Alemanha, a Seleção mais regular do milênio!



A Alemanha não conquista uma Copa do Mundo há 20 anos. Bateu na trave em 2002, quando perdeu a final para o Brasil de Felipão. Porém, é a seleção mais regular deste novo milênio. Chama a atenção o fato de ser a única equipe a ter chegado a todas as semifinais das três Copas jogadas na presente década. E esse dado é mais assombroso se notarmos que em nenhuma das três edições houve repetição de semifinalistas. A exceção é justamente a tricampeã do mundo. Em 2002, as companhias foram Brasil, Turquia e Coreia do Sul. Em 2006, foi ao lado de Itália, Portugal e França. E agora as semifinalistas são Holanda, Espanha e Uruguai.

Chama a atenção o fato de os alemães terem ‘só’ três títulos mundiais, tamanha a presença do país em retas finais de Mundiais. Lembremos que perdeu quatro finais – Inglaterra (66), Itália (82), Argentina (86) e Brasil (2002).

Mesmo quando a Alemanha vai mal, esse mal pode ser relativizado. Seria um resultado tão ruim assim cair nas quartas, quando aconteceu com os teutônicos em 94 e 98? Para seu padrões talvez, mas vexame não é uma palavra que combine com os empertigados alemães. Vale lembrar que nesses 20 anos de jejum da equipe europeia, outras potências, como França (duas vezes), Argentina (uma) e Itália (uma), experimentaram o sabor acre de cair na primeira fase de uma Copa. Isso para não falar que a própria França e a Inglaterra não estiveram no Mundial de 94, nos Estados Unidos. Esse tipo de vergonha o país não conhece!

Isso tudo quer dizer que a Alemanha será tetra no próximo domingo? Não, previsões só o tal polvo pitonisa pode fazer. Mas o fato é que mais uma vez a equipe é protagonista em um Mundial.



MaisRecentes

O enxadrista Kroos e o caráter alemão fazem Lineker se (re)converter



Continue Lendo

Caballero sem fina estampa e o tango peruano



Continue Lendo

A trágica e farsesca história de Marrocos na Copa



Continue Lendo