Ganso, o ilusionista da Vila Belmiro



A diretoria do Santos apressou-se em valorizar Neymar e impedir que ele fosse driblar em paragens inglesas, mais especificamente no Chelsea. Ganso, assim como o verão, ficou para mais tarde e, ao que consta, zangou-se. A meu ver, prenhe de razão. Porque se é o atacante que carrega o apelido de joia, o verdadeiro diamante da Vila Belmiro é o paraense de nariz adunco e pose de flautista.

A estirpe de Ganso é muito mais rara que a de Neymar, o que não tira deste as perspectivas de ser um fora-de-série. Só que é essa raridade de estilo que faz do meia um craque que merece miradas mais atentas. No último sábado, voltando a campo após quase sete meses de flagelante recuperação, resolveu um jogo, que desenhava-se sofrido, em poucos minutos. Um passe no invisível que só ele vê abriu o placar. E, na sequência, um gol comum para provar que titãs também descem do altar.

Em recente matéria da revista ESPN, Ganso fez a sua mais bela confissão estética: “Nunca quero dar mais de dois toques na bola. É uma coisa que eu me imponho”. É um testemunho franciscano, de desapego à bola. Assim como Drummond cortava palavras para dar o tom certo aos seus poemas, o meia santista economiza gestos para deixar o futebol mais leve, fluido e letal.

Quando vemos Neymar jogar notamos que as fintas e gols demandam algum esforço, olhos esbugalhados e, muitas vezes, voos de encontro ao gramado. Já Ganso, como Zidane, é um ilusionista. Nos vende a ideia de que jogar futebol é tarefa simples e que o virtuosismo é para todos.



  • José CArlos

    Belíssimo texto. Não basta escrever, é preciso saber. Estilística é um rama da gramática nem sempre considerado no jornalismo. Deveria! Eis aí um belo exemplo. Parabéns ao redator

  • Danielfbc

    Maravilhoso texto! =)

  • ANDREY

    Ótimo texto, não por ser santista, mas que se faça justiça ao futebol jogado pelo craque, Ganso é um jogador raro e completo, assim como foi Zidane, se um Pelé vem de 1000 em 1000 anos, jogador como Ganso, vem no mínimo de 100 em 100 anos, a diretoria pecou muito na demora pela renovação e justa valorização e para mim PH é mais decisivo que Neymar, que é muito importante mas às vezes peca pelo preciosismo…Ganso é o jogador do TOQUE MÁGICO, com um toque muda um jogo! Que a diretoria não demore e vida longa ao PH no Santos!

  • LucioFla

    Bom, sou Flamenguista mas acompanho o futebol paulista.
    O Neymar joga bem, é esforçado, não foge da responsabilidade em nenhum jogo e todos sabemos da habilidade dele. Mas prefiro o futebol do Ganço, assim como era o de Zidane… com um pouco de tudo isso e um futebol simples, objetivo e com resultado.

    Como ele disse com dois toques ele faz estrago… coloca o neymar na cara do gol (como na final do Paulista ano passado). Com mais de dois toque é quando ele arruma a bola pra fazer um golaço (como aquele contra o Gremio na Vila Belmiro na Copa do Brasil ano passado).

    Bom ele é um monstro em pele de cabra, no brasil eles tem medo de investir em jogador de jogadas simples, querem investir em firulas e etc… Mas mantenha-se assim, seja humilde e se valorize sempre Ganço!
    Por que se vc for la pra fora como astro igual Robinho e R10 pode ter que voltar igual a eles… vai trankuilo e confirme um novo ZIDANE brazuca!

    Parabens a o ganço pela recuperação e a vc redator pelo texto!

  • Wanderson Carvalho

    Falou tudo Neto. Parabens!

  • Esse time Santosfc,parece magica mais não é,e realidade, esse time parece uma fabrica de craque,enquanto outro diz que o Dentinho é craque,essa é a revelação do Toliminado,o santos e diferenciado dos outros clubes,enquanto o santos procura tecnica,os outros procura força.

  • Di branco e preto eu tenho uma satisfação,canta alegre para o meu povo,que o meu santos e campeão,ooooooooooooooooooooo e o campeão,santos sempre procura a tecnica e não a força,estar no DNA do santos,sempre um time leve,com muita abilidade, e varios atacante,de todo o tempo que eu acompanho o futebol,nunca eu vi um time jogando como jogou esse de 2010.

  • Celso

    Não concordo que Ganso tenha sido preterido com relação ao Neymar como pretende o colunista. Na época a diretoria do Santos planejava um novo acordo com o Ganso porém a sua contusão que o deixaria longo tempo fora de jogo fez com que tal acordo fosse protelado. E Ganso foi muito bem tratado, pois mesmo contundido recebeu todos os seus salários em dia ao contrário de jogadores de outros clubes que mesmo jogando não recebiam em dia. Ganso é de fato em jogador excepcional, porém ele tá de salto alto, se achando demais. A sua insistência em forçar uma saída do Santos já tá enchendo o saco. Vale comparar a renovação de um talento em ascensão como o Lucas do São Paulo com os problemas que o Ganso tá impondo ao Santos. A diferença entre os dois é que Lucas é grato ao clube que o revelou.

  • O Ganço não tem Gratidão,o que ele fez com o Messias(Giovane)não tem preço,o Messias que encaminhou ele ao santos,o certo era para que o Messias fosse o empresario dele, e não o Grupo DIS,nunca vi uma reportagem ele agradecendo ao Messias.

  • magnum suzano de abreu

    Ganso e Neymar vão render muitos frutos ao brasil, eu creio pelo menos!
    Ganso maestro, não tenho nem o que dizer sobre, simplicidade, técnica, categoria e seriedade sempre.
    Neymar brabissimo, mete gol com as duas pernas, dribla pra qualquer lado como ngm, em breve eles revesaram como os melhores do mundo, eleito pela FIFA, Lucas do são paulo vai brigar muito bem por esse mérito também.
    acho comparações do Neymar com o Robinho, comparação IDIOTA!
    Neymar ja é mais completo que o Robinho, Robinho quando apareceu só peladalava
    Neymar é matador, driblador, bate falta bem e fora que joga com as duas pernas.. não se relaxa nunca, esforço puro
    muito mais completo que o Robinho, hoje!
    pf, lembrem do Robinho com 18 e compara..
    sou tricolor carioca e Neymar é meu idolo!

  • oliveira

    É lamentável ver o futebol brasileiro vivendo de esperança e não de realidade. Desde Kaká 2007 não chegamos nem perto de ter o melhor jogador do mundo. Vivemos iludidos com jogadores que podem ser algo, mas que hoje não são nada.O Brasil leva pau em amistosos com atuações pífias e abafam falando do que “podemos ser” e não “do que somos”, falam da seleção sub-20, que aos trancos e empates com Bolivia, ganhou a competição. Neymar, o novo Pelé, falhou no seu grande teste até aqui, que foi a derrota pra argentina no sub-20, mas vivemos do que ele “pode ser”. Ganso mal voltou de contusão é já será um novo Zidane, só falta ganhar uma copa e ir a final de duas, fácil!. O Famigerado Dunga, não levou o “novo Zidane”, mas dias depois o tempo e a cirurgia de Ganso lhe deram razão, ao menos neste quesito!As pessoas precisam acordar, o Brasil está vivendo de fantasias, de promessas sobre jogadores que nem títulos importantes por seus clubes conquistaram e “do que podem ser” com jogadores que ainda “nada são” e não estão preparados pra nos dar a copa de 2014.

  • Alexandre Faria

    Olá Valdomiro,

    Passo a ser seu leitor a partir de hoje. Para o esporte leio todos os textos do tostão, do calazans e do juca, mas fiquei muito satisfeito ao ler seu texto hoje.

    Sobre ganso e neymar, lemro de diego e robinho, imaginava que diego seria uma grande craque e robinho confirmou menos. Agora o Ganso é craque, 10 da seleção, mistura de zidane e rivaldo.

  • COLORADO

    QUAQUAQUAQUAQUA

    O ILUSIONISTA TE ENGANOU DIREITINHO

    HUAHUAHUAHUA

  • souldapaz

    KKKKKK QUANTA BOBAGEM, BASTA DIZER QUE ELE ILUDE A TORCIDA E É TAMBÉM FREGUES DO TIMÃO..KKKKK

  • luiz carlos

    o time do santos não tem sangue para desputa uma libertadora,sem defeza,sem sentravante,sem comantante.falta e vergonha na cara da todos os jogador torcedo não e palhaçoqueremos muryci

  • BocaJrs

    Eu sou argentino, torcedor do Boca, e pra mim, a verdadeira JOIA do Santos é o Ganso, longe do Neymar. E são todas as características que o Neto tão bem descreveu nessa matéria que fazem ele um fora de série mesmo, único na América do Sul (agora que o Riquelme nem tá jogando bola). Parabéns pro torcedor santista, no Brasil sou corinthiano mas só posso admirar jogadores como o Paulo Henrique, o melhor jogador brasileiro em atividade.

  • Rogerio Santista

    Prezado, permita-me discordar.

    Neste episódio, a diretoria não errou em nada. O Neymar tinha uma proposta concreta, o Ganso estava no DM.

    Ficou claro que o que ele quer é sair do Santos, ele não quer aumento, quer redução de multa, simples assim.

    Ganso é craque, mas é mercenário, infelizmente.

    Arrume uma proposta e vaze!

    Fora da Vila, mercenário!

    Abraços.

  • TRI MUNDIAL DOOM

    É O Q EU DISSE NO BLOG DO BENJA: GANSO JOGA BOLA, NEYMAR É FAROFA, ENGANA…

  • luiz

    ganso é ilusionista mesmo sumiu contra o colocolo no chile

    ganso é tão ilusionista que ainda tem bobo achando que ele sabe jogar bola

    ganso e o time do santos são uma bosta,badalada pela imprensa paulista

    por isso que a seleção ta esta porcaria,só colocam estes caras que não jogam nada , que a imprensa força a barra

    e não sei para que puxar saco do santos se esse não tem torcida,é como um coritiba ou goiás

  • Marcio

    Concordo com Rogerio Santista.GAnso joga muito,mas está mal assessorado pelo irmão e DIS.Ele deveria vir a publico explicar as contradições que ele mesmo provocou.Ex:estava descontente porque o clube não o valorizava,mas no novo acordo não quer mais aumento e sim que abaixe em 20mi de euros a multa.não abre mão de 1% dos direitos de imagem para o Santos.Ele quer tudo e não abre mão de nada!Faça o seguinte Ganso,conquiste a libertadores sozinho,o mundial no final de ano também,seja campeão brasileiro e aí direi que vc é craque!

  • Felipe

    O PROBLEMA DESSE TIME DO SANTOS, É O QUE ESTAMOS DIZENDO DESDE O ANO PASSADO.
    A ZAGA DO SANTOS, VEJAM O EDU DRACENA E O DURVAL NÃO ESTÃO A ALTURA DO SANTOS, ELES PERDEM NO ALTO E POR BAIXO PRA QUALQUER ATAQUE, O SANTOS TEM UM ÓTIMO TIME DO MEIO PRA FRENTE, MAS O PRINCIPAL QUE É A ZAGA É UMA BARBADA E SERÁ QUE ESSA DIRETORIA OTÁRIA NÃO ENCHERGA, SERÁ QUE NÃO EXISTE NENHUM DIRETOR QUE TEM CORAGEM PARA DIZER A ESSE BARRIGUDO DESSE PRESIDENTE QUE O SANTOS PRECISA DE ZAGUEIROS DE ALTO NÍVEL, DE QUE ADIANTA TRAZER ELANO, AROUCA, TER NEYMAR E GANSO, TODOS DE NÍVEL DE SELEÇÃO, E TER JUNTOS DRACENA E DURVAL É PARA ACABAR COM A AS ESTRELAS DO TIME….

    SERÁ QUE NINGUÉM ESTÁ VENDO!!!
    ESSA ZAGA NÃO PRESTA!!!
    O PIOR É QUE OS CARAS SÃO INTOCÁVEIS, É BRINCADEIRA!!!
    COM DRACENA E DURVAL O SANTOS JÁ ESTÁ ELIMINADO DA LIBERTADORES!!!

    ACORDA TORCIDA SANTISTA, VAMOS PROTESTAR CONTRA ESSA ZAGA, OU VAMOS COMO OTÁRIOS ACEITAR, VEJAM O QUE A TORCIDA DO CORINTHIANS FEZ E DEU CERTO…
    FORA DRACENA, FORA DURVAL….
    Fora Danilo e Adriano

  • Eduardo

    xD

  • ganço, joga muito quem dera um dia ser com vc.flw brother.

  • Parabens Pelo texto!
    Tens uma visitao muito inteligente, nao por ser Santista, mas por admirar o futebol arte.
    mas to cansado desses empresarios do Ganso, que coisa horrivel!
    Querem querem querem, jogou uma partida bem, nova moda Plano de carreira!!!Meus Deus onde vai parar isso?
    Os jogadores se iludem tanto que depois esquecem de Jogar. ex Andre( ex santos 26gol) quase 8 meses fora (zero), cade o PLANO DE CARREIRA??
    Gosto Muito do Santos e de Futebol. Odeio empresario e Plano de carreira ( jogou bem ganha, senao jogou tem que melhorar)
    Abraco

  • Bom dia!

    Sou formado em Comunicação Social e fã de esporte. Meu objetivo é iniciar um projeto nessa área, para isso, dei início a um blog sobre o assunto. Por favor, leiam. Tenho certeza de que irão gostar e apostar em novos talentos é sempre importante. Acredito que em ambos os lados saem ganhando. Só preciso de uma oportunidade para mostrar meu trabalho.

    PS: Inclusive também escrevi sobre o mesmo assunto. Não deixe de ler!!

    O link é:
    http://www.colunadoebling.blogspot.com . Tenho certeza de que irão gostar!

    Fico aguardando uma resposta.

    Muito obrigado!!

MaisRecentes

Guttman, uma bela e vitoriosa trajetória



Continue Lendo

Palmeiras x São Paulo: rivais contra o vexame



Continue Lendo

Neymar, entre a guilhotina e ‘la vie en rose’



Continue Lendo