Epopéia à uruguaia



É difícil encontrar palavras para qualificar o que foi esse Uruguai x Gana, pelas quartas de final da Copa do Mundo. Se tinha gente que reclamava da falta de emoção do Mundial, deve ter saciado um pouco seus desejos. O enredo foi típico de ‘A batalha dos Aflitos’, quando o Grêmio voltou à Primeira Divisão em jogo pleno de absurdos.

Impressiona a mística da camisa uruguaia e a gana de seus jogadores. Outro dia, conversando com um colega do diário Olé ele me dizia que os argentinos tem 50% da raça dos seus vizinhos uruguaios. E que os jogadores da Celeste suariam sangue para seguir na Copa. Eu me convenci disso hoje. Talvez explique um pouco o ‘Maracanazzo’, embora já tenha lido relatos, inclusive do falecido Zizinho, que atual na decisão de 50, de que na ocasião a seleção uruguaia era superior à brasileira.

A defesa do atacante Luis Soares é o emblema do jogo. No último lance, ele só teve um recurso para evitar a eliminação de seu país, enfiar a mão na bola. Mas o impressionante é que foi uma espalmada de puro reflexo. Muito goleiro não a faria. E resultou em sua expulsão. Como ato derradeiro do desespero, ele trocou a eliminação pelo cartão vermelho  e saiu chorando de campo. Mas, dando cores à epopeia, o pênalti não entrou.  E quem perdeu foi o principal jogador de Gana, Asamoah Gyan, um dos artilheiros do Mundial, chutou na trave. Essa bola seria a que impediria o continente africano de pela primeira vez furar a barreira das quartas de final. O desespero trocou de lado e ecoou na decisão por pênaltis. A vitória uruguaia estava cantada. Loco Abreu apenas consolidou. A Celeste, de forma emocionante, renasceu em definitivo. Semifinalista depois de 40 anos. E, dizem, querem mais. Querem a sua primeira final em 60 anos. Terça-feira, contra a Holanda, saberemos!



MaisRecentes

Espanha morre abraçada ao ‘tiquitaca’ odiado por Guardiola



Continue Lendo

Em cartaz na Rússia: ‘El secreto de sus Rojos’



Continue Lendo

O enxadrista Kroos e o caráter alemão fazem Lineker se (re)converter



Continue Lendo