Adilson Batista, um inventor moderno



“O técnico é um inventor. Inventa tão completamente que chega a pensar que é invenção a invenção que deveras tem em mente”… Peço licença a Fernando Pessoa para parodiar canhestramente suas poéticas e inesquecíveis palavras em “Autopsicografia” e saudar (é ironia!!) Adilson Batista.  Meu caro, tu és um inventatimes, apropriando-me e subvertendo a ideia de Haroldo de Campos do inventalinguas. Para quê fazer o simples se pode complicar, não é mesmo? A essência do sadismo para estar em ti . Parece até uma vontade recôndita de ouvir o “burro, burro” dos arquibaldos? Ou pura vaidade? “Espelho, espelho, meu, existe um inventor mais criativo do que eu?”

Por que essas palavras?

Maikon Leite e Zé Eduardo começaram o ano com a corda toda e foram esquentar o banco. Qual o sentido disso? Dizem que o futebol é simples, mas os treinadores teimam em dificultá-lo. É mais ou menos como aquela antiga mania dos técnicos da Seleção Brasileira de não convocar quem o povo clama. Afinal, para quê dar pelota a toda essa gente? Os professores são eles, não é mesmo? O óbvio sofre estupro a todo momento em tentativas de se ter eventuais méritos pela originalidade. Pois fazer o que todos pedem é dividir os méritos, é pendurar a vaidade no varal.

A irritação do torcedor faz-se mais que justa. O sujeito vê o time molenga, preguiçoso, pétreo e deseja mudanças. Espia no banco e vê a leveza, a velocidade, a perícia ali paradas, esperando uma oportunidade. Todo mundo vê. Mas o treinador, abraçado às suas convicções, mantém sua obra sem fundamentos. E como fica tudo isso? É o duelo da evidência contra a consciência (ou seria onipotência?).

Nas coletivas, o olhar de Adilson perambula de um lado para o outro, repare! Parece procurar nos vários horizontes ideias que colidam com o senso comum. “Não vou fazer o que eles querem, não posso fazer o que eles querem”. E nisso possivelmente reside  seu erro. Nem sempre o senso comum é vergonhoso. Às vezes é necessário para o bem de todos e felicidade geral de uma dada nação. Não fosse assim e o Brasil não teria conquistado o título mundial de 94. Romário só foi convocado por Parreira, um símbolo da burocracia da bola, em cima da hora, apesar do clamor popular. Mas deu tempo para que o futuro ganhasse outro rumo.



  • Bruno

    Tem um outro técnico que segue essa mesma linha de raciocínio e é justamente o técnico do time que eu torço [São Paulo]. O Carpegiani NUNCA repete a escalação, está sempre querendo ‘inventar’ alguma coisa, quem assistiu o jogo contra o Bragantino, sabe que foi a melhor partida do SPFC dos últimos tempos, o time foi realmente muito bem, poderia ter enfiado uns 8, sem exagero algum, e não sofreu qualquer perigo na defesa, há não ser por um chute de longe que acertou o travessão, mesmo assim, com o time indo bem, ficando claro que ele havia encontrado o que tanto procurava, sim a tal formação ideal, hoje vejo nas noticias que MAIS UMA VEZ ELE RESOLVEU MEXER NO TIME, tirou o Casemiro, que havia feito um partidaço, para colocar o Rivaldo, ficando apenas com o Carlinhos Paraíba na marcação, disseram que o Jean fará o papel de volante e ala do time, não sei se isso daria certo, até porque o Casemiro ganhou todas as bolas pelo alto no meio campo, melhorou a saída de bola, mas é o tal Pardal que está no comando, não sei o que o time precisa fazer para agrada-lo…torço pelo São Paulo independente do jogador que veste o manto sagrado, mas o técnico podia ajudar sem inventar tanto…

  • Daniel Santos

    Quem dera se o Adilson lesse este blog! Quem sabe ele não coloca os artilheiros do Paulistão Zé Eduardo e Maikon Leite pra jogar!

  • marcos fish

    Faço das suas palavras, as minhas. Abs

  • ASSIM COMO TODO JORNAL O FLANCE NUNCA CONSEGUIRAM DISFARÇAR SEU FLAMENGUISMO!

    SÃO PAULINOS, VASCAÍNOS, PALMEIRENCES, BOTAFOGUENSES, TRICOLORES E BOTAFOGUENSES, ATLETICANOS E CRUZEIRENCES, COLORADOS, GREMISTAS E TORCEDORES NORDESTINOS! JUNTOS TODOS QUE ODEIAM FLAMENGO E CORINTHANS SÃO MAIS DE 60 MILHÕES!

    NÃO LEIAM O LANCE, E NÃO VEJAM A GLOBO! DEIXEM ELES COM OS QUERIDINHOS FLAMENGO E CORINTHIANS! DEIXE SÓ ELES COMPRANDO JORNAL, PRA VER SE ESSA POSSILGA NÃO TOMA UM PREJUÍZO, É SÓ FAZER AS CONTAS!

  • sergio

    O olhar enigmático do adilson nas coletivas deve ser por causa que ele pensa que é o que gostaria de ser, um técnico importante á altura de um Santos f.c.
    Mas a realidade é que ele é técnico para times menores, nas dois jogos importantes ele se perdeu, foi demais para a sua estrutura emocional e o pânico o dominou e não conseguia enxergar o óbvio, e isso é confirmado após o jogo na sua fala…campo encharcado, cansaço, neymar não é máquina e outras baboseiras que revela claramente que le não é o que pensa ser.
    Tomara que a direção do Santos c/ tanta grana envolvida nesse planejamento veja quem verdadeiramente ele é.

    abç

  • Eduardo Bonfante

    É a mais pura verdade, no Cruzeiro desperdiçou chances e mais chances com sua mania de ser Professor Pardal. No Curingão lhe cassaram logo o direito de inventar. Agora foi para o Santos e deram-lhe novamente a chance de mostrar toda a sua “genialidade”. A concorrência penhorada agradece.

  • evaldo otto

    …vou repetir o que escrevi noutros blogs,o dito é um técnico que tem os pés no chão…OS QUATRO!!!

  • ricardo silveira

    parabens, disse tudo o que o torcedor santista esta sentindo em relaçao ao adilson, ele insiste no erro e em invençoes tolas

  • GARDENAL

    Perfeito, nossa eu fui lendo e só falando “sim”,”sim”.parabéns Valdomiro, é isso aí infelizmente o Adilson não vai longe na vila.

  • jorge paulo

    Estou vendo que a maioria está crucificando o Adilson Batista, mas e a diretoria???

    Todo mundo que assiste ao futebol em geral, deveria saber que o estilo do Adilson é esse, principalmente a diretoria…
    o apelido de pardal vem da onde???
    do Cruzeiro, imaginem porque…
    foi chutado do Corinthians porque???
    por inventar…
    A diretoria queria o que dele???
    E a formulação do elenco, a culpa é só do Adilson???
    Foi o Adilson que deu mole e deixou o Maikon Leite assinar com o porco?
    Todo mundo esqueceu como ele começou no Santos, nos ajudando a não sermos rebaixados, estavam esperando o que pra renovar, ou tentar comprar a parte que pertence ao grupo de empresários?
    E o Zé love, foi o Adilson que mandou vender?
    Nesse time, jogando bem, no fim do ano o Zé valeria bem mais;
    e outra, venderam o Zé para arrecadar 3 milhões de euros, e me pagam 1 milhão de euros pra ter o diogo por empréstimo, ou seja, no final do ano, nem o Zé, nem o Diogo, e com um lucro nessa negociação de 2 milhões de euros, pergunto: comprar quem com 2 milhões de euros?
    E o Robson, tá no elenco porque?
    Porque a diretoria já não liberou ele pra forçar a entrada do Filipe Anderson na lista da libertadores?
    Ou acham que o Robson vai salvar a pátria santista?
    Que o Adilson não é técnico pro Santos, até meu filho de 3 anos já sabe, mas tá na hora de quem colocou ele na direção do time ser cobrado também.
    Entendam, não estou falando que a atual diretoria não presta, pelo contrário, mas não é por isso que ela não deve ser cobrada…
    Acorda Laor, o que ganhamos no ano passado, faz parte da história, mas vamos olhar pra frente e esquecer um pouco da história.

  • fabioo

    Falo pouco mais falo bonito !
    Ele e o Carpegiane sao assim, só que pelo menos o Carpegiane coloca um time ofensivo, sem medo. Ja o Adilson Batista…

  • Diego Guedes Moliterno!d

    Concordo plenamente!!!
    Acredito que ele deveria pensar melhor no posicionamento do meita atacante,centroavante ou meia Atacante Diogo!!!.Vi sua na partida contra o Noroeste sua melhor atuação, atuando como um meia atacante!!!
    POxa Adilson coloco ele e o Elano no meio e ataque Zé Eduardo e Neymar ou Maicon Leite!!
    enfim
    e pela direita se caso o Jonathan nao estiver 100% coloca o Danilo e o Léo infelizmente se não render temos o Alecsandro q já mostro toda sua qualidade!!
    forte abrax

  • Felipe

    Esse CAIPIRA(ADILSON BATISTA)… caipira..caipira… está acabando com o SANTOS junto com o BARRIGUDO do presidente(LUIZ ALVARO)…

    3 pontos;

    1º ponto é que em forma de protesto todos nós SANTISTAS não vamos a VILA BELMIRO neste próximo jogo do SANTOS que é no Sabado contra o SÃO BERNADO e assim não entrará nenhuma renda ao SANTOS e quem sabe esse idiota desse BARRIGUDO DE PRESIDENTE SENTE A DOR NO BOLSO E MANDA EMBORA ESSE CAIPIRA!!!!!!!!!!

    2º ponto é enquanto o BARRIGUDO não mandar embora o CAIPIRA nenhum torcedor SANTISTA vai comprar nenhuma camisa ou qualquer outro artigo com a marca do SANTOS FUTEBOL CLUBE, e assim o BARRIGUDO vai sentir no bolso e não vai poder mais ficar todo os dias nas CHURRASCARIAS e manda o CAIPIRA embora!!!!!!!!!!!!!!!!!

    3º ponto é vamos homenagear o VITORIOSO DORIVAL JÚNIOR(que saudade) nos BLOGS, nos muros da VILA BELMIRO no YOUTUBE, colocar FAIXAS nas principais praças de SANTOS E SÃO PAULO e aos SANTISTAS EMPRESÁRIOS a pagarem grandes outdoors com os dizeres, VOLTA DORIVAL. VAMOS COMEÇAR A CAMPANHA VOLTA DORIVAL…..!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    OBS: MORO NOS ESTADOS UNIDOS E SE ESTIVESSE HOJE RESIDINDO NO BRAZIL AMANHÃ CEDO JÁ MANDARIA FAZER AS FAIXAS E COMEÇARIA PESSOALMENTE ESSA CAMPANHA, MAS COMO ESTOU NO EXTERIOR VOU COMEÇAR A CAMPANHA VIRTUALMENTE E NÃO COMPRAREI MAIS NENHUM ARTIGO DO SANTOS ATÉ QUE ESSE BARRIGUDO MANDE ESSE CAIPIRA EMBORA…
    FICA AQUI MEU PROTESTO E CONTO COM TODA A NAÇÃO SANTISTA…. PRA CIMA DELES SANTOS

  • Marcus

    Muito legal seu post misturando poesias de Fernando Pessoa, recursos de Haroldo de Campos, afora recursos históricos futebolísticos ou não (Seleção de 1994; Dia do Fico) e futebol. Difícil ver isso nos colunistas de futebol. Parabéns!

    Só discordo quanto a uma coisa. O Diogo realmente não merecia ser titular. Por outro lado, se não colocasse o Neymar e o resultado do clássico fosse o mesmo… pelo o que já aconteceu com o Dorival, a experiência leva a crer que a essa hora ele já nem seria técnico do Santos.

  • Bento

    Muito sensato seu post, esse Adilson realmente é um inventor. Será que a Diretoria do Santos não vai abrir o olho tarde demais. Lembra do Corinthians que abriu mão de tudo pela Libertadores e depois acabou perdendo tudo. Poupar jogador contra São Bernardo é um absurdo, a Libertadores está apenas começando e já começar a esquecer o Paulista é burrice e o Adilson já esta fazendo besteiras.

  • luiz canuto

    Iissshhh… esquenta não é só o começo. Aguentamos 3 anos isso no Cruzeiro. Só ele sabe o que é certo. Ainda insistia com Jonathan e Thiafgo HELENO.
    Mas é sério, trabalhador e do bem, se deixar de fazer pirraça vai ser técnico de ponta no Brasil.

  • marcio

    É triste sofrer uma desilusão tão grande,pensei que o senhor Adílson Batista iria provar no Santos que ele é sim um grande técnico,mas infelizmente ele deixou bem claro que de futebol não entende é nada,ou melhor entende tanto que acaba complicando quem não entende,gostaria de entender qual a finalidade de se mexer em um time que esta se entendendo bem, para deixar o time sem entender nada,porque qualquer leigo sabe que time que esta se entendendo não se mexe!!!!

  • sou corinthiano. o ADILSON já foi tarde do corinthians, o cara é doido varrido, nunca vi um técnico ex-zagueiro que ataca descontroladamente, e não põe ninguem para marcar. ele toma muitos gols, péssimo treinador e teimoso, veja o caso do thiago heleno…

  • marcio

    até os mais leigo no assunto sabe que futebol é momento,e que em time que se ganha não se mexe ,é dificil olhar para o glorioso e saber que corremos sérios risco de fazer uma libertadores ridicula,diretoria pessoas que cuidam do santos pelo amor de Deus não deixem que isso aconteça,voces tem que fazer algo enquanto é tempo avisem o Adilso que ele esta deixando o vice artilheiro do paulistão no banco socorroooooooooooooooo. confio em vcs vai pra cima deles santossssssssssss…………………………

  • Augusto

    Perfeira materia, Finalmente alguem fez a colocação certa e resumiu num pelo texto, que todos nos estamos vendo parabens

  • FINALMENTE ALGUÉM DA IMPRENSA FALA ALGUMA COISA SOBRE O PROFESSOR PARDAL QUE É O APELIDO QUE A TORCIDA DEU PARA O NOSSO INVENTOR,OPA DESCULPE TREINADOR,HAHAHAHAHA.
    ESPERO QUE ELE PERCEBA ESSA LOUCURAS ,BURRICES,SEI LÁ
    ADILSON PELO AMOR DE DEUS PARA DE INVENTAR.

  • thiago

    Poxa concordo plenamente, sou cruzeirense e desde quando estava aqui ele sempre ia contra a torcida, mesmo quando ele próprio já tinha pensado em fazer uma alteração durante o jogo, se a torcida começasse a pedir esse mesmo jogador ele mudava de opinião!!!Aqui ele era chamado pela torcida de “Professor Pardal”.

  • E. SOUZA

    Em outras palavras eu disse a semana passada, mais ou menos o que voce escreveu agora, do Adilson e da Diretoria do SANTOS FC, concordo plenamente, perece que o Adilson quer provar para si mesmo a sua filosofia ou seja quer enganar a si mesmo. RESUMINDO, o bom é aquele que faz o simples dar certo.

  • fábio

    UFAAAAA!!!!!! MUITOS PARABÉNS, VALDOMIRO NETO! NOOOSSSAA! ATÉ QUE ENFIM, ALGUÉM FALOU DO FUTEBOL MESMICE, SEM A MESMICE QUE PREDOMINA NO FUTEBOL. FALOU VERDADE, DE FORMA DIVERTIDA, DO ÓBVIO SEM SER CLICHÊ, INTELIGENTE E COMPREENSÍVEL. TOMARÁS QUE CONTINUE ASSIM, E SE JUNTARÁ AO SELETO GRUPO DO TOSTÃO E DO DAVID COIMBRA, LÓGICO, CADA UM NO SEU ESTILO, FALANDO DE FUTEBOL DE FORMA INTELIGENTE E INTERESSANTE. MUITOS PARABÉNS!!!
    FÁBIO. UM FANÁTICO POR FUTEBOL, CANSADO DA MESMICE DOS CRONISTAS.

  • Marco da Vila

    Perfeito, Valdomiro, perfeito! E essa vaidade não é só do Adilson não, infelizmente. Além disso existe outro fator que “influencia” e dão um toque especial as “originalidades” dos técnicos: os empresários. Esse mal recente não nos permite afirmar com certeza se a escolha de uma determinada escalação é fruto apenas da vaidade do técnico ou se existe um fator ou valor mais objetivo que o force a colocar em campo jogadores que não convencem, e pior, não vencem. No caso do Adilson acho que é vaidade pura. Ele faz parte daquela categoria dos “estrategistas” que tem como princípio “ter um time de acordo com o adversário” (é o clichê do clichê). O Adilson começou a mostrar as garras no jogo contra a Ponte Preta, fez uma escalação esquisitíssima porque estava preocupado com a marcação de um tal de Renatinho ou Fernandinho, sei lá. O Santos estava em 1º lugar, assustando os adversários e ele resolve armar um esquema para se proteger de um ciscador da Ponte Preta. Lógico que não deu certo e só piorou a partir daí.

  • Adelio de Carli – Cel Vivida

    Até hoje todos os técnicos teimosos que conheci, se deram mal, e o Burro do Adilson Batista está indo pro mesmo caminho. Pega um time embalado como o Santos, com um baita elenco e começa a inventar, trabalhando contra ele mesmo, pois sabemos que o AB não é um tecnico de ponta e poderia se consagrar, simplesmente deixando o time jogar…sem interferir, colocando, ou deixando, os craques em seus lugares…mas quando o cara é burro e teimoso, simplesmente vai se afundar na sua mediocridade…depoois, se houver eliminação em alguma competição, principalmente na Libertadores ele será o unico responsavel e a torcida vai cobrar…Abre o Olho Adilson que o desemprego vai rondar tua porta….

  • wagner santiago fagundes

    Nós Cruzeirenses entendemos perfeitamente isto e sofremos na pele por 3 anos consecutivos, enquantro a imprensa nacional, destacava o trabalho dele, sem avaliar o resultado final. Não ganhamos nada de significativo. Tivemos que aguentar a preferencia por Thiago Heleno(que ele levou para o Corinthians) a sua insistencia em fazer o Jonatham jogar de volante adiantado, Marquinhos Paraná de terceiro zagueiro, Thiago Ribeiro no banco na final da libertadores, aguentar Camilo, Eli Carlos e por ahi vai.
    Nosso consolo é que ele era imbativel contra o Atletico e isto o segurou por um bom tempo

  • evandro

    adoreiiiiiii issso parabénsssssss pelo comentario inteligente e verdadeiroooooo.

  • Eduardo Matos

    Infelizmente o Santos corre o risco de perder tudo que vai disputar este ano, pois o Professor Pardal, só inventa, e o pior invneta mal.

    Ela parece que tem uma Ferrari nas mãos, mas não passa dos 60Km/h.

  • Eliezer Narciso

    Excelente
    texto perfeito

  • Celio Angeloni

    Concordo com tudo isso, mas o principal culpado não é o técnico Adilson, que aliás, trata-se de pessoa honesta ao extremo, pois nunca escondeu de ninguém que é um inventor. O culpado são os que o contratam e também essa mídia, onde pululam verdadeiras prostitutas que por algum preço, fazem o “marketing” de quem deve ser promovido ou não.
    Também parodiando um personagem de novela, o Sinhozinho malta – “TÕ certo ou tô errado??????”

  • Gabriel

    Adilson cometeu os mesmos erros no corinthians, que culminaram com sua demissão e a perda do titulo brasileiro. Enquanto muitos da imprensa o idolatravam, ele fazia a mesma coisa que hoje faz no Santos: tentar impor o estilo de jogo que deu certo no cruzeiro, ao inves de fazer o simples e montar o time com as caracteristicas que os jogadores do elenco possuem.

  • Luiz

    E não foi convocado em 2002 apesar do clamor popular e o rumo todos já conhecem. Cada caso um caso, e que não se generalize.

  • PXE

    CONCORDO COM TUDO TEM QUE SE DAR UM FIM A ESSES TREINADORES MEQUETREFES QUALQUER UM ENXERGA O OBVIO SÓ ESSE ANIMAL QUE NÃO !!!!! FORA ADILSON PROF PARDAL DO INFERNO

  • Eduardo Levy

    Valdomiro, muito obrigado!!! Pensei que só eu via o óbvio. Fico feliz de ler um texto que explicita o meu pensamento e com certeza o de muitos santistas. Alou diretoria, tenham a humildade de chamar o Dorival Junior de volta. Por amor ao bom futebol e a beleza da arte.
    Parece que até a própria diretoria do Santos se curvou ao clamor da mídia. Não pode jogar bonito, não pode marcar muitos gols. Temos que ter um “bando de brucutus” em campo….

    Aí meu Deus do céu, ilumina estas cabecinhas…

  • marcos

    concordo plenamente com vc meu caro amigo neto, não consigo enxergar o que ele vê nesse diogo para deixar M.L, Z.E e até mesmo o KEIRRISON no banco.e por favor não mexa na posição do NEYMAR, deixe ele na ponta. Espero que a diretoria do SANTOS tome providencia o mais rapido possivel antes que ele não prejudique a nossa tri libertadores.

    Um abraço.

  • E. SOUZA

    PERGUNTA-SE? ABes.. ainda é o tecnico.

  • Paulo

    Gozado, no começo do ano o cara era genio, o que aconteceu ? Chupa freguês !!!

MaisRecentes

Um Dérbi sob o signo da invencibilidade



Continue Lendo

Ceni e Mancini, vítimas de cartolas inconvictos



Continue Lendo

Cristiano Ronaldo, uma máquina de obstinação



Continue Lendo