Epopéia à uruguaia



É difícil encontrar palavras para qualificar o que foi esse Uruguai x Gana, pelas quartas de final da Copa do Mundo. Se tinha gente que reclamava da falta de emoção do Mundial, deve ter saciado um pouco seus desejos. O enredo foi típico de ‘A batalha dos Aflitos’, quando o Grêmio voltou à Primeira Divisão em jogo pleno de absurdos.

Impressiona a mística da camisa uruguaia e a gana de seus jogadores. Outro dia, conversando com um colega do diário Olé ele me dizia que os argentinos tem 50% da raça dos seus vizinhos uruguaios. E que os jogadores da Celeste suariam sangue para seguir na Copa. Eu me convenci disso hoje. Talvez explique um pouco o ‘Maracanazzo’, embora já tenha lido relatos, inclusive do falecido Zizinho, que atual na decisão de 50, de que na ocasião a seleção uruguaia era superior à brasileira.

A defesa do atacante Luis Soares é o emblema do jogo. No último lance, ele só teve um recurso para evitar a eliminação de seu país, enfiar a mão na bola. Mas o impressionante é que foi uma espalmada de puro reflexo. Muito goleiro não a faria. E resultou em sua expulsão. Como ato derradeiro do desespero, ele trocou a eliminação pelo cartão vermelho  e saiu chorando de campo. Mas, dando cores à epopeia, o pênalti não entrou.  E quem perdeu foi o principal jogador de Gana, Asamoah Gyan, um dos artilheiros do Mundial, chutou na trave. Essa bola seria a que impediria o continente africano de pela primeira vez furar a barreira das quartas de final. O desespero trocou de lado e ecoou na decisão por pênaltis. A vitória uruguaia estava cantada. Loco Abreu apenas consolidou. A Celeste, de forma emocionante, renasceu em definitivo. Semifinalista depois de 40 anos. E, dizem, querem mais. Querem a sua primeira final em 60 anos. Terça-feira, contra a Holanda, saberemos!



  • gilberto lima

    olá netão!,esse jogo foi sen-sa-cio-nal!!!,lembro-me que há pouco tempo atrás vc citou em uma matéria sua a seguinte frase:”A CELESTE VOLTOU.”,vc estava certo ,a maior prova disso foi esse jogo de hoje,tchau um abraço, e parabens por ter citado o maior jogo da minha vida :” A BATALHA DOS AFLITOS…”dá-lhe grêmio…e outra coisa até que enfim vc arrumou seu perfil,VALDOMIRO NETO ,agora sim!!!

  • etiene

    ja pensou uma final sulamericana?
    argentina x uruguai?
    via ser interessante.

  • Hugo DF

    Vamos fazer uma correção no mínimo importante, sob o comando de Dunga o Brasil disputou e ganhou a Copa América e Copa das Confederações e obteve a classificação para a Copa do Mundo.
    Mas perdeu os dois títulos realmente relevantes, a Olímpiada e a Copa do Mundo, portanto é o um técnico mediocre que comandou um time mediocre e só ganhou competições mediocres.

  • Vilela- L. Santa-MG

    … perder uma copa do mundo é a coisa mais provável,pois, apenas um ganha; nem sempre vence o melhor, haja visto o jogo Uruguai e Gana. Eu torcí para o Uruguai mas tenho qu adnitir q no jogo o Gana foi melhor e o placar não foi justo. E nós perdemos uma partida e estamos de volta, porém, necesário dizer q o DUNGA e seus comandados conquistaram muito para o futebol brasileiro nestes últimos anos. E tem mais senhor Neto: O Dunga portou-se o tempo todo com dignidade! É até vergonhosa a justificativa de que o importante não é a dignidade e sim a vitória!

    E mais senhor NETO: o Dunga foi o primeiro a tratar toda a imprensa de forma igual; outros sempre beneficiaram ESCANDALOSAMENTE determinada rede e davam uma BANANA pro resto da imprensa!
    E tambem não conquistaram a copa.

    Lutar, sim, é possível, mas vencer nem sempre!
    Eles lutaram, não conseguiram, infelizmente; vamos respeita-los por tudo e, principalmente, pela dignidade.

  • infelizmente nosso futebol arte esta chegando ao fim,e se nao tomarmos providencia eh o fim mesmo.nesta copa vimos uma seleçao com futebol europeu.afinal a maioria joga na europa e o dunga entrou no esquema deles(europeu).a ausencia de craques como ronaldinho gaucho,neimar,roberto carlos,e outros brasileiros bem como a falta de um treinador ala felipao nos deixou de fora.Diga se de passagem essa copa tava uma baba para nos.Na verdade a experiencia nos faz falta,mas temos que ter craques jovens na seleçao e em terras brasileiras estamos cheios deles.Para fechar….o maior CULPADO disso chama-se:RICARDO TEIXEIRA que com 01 dunga e 23 sonecas deixaram 190 milhoes de zangados. ABRAÇOS

MaisRecentes

Zé e Oliveira merecem os vivas de admiração!



Continue Lendo

Para que servem os títulos estaduais?



Continue Lendo

Galeano e o espírito do hooliganismo na Libertadores



Continue Lendo