ganhou Cariocas e 1 Brasileiro entregue. Se pra ser grande só precisa disso, temos vários para receberem homengaem na fila.

  • Diego Barbosa Leite Filipe

    Israel disse:
    5 de junho de 2011 às 12:07

    O texto é ótimo. Esse gol da final de 2001 me faz chorar até hoje. Só mesmo quem é flamenguita sabe o que é isso. Valeu Pet.

    huahuahauhuahuahauh !!!! Você chorou porque sabia que seu time nunca iria passar de um vencedor de Carioca. Levou 20 anos pra ver um brasileiro. Assim até eu choraria… Você está certo , só quem é flamenguista para dar relevancia para isso mesmo.

  • sandro

    Obrigado Pet! Não reconhecê-lo é no mínimo irracional. O São Paulo brigava pelo título e o Flamengo ganhou deles…o Palmeiras brigava pelo título e o Pet marcou mais um golaço neles…o Atlético MG brigava pelo título e até gol olímpico marcou o Pet no último jogo, então vamos valorizar os títulos, os jogadores…O B R I G A D O P E T K O V I C !

  • sandro

    VASCAÍNOS…O PET DEU UM TÍTULO A VCS TAMBEM…NÃO HÁ POLÊMICA HJ…HÁ UMA DESPEDIDA, SIM, DE UM DOS MAIORES CAMISAS 10 QUE QUALQUER UM DE NÓS JÁ VIU JOGAR!
    VITORIA, FLAMENGO, VASCO, FLUMINENSE…OBRIGADO PET!

  • sandro

    TENHO CERTEZA QUE TODOS OS CRÍTICOS QUE POSTARAM SUAS MENSAGENS NESTE BLOG HOJE, EM SEUS CORAÇÕES ADMITEM QUE DEAN PETKOVIC VAI DEIXAR SAUDADES.
    ABRAÇO A TODOS!

  • santos

    o absurdo e que simplesmente o objetivo do mano meneses foi tirar tiago neves do jogo flamengo e corintians, a torcida do corintians tem que agradecer muito a ele pois tiago neves atualmente no flamengo ele fas a diferença ,não foi e nem vai ser utilizado na seleção ,logo apos sera dispensado, ridiculo pois o futebol dele e superior ao de qualquer um que estavão em campo ,não utilizalo foi um crime contra o futebol brasileiro,fred robinho e outros simplesmente ridiculo ,saiu com um empate mas merecia ter saido com uma derrota daquelas que ilustracem como é o nosso futebol, o favorecimento a craques que atuam em times paulistas e perseguindo aqueles que jogam muito , e tiago e maior que isso , voce e bom demais volta para o flamengo deixa esse banco ai , que não acrecenta nada a sua carreira pois nos reconhecemos suas abilidades, um dos melhores atletas que atuam no brasil parabens e volta para casa e toma conta deste espaço que é seu ,

  • santos

    e quanto ao pet ele e sim so mais um mas que nos prestigiou com sua prezença no maior time do brasil e grande como todos os outros que por aqui passaram ,ele é no minimo o maximo. craque e isso , pet é o que a palavra dis . com todas as letras ,pet voce é o { CARA } obrigado por ser o jogador que foi ,é meu maior prazer foi ver voce jogando no flamengo .

MaisRecentes

Documentário mostra diálogo entre sociedade e futebol francês



Continue Lendo

Documentário mostra diálogo entre sociedade e futebol na França



Continue Lendo

O protagonismo estrangeiro no futebol brasileiro



Continue Lendo