Joel não compreendeu os ânimos do torcedor



Na mesma hora lembrei da Fafá de Belém berrando: “Há uma nuvem de lágrimas sobre meus olhos.” Só faltou o queixo do Joel Santana dar aquele tremelicada ao olhar para a torcida com cara de desalento. Para mim era um dramalhão dos bons, mas sem acompanhamento de violino. Foi no domingo passado, no Engenhão, quando ele fez uma substituição contra o Vasco e a torcida do Botafogo o vaiou (não comporta aqui avaliar se acertou ou errou). No dia seguinte, o técnico, dono de um inegável carisma, pegou o boné e foi embora de General Severiano. Assim como Vinicius,  no belo poema Pátria Minha, o treinador viu, no dia seguinte, “a luz, o sal e a água que elaboram e liquefazem” as suas “mágoas em longas lágrimas amargas”.

Joel, na hora, pode ter pensado: “Coitados, eles não sabem o que fazem. Dei tanto para eles, um título carioca, um bom desempenho no Brasileiro, e olha como me devolvem…”

Ou então, numa versão mais ególatra: “%$$%#&&*.. Quem esses caras pensam que são?”

Joel, apesar dos fartos anos de lida, não compreendeu que o torcedor é ingrato mesmo. Ele vai do amor ao ódio em meio piscar de olhos. Quando completa um inteiro, já experimentou a adoração e a aversão. E, ao ser contrariado, é uma criança mimada que faz de seu “uuuuuhhhhh” uma forma de pirraça. Mesmo com sua prancheta plena de rabiscos, esquemas táticos diversos, em um desfile de racionalidades, o técnico perdeu a esportiva e cedeu aos caprichos da emoção. Sentiu o roçar da faca nas suas costas e não suportou, gemeu! Em sua cabeça, no futebol também deve valer o dito do amor com amor se paga. Mas não é assim. Nos campos prevalece a ideia de que a vitória é que recebe o amor como forma de pagamento. Quantas divindades não cairam do olimpo após sucessivos insucessos nos gramados? Com a palavra, Muricy Ramalho, que carrega a bandeira de que ser técnico é padecer na terra: “Na hora de julgar ninguém lembra do seu histórico”.

Pois é, Muricy está pleno de razão. Nenhum torcedor, nem aqui e nem no Nepal, cata um caderninho do bolso e consulta os resultados pregressos de um técnico antes de vaiá-lo. Não existe reflexão, ela fica para o mundo acadêmico e para alguns dalais. O instinto é quem reina nas arenas. O futebol imita a vida com intensidade cruel. Vigora o presente, é ele o soberano. O passado é quadro na parede e histórias em revistas velhas. O futuro é uma “caixinha de surpresas”.  O soar de “burro, burro. burro” emana da arquibancada para qualquer um, sem distinção. Basta contrariar a visão de quem torce. Quem cede, perde. Quem cala, consente. Não há solução, apenas decisão.



  • tri mundial doom

    UM TREINADOR HORROROSO DESTES E NÃO ENTENDEU ? KKKKKKKKKKKK Q NUNCA TREINE O SÃO PAULO!!!!!!!
    FALOU Q LEONARDO NÃO TINHA BAGAGEM PRA SELEÇÃO, OLHA ONDE LEONARDO TÁ LEVANDO A INTER….KKKKKKKKKKKKKK
    PRANCHETA NÃO JOGA BOLA…

  • O JOEL TEM SER TECNICO DE BOTÃO,RSRSRSRRSRS,QUEM VAI SER O TECNICO DO BOTAFOGOXFLUMINENSE, O TIRIRICA,PIOR QUE TA NÃO FICA.

    ABESTADO,ABESTADO,ABESTADO,TREINAR TIME PEQUENO E COMPRICADO JOEL.

    VEM PARA O ESTADO DE SÃO PAULO,VC VAI VER O QUE É ESTRUTURA.

  • ESSES TIME CARIOCA SÃO UM VERGONHA NACIONAL,O SANTO ANDRE JÃ FOI CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL EM CIMA DO FLAMENGO,IMAGINA O SANTO ANDRE DISPUTANDO O CAMPEONATO CARIOCA,SERIA CAMPEÃO UM ANO SIM UM ANO NÃO.

  • Pedro Carbone

    NÃO FOI O JOEL QUE NÃO COMPREENDEU OS ANIMOS DO TORCEDOR NÃO,FORAM OS DIRIGENTES. POIS A TORCIDA DO BOTAFOGO,DESDE O FIM DO ULTIMO BRASILEIRÃO, QUE JA VINHA RECLAMANDO DA FORMA RETRANGUEIRA COMO O JOEL FAZIA O BOTAFOGO JOGAR. SAIU E SAIU TARDE!!!

  • Paulo Bruno

    Joel vive de folclores e da benevolência da imprensa esportiva carioca. Não é técnico em lugar algum, apenas no Rio de Janeiro. Ele se auto proclama um mito e ao mesmo tempo não suporta meia duzia de torcedores, cheios de razão, criticarem suas absurdas escalações retranqueiras. Joel é tipo de treinador que gosta de jogadores mediocres mas com grande capacidade física e que se submetam as suas loucuras. Joel gosta de cabeças de área (de bagre) que ele possa escalar nas duas laterais ou na zaga, gosta de meias que ajudem na marcação das laterias, laterias essas, que já tratou de escalar marcadores. Por fim, Joel gosta também de atacantes que briguem, pelo menos até a intermediária, não a do adversário, a sua.

  • Ricardo

    Pô o Joel ficou magoado com uma kombi vaiando ele? Essa éa torcida do Faisquinha uma kombi cheia e duas Biz huahuhuhua!

  • É isso aí sr. ” a lenda” vá mesmo para terra da garoa que vai o que é estrutura, estrura de pontes caindo, estrutura de enchentes em qualquer garoa, ahhhh ia me esquecendo estrutura de futebolzinho que só ganha nos apitos amigos, hehehheheh…e cuidado ta Joel lá se fala um chopis e dois pastel tá…pede direito senão é capaz de te trazerem um choop e dois pasteis hehehehehhehehhehehhe….e leva tambem ar ok la falta muito isto principalmente de praia, mas voce pode pescar no tiête ta..só não come us peixes deixa eles prus manus hahahahhahahahahhaha

  • Ed

    “Esses times cariocas são uma vergonha nacional”

    Ahn?

    Quem é o atual campeão brasileiro? Ahn, um carioca.

    E o campeão do ano anterior? Ahn, um carioca.

    Quem foi que ganhou 10 títulos brasileiros na canetada do Ricardo Teixeira? Ahn, dois paulistas.

    Bota o rabinho pra dentro das pernas e espere a taça do brasileiro sair das mãos dos cariocas antes de voltar a falar mal. Até lá… PSSSST!!

  • Marcelo

    Chega de treinadores retranqueiros!!!!! Sempre a mesma coisa. 3-5-2, 3 cabeças de bagre. O Futebol está mudando para melhor. Vejam o Barcelona que só joga pra frente e tem uma posse de bola impressionante. Tudo bem que o time do Botafogo é fraco, mas o Joel abusa de colocar o time na retranca. Com o Caio Jr não vai ser diferente, a não ser que ele tenha voltado com outra mentalidade. Eu acho o estilo de jogo dos times do Adilson Batista, Dorival Jr melhores de assistir. Jogam com um futebol mais atraente.

  • ivo azevedo

    Joel é pésssimo treinador ,não tem nenhum esquema tático não treina jogada ensaiada,não tem cacoete de técnico,gosta de aparecer mais que os jogadores e o proprio botafogo,tá mais para dono de creche que treinador de futebol.Já foi tarde,nenhum técnico que vier será pior que joel.Joel só é bom para emprensa porque da assunto para eles o tempo todo,reporter,jornalista,comentarista,radialista todos são torcedores de algum time embora não declarem para quais times torcem,será que alguns deles querem joel no seu time de coração?

  • de Souza

    Paulistada do Tietê, estrutura não ganha titulo pode ajuda, pois se não Rio não não teria os 2 ultimos campeõs Brasileiros e o atual campeão da taça São Paulo e também e Rio não teria o time que tem mais jogadores cedidos a seleção, não fiquem com inveja que a nossa cidade vai sediar a final da copa e as olimpiadas, 1 dia vocês consiguiram chegar perto de nós…

  • rogerio ratão

    ano passado o Santo André foi na final do paulista contra o Santos, onde estava os outros que se dizem grandes paulistas? com certeza o futebol paulista não tudo isso que se fala, sou mais o futebol carioca, mineiro e gaucho

  • tuffy

    QUER DIZER QUE O MURICY, TEM RAZÃO, É SÉRIO, TRABALHADOR ETC ETC ETC, JÁ OP JOEL É FOLCLORICO……. DEIXA DE SER ABABCA, SEU BABAOVO DE SP.

  • ei gente por que perder tanto tempo assim falando de um time q o único título importante foi um brasileiro em 1995(já faz tempo hein!!!!!!!!!!) e ainda por cima ganharam roubando dos sardinhas e olha q eu nem sou santista………….vamos falar de times de verdade q sempre estão disputando títulos, por exemplo:corínthians(o melhor),santos,guarani da capital(palmeiras),jardim leonor futebol clube(são paulo),cruzeiro,grêmio.internacional,os urubus(flamengo)………..então esqueçam de times q só ganham de vez em quando o “grande campeonato carioca”……….entendeu?????

  • RICARDOLAGE

    Esses paulistas se acham né ? Mas quem ganhou os dois últimos Brasileirões foram os cariocas e sem ESTRUTURA, viu Sr. GuilhermeRP !!! Quando tivermos estrutura então, vamos ganhar 9 em 10 campeonatos brasileiros….Puxa é incrível como o RIO ainda causa inveja a SAMPA !!!
    Mas um dia quem sabe vcs tenham tantas belezas naturais, OLIMPIADA e UPP’s…rs……

  • O JOEL NÃO TINHA MAIS AMBIENTE ENTRE A TORCIDA E ALGUNS JOGADORES. JÁ ESTAVA NA HORA DE SAIR. FEZ UM MELODRAMA DANADO COM AS VAIAS RECEBIDAS, EGOCENTRICO. FOI BOA SUA SAÍDA. NOVO TÉCNICO TRAZ EXPECTATIVAS E ESPERANÇAS NOVAS AO BOTAFOGO. SE DER CERTO TUDO BEM, SE DER ERRADO … COMEÇA TUDO DE NOVO !!!

  • Anttonio

    O que esta coluna esqueceu de dizer que torcedor tem na cabeça puramente o mesmo que um camarão.
    Duvido que na época do grande Paulo Amaral um torcedor fizesse isso.
    Respeito é bom e todos gostam.
    Se os bost@s dos torcedores encabeçados pelo tal Eros se acham no direito disso ou daquilo, então que entrem na área técnica do campo e que façam OBRIGATORIAMENTE melhor do que os treinadores que eles oligofrenicamente criticam.
    São um bando de palhaços que sequer sabem o que é futebol.
    Que dirá ser torcedor.
    Agora, esses mesmos oligofrênicos metidos a torcedores vão ter que aturar o Homem Fluido.
    E em breve, ao chorarem lágrimas de sangue, devem rir de orelha a orelha.
    Pois foram essas mesmas mentes portadoras de síndrome de Turner que provocaram isso.

    Agora é a torcida quem manda num clube, é????

    Isto é a Era da Babaquice Desenfreada !

    SAN

  • coitado de vcs paulistas…..nem conseguem encher seus estadios….nao gostam de futebol…so para lembrar os desinformados os dois ultimos campeoes brasileiros sao do rio de janeiro…alias o sportv em seu canal aberto 39 so passa jsgos de sao paulo, pois eles sabem que o Brasil inteiro tem coragem de comprar pacotes para ver o furebol carioca….pois vcs paulistas nao comprar pq nao gostam e nao entendem de futrebol….saudaçoes cariocas e alvinegras…

  • Breno

    O nosso caro amigo Guilherme ao criticar o futebol carioca e enaltecer o futebol paulista esqueceu de que os dois últimos títulos brasileiros estão no Rio de Janeiro.

    Rapidamente em relação ao Joel, é claro que tem a sua parcela de culpa, mas em quase 2 anos de Botafogo sofreu apenas 12 derrotas e acho que temos que analisar o material humano que ele tem em mãos.

    NENHUM treinador conseguirá fazer o atual elenco do Botafogo jogar ofensivamente. O Botafogo é o único grande clube brasileiro que não tem um meia de ligação de comprovada qualidade.

    Até acho que o Micosuel no Botafogo é um bom jogador, mas não é e nem será o salvador da pátria que a diretoria acha que ele será.

    Obviamente o Joel não saiu por mágoa com a torcida. Ele simplesmente se cansou de não ter material humano, perdeu a paciência e quis respirar outros ares.

  • jose reinaldo dantas carvalho

    O Pedro, realmente tem razão no seu comentário; o Joel não é culpado e nem os jogadores que fazem parte desse plantel tambem a culpa está em quem contrata; isso já esta acontecendo no botafogo a muito tempo; toda vez que o botafogo monta um time só escolhe jogadores sem expressão, limitados, medianos e, nunca um jogador de ponta sempre vem alegando que está muito dificil o clube não tem dinheiro; será que o flamengo, o vasco, o fluminense tem mais dinheiro do que o botafogo? Ou isso é incompetência de dirigentes que não sabem negociar…
    Já faz tempo que a torcida não vê um meia nato no time; um jogador que lance as bolas para o herrera, o loco abreu, o caio. Será que os dirigentes do botafogo espera ganhar alguma coisa com esse time? Que me desculpe os jogadores que fazem parte deste plantel mas, este ano se não começar a pessar como time grande que é o botafogo vai perder mais torcedores além do que já vem perdendo; se o time não ganha classico, não ganha título e não contrata bons jogadores como quer dá alegria a sua torcida…
    O campeonato brasileiro vem ai; é uma competição grande, e o time tem que se preparar para enfrentar as maratonas de jogos, contusões, suspensão de jogadores e etc…
    Será que os dirigentes esqueceram do sufoco que foi o ano passado depois que Maicosuel se machucou o time perdeu sua ofensividade; uma dica: contratem jogador para esse meio de campo por favor…

  • O Guilherme vc esqueceu que o santo andre so nao foi campeao paulista em cima do badalado santos por que uma mulher que pensa que é bandeirinha anulou um gol legitimo de um cruzamento da linha de fundo…
    santo andre nao é tao ruim assim nao!
    foi vice campeao paulista por que roubaram eles!!
    e campeonato paulista que vc fala que é forte ein!!!!
    e kd o timao na libertadores???ja dançou!!!
    time com estrutura é isso!
    saudaçoes hexa carioca!!!

  • Wanderson

    Todos falam que foi meritos do trienador. Mas da uma olhada no time do Botafogo 2010.
    1 Jefferson, 2 Alessandro, 3 Antonio C, 4 Fabio Ferreira, 6 Marcelo Cordeiro, 5 Leandro G, 8 Marcelo Mattos ou Somalia, 10 Lucio Flavio ou Renato Caja, 11 Maicosuel ou Edno, 7 Herreira ou Jobson, 9 Loco Abreu.

    Em minha opinião melhor que time dp Gremio ou Atletico que ficaram em 4 e 5 lugar por exemplo, mas lembra quem perdeu para time reserva do inter, empatou com Ceara e Avai na reta final e na decisão contra Gremio foi expulso e tomu de 3.

    Fala serio!

  • Fernando Zacca

    Quem não entendeu foi você… ingratos??
    ele fez o que no Botafogo? Campeão Carioca?! é pouco…
    ano passado perdemos pro 3º time do internacional em casa…
    tomamos 3 a 0 do grêmio…
    perdemos e ficamos de fora da libertadores! tudo por causa da mania de volantes que ele acha que podem jogar como coringas…
    Monta um time de volantes. Culpa da diretoria? também… Mas ele poderia por no mínimo no banco o Fabrício que é meio -campista de fato.
    Ele foi xingado de burro pelo fato de ter posto um atacante na ala direita em vez de tirar um dos três volantes (Somália). Ai quando teve que tirar o Ewerton, desmontou mais ainda o time.

    Mas para muitos ai a culpa é de quem paga o ingresso!!
    Fogão, sua estrela sempre brilharar!!
    Boa tarde!

  • Paulo

    Pessoal, só vamos saber se o time do Botafogo é tão, mais tão ,ruim e o Joel sabia disso, e dai ele montava aquela retranca. Ou o que acho mais verdadeiro , é que joque pra cima , contra os clubes de menor expessão, e mais cauteloso nos classicos e campeonato Brasileiro.

    abraços a todos.

    nota: pessoal vejam se melhorem o nivel do que voces escrevem. voces escrevem muita bobagem.

  • Vini

    Sempre tive restrições a seu trabalho e o considerava limitado, mais folclórico que conhecedor do assunto… Contudo, o bom trabalho, especialmente no Brasileiro, me fizeram repensar que poderia, sim, haver um bom treinador aí. Era favorável à sua permanência no início do ano.
    Só que começou o ano, com todo o tempo q teve pra treinar, indicar reforços, etc., e o time tá pior… Não tem uma jogada ensaiada, Joel insiste com escolhas erradas, não sabe enfrentar um time retrancado (como monstraram os jogos da Copa do Brasil)….
    Então, saiu na hora certa.

  • Vini

    Sobre o texto em si…
    Treinador tá careca de saber que futebol é momento. Tanto que não hesitam em renovar com um aumento caprichado qdo o trabalho é mais ou menos.
    O próprio Joel fez isso em maio.
    Nada mais justo q, se o momento não for bom, o contrato seja encerrado.
    Não ‘aceitar’ isso, como o Joel fez, é hipocrisia.

  • Fabiano

    Guilherme, só quero te lembrar que os dois últimos campeões brasileiros são do RJ. Desculpe.

  • Já foi tarde, vai bancar o folclórico longe do meu Fogão.
    Um técnico ultrapassado, que não estuda os adversários, não se atualiza e fica com essa ridícula história de “REI DO RIO”, “CALÇADA DA FAMA”, “EU SOU A LENDA” e outras baboseiras.
    O que esse boleiro malandro do subúrbio, que se acha tudo isso, ganhou de importante no futebol brasileiro ?
    Eu respondo: NADA, só regionais, e como é cagão, leva no mata-mata, mas em pontos corridos, onde precisa mostrar competência, sempre fracassou.
    Obrigado pelo carioca do ano passado, mas vai com Deus e por favor, leva sua prancheta.
    Sds alvinegras.

  • Edelço Azevedo

    Valdomiro, dizer que a torcida não sabe reconhecer um bom trabalho não é bem verdade, basta lembrar da torcida do Flu com o Cuca contra o Cruzeiro e olha que o time estava bem sem ele. Só que ele não abandonou o barco quando viu que poderia afundar, nem saiu falando mal do clube.
    Quanto ao Joel, é com certeza um dos maiores enganadores do futebol e nisto é extremamente competente. Quando viu que teria que trabalhar, que só no papo não ia dar para levar o Bota e ainda por cima o Flu esta sem técnico, tratou de arrumar uma desculpa e sair logo. É bom lembrar que o Bota não está na libertadores por que ele fechou o time contra Avaí, Ceará e Grêmio, quando precisava ganhar os jogos, mas, para ele, era mais interessante terminar com “uma boa campanha” do que arriscar. E por último, está entregando o time como pegou: Tomando um sacode do Vasco!

  • sandro fla

    Quanta asneira gente, Joel saiu por estar desgastado com o Clube…macaco velho não ia se deixar levar por coro de torcida, gente…Olha que engraçado, pintou a vaga do fluzinho e o Joel sai rapido do foguinho…carta marcada.

  • O JOEL SAIU MESMO DO FOGAO, POIS OS JOGADORES DE ATAQUE NAO O SUPORTAVAM MAIS,,,ATACANTE VIVE DE GOLS E JOGANDO COM 25 VOLANTES FICA DIFICIL A BOLA CHEGAR LA. PRIMEIRO FOI O ABREU, DEPOIS O CAIO Q DECLAROU P O MUNDO Q ENTROU EM CAMPO P MARCAR LATERAL. DEPOIS O CAJA QUE FOI EMBORA E NAO FEZ NENHUMA QUESTAO DE FICAR POIS AMARGOU A RESERVA O ANO PASSADO(IMAGINEM UM MEIO DE CAMPO COM GUERREIRO, MATTOS, CAJÁ E LUCIO FLAVIO, COM CERTEZA TERIA VENCIDO CEARA, AVAI, INTER E GREMIO) E O LEANDRO GUERREIRO Q SEMPRE DECLAROU AMOR AO FOGAO TBEM FOI EMBORA POIS O JOEL SACANA SEMPRE O ESCALAVA COMO ZAGUEIRO POSIÇAO QUE ELE NAO SE ADAPTOU, JOGOU MAL E FOI INCLUSIVE VAIADO O QUE NUNCA TINHA OCORRIDO EM TODO TEMPO QUE JOGOU NO FOGAO…AGORA IMAGINA SE O FLU IRIA CONTRARTAR O JOEL…ELE IRIA DISPENSAR DECO, SOUZA, CONCA, ARAUJO…E DIGUINHO E DIGAO IRIAM SER OS REIS DO FLU…VAI DESCANSAR E RECICLAR SEU INCOMPETENTE….TROCA SUA PRANCHETA E COMPRA UM NOTEBOOK…VAI SE APERFEIÇOAR COMO TREINADOR…NAO QUERO VER MAIS MEU TIME JOGANDO COMO SE FOSSE UM BANDO EM CAMPO, SEM ESQUEMA, SEM ARMADORES, SEM NADA…PELO MENOS UMA COISA BOA JOEL FEZ, PASMEM, CONSAGROU O JEFFERSON MELHOR GOLEIRO DO BRASIL…MESMO COM 45 VOLATES E 12 ZAGUEIROS ESSE INCOMPETENTE CONSEGUIIA PARAR OS ADVERSARIOS…SE NAO FOSSE O GOLEIRAO ELE JA TERIA SAIDO DESDE O ANO PASSADO…AGORA IMAGINA NUM JOGO DECISIVO CONTRA O GREMIO VALENDO VAGA NA LIBERTA, ELE ENTRA COM 5 VOLANTES PRECISANDO VENCER….VAI PRO INFERNO JOEL…E AINDA TEM DIRIGENTES (QUE NAO DEVEM ENTENDER DE FUTEBOL) QUE ACEITAM ESSAS COISAS,,,,FUIIIII….SAUDAÇOES ALVINEGRAS…

MaisRecentes

Cristiano Ronaldo, uma máquina de obstinação



Continue Lendo

As lições do ‘aspirante’ Carille no senso comum



Continue Lendo

Luxa vive um longo crepúsculo dos deuses



Continue Lendo