Palpites, a grande ficção do Brasileirão



É sempre assim! Vai começar o Brasileirão e aqui na redação pedem pra fazermos uma lista pitaqueira. Os prognósticos de blogueiros, colunistas e editores para a competição que se avizinha. Lá, no papel de profetas de ocasião, colocamos nossos achismos (uma delícia, confesso!). Quem será o campeão? Quem vai se classificar para a Libertadores? E quem vai arder no inferno do rebaixamento? Exercemos essa atividade de adivinhos com um sabor macabro na boca. É muito bom dar palpites, guardá-los e, dependendo do andar da carruagem, exibir-se para os colegas: eu avisei que tal clube ia cair, que tal clube não seria campeão, etc… É um divertimento! No fundo, é como se, iludidos, nos enxergassemos como senhores do destino. Há também aqueles que adoram uma polêmica e aproveitam a situação para mergulhar nessa fonte. Esses tentam fugir dos lugares-comuns e fazem que, creem, são ousadas. Se errarem, os comentários serão exíguos. Se acertarem, posarão de sábios da pelota.

A verdade é que, no fundo, fazer previsões para um campeonato que durará mais de sete meses (uma eternidade!) e no qual invariavelmente os times mudam no embalo de contusões, cartões e trasnferências,  não faz muito sentido. As variáveis são inúmeras e, olhando retrospectivamente, estamos errando muito mais que acertando.  Lembro-me que, em 2004, o LANCE! fez uma matéria após as primeiras rodadas sobre a magnífica campanha do Criciúma, utlizando-se do mascote da equipe, um tigre. O time catarinense liderava a disputa e a todos surpreendia, como um felino dos bravos. Mas havia mais fumaça que fogo. Ao final, o time foi ladeira abaixo e caiu pra Segundona. Quer mais? Em 2007, o Corinthians começou a todo vapor e, nas dez primeiras rodadas, lutou cabeça a cabeça pela ponta. Em dezembro, para tristeza de uma nação, o Alvinegro seria rebaixado pela primeira vez em sua imensa história. Quem seria o expert a prever tal reviravolta? No ano passado, quando a Copa do Mundo interrompeu o Brasileirão, o vice-líder era ninguém menos que o Ceará, um dos recém-egressos da Série B. Criou-se até uma expectativa para a primeira rodada pós-Mundial, pois nela estariam frente a frente os cearenses e o Corinthians, o líder de então. Um triunfo  no Castelão e o Vovô roubaria a ponta. O jogo terminou 0 a 0 e, a partir dali, a equipe nordestina foi perdendo fôlego até encerrar a disputa no miolo da tabela. Nas rodadas finais já não aspirava ao inédito título. Esses são alguns poucos exemplos que me veem assim, de chofre, sem nenhuma cata em arquivo. Bastaria uma pesquisa mais detalhada para citar outras tantas situações.

O fato é que o campeonato vai rolar e as opiniões flutuarão rodada a rodada. Uma arrancada inesperada, uma sequência inglória, um desmanche na janela de transferência e o vento mudará de direção. Poderá ser uma brisa como um tufão. Não há circulo de “especialistas” em que Santos, Cruzeiro, Inter, Flamengo e São Paulo não sejam citados como os bambambans na busca pelo troféu máximo. É o impressionismo do momento. Quem acompanha um pouco de política já ouviu o dito de que a política é como nuvem, uma hora tá de um jeito, noutra já mudou. Podemos conduzir essa ideia para o Brasileirão. Nas primeiras rodadas vemos uma coisa. Lá na frente nossa percepção certamente mudará. O nivelamento do futebol por aqui acentua essa situação. Esse é o fluxo da coisa, a metamorfose ambulante da bola que por aqui rola. Mas há as ressalvas que tornam qualquer aposta frágil. E se o Santos vencer a Libertadores? Manterá o foco no Brasileiro ou fará como times em anos recentes que passaram o ano esperando o Mundial de Clubes? E os outros favoritos, manterão o elenco ou sucumbirão a pilhas de euros? E se o Corinthians seguir contratando grandes jogadores?

Apesar de tudo isso, sigo gostando de palpitar. Por isso, aqui vão minhas apostas, que irão ferir suscetibilidades de torcedores:

Quatro primeiros: Santos, São Paulo, Corinthians e Cruzeiro

Quatro rebaixados: Atlético-GO, Figueirense, Bahia e Atlético-PR

 



  • TOLIMINADO TOLIMA

    CAMPEAO: SANTOS, ALEM DE SER CAMPEAO LIBERTADORES E MUNDIAL.
    O SANTOSMÉ O TIME DO MOMENTO, QUEM GOSTA DE FUTEBOL MESMO SENDO TORCEDOR DE OUTRO TIME NAO PERDE JOGOS DO SANTOS.

  • JOÃO CARLOS FERREIRA DA SILVA

    SO PORQUE VC QUER O SANTOS VAI GANAHR LIBERTADORES E MUNDIAL CAIA NA REAL VIUVAS DO ´PELÉ TEU TIME ´RUIM SO FOI CAPEÃO PAULISTA PORQEU ENFRENTOU O TIME PESSIMO DO CORINTINHA E MESMO ASSIM DEU SORTE PORQUE O GOLEIRO DO CORINTIANS TOMOU UM FRANGO TEU TIME SO TEM O NEYMAr que joga bolaE QUANDO ELE FOI VENDIDO PARA FORA AI OS ANTOS ACABA SERÁ UMA PORGUESA E NO BRSILEIRÃO SE NÃO TOMAR CUIDADO VAI CAIR PARA A SEGUNDONA MEU PALPITE OS 4 PRIMEIROS SERÃO PALMEIRAS, CRUZEIRO, INTERNACIOANAL E FLEMENGO E OUTRA COISA SE SEU TIME FOSSSE TÃO BOM TINHA GANHO DO VERDÃO E ME DIZ SO UMA COISA FAZ QUANTO TEMPO MEMSO TEU TIME O SANTOS NÃO GANHA DO PALMEIRA NOSSA FAZ TEMPO NÉ E ESSE TIME RIDICULO DO SANTOS TIVESSE ENFENTADO O VERDÃO NA FINAL DO PAULISTÃO COM CERTEZ TINHA GANHADO DO TEU TIME AMIS UMA PENA QUE O JUIS PAULO CESAR NÃO DEIXOU NÉ POIS ROUBOU PARA O TIME DA MARGINAL SEM NUMERO MAIS ISSO AI VAMOS ESPERAR ENTÃO O QUE VAI OCORRER NO B RASILEIRÃO.

  • JOÃO CARLOS FERREIRA DA SILVA

    EU IA ESQUEÇENDO MEU PALPITE PARA OS 4 TIMES REBAIXADOS SÃO SANTOS, SÃO PAULO, CORINTIANHS E ATLETICO (GO);

  • JOÃO CARLOS FERREIRA DA SILVA

    NETO JÁ VI QUE VC NÃO ENTENDE DE FUTEBOL JA VI TUDO TODO ANO É MESMA COISA SEMPRE DIZEM QUE O SANTOS SERÁ O CAMPEÃO MAIS ISSO NUNCA OCORRE ESTRANHO NÉ E VC DIZER QUE O TIME RUIM DO SÃO PAULO VAI FICAR EM SEGUNDO QUE ISSO SE FOSE PORQUE O SÃO PAULO PERDEU DO AVAI ME DIZ E O TERCEIRO COLOCADO SERÁ O CURINTINHA NOSSA QUE ABSURDO É MAIS FACIL O CORINTINHA CAIR PARA SEGUNDONA ISSO SIM BOM VC VAI DIZER É APENAS UM PALPITE TUDO BEM SE VC ACERTAR OS PALPITES DOS 4 PRIMEIROS E OS 4 REBAIXADOS EU PAGO UMA CAIXA DE GERVEJA PARA VC TÁ E O ATLETICO NA MIN HA OPINIÃO NÃO SERÁ REBAIXADO E O SANTOS SO GANHA PAULISTINHA E O CORINTINHA TAMBÉM ENTÃO MAIS ESSES SÃO EMUS PALPITES QUE DEI ACIMA NO COMENTARIO ACIMA ÍSSO AI VAMOS TORCER NÉ.

  • Verdao

    Campeão: Cruzeiro (Elenco mais forte do brasileirao)
    Libertadores: Inter-RS (Time que tem um elenco muito bom), São Paulo (Time de chegada e que sabe joga pontos corridos mesmo sendo fraco), Palmeiras (Pela força camisa e superação porque elenco é muito fraco AINDA).
    Sul-Americana: Grêmio, Flamengo, Corinthians, Fluminense e Santos (Esses vao disputar as vagas pela liberta junto com palmeiras e sao paulo ate a ultima rodada), Coritiba, Vasco, Avaí.
    Rebaixados: Botafogo, Atlético-GO, Figueirense e Bahia.

    Por Que Santos não campeão?
    R: Santos vai estar disputando Liberta junto com brasileirao entao irá usar elenco reserva nas 10 primeiras rodadas e nas 5 ultimas para disputar o mundial.

  • Verdao

    Eu acredito muito no palmeiras por que apesar do 6×0 para o coritiba o palmeiras não um time fraco estava passando por uma crise quem viu o jogo contra o corinthians na semi do paulistao viu um time superior ao corinthians quase que nos 90 min com 1 homem a menos e sem felipao acho até que se tivesse passado pelo corinthians ganhava do santos na final mas futebol nem sempre ganha o melhor e principalmente por que é time que joga bem pontos corridos mostrou isso no paulistao ficando em 2° estava em primeiro até ultima rodada só nao coloco o palmeiras como favorito para esse brasileirao por que não possui peças para subistituir jogadores como valdivia kleber entre outros mas se tivisse concerteza era favorito ao lado de cruzeiro, inter, grêmio, são paulo.

  • Verdao

    Não citei o santos porque vai disputar libertadores e brasileirao juntos entrará com time reserva em boa parte do brasileirao e talves no fim dele se ganhar liberta e for para mundial acho que o santos ganha e libertadores e deve enfrentar o barça no mundial ai que vença o melhor.

  • Cesar

    É não tem jeito,jornalistado eixo Rio-São Paulo é mesmo bairrista. Você ser preconceituoso com o futebol de outros estados, não é aceitável, mas fazer o quê? Agora colocar o Cruzeiro como quarto colocado? Há quarenta anos via seus “pais” fazendo isto. Agora vejo vocês, os filhos, fazendo o mesmo. Bairrismo é incopetência.

  • Luciano

    acho que vc errou…colocou o cruzeiro no lugar do palmeiras…..

    so assim completa a puxada. meu amigo, me desculpe mas vc é pago para fazer uma analise imparcial e nao para escutar seu coração.

    fala sério? sao paulo? nem libertadores. o inter, o gremio, o flamengo, o fluminense estao KM a frente.

    4 primeiros na ordem: Santos, Gremio, Flamengo e Cruzeiro.

    4 ultimos: escolha dentre: atletico MG, america MG, vasco, palmeiras, figueirense e atletico GO

  • sandro fla

    Palpites fazem parte da ansiedade imaginária de torcedor…é divertido!

  • Flacatu

    Neto vc esta esquecendo que os times do estado de São Paulo sempre sao cotados no inicio do brasileirao, mas nas duas ultimas ediçoes foram surpreendidos pela garra e disposição dos times cariocas, concordo que o Santos tem jogado o futebol mais bonito do brasil hoje, mas o quanto eles aguentam em sequencia isto (prova isto o ano passado), pois entao acho esse seu palpite fora dos padroes, no que vemos na historia do brasileirão.
    Palpite: Flamengo – Cruzeiro – Corinthias – Coritiba (4 primeiros)
    Palpite: Sao Paulo – Atletico-GO – Bahia – Figueirense (rebaixados)

  • Eduardo

    Muito boa essa sua matéria!
    Centrada e imparcial, e principalmente apontando um erro comum de MUITOS da imprensa em geral que mudam suas opiniões ao sabor do vento e conforme a rodada da vez, e não fazem uma análise verdadeira do que se está vendo!
    Os compactos de jogos que são mostrados nem sempre mostram a realidade!
    Se um time ganha, diz-se que jogou melhor, o que nem sempre é verdade!
    Se um time perde, foi pior, mas pode ter mostrado um padrão de jogo bom sem se traduzir num placar favorável!
    Enfim, parabéns por CUTUCAR os colegas de profissão! rs

  • Rubem da Silva Moreira Neto

    Assim que gosto,esqueçam que o flu existe,se no ano passado mesmo liderando mais da metade do campeonato a maioria dos sabichões não levavam fé,imaginem agora que o campeonato esta apenas começando.na verdade os favoritos são os de sempre,a maioria apenas pelo nome.olhem o Inter pagou o maior mico na libertadores,esta com um time envelhecido e esta na lista de todos.

  • Alex

    É bairrismo demais pro meu gosto.

  • Vinícius

    4 primeiros serão Corinthians, Flamengo, Inter e Cruzeiro. Não sei a ordem ao certo. Rebaixados serão Avaí, Coritiba, Ceará e Atletico-GO

  • FURACÃO SANTISTA

    ESTE JOÃO CARLOS É UM DESPEITADO, O VERDINHO DELE TÁ NUMA PINDAIBA TÃO GRANDE E O PORQUINHO AINDA TEM CORAGEM DE ZOAR MEU PEIXÃO1 VAI SER BABACA LA NA AGUA BRANCA DEMOLIDA!

  • Mariana Zinni

    Brasileiro nasce técnico e comentarista de futebol. Não tem jeito, está no DNA tupiniquim. Gostamos de dar nossos pitacos em tudo, desde escalação e táticas, até análises profundas sobre um simples e comum jogo mal jogado… Enfim, meus palpites são de que Santos, Cruzeiro, Coritiba, Palmeiras, Fluminense, Flamengo e Corinthians vão dar trabalho pros adversários. Alguns pelos bons elencos, outros porque são times guerreiros por natureza. São Paulo, sabe jogar como poucos com os pontos corridos, então deve estar lá por cima. Mas ainda não arrisco os quatro primeiros. Talvez aposte que o Santos será um deles.

  • Carlitos

    Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos serão os primeiros, e os rebaixados: Botafogo, Atlético PR, AméricaMG e Bahia.

  • Charles

    Santos melhor time do século pode fica babando a e invejosos os jogadores que o Santos tem todos queriam ter. Mais afinal querer não é poder. Igual a Taça Libertadores todos queriam mais não tiveram.

  • mauro lucas

    bonde fela da puta

MaisRecentes

Quanto valem Messis e da Vincis?



Continue Lendo

No bipolar Brasileirão, o futebol é obra inconclusa



Continue Lendo

Guttman, uma bela e vitoriosa trajetória



Continue Lendo