Obrigado, Barcelona!



Esse Barcelona, regido pelo Pep Guardiola, é coisa de cinema! Até esses moços intelectualóides devem dar o braço a torcer, para o bem da verdade essencial: o time catalão, com domínio perfeito da bola e tramas letais, eleva sim o futebol à categoria artística. Pode comparar aí com um filme clássico, uma ópera secular, uma pintura valiosíssima ou qualquer outra expressão. É arte pura o que essa moçada, em peso formada nas canteras barcelonistas, anda fazendo pelos gramados. É um estilo cultivado, uma maneira de conceber futebol que os aproxima da figura divina. Não é exagero não. Pois se o criador é o auge do que se pode ser, é isso que esse Barça tem! Um time que se pretende divindade!

A equipe trabalha a bola como se esculpisse a Vênus de Milos. É o coletivo acima de tudo, dando brecha para que o individual faça das suas. E, veja bem, não são só os virtuosos que o fazem. Ou acham que Puyol, Keita, Affelay e Abidal são craques da pelota? Pois essa turma, menos artística, também aprendeu a tocar a bola na direção correta e mover-se no campo nos espaços improváveis. Compõem a orquestra e não podem desafinar.

 É uma escola de arte, minha gente! É um estilo pregado messianicamente nos campos de treinamento barcelonistas. Os caras querem ser artistas e jogam como estivessem em um tablado de teatro, atuando sob as luzes da ribalta. Messi é o símbolo dessa magia. Ao lado de um punhado de espanhóis talentosos, tais como Xavi, Iniesta e Villa, o, ainda menino argentino leva um pouco do jogo de cintura dos milongueiros das esquinas de Buenos Aires para essa escola repleta de latinidade. Dribles curtos, com a bola pregada em sua canhota flexível, deixam os adversários tontos, perdidos como esses homens traídos pelo destino. Produz de tudo o minúsculo rapaz. Uma pulga a tripudiar de cavalos e bois.

É um futebol geométrico esse do Barcelona. É possível passar réguas e compassos em uma imagem congelada para flagrar quantos desenhos eles fazem. Tudo com facilidade espantosa, tratando a bola com a devida reverência. Para quem gosta do futebol-arte, o momento é de festa. Não sabemos quantas oportunidades teremos em vida de ver essas realizações todas. Nos resta tirar o máximo proveito.

Obrigado, Barcelona!



  • Caro Neto,

    Realmente, o que se viu em Wembley foi o exemplo do futebol arte e competitivo. Vale ressaltar que o forte time do Manchester United pouco chutou ao gol de Valdés, o que valoriza o eficiente sistema defensivo da equipe catalã. Por fim, é uma satisfação muito grande assistir ao genial Messi, muito bem assessorado por Xavi, Iniesta e Davi Villa.

    Saudações tricolores,

    Josmar

  • Depois do Santos de Pelé e do Botafogo de Garrincha, nos anos 60, este Barcelona é o melhor time que já ví jogar. O Santos de Neymar , a atual coqueluche brasileira não joga 10% deste Barça…..

  • Lenilson Moutinho

    O Barça mostra que sim, que dá pra jogar bonito e ser competitivo, coisa que nossos treianadores esqueceram. Mas eu creio que ainda voltaremos a ter o melhor futebol do mundo, com inspiração barcelonista, por que não? Afinal, estes macaquitos só pegam o lixo que vem de fora. Por que não trazer o que é bom? Grande abraço Valdomiro.

    Lenilson

  • Marcos

    É uma pena que muitos dos que exaltam o Barcelona também exaltem o futebol de resultados vigente no Brasil (não me refiro ao Valdomiro Neto). Não percebem que contribuem para o enterro do futebol brasileiro. Quem não tem idade para ter visto o Santos de Pelé, Zito e Coutinho, o Botafogo de Garrincha, Nilton Santos e Didi, o Cruzeiro de Tostão e Dirceu Lopes e o Flamengo de Zico e Junior jogar, podem ter certeza, era um futebol do mesmo nível do atual Barcelona, sem dever nada. Podem acreditar. Era um futebol de craques que jogavam para o time, muito superior aos Cristianos Ronaldos e Neimares da vida. O Cristiano é um caso perdido, já está formado e tem um ego maior do que o futebol que ele pensa jogar. O Neimar ainda dá tempo de se reeducar, observando o que Messi faz em prol da equipe, sempre privilegiando o coletivo em relação ao individual.

  • Neto, segue meu texto sobre a conquista do Barça. Abraço!

    “Atenção!

    Não é uma comparação.

    Mas, uma metáfora.

    Então, não adianta cornetar.

    Porque não estou dizendo que o Barcelona é melhor que o Santos de Pelé.

    Ou que Messi joga mais bola que o próprio Pelé.

    Embora, às vezes, não entenda essa nossa resistência de não querer ver a História ser feita.

    Porém, afirmo, e com todas as letras.

    Esse Barça é o Santos do século 21.

    E esse tal de Messi é o Pelé do século 21.

    E a metáfora aí de cima, quem sabe um dia, pode mesmo virar comparação.

    E um pré-requisito o esquadrão de Guardiola já preenche.

    Destrói um adversário forte como fosse mero “João”.

    Ok, para Lionel faltam muitos gols.

    Para a equipe, alguns títulos.

    Que, é certo, não pararão de pipocar em sequência.

    Meu avô contava a meu pai sobre Garrincha.

    Meu pai me falava sobre Zico.

    E, graças a Deus, já tenho muito assunto para quando meu filhote nascer.

    Porque para ele não haverá as façanhas de apenas um jogador.

    Mas, de todo um time.

    Aliás, de mais que um time.

    Ah, até talvez estrague o texto, mas não vou resistir.

    Chupa, Muricy, Parreira e companhia limitada!

    Uma boa noite e um abraço!”

  • Caio Cesar

    O Barça é o time de melhor marcação do mundo,ele faz sempre a outra equipe dar chutões,e ai quando a bola cai no pé de seus jogadores,eles tocão sem pressa,e com muita precisão,até achar a hora certa de fazer o gol!!!!!! é um time espetacular!!!!!!!!!!

  • E Rico

    Eu acho um absurdo como a Band, e a Globo, pagam pau pro time do barcelona, só porque nao tem um “craque”, uma “estrela” no time do manchester. Barcelona teve sorte, apesar de jogar muito bem, teve sorte. Valencia, Park nao estavam num dia muito bom, sem contar que um jornal espanhol divulga um boato sobre o Giggs, tentando abalar todo o time. É complicado, o primeiro gol do Barcelona foi sim uma jogada sensacional, mas o segundo foi sorte, se o vidic nao esta na frente do van der sar, a coisa seria diferente, e o terceiro gol, é um chute que ele nao acerta mais. Mas mesmo assim, parabens Barcelona, como torcedor fanatico do Red Devils, eu tenho que confessar que o time nao jogou bem, entaou aproveitem, que ano que vem estamos denovo ai.

  • Feliplif

    Sem sombra de duvidas o maior time que ja vi jogar com os meus 27 anos de idade,
    e pra vcs verem a magnitude do q estou dizendo, não sei quem seria o 2º melhor time….
    acho q esse 2º time está muito longe desse barcelona q tem como grande pensamento
    investir em suas categorias de base e mesclar com jogadores de fora….
    simplesmente incrivel como joga esse tal de Messi….melhor nem lembrar q é argentino….
    simplesmente fantastico

    VAI CORINTHIANS

  • Neto, boa noite…
    Você foi muito feliz em seu texto. De fato, isso é pura arte de uma equipe que sabe o real sentido de se tocar a bola em busca de uma jogada perfeita. Vendo esse time jogar e, ao mesmo tempo, dominar um poderoso Manchester, a gente se pergunta: É possível jogar dessa forma? É possível sonhar com tanto talento junto? Sinceramente não sei… Mas uma coisa é clara…A união entre esses jogadores é fantástica a ponto de Puyol, em comum acordo com os outros, decidir por Abidal para levantar o caneco. Infelizmente os clubes brasileiros fazem o contrário. Produzem jogadores para abastecer o futebol europeu enquanto acostumamos a ver o nosso futebol ser esquecido pelos campinhos de várzea ou até mesmo pela base de juniores dos grandes do brasil. Entra ano e sai ano o Barça continua com o seu ritmo envolvente, criativo e agressivo. Mostra que não é preciso jogar com um jogador enfiado entre os zagueiros e nem ser excessivamente defensivo ao ponto de escalar três zagueiros. É… Temos muito que aprender… Não sou santista, mas um pouco de nossa arte se esconde entre Neymar e companhia e temos o privilégio de vê-los jogar antes que os gigantes da europa os reclamem. E assim a vida segue… Abraços!

  • Paulo Fernando

    E ainda querem comparar o Santos com o Barcelona ou Barcelona com Santos tanto faz,Neymar com Messi,Mascherano com Arouca,Iniesta com Ganso,Villa com Ze Love, e Brusquets com Adriano,xavi com Elano, Pará com Daniel Alves, Léo com Abidal,Adriano,Maxwell,e Piqué com Durval,Brusquets com Danilo aí é brincadeira.Parabéns Barça por nos proporcionar esse futebol mágico……..

  • Paulo Pinheiro

    Não assisti ao jogo desta vez.

    Mas a julgar pelos gols o arqueiro do Manchester também colaborou barbaridade, né não?

  • kafepaulo

    Meu caro Neto,

    A verdade no futebol, sempre prevalece, com vitórias, talvez com um tropeço aqui ou ali, más o talento, a individualidae, más principalmente o coletivo, sempre vão fazer a diferença, para as vitórias consagradoras, como essa aula de futebol arte, pra frente, sempre em busca do gol, apesar do toque, más o toque quase sempre certo, é quase que uma orquestra bem regida, como vc mesmo enfocou…e te digo, hoje no mundo todo, não tem equipe de futebol que possa fazer frente ao poderio de todo o time, tanto defesa, meio e ataque igual a essa Barça…e coitado do campeão da Libertas, que vai pegar esse time em Yokohama, que se tiver pego o gosto pelo titulo Mundial de Clubes, não vai ter para ninguem…nem mesmo o Santos, pois acho que a bola não chegara no Neymar, como tem gente querendo uma competição Messi x Neymar…pois todo o time do barça é acima da média, o que não acontece com o Santos, que é ´medio na defesa e meio do campo…comparando, teriamos hoje, projetado para o final do ano, Busquets, Iniesta, Xavi, Messi, Villa…contra Arouca, Elano, Ganso e Neymar??? Sei não…

  • Honestamente eu ainda não havai assistido um jogo do Barcelona que todos comentam, e hoje assisti.

    Sem comentários, o time joga muito. A bola flui de maneira limpa e original.

    Me senti como um senhor que hoje está vivendo na casa dos 60 anos e viu os astros do nosso futebol jogando.

    Sem palavras, só posso dizer que de hoje em diante meu conceito de futebol se alterou, pois o jogo de hoje, realmente foi coisa de cinema.

    Joga muito este time!!!

  • a voz do povo

    nao sei por quanto tempo vou poder ver o futebol magestoso que messi e cia jogam nos gramados europeus.mas de uma coisa eu sei,se meu pai e meu avo falam tao bem do santos do pele,do flamengo do zico do brasil de 82,vou falam muito bem deste barcelona para meus filhos e netos que se nao e melhor que os times citados acima joga com o mesmo intuito que os outros:buscar o gol nao so com eficiencia mas com talento e futebol arte.
    obrigado fc barcelona!!!!

  • Robert

    Torço para que esse time fique mais um cinco anos assim , com Xavi , Messi e Iniesta regindo a orquestra . Exemplo quase que perfeito para os futebolistas . E ao contrário do seu maior rival que queima dezenas de caminhões cheios de euros com jogadores mercenários , tem a sua própria escola no quintal de casa , sem gastar muito . Nós não temos que falar mais nada desse time . BARCELONA “més que un clube” .

  • Alexander Freitas

    Ha muito tempo que o Barça nos apresenta um futebol de encher os olhos, mas agora eles conseguiram aliar tecnica com objetividade. Não é a toa que são a base da seleção espanhola que, embora não tenha feito muitos gols conseguiu encantar na ultima copa com um futebol muito similar ao do Barça e até mesmo a seleção de Futsal da Espanha joga de modo semelhante e por isso vem conquistando titulos inclusive em cima do Brasil que era considerado imbativel no salão, espero que os treinadores dos nossos times se espelhem mais em times vencedores como este e não em times covardes que, por medo de levar gols montam uma retranca com tres ou quatro volantes e ficam contando com a sorte para surgir um gol de bola parada. Infelizmente o nosso futebol esta horrivel de se ver.

  • Carlos

    porque quando falam de Argentina só se lembra de Buenos Aires? Messi é rosarino nasceu em Rosário é um ‘hincha’ do Newell Old Boys … só pra constar ok?

  • Kleber Rossi

    Texto muito bom cara, realmente esse time inspira. Concordo, o Barça é magistal, Xavi, Iniesta e Villa são fora de série e Messi é fantástico, embora alguns brasileiros ainda relutam em reconhecer e o fazem tentando diminuí-lo frente a outros grandes da história. Ótimo texto, vou passar a acompanhar!

  • Boa noite,

    Sinceramente senhores como é que ninguém em nosso país treinador, dirigentes, presidentes de
    clubes não se espelham e façam do Barcelona não somente uma time para ser admirados por todos mas também sua estrutura e governança, precisamos para com essa palhaçada no nosso futebol, pois é vergonhoso que no sec XXI ainda estamos muito atrasados com relação a estrutura e qualidade de vida, mas voltando ao futebol esse time do BARCELONA é coisa de outro planeta é impressionante um time jogar 90 minutos sem se quer rifar a bola, jamais uma falta seja ela aonde for ser alçada na área, nínguem é egoísta nesse time, tomo mundo recebe e toca, não da tempo para o outro time pensar…..Fantástico, maravilhoso isso sim é o verdadeiro futebol um time, não um só jogador……..

    Saudações corintianas,
    Ewerton

  • albert

    el barça e grande po pessoas com vocês, muito obrigado da barcelona, nao esquecimos nostra parte brasilera…. tantos e tantos jogadores de suo gran pais, començando por evaristo….etc…romario rivaldo ronaldo, ronaldinho ..maxwell, alves, silvinho… etc

  • El Sury

    Humildade, qualidade, companherismo, magia, encanto, tuso isso são os ingredientes que fazem com que o Barça seja por muito, o melhor do mundo; sou torcedor do Santos, mas por favor, não chegamos ainda nem perto desse timaço.
    Abraços e a gente se ve na Final do Mundial de Clubes

  • PauloFla

    Impressionante eh ver como Xavi e Iniesta se completam nesse meio campo. Sao os “Donos” do Barça e Seleçao Espanhola, os caras estao sempre perto pra tocar a bola e criar as chances de Gol. Messi, Pedro e Villa dificilmente(falei dificilmente nao jamais) seriam tao municiados sem Iniesta e Xavi. Esse time vai levar mais uns 3 anos pelo menos ganhando o campeonato que quizer.. E nao adianta o Mourinho achar que o Real vai desbancar o Barça, nao vai… Esse time eh superior a qualauer um no mundo.. O Santos que se prepare pra surra caso ganhe a Libertadores… Se a zaga do Manchester com Ferdnand nao aguentou Messi e cia, imagina Edu Dracena?? que piada… Enfim, enche os olhos ver esse time jogar…

  • wladimir

    Porque nao o guardiola na seleçao brasileira?
    mano menezes e outros treinadores esta acabando com o futebol brasileiro.

  • Anderson

    Realmente o Barça 2011 é fantástico… acompanho esse time desde a temporada 2004/2005… Os caras ganharam 5 Ligas e 3 UFCs em 7 anos, fora as Copas do Rei, Supercopas (da Europa e da Espanha) e o Mundial.

    Messi é Gênio, o segundo na História (que ue ví jogar o melhor); Xavi é incrível, concerteza está entre os 5 de todos.. Iniesta idem, jogador perfeito; Piqué é incrível, jogador rápido apesar do tamanho; Villa é goledor; Pedro mais um Culé revelado na base bom e decisivo; Daniel Alvez encaixou totalmente é um “arrumador” de espaços; Abidal incrível a emoção de ontem; Valdez é sim um grande goleiro… e Guardiola que se mostra PERFEITO, refez um time que estava começando a decair e colocou no caminho das vitórias de novo.

    O que esperar do Barça 2011/2012? Espero que, para o desespero da Capital Madrid, continue a encantar o mundo.

    Parabéns BARCELONA o melhor time de todos!

  • aristoteles silveira souza

    INFELIZMENTE, O FUTEBOL VIVE HOJE DE LAMPEJOS E INFELIZMENTE MORREU TAMBÉM
    POR IRONIA DO DESTINO, NA ESPANHA EM 1982, OU SEJA, O CAPITAL DETERMINA O QUE VE
    REMOS. TIME DOS SONHOS..? IMBATÍVEL..? O GRANDE SANTOS F.C ENCAROU VERDADEIRAS
    SELEÇÕES PELO MUNDO…DANDO SHOW…VENCENDO JOGOS ÉPICOS. O PROBLEMA DESTA MÍ
    DIA SEM MEMÓRIA É ESTE. COLOCAR TIMES VOLÁTEIS NO OLIMPO E COMPARAR..EM NOSSA
    MODESTA OPINIÃO, HOJE, OS CHAMADOS CRAQUES SÃO DESCARTÁVEIS, PORTANTO, EXISTE
    VALOR NO QUE SE VÊ, MAS O QUE EXISTIU, NÃO EXISTIRÁ MAIS.FICAMOS COM OS MAIS VE
    LHOS…QUEM VIU VIU..QUEM NÃO VIU…?QUE ESTE SUPOSTO TIME DO SÉCULO DURE MUITO,
    MAS INFELIZMENTE É MAIS UM TIME VIRTUAL SUSTENTADO PELO SISTEMA CAPITALISTA VI-
    GENTE…QUEM SABE, NO FINAL DO ANO, TENHAMOS UM BOM JOGO PARA ASSISTIR….?
    SANTOS X BARCELONA..? VELEZ x BARCELONA ? PEÑAROL x BARCELONA ? OU MESMO CERRO
    NO ORIENTE..? VAMOS ESPERAR.E VER O TIME DOS SONHOS NO ORIENTE, DIANTE DA NOSSA
    ESCOLA….SULAMERICANA….MARRENTA…TALENTOSA TAMBÉM..EMOTIVA COMO OS LATINOS
    ESPANHÓIS, ALIÁS…POR LÁ JOGAM MUITOS “GRINGOS”…NAQUELES CAMPEONATOS QUE SE..
    DIZEM MARAVILHOSOS…VISTOSOS…CHAMPIONS ( sic )…. . .

    VAI LÁ SULAMERICANOS…. . . !

    BRASIL….ARGENTINA…..URUGUAI !

  • GRACIAS AMIGOS CARIOCAS POR VUESTRAS MUESTRAS DE CARIÑO A MI TEAM BARÇA. SOY FELIZ PORQUE EL FUTBOL DE MI EQUIPO ES ADMIRADO EN EL PAIS DEL GRAN FUTBOL . UNA VEZ MAS GRACIAS BRASIL.

  • Luis Roberto Martini

    ” Ao todo, 132 pessoas foram hospitalizadas – 114 de forma leve e 18 delas em estado mais grave – por causa dos confrontos com os policiais durante a celebração do tetracampeonato da Champions League. 37 policiais também foram feridos. Alguns deles foram tratados no local e um teve de ser encaminhado ao hospital ” Se fosse aqui no Brasil nossos cronistas, comentaristas, hipócritas estariam falando: – Isso só acontece no futebol brasileiro !

  • o barcelona é o time.espero que assim continue com essa elite…sem palavras

  • Emerson

    AQUELE TIME DO BARÇA COM RONALDINHO, ETOO, DECO, RAFA MARQUES JÁ NOS ENCANTAVA… MAS ESSE BARCELONA ATUAL PRATICVAMENTE FEZ A GENTE SE ESQUECER DO TIMAÇO DE 2005/2006, DE TÃO BOM QUE ELE É! REALMENTE FICAMOS IMPRESSIONADOS COM A QUALIDADE DO FUTEBOL DESTA EQUIPE. MESSI É UM GÊNIO, UM DOS MAIORES JOGADORES DA HISTÓRIA, E SE ELE AINDA NÃO GANHOU UMA COPA DO MUNDO, AZAR DA COPA! (ZICO, PLATINI E CRUIFF TAMBÉM NÃO GANHARAM E NEM POR ISSO NÃO SÃO REVERENCIADOS). O XAVI É UM JOGADOR FANTÁSTICO UM MONSTRO EM CAMPO, INIESTA, MEU DEUS, QUE CLASSE, QUE CATEGORIA! PIQUÉ É UM ZAGUEIRAÇO, O PUYOL NÃO TEM TANTA TÉCNICA, MAS SUA DISPOSIÇÃO É CONTAGIANTE, ABIDAL, QUE EXEMPLO DE VIDA, DANIEL ALVES, UM FOGUETE, VILLA É MATADOR COMO SEMPRE, PEDRO JOGA DEMAIS, BUSQUETS MARCA MUITO, NÃO FAZ FALTA E TRATA A BOLA COM CARINHO… ATÉ O MASCHERANO ESTÁ JOGANDO NA BOLA, NÃO SENDO DESLEAL E FAZENDO FALTAS DESNECESSÁRIAS… VALDES CADA DIA MELHOR NO GOL, AINDA TEM BOAS OPÇÕES NO BANCO, VÁRIOS GAROTOS SURGINDO… OBRIGADO, BARCELONA, PR NOS MOSTRAR QUE O FUTEBOL ARTE COM RESULTADOS AINDA EXISTE E É POSSÍVEL, APESAR DOS BRUCUTUS.

  • anxo lamela

    dispensade o meu brasileiro, que non chega a galego arcaico, mais é tontada aseverar cal é o time máis forte da historia. chega con saber que este barcelona é o time do momento, e que as súas mellores virtudes o emparentan coa tradición da máquina holandesa dos 70 e, a un tempo, do fútebol brasileiro, que é a semente de todo. non a semente de mano menezes, senón -contemporaneamente- a do telé santana, na versión orixinal (1982 na espanha) e na evolucionada (o sao paulo de raí). sou espanhol e ningunha derrota do barcelona me causou máis tristura cá derrota do fabuloso time do telé nas semis de espanha 82. a explicación que deu daquela o sócrates maior váleme pra calquera derrota, alén do sport. O reporteiro preguntoulle: “como te sentes?”. sócrates foi sintético: “perdemos. pior para o futebol”. algo diso estaba nas camisolas do barça na festa post-match: “o futebol devolve o que lle dás”. e se dás e non cho devolve, isso non é o importante. saúdo aos irmaos brasileiros!

  • vinicius leal

    A partida de ontem é uma partida pra qualquer treinador de futebol gravar e exibir pros seus times, mostrando oque é um exemplo de futebol a ser jogado, aquilo ali é um modelo do que todos esperam do futebol.
    Quando se pensa que o Barça atingiu o ápice, os caras jogam mais ainda, não sei qual o limite desse time, se é que tem limite.

  • rodrigo

    este barcelona realmente e hoje um dos melhores times que eu vi jogar,infelizmente aqui no brasil nos ja nao temos mais times como este e nem assistimos mais jogos emocionantes como este.eu sou coritiano mas vou ser sincero,corinthians,flamengo,palmeiras,são paulo,fluminense,vasco,gremio,inter e etc….esses times já eram o négocio hoje e assistir aos campeonatos europeus que voce assiste jogos com mais emoção e qualidade,antes eu tinha o barcelona apenas como meu segundo time tinha apenas uma admiração,hoje e o meu primeiro time.e o mano menezes que trate de montar uma seleção brasileira competitiva por que se nao a seleçao espanhola nos papa aqui dentro do brasil.

  • fernando

    Djaminha, edison, muller, antonio carlos, cafú, roberto carlos, edmundo, evair, kleber, mazinho, zinho = palmeiras 1996.
    Esse é o melhor time que vi jogar.
    Agora um time com ganso, neymar, nilmar, lucas, pato, robinho, jogando entrosado, será que o barcelona é capaz de parar?

  • George

    Cada time tem seu tempo. O tempo atual é do Barcelona. Mas, convenhamos, o Manchester é uma piada. O jogo mais parelho ainda é Real x Barça. Os times ingleses só correm e cruzam.

  • diogenes

    Pelos comentarios pode-se avaliar como o futebol esta carente de qualidade. Parece que o Barcelona inventou o futebol (ou sera que reinventou?), antes dele nada existiu. Isso me faz lembrar um jogo entre Flamengo e Palmeira em que a imprensa carioca gozou muito o Palmeiras comparando seus jogadores com os cariocas, concluindo que o adversario seria massacrado. Depois do jogo saiu uma manchete em um grande jornal do Rio que falavas assim: “Ver o Palmeiras e depois morrer”. O Palmeiras era a academa de Dudu e Ademir que os cariocas faziam de conta que nao existia, era como se redescobrissem o futebol. A bola rolava de pe para pe, era lindo. Dessa forma jogavam Cruzeiro de Tostao, Botafogo de Garrincha, Inter de Falcao, Flamengo de Zico e outros. Recuso-me a falar do Santos de Pele, acho uma eresia. Todos que se aventurassem a ser jornalistas esportivos deviam ter nos seus cursos aulas de historia do Futebol, pra nao se deslumbrarem tanto. Foi bonito sim, mas o Manchester foi muito ruim, parecia a seleçao paquidermica da Inglaterra, lento demais. Gostaria de ver o Barcelona bem marcado, gente chegando no Messi com mais firmeza. Por agora, melhor ver eles do que ver o futebol de brucutus que se pratica no Brasil.

  • cosme

    VÁ ARRUMAR O QUE FAZER,TANTOS ANOS DE FACULDADE E NÃO TEM NADA MELHOR PRA ESCREVER,PAÍS DE TIRIRICAS E LULAS,ONDEV TUDO SE NIVELA POR BAIXO, COISA NOJENTA;PAÍS SEM FUTURO;@##%¨###$2**8

  • bufalo

    europa besteira quero ver jogar conta timecos aqui no brasi q batem ate na alma so exite um time maior melhor torcida encanta flamengo porra ate com obina no ataque e campeao santos de pele jogava quando os times eram formados porr pedreiros queria ver hj ela jo gar nao ia ganhra nada aquele filha da puta zico eo cara maradona e ronaldinho gaucho campeao brasileiro porrra

  • Luiz Fernando

    Concordo plenamente com o Roberto Junior…. Não é comparar, mas o Messi é o Pelé do século 21. E o Barça é o Santos do século 21.

  • Bruno

    Os outros times jogam um esporte qualquer, o Barça joga Futebol!!!

  • diogenes

    O time do Parque da Moóca jogava o fino da bola (no campo e na arquibancada, onde batia em todo mundo). A bola rolava de pé-prá-pé ia e voltava. Um baixinho canhoto, que um dia foi o melhor jogador de salão do Brasil, esmerilhava, gastava a bola pelos campos de terra batida. Como era bom o Efrain! As épocas estão cheias de melhores times. Ruim é a cabeça das pessoas que só enxergam o hoje. O Parque de ontem, não só ele, era o Barcelona de hoje, a origem remota e brilhante em que se espelha esse Barça. Acho que devemos exaltar o futebol deles sem esquecer do nosso. Brinquei com o Parque da Moóca, não para diminuir os espanhóis ou o Messi, até porque não era só o time mooquense que jogava assim na varzea, brinquei para lembrar que a semente dessa bola espanhola é bem brasileira e que eles ainda estão longe de nos ombrear. Recuso-me a comparações com times profissionais brasileiros de outros tempos. Quem viu o Botafogo de Garrincha, o Cruzeiro de Tostão, o Palmeiras de Ademir, o Flamengo de Zico, o Internacional de Falcão, do São Paulo de Telê e…não eu me recuso a falar do Santos de Pelé, da Austria de Sindelar, do Honved de Puskas, do Real de DI Stefano, do Benfica de Euzébio, do Bayer de Beckembauer, do Ajax de Cruiff…acho que o Barça cabe no fim dessa fila…

  • Paulo Pinho

    Sem o exagero citado, o Barcelona é um grande time. Mas os melhores time que vi jogar foram:
    Santos do Pelé, Fluminense do Rivelino, Flamengo do Zico – Palmeiras do Ademir da Guia.

  • Rafael

    Texto perfeito ! O Barcelona é fantástico !

  • André Sebá

    Sempre que vejo um jogo como esse, fico cada vez mais envergonhado com o futebol e a estrutura que temos aqui no Brasil.

  • Os adeptos do futebol pragmático, sem brilho ou técnica ofensiva, buscando apenas a vitória independente de apresentar um bom futebol, são profissionais futebolísticos limitados , incapacitados que utilizam o resultado positivo para blindar seu trabalho fraco e distante dos objetivos do verdadeiro futebol.
    Messi e o melhor jogador do mundo , no melhor time do planeta , no futebol mais competitivo jogado atualmente , nos torneios mais dificies e longos. Messi é um atleta de alta performace, direcionado apenas ao futebol , seus objetivos são de cada dia se tornar um melhor profissional e ganhar tudo que disputar.
    Não cometera os erros dos ultimos grandes jogadores , como Ronaldo , Romario e Gaucho , que preferiram ser baladeiros , treinarem pouco. Esses tiveram grandes momentos na carreira , alguns mais fantasticos que o proprio Messi, mas nunca tão objetivos e focados , e detalhes , todos com egos mto grandes…
    Agora aos treinadores retranqueiros resta a questão , não assistam o barça jogar !!!

  • Ao amigo Roberto Junior;

    Flamengo de Zico , jogava um futebol magistral , que os coloca entre um dos maiores times de todos os tempo. Quem viu jogar sabe que era um futebol tatico e classico, visando o gol.
    Santos do Pele, não precisa de comentarios.
    Agora não acredito que o Santos do atual retranqueiro e campeão Murricy , tenha time para dizer ser superior ao Barça. Se o Santos jogar 100 vezes com o barcelona o resultado sera:
    90 vitorias do barça
    7 empates
    3 ( Um a zero ) vitorias Santos.
    Quem e o louco de acreditar que o Santos tem mais time que o barça:
    Messi – Fora de Serie
    Xavi – Iniesta – Villa – Daniel Alves ; Craques
    Demais são jogadores bons , com responsabilidade tatica e bom passe
    Murricy para vencer precisaria entrar com 15 jogadores 11 da defesa
    haiuhaiuahaihuahuahiuaa

  • Fernando Eduardo

    Meuu nOssA A GenTe enche a bolA du MessI tudu q ele joGa MUito e joGA mesmU eu seI dissO , mas VenhA ka o grAnde diferenciAl dessA equipe do bArçA sAo xavi e IniestA . os doIs deixaO .. todA hora villa messI e PedrO na cArA do goL .. marcAo muitO … uma pergunta prA todos .. Ae Quem vcs preferiAm .. nu seu time .. messI ou xavi e iniesta .. e prefirO a segundA OpçaO .. coM Os dois ate O souza ex cOrinthians .. seriA ArtilheirO . dO brasileirAo .. passe sem olhA .. nU primeirO gol do bArçA .. xaVi pRA pedrO .. imagina q vAi ter MAis AnU Q veM . segurA reAl . milAn ,united e Por Ai vAi ..
    futuru bem proxiMo … victor vAldes .punhol,pique ,dani alves,abidal,fabregas,xavi,iniestA,messi,villa e NeymAr .. escuta IssU .. vai acoNteçer MAis cedo ou mais tArde … flw Abraçoss..

  • Felipe Cardoso

    Resposta ao Fernando:
    Isso é uma seleção, chamada seleção brasileira:
    “Agora um time com ganso, neymar, nilmar, lucas, pato, robinho, jogando entrosado, será que o barcelona é capaz de parar?”

    Comparação tosca, mesma coisa compara o barça assim com o C.Ronaldo, Fabregas e já ta bom já, de time monstro passa ser imbatível!

    Por fim, parabens ao barcelona, e que jogador é o Xavi, ele não abaixa a cabeça nem para amarrar a chutera!

  • Kleber Rossi

    Resposta ao Fernando:
    Seguindo o seu raciocínio que o Souza ex-corinthians destruíria no Barça então o Ibrahimovic é um perna de pau da pior categoria… Faça me o favor, este tipo de argumento ta virando jargão de brasileiro recalcado. Saber jogar em conjunto também é algo a ser analisado.

MaisRecentes

Um Dérbi sob o signo da invencibilidade



Continue Lendo

Ceni e Mancini, vítimas de cartolas inconvictos



Continue Lendo

Cristiano Ronaldo, uma máquina de obstinação



Continue Lendo