A derrota convicta



Amigos, não há derrota que machuque mais o torcedor que a derrota convicta. E o que é a derrota convicta? É aquela em que seu time perde sem dar sinais de que pode ganhar ou, ao menos, empatar. É quase sinônimo de auto-flagelação, mas com a diferença de que os adeptos dessa auto-flagelação, como os ascetas, por exemplo, acreditam piamente que o sofrimento expia a alma. No caso da derrota convicta não há esse atalho espiritual. Ela vem pelo sentimento de impotência. Quando o adversário põe a crista tão lá em cima, ocupa todos os espaços, faz do campo um caldeirão e desfila sua imponência. O derrotado está convicto de que naquele dia sairá cabisbaixo, tristinho, tristinho..  É uma derrota em que não há salvação, a prostração é inevitável. As vaias virão por atacado, sem que haja futebol no varejo.

Tivemos dois casos ilustrativos de derrota convicta no espaço de uma semana. O primeiro foi o Palmeiras, devorado pelo jogo dinâmico do surpreendente Coritiba associado à languidez do time alviverde (Marcos está aí para confirmar!). Um 6 a 0 que poderia ter sido 7, 8, 9… Aprenda a contar! Náo houve sinal de reação do time paulista, dormente, catatônico, bestificado. A eliminação do Paulista dias depois ou a descoberta de uma fragilidade escondida. Não importa a razão, o fato é que Felipão, aquele que tem os brios nas pontas do bigode, sofreu naquele dia uma derrota convicta. Em nenhum momentou cogitou-se outro placar que não o da vitória do time curitibano.

Uma semana depois, outro enorme clube paulista sofreu uma derrota convicta. O Tricolor, tricampeão da Libertadores, curvou-se quase que como um escravo de olhos fatigados, ao Avaí, clube emergente em nível nacional. É verdade que a derrota convicta neste caso tentou usar um disfarce, como o desses que corações dolorosos usam no Carnaval para esconder suas dores. O São Paulo saiu na frente apenas para iludir seu torcedor. Pois a derrota convicta logo exibiria suas plumas e seu relógio de hipnose. Com poucos segundos na etapa final já se via no placar da sugestiva Ressacada: 3 a 1 para os avaianos. Resultado exato para dar a vaga ao time da ilha das lindas mulheres. A reação foi tão rápida que mostrou a dimensão de uma derrota convicta. É como se o São Paulo dissesse: quando perder é o destino lutar contra isso é vão. Os pouco mais de 45 minutos seguintes foram protocolares. Carpegiani, ao colocar e tirar um mesmo jogador, mostrou que em uma derrota convicta o único sem convicções é o próprio comandante. Aí não há pontência que resista.

Ah, todos já sofreram derrotas convictas. E nos últimos dias ela mostrou que ainda é soberana!



  • O amarelão, a falta de raça, o descontrole emocional, infelizmente, é um mal que atravessa décadas no time do morumbi. Impressionante com o S.Paulo se apequena quando se vê diante de um mata mata. Passou pelo Treze da Paraiba, pelo Santa Cruz e Goias com ressalvas, porém,quando a coisa se afunilou, a verdade veio à tona. É muito sofrimento pro seu torcedor que tem que reconhecer que o s.paulo é o amarelaço dos amarelões.

  • Neil Azevedo

    E viva o Parmegiani…. o cara não ganha nada há mais de 30 anos… e o JJ não trouxe o Dorival Jr. quando o mesmo saiu do Santos… simples acerto. Agora diz que vai “bancar” para trazer um treinador mesmo que em outro clube.
    E viva a ditadura.

  • luís

    Quanta burrice em um só técnico! Neto, se você é técnico de um clube hexacampeão brasileiro, tricampeão da libertadores, tricampeão do mundo, maior ganhador de “paulistinhas” (contando desde quando começou disputá-lo – 1930, ano de sua fundação), sem títulos somente da 2a. divisão (esses títulos são para poucos), ganha muito bem, tem um jogador no banco que em todo jogo a torcida pede a sua presença (Rivaldo), você não é um BURRO se não colocá-lo para jogar desde o início, em todos os jogos? Claro que sim. O Carpegiane não é teimoso, ele é BURRO!!! Temos ainda jogadores que são titulares absolutos e não merecem nem o banco do S.Paulo. Jean é o principal. O que ele produz para nosso time? Ele não ataca, não defende e quando aparece oportunidade de gol ele perde bisonhamente. Outros são: Casemiro, Juan, Rodrigo Souto (só não está jogando porque está machucado), e, muitos não vão concordar, mas o Rogério Ceni já passou da hora de parar. Meus agradecimentos por tudo o que já fez, porém aquele primeiro gol, pelo amor de Deus, não é?

  • Elter Maciel

    COPA DO BRASIL TÍTULO ESSE QUE O SPFC NUNCA VENCEU.

  • Elter Maciel

    COPA SUL AMERICANA TÍTULO ESSE QUE O SPFC NUNCA VENCEU.

  • Elter Maciel

    TAÇA OLIMPICA TÍTULO ESSE QUE O SPFC NUNCA VENCEU.

  • sandro fla

    Carpegianni não aprovou a contratação do Rivaldo e apostou que poderia ser campeão sem ele.
    Rivaldo tem os garotos na mão e o Carpa não tem, aí a diferença…por isso vai sair do tricolor!

  • béchi

    Gente!!! não ha nada de anormal com o sao paulo é um time pipoqueiro ha anos em mata mata, em 2003 eles terminaram o brasileirao 10 pontos na frente do 2o colocado, perderam pro santos nas oitavas em 89 perderam final pro vasco, em 90 pro corinthians, em 98 e 99 foram eliminados nas quartas e na semi, perderam libertadores pra cruzeiro e inter, ou seja, qualquer time brasileiro que entra pra jogar um mata mata com o sao paulo ja entra classificado. Portanto NÃO EXISTE NADA DE ANORMAL COM O SAO PAULO eles só ganharam esses ultimos brasileiros devido ha essa maldita formula de pontos corridos, senao eles estariam até hj se considerando injusticados, pois na faze de grupos eles sempre terminam em primeiro… mas na hora do vamo ve?

  • marcio tricolor ate morrer

    amigo Luiz não fale besteira, Rogerio 100ni não tem culpa, em vez de nos saopaulinos ficarmos axando culpados, deveriamos baixar nossas cabeças nos envergonharmos como torcedores mediocres e hipocritas que somos, a galinhada não tem estadio, nao tem libertadores estao sempre se fudendo (com o perdao da palavra) mas se tiver no bairro um jogo de botao de um corintiano tem uma torcida laskada atras dele torcendo com vontade, mesma coisa da porcada, eles xingam eles pixam ,mas sempre la nos estadios , agora a gente que tem sempre festa (titulos) deveriamos ser os mais fanaticos do brasil, mas sempre nos torcedores nos apequenamos perantes as outras torcidas.
    gente vamos mudar esta historia,vamos fazer nossa parte, vamos lotar aquela porrra de estadio que temos , vamos impurrar nosso time de um jeito , que os outros torcedores ficarão com inveja de nós , e pare com essa besteira que saopaulino nao sabe torcer , e so torce quando o time ta bem, futebol e amor e paixão, e eu sou totalmente apaixonado pelo meu clube com seus defeitos e td mais ……………….. vamo sao paulo vamo sao paulo vamo ser campeao dinovo

  • caique

    meu camarada, pede pra sair do lancenet. voce deveria estar escrevendo poemas epicos, peças do teatro inspiradas em shakespeare ou qualquer coisa parecida. voce se esforça para usar os termos mais impensáveis pra quem gosta de futebol. talvez seja sua intenção que a maioria dos leitores não o entenda para dessa forma não descobrirem o colunista fraquinho que voce é de fato. desista do meio futebolistico. talvez no teatro ou na literatura voce faça mais sucesso.

  • roberto

    Quem estava no gol em todas as eliminaçoes do são paulo??????
    mudaram os tecnicos ,mas ele continuou no gol e mandando no time.
    Fora ROGÉRIO CENI ,VOCE ESTÁ PREJUDICANDO O SÃO PAULO , VOCE JÁ BATEU OS SEUS RECORDS , AGORA DÁ LUGAR PARA OUTRO GOLEIRO QUE PODE CHEGAR A SELEÇAO , NÃO ESTRAGUE A CARREIRA DOS MOLEQUES , DEIXE DE SER GULOSO

MaisRecentes

Neymar, entre a guilhotina e ‘la vie en rose’



Continue Lendo

Do ‘gênesis ao apocalipse’, Felipe Melo tropeça no verbo



Continue Lendo

Um Dérbi sob o signo da invencibilidade



Continue Lendo