Futebol, esse menino sempre estreante



Não há nada mais volúvel que o mundo do futebol. Até por sua dinâmica de competições sem fim, temporadas que se sucedem, é um eterno recomeçar que, pelo visto, só terminará quando o sol apagar-se (dizem os cientistas que um dia isso ocorrerá!). Enquanto o astro-rei seguir nos iluminando, o esporte bretão reavivará as esperanças. Você, leitor maduro, nunca mais terá dez anos de idade e guardará na cachola as doces lembranças de sua infância querida. Mas você, torcedor maduro, sempre terá um novo Campeonato Brasileiro para saborear e crer, mais uma vez, no título do seu time. De certa forma, o futebol permite o que a vida censura: recomeçar do zero.

A primeira rodada do Brasileirão é mostruário dessas renovações. Bastou a Ronaldinho mostrar as asas na estreia do Flamengo para que seu nome parasse, ao menos por ora, de ser amaldiçoado por aqui. Ao Palmeiras, que há quase 20 dias tomava uma surra hospitalar do Coritiba, foi suficiente triunfar no debute, contra um esfrangalhado Botafogo, para gerar entusiasmo em seus torcedores. O São Paulo, dos agora entristecidos Carpegiani e Rivaldo, vê nova luz abrir-se com um 2 a 0 nos atuais campeões. E o Coritiba, que pintava como a sensação deste 2011, trazendo um caminhão de vitórias, perdeu para o humilde Atlético Goianiense e já vê sua crista baixar-se. Isso para não falar dos rivais Cruzeiro e Atlético. Uma semana atrás, torcedores celeste riam dos rivais ao ganhar o título mineiro. Pois na estreia no Nacional, a seta inverteu-se. O Galo começou com o pé direito e o Cruzeiro com as barbas de molho.

Nos terrenos de jogo e nas arquibancadas basta um dia, não mais que um dia, um meio dia para  fazermos desatar a nossa fantasia, como na canção de Chico Buarque. Nas canchas suadas não há mal que dure para sempre. Uma vitória, mesmo que esporádica, tem a força de um tufão. Crises perdem o fôlego em magros 1 a 0. No fundo, esse é charme do jogo popular. Em meio a um cotidiano de burocracias, problemas familiares e desenganos, há a possibilidade de reaver-se com a vitória esportiva. Por isso, o torcedor é, acima de tudo, um otimista.



  • sandro fla

    Futebol é muito bom!

  • Ricardo Fazzio

    Futebol é fascinante por mesclar história e momento de uma forma singular!

    O contraste entre as conquistas passadas e o momento atual é que o movimenta a máquina da paixão futebolística!

    Ótima postagem!

  • Quincas Borba

    Devo confessar: que bela crônica!

    Depois de ler aquele pergaminho de Java sobre os estádios, vi que as minhas críticas surtiram um certo efeito na cabeça do arguto colunista. Ao contrário da maioria dos seus textos, difíceis, burocráticos, pesados para leitores de futebol, você nos premia com uma mescla interessante aqui.

    Não iria deixar de citar Chico Buarque ou algum outro símbolo do conhecimento cultural, mas eu vou aprender a lidar com isso em você. Mas pelo menos é compreensível o que você quer dizer. Mais ainda: a crônica se desenrola sobre um assunto perigoso para você, que adora usar o vocabulário de um senhor da Academia de Letras. Mas você se saiu muito bem.

    Se eu colocar o meu filho de 12 anos para ler, ele entenderá. E é esse o ponto que bati em você nas outras crônicas. Siga assim, meu filho, e serás gauche na vida. (Viu como eu também sei o que é poesia, arguto rapaz?)

    Dar-te-ei voz. Meu email é srquincas.borba@yahoo.com.br, caso queira me xingar, criticar, elogiar ou simplesmente ignorar.

    Saibas: sou um admirador de vossa pessoa. Apenas o critico porque acho que o jornalismo esportivo atual não prestigia o público que o acompanha, mas os jornalistas da área em si.

    Abraços literários!

  • Jaime Filho

    É incrível como, apesar de uma vitória incontestável diante do Ceará, o nome do Vasco da Gama não foi citado nesta matéria… É sempre esse o tratamento que a imprensa dá ao Gigante da Colina… O clube pela sua história deveria ser exaltado por todos os segmentos da imprensa nacional… Teve a ousadia de introduzir os jogadores negros em seus quadros, foi o primeiro campeão sul-americano, conquistou alguns campeonatos brasileiros, conseguiu se manter em pé depois da desastrosa administração Eurico Miranda, e, aos poucos, está juntandos os cacos para se recompor para o esporte bretão… Espero que um dia tudo isso seja reconhecido, mas, confesso, é difícil de acreditar… Eterno Vascão.

  • paulo henrique

    é por isso que nos temos o melhor futebol do mundo vc ve favoritos cairem diante de times pequeno dentro do campo são 11 contra 11 e nesse campeonato espero ver nascer mais alguns neymares e alguns lucas pra nossa felicidade somos brasileiros

  • EMERSON

    No futebol nada como um dia apos o outro.

  • elton

    Sei que aqui n eh o lugar certo de postar isso,mas como n consegui achar algum link para mandar a mensagem para as pessoas que comanda o lance,vai ser aqui mesmo!!! Inacreditável,como pode um meio de comunicação de esporte n publicar alguma coisa do jogo entre Vasco e Avaí???Nem que fosse uma pequena reportagem,mas isso tem que estar na primeira pagina!!!Quando nós vascaínos dizemos que vcs são mulambos,sofremos de mania de perseguição…Tenho certeza que leitores vascainos e de outros times(tirando flavela e gambá)vcs n enganam mais,por isso as vendas n crescem.Um exemplo é a radio globo q

  • elton

    continuando…a radio globo do rio ,só falava de flamengo os outros eram td uma bosta,lider de audiência até então,o que fez a radio tupi, fez o oposto continuo falando do flamengo mas colocando os outros time do rio com as mesma relevância que as vitórias do flavela,hj a tupi é lider com folga…A internet acabaram com a maioria das manipulações que vcs jornais fazem!!!N eh a atoa que os principas sites de clubes que torcedores acessam são sites não oficias dos clubes,como o netvasco(o quarto site n oficial mais acessado do mundo),que ,mesmo redirecionando matéria de sites como lancenet,nós torcedores poupamos o nosso saco ao inves de entrar diretamente no lance e fuçar uma hr pra ter noticia de uma semi-final de copa do Brasil…. Respeitem nossa inteligência….Contra tudo e contra tds,assim eh melhor!!!VASCOOOOOOOOO

  • Jamanta

    Tenha uma pouco mais de criatividade, estou de saco cheio de Chico Buarque e outro icones da música.

MaisRecentes

Zé e Oliveira merecem os vivas de admiração!



Continue Lendo

Para que servem os títulos estaduais?



Continue Lendo

Galeano e o espírito do hooliganismo na Libertadores



Continue Lendo