Ronaldo, o Dom Quixote que deu certo



Mirem-se no exemplo desse rapaz de Bento Ribeiro. Sua carreira é página virada, mas o legado de superação tem que ficar. Escrevam um livro, aqueles de boa vontade, e espalhem nas escolas desse Brasil de gente obreira a boa nova fenomenal: nem sempre o decreto do fracasso deve ser levado em conta. Às vésperas da Copa de 2002, Ronaldo estava descendo à mansão dos mortos. Sua carreira, para alguns (muitos), havia acabado. Mas, como diria Jean Cocteau, não sabendo que era impossível ele (o cara!) foi lá e fez.

E fez mais que a encomenda: campeão e artilheiro no Mundial da Ásia e, quatro anos depois, já com a barriga saliente, se tonaria o maior goleador da maior competição de futebol do planeta terra. Do pó de um joelho moido e dos espasmos de uma convulsão mal explicada, Ronaldo se reinventou como nenhum outro. Virou a encarnação da música de Raul Seixas: “Não diga que a vitória está perdida. Se é de batalhas que se vive a vida. Tente outra vez”.

Faltou às emissoras de TV a devoção devida ao craque. Nem ao menos um “piiiiii”, sempre usado em xingamentos, quando ele falou em “fracasso no projeto Libertadores”? Um filho teu que não fugiu à luta não pode nunca ser associado à lona!

Ronaldo é o Dom Quixote que deu certo, meus amigos! Se na novela de Cervantes, o Cavaleiro de Triste Figura lutava contra moinho de vento imaginários, na novela da vida real o Fenômeno precisou derrotar o ceticismo da crítica e os boicotes do próprio corpo. Esse é o legado de uma carreira feita de dores e glórias.



  • comentario magnifico, parabens ,o fenomeno ronaldo e uma lenda viva.

  • Clayton

    Ronaldo

    Nós que somos Corinthianos de verdade,pedimos desculpa pela falta de respeito de uma minoria desprovida de educação e que acredita nos representar.

    Tenho certeza que a REPUPLICA POPULAR DO CORINTHIANS está grata,pelos momentos inesqueciveis que nos proporcionou.Exemplo (gol de placa na vila belmiro) etc.

    Aproveite para gozar o prestigio e patrimonio que conquistou ao longo de sua árdua carreira.

    Valeu,louco.

    Um forte abraço do bando de loucos !!!

  • Clayton

    Caros Amigos

    Temos alguns bons centroavantes Pato,Luis Fabiano,André e posso estar sendo injusto com mais algum que não me recordo,mas o RONALDO sempre foi um fenomeno e não será nunca substituido a altura.

    Para os mais velhos houve substituto a altura para Pelé?

    Assim será,Veremos e sentiremos saudades da genialidade de mito chamado Ronaldo.

    Abraços ao amigos que gostam de futebol e este comentário fará mais sentido daqui algum tempo aguardem !!!

  • diogenis

    oque fala de ronaldo em poucas palavras o homem milagre ronaldo o timão tem cem anos e nem daqui a mais cem vamos ter outro ronaldo a como seria bom se vc fose pra sempre fenomeno

  • Marcos

    Amigos, Ronaldo Fenomeno merece ser homenageado pela sua historia no futebol hoje, e não depois de morto como é de costume ……

    valeu .

  • Corinthians sempre trata mal seus idolos, nao e a primeira vez! Ronaldo fez muito bem de se reirar do futebol, ja fez tudo q tinha para fazer. Merecia muito mais de parte de todos, em especial respeito, coisa q os Corinthianos nao tiveram por ele, um cara que colocou ate dinheiro do bolso para o Corinthians… Tinha q ser ese timinho de merda !!! Foi o unico erro de sua brilhante carreira: Jogado no corinthians!!!

  • Fábio

    É a primeira vez que acesso seu blog e na minha visão, este comentário é o mais bonito que já li a respeito de futebol.

    Obrigado.

  • D.

    Bom… gostei da analogia, apenas uma correçãozinha de nada… troque moinhos de ventos por gigantes imaginários ou dragões. Na obra máxima (e porque não dizer única) de Cervantes os Moinhos de Ventos eram reais, e Dom Quixote os imaginava como gigantes.

    Abraços

    D.

  • Non

    Uma história linda no começo e no meio, mas o seu final, não adiante querer tapar, foi uma lástima!

    Saiu por baixo, humilhado, o que ajuda é o seu passado glorioso e a mídia, pois agora querem de qualquer forma transformá-lo em um mito.

  • jorge

    Valdomiro o Ronaldo esta mais para Sancho Pança que para Quixote. Ele virou celebrindade, não joga a 9 anos é obeso a 10, como um atleta pode ser obeso? vcs esqueceram o que ele fez na Copa 2006? ele só tem títulos pessoais, peguem os clubes que ele passou e veja se são muitos? nunca ganhou uma liga dos campeões, nunca ganhou um brasileiro, libertadores nem se fala, foi o rei das copas dos reis( não vale nada) passou por Barça e Real e só conseguiu ganhar 1 espanhol, mas é o maior marqueteiro do futebol, a imagem que passa é de que é um multicampeão e sempre resurgi das cinzas, pegue o Cafu e compare o que os clubes ganharam com ele e com o Ronaldo.

  • Arnaldo Bastos

    Sendo na Vila Belmiro, é mais valorizado, né?
    Obrigado aos corintianos que estão sempre mencionando, o “Templo Sagrado” do futebol, no planeta, onde reinou o maior de todos os tempos.

  • Paula

    Neto,

    sou professora e tomei a liberdade de usar esse seu texto em uma prova. Os alunos leram D. Quixote e, por meio do seu relato, pude mostrar-lhes a essência da obra. Parabéns pela intertextualidade, as belissímas citações bíblicas e a construção textual impecável!

MaisRecentes

Neymar, entre a guilhotina e ‘la vie en rose’



Continue Lendo

Do ‘gênesis ao apocalipse’, Felipe Melo tropeça no verbo



Continue Lendo

Um Dérbi sob o signo da invencibilidade



Continue Lendo