Barcelona e os seus 185 jogos de bobinho



Nunca antes na história deste planeta um punhado de jogadores tratou a bola com tamanha devoção. De pé em pé, o Barcelona toca a redonda com tramas geométricas e leva o jogo de bobinho, tão presente nas infâncias espalha- das por aí, para os campos profissionais. Não há gente consagrada que lhes impeça de zombar, no puro sentido lúdico da coisa. Nos últimos meses vimos Cristiano Ronaldo, Kaká, Fábregas, Rooney, Giggs diminuidos quando diante desse bailado divino. Talentos feitos baratas tontas levando olés culés. O time catalão transformou a cobiça, vista com as caretas dos pecados capitais, em virtude absoluta. “A bola é nossa e ninguém tasca” é a mensagem subliminar que a turma de Pep Guardiola nos envia. Uma tropa inteira de Dons Juans seduzindo pelotas várias.

O domínio do jogo, em passes incessantes e dribles de pulga, se exibe em estatística absurda. Nos últimos 185 jogos, o Barça teve mais posse de bola que o adversário. Baba, baby! Ver jogo desses rapazes é literalmen- te ver jogo só desses rapazes. Do outro lado, estão os meros figurantes, cujo tocar na bola é quase obra miraculosa do Espírito Santo. O prazer de ver o Barcelona está além de vitórias e derrotas. É um prazer em si mesmo, algo com o timbre do contemplativo.

Você olha a escala de passes como se ouvisse uma harmonia perfeita. Um do-re-mi-fa-sol-la-si contínuo, progressivo, insinuante. E todo mundo participa, mesmo os pouco virtuosos, tais como Puyol, Keita, Afellay e Abidal. Aliás, este é o segredo indecifrável do Barcelona. Messi, Xavi e Iniesta tratarem a bola com afeto é compreensivel, são foras-de-série. Mas e o resto, que também o faz? É um toque de midas escondido nas canteras barcelonistas. Um estilo cultivado que nas últimas 185 partidas fez os outros de bobinhos.



  • Vinícius Conrad

    Boas palavras. Olhar os jogos tem sido simplesmente sensacional. Adelante Barça!

  • thiago batata

    muito bom comentario rsrs

    resume bem demais o futebol do barça…

  • Luiz Cassino

    Parabéns Neto, definiu em poucas palavras o estilo de jogo do Barça. Bobinho. Esse e a essência do futebol que se jogava na rua quando moleque. Depois vieram os “tecnocratas” os “professores” e agora endeusam “os Muricys” achando que defender e ganhar de um a zero é o máximo. Futebol brasileiro está um LIXO.

  • URUBU RINDO À TOA

    ano que vem o bonde do mengão sem freio detona esse timeco no mundial de clubes…

  • Luiz

    Sacanagem colocar Abidal e Affelay junto de Puyol e Keita…

  • Geovane Cardoso

    O pior de tudo é ter que ler, frequentemente, que este trio de meias/atacantes serão muito bem marcados e “eliminados” pela dupla Durval/Edu Dracena. É MOLE????

  • Hélcio

    É muita badalação, o futebol brasileiro é ainda o melhor do mundo.
    queria ver se Barcelona conseguiria formar esta seleção se sofresse os mesmos problemas que os clubes brasileiros.
    Sem dinheiro, com maus dirigentes, todo ano eles tem que formar um time novo, pois lutam para formar novos jogadores e assim que começam despontar são vendidos a preço de banana para a Europa.
    E ainda assim um Internacional, São Paulo, Grêmio e Flamengo e quem sabe o Santos vai lá e fatura um título em cima do Barça, Manchester, Milan, Liverpool, etc.

  • Hugo

    INACREDITÁVEL AINDA HAVER PESSOAS QUE NAO QUEREM ENXERGAR OU NAO ADMITEM QUE ENXERGAM ALGO QUE SALTA AOS OLHOS: O BARCELONA É UM DOS MAIORES TIMES DA HISTORIA E MESSI UM DOS MELHORES JOGADORES DA HISTORIA!! NAO SIGNIFICA QUE ESSE TIME É MELHOR OU NAO DO QUE O SANTOS DE PELE, O BOTAFOGO E GARRINCHA, O FLAMENGO DE ZICO… É APENAS DIZER QUE É UM DOS MELHORES DE TODOS OS TEMPOS!

    E ESSE ARGUMENTO DE QUE OS TIMES BRASILEIROS AS VEZES CONSEGUEM VENCER OS EUROPEUS E POR ISSO A DIFERENÇA ENTRE ELES NAO É GRANDE, É COMPLETAMENTE MALUCO!!!
    A FINAL DO MUNDIAL É APENAS UM JOGO E, POR ISSO, COMO SE TRATA DE FUTEBOL, TUDO PODE OCORRER! UM TIME PODE FICAR NA RETRANCA E GANHAR O JOGO EM UM LANCE!!!

    NAO HA COMO CONTESTAR A SUPERIORIDADE DO BARCELONA!!! ESSE TIME GENIAL MASSACRA ATE O MAN. UTD E O REAL MADRID!!! ELES ATROPELAM QUALQUER UM!!! QUANDO JOGAM BEM, É PRATICAMENTE IMPOSSIVEL PERDEREM!!

    AO INVES DE INVENTAR ARGUMENTOS SEM FUNDAMENTO PARA DESMERECER O BARCELONA, AGRADEÇAM POR TER A HONRA DE VER ESSE TIME JOGAR!!!

  • fabricio

    muita badalação??? nada mais do que merecido kkkkkkkkk futebol brasileiro ta acabado… como o brasil ta acabado por causa dos politicos.

  • tiago

    Concordo plenamente Hélcio.

  • Renato Jeronimo

    É ! Tenho 33 anos de idade e já ví maravilhosos times e jogadores absurdamente qualificados em campo(muitas vezes até em quantidade maior que o próprio Barça)! Mas tenho que admitir: Time tão qualificado que se mantenha soberano por 185 jogos … Nunca ví! Beira quase a perfeição coletiva! Depois, no fim do ano, este mesmo maravilhoso Barça vai fazer um mero turismo e jogos ‘descomprometidos’ neste tal de ‘Mundial’!
    … e só pra constar: 1 Mundial de Clubes (2009), 2 Liga dos Campeões (2009,2011), 1 Supercopa da Uefa (2009), 3 Campeonatos Espanhóis (2009, 2010 e 2011), 1 Copa do Rei (2009),
    2 Supercopas da Espanha (2009 e 2010) e OITO TITULARES são “pratas da casa”!

  • elton

    HELCIO,sinto muito dizer,mas vc não sabe nada!!!!!!Aproveite o Barça,pq há história esta sendo feita,mas o seu patriotismo não o deixe enxergar!!!Esse time será lembrado para sempre,como um dos melhores (se não for o melhor) times de todos os tempos….

  • EMERSON

    O time do Barça parace eu jogando playstation rsrsrsrs de pe em pe ate chegar no gol!kkkk

  • Danilo – Ribeirão preto

    Hélcio bom dia!!

    60% do time do Barcelona é formado nas divisões de base.

  • DEIXO UMA FALA PARA OS JOGADORES DO SANTOS E SO NAO ENTRAR NO JOGO DELES TOCAM DE LADO COMO SE FOSSE BRINCADEIRA DE BIBINHO SO ISTO E BOBINHO

  • Lucas Serrano

    Valdomiro, meu querido!

    Nao adianta torcer…o Santos ainda sim vai atropela-los…

    É sempre a mesma historia… Não vai ter pra ninguem…os europeus são isso….são aquilo..

    Chega lá e quem brilha é Gabiru, Mineiro, Ceará…

    Queria ver esses times estrelinhas jogarem com o calendario brasileiro de 10 decisoes em 30 dias, nos gramados e estadios que o Santos jogou… com direito a pedradas, cusparadas, batucadas no hotel e etc…

    Se cuida Messi!!!! Esse manto Alvinegro é magico !!!

    RUMO AO TRIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII !!!!!!!!!

  • MARIO FLORES ASTIM

    Como Neymar falou, contra tudo e contra todos, o Santos foi Brasil ontem e esta a caminho de pegar o Barcelona e Messi e Cia.
    Contra tudo (Jornal Lance e Gambas a toda hora tumultuando com caso Ganso), Caso Andre para o corinthians, o estadio 97 e RG que não sabe defender nem glorificar os momentos do peixe, o Neto, Ronaldo Fenomeno, Andres etc.
    Dalhe- Santos que venha o Barça.

  • wagner

    Pela-saquismo de europeu!

    Vai entender mais de futebol.

  • Diógenes

    O Barcelona tem posse de bola porque do outro lado campeia a mediocridade. Uma coisa boa precisa ser creditada ao futebol deles: como se trabalha mal a questão dos fundamentos, principalmente no Brasil. O passe preciso, o cruzamento medido, era coisa que qualquer moleque descalço em campo de terra batida fazia no Brasil. Se não fizesse apanhava ou estava fora da pelada. Décadas de “professores” e escolinhas, detonaram a qualidade dos nossos jogadores. Ainda assim, apesar de reconhecer que em terra de cego quem tem um olho é rei, não vejo o Barcelona superior aos grandes times do passado, se iguala a alguns, jogaria de igual com outros, mas seria engolido por aqueles em que os talentos individuais o superassem. E as comparações de Messi com Pelé, concordando que ele é o melhor do mundo disparado, não são sequer honestas. Para isso não vou falar do talento, nem dos gols e sequer do atleta diferenciado que foi o crioulo. Apenas um argumento: Pelé foi campeão do mundo e eleito rei do futebol em solo europeu, sem nunca ter jogado na europa (qual jogador foi eleito melhor do mundo sem estar jogando lá?) aos 17, vejam bem, aos 17 anos. Detalhe, foi a imprensa européia quem o elegeu rei do futebol, Nelson Rodrigues já o havia feito aqui, mas para os aculturados, o que vale é o que é reconhecido lá. Eu que vi esse Rei jogar, não tenho dúvida, ainda não apareceu nada que se lhe compare. O Fontaine, com dor de cotovelo (Pelé lhe roubou a coroa da copa de 58), pode falar o que quiser, os 5 a 2 na semifinal da copa da Suécia é que traduzem seus ressentimentos.

  • luan

    o barcelona e o time sensacional dos passes incriveis e jogadores imcriveis como messi,iniesta,xavi,e como todos outros jogadores o sonho do time do real madri e ser melhor do que o barcelona nunca vai acontece que o barcelona e´ e vai ser o melhor time de todos os tempos com jogadores que tem nessa epoca e marca historia no futebol bonito que apresenta e eu tenho orgulho de torce para esse time de jogadores do barca e quando eles perdem e quando eles levantam a cabeça e nao desistem dejogar o futebol bonitam que apresentam obrigado por lerem
    ”vai barcelona ser sempre campeao”

  • Andre

    Cheguei aqui exatamente pelo termo: BOBINHO

    Pouco assisto aos jogos do Barcelona…

    Mas os poucos que vi, reparei no esquema tático e vc já o definiu: BOBINHO!

    O Barcelona nada mais faz do que brincar de bobinho os 90 min, cansar o meio campo do seu adversário e ganhar facilmente qdo ninguem mais tem perna pra segurá-los…

    Acredito que a bajulação que tanto falam dessa equipe é porque confundem FUTEBOL com videogame!!!

    Mas como contra números não há argumentos… Essa equipe é excelente!

    Mas deixo apenas a lembrança de um timaço do Paulistão de 1996:

    30 jogos – 27 vitórias – 2 empates – 1 derrota

    102 gols marcados (média 3,4), 19 gols sofridos (média 0,63)

    Conquistou 83 pontos em 90 possíveis!!! Um aproveitamento INCRÍVEL de 92,2%!!!

    Que time era esse? SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS!! O VERDÃO!

    Tal feito nunca mais se repetiu, mas infelizmente os times do Brasil não se mantém por mais de 1 ou 2 anos… e esse logo foi todo vendido…

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Paulista_de_Futebol_de_1996

  • NEYMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! TO LOOOOOOCO HIHIHIHIIIHHIHI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

MaisRecentes

Guttman, uma bela e vitoriosa trajetória



Continue Lendo

Palmeiras x São Paulo: rivais contra o vexame



Continue Lendo

Neymar, entre a guilhotina e ‘la vie en rose’



Continue Lendo