A Celeste voltou



Duas vitórias e um empate. Quatro gols feitos e nenhum tomado. Estes foram os surpreendentes números do Uruguai na primeira fase da Copa do Mundo da África do Sul. Campanha inimaginável antes do Mundial até mesmo para os ardorosos fãs da Celeste Olímpica.

A classificação suada para o Mundial indicou um time competitivo em dois momentos: a derrota para o Brasil por 2 a 1, no Morumbi, quando Luis Fabiano cavou seu lugar no coração de Dunga, e no triunfo sobre os equatorianos por 1 a 0, em Quito. Mas nada que fizesse supor a consistência que se viu no grupo teoricamente mais difícil do Mundial.

Na estreia, o empate por 0 a 0 com a França indicava um mau futuro para o selecionado sul-americano. Não pelo resultado com a atual vice-campeã do mundo – ali não sabiamos o fiasco que seriam os franceses. Mas pelo futebol travado que o time apresentou. No segundo jogo, Oscar Tabarez, não à toa chamado de Maestro em seu país, resolveu recuar o astro do time, Forlán, e escalar no ataque ao lado de Luis Soárez o jogador do Palermo Cavani. O time, assim, passou a ter um setor ofensivo mais pujante. E como a defesa já faz um papel digno, com o ótimo Muslera, o prestativo lateral Maxi Pereira e as variações na zaga, com Lugano, Godin e Fucile, ou Victorino. O volante Arévalo Rios, que comeu a bola contra os sul-africanos, ajuda na proteção.

Essa análise tática chinfrin é apenas para justificar a ressurreição de uma seleção que foi maioral na primeira metade do século XX e depois decaiu. E que agora tenha uma chance de ouro de fazer sua melhor campanha desde 70, quando foi semifinalista. Aliás, pode até repetir a semifinal do Mundial do México contra o Brasil. É favoritíssima contra a Coreia do Sul e chegando às quartas já terá registrado um feito de décadas. Basta lembrar que na última campanha razoável, em 90, o time venceu apenas um jogo – 1 a 0 justamente sobre a Coreia do Sul, adversário de agora – e caiu nas oitavas diante dos italianos, donos da casa.



  • José Renato

    Se o Tabarez colocar o Loco pra jogar, o Uruguai só cai pro Brasil!

  • O Dunga foi capitão da seleção, lembram ? Xingava todo mundo e exercia liderança absoluta sobre seus colegas dentro do campo.
    Para que a comissão técnica conseguisse bom comportamento do Romário durante a Copa botaram o mesmo a dormir no quarto do Dunga. Romário até hoje diz que o melhor amigo que ele teve na Seleção foi o Dunga, porque lhe deu sempre bons conselhos e conversavam horas a fio.
    Foi capitão no Internacional de P. Alegre, do qual saiu porque reclamou duma diferença de 400.000 reais que não lhe pagaram. Abandonou as chuteiras, entrouna justiça e teve ganho de causa. E fez uma doação dos 400.000 reais para uma instituição de caridade de P. Alegre que atende crianças com câncer.
    Qual jogador que faria isso nesse bando de mercenários que anda por aí ?
    Como técnico tem suas convicções e delas não se afasta.
    É viril, sim, como foi dentro de campo. Todo mundo sabe que, fora do campo, é uma moça tímida. Mas se transforma num guerreiro quando defende seu trabalho e suas convicções.
    E exerce total liderança entre os jogadores, cada um deles com o Ego maior do que um transatlântico. Depois da partida contra Costa do Marfim, quase quebraram nossos melhores jogadores. Queriam que Dunga recitasse poemas parnasianos na entrevista ? Chamou alguns críticos de filhos da puta. E daí ? Alguns são mesmo !
    É um homem de verdade o Dunga. Num país habitado quase por fantoches e marionetes.
    Como é honesto, é criticado.
    Como é direto e coerente, é chamado de grosso.
    Como não adula jornalista, é sabotado.
    Como caga e anda para a crítica, é odiado.
    A Globo que crie vergonha e critique a roubalheira que ocorre no país, sem medo de perder as verbas publicitárias dos Correios, Caixa Econômica e demais órgãos estatais.
    E deixe o Dunga trabalhar em paz.

  • futebol e anumerologia
    1930-URUGUAY (CAMPEÃO),1950-URUGUAY (CAMPEÃO),1970-URUGUAY (SEMI-FINALISTA),1990-URUGUAY (OITAVAS),2010-URUGUAY (????),
    BRASIL 2002-DESACREDITADO CAMPEÃO
    ARGENTINA 2010-DESACREDITADA (????)
    FRANÇA 2002 -FIASCO
    FRANÇA 2010-FIASCO
    ARGENTINA 2002- PODEROSA,CAIU NA 1°FASE
    ESPANHA 2002- PODEROSA,(????)
    FLAMENGO CENTENARIO (NADA),GREMIO CENTENARIO (NADA)
    INTER CENTENARIO (NADA),BOCA JRS CENTENARIO (NADA),TIMÃO CENTENARIO (????)
    por favor e interessante DEBATER ESSE TEMA …

  • gilberto lima

    olá netão!,vc tocou no ponto crucial da melhoria da celeste,que foi justamente o recuo do forlan,mas é bom lembrar que o cavani tem um papel primordial para essa engrenagem,o cavani juntamente com forlan é uma especie de dois meias e só o luis soáres la na frente.tchau um abraço, e parabéns pela matéria sobre a celeste olímpica.

  • Luiz

    Esse Arévalo Ríos é mt ruim. Ele “comer” a bola foi só pq o meio da Africa é fraco, e ele correu bagarai. Eguren e Gargano poderia dar mt mais qualidade. Perez é o ponto de equilibrio do time e o Alvaro Pereira é ruuuuuimmmmm demaisssss. Queria ver se fosse o Cristian Rodriguez lá…

  • Fabio

    Boa colocação sobre a celeste, torço por ela, é carismática; vai lá Lugano!!!!

  • ANDRES SANCHEZ

    VOLTOU NADA !!!!!! É O NÍVEL DA CUPA QUE ESTÁ RUIM. É TRISTE VER A CELESTE OLÍMPICA DE JOELHOS EM PLENO ESTÁDIO CENTENÁRIO, COMO ACONTECEU NO JOGO CONTRA A ARGENTINA PELAS ELIMINATÓRIAS.

    HÁ MUITO O URUGUAI TEM BUSCADO A QUINTA VAGA NAS ELIMINATÓRIAS SUL AMERICANAS, PARA ENFRENTAR UM TIME INFERIOR DE OUTRO CONTINENTE E, SOMENTE ASSIM, CONSEGUIR A SOFRIDA VAGA PARA A COPA. CHEGANDO EM QUINTO NAS ELEMINATÓRIAS SUL AMERICANAS O URUGUAI TEM UM MODESTO APROVEITAMENTO DE 50 % E SÓ VAI A COPA PQ A FIFA INCHOU O TORNEIO.

    O URUGUAI TEM QUE MELHORAR MUITO AINDA

    E SALVE O TRICOLOR PAULISTA!!!…………..

    E FORA DUNGA E FORA RICARDO TEIXEIRA, O ÚLTIMO IMPERADOR DO BRASIL

    ALIÁS, SEMPRE O SPFC SE DEU BEM COM GRANDES JOGADORES URUGUAIOS

  • Esteban Crustille

    En las cuartos de final : Holanda y brasil .
    Holanda 4 brasil 1
    brasil afuera de la copa .
    la verdad, es que el seleccionado de brasil es un seleccionado de jugadores debil y no pasa de las cuartos de final.

    ARGENTINA CAMPÉON DEL MUNDO !!!

    La final de la copa: Argentina 3 Holanda 0
    El gran jugador y mejor del mundo(ARGENTINO MESSI) tiene razión, jugador por jugador somos los mejres.
    El gran Dios Maradona también tiene razión . la mediocre selección de brasil no tiene un jugador que juegu 30% en relación a Messi .
    Somos los mejores y con gran posibilidad de CAMPEÓN DEL MUNDO .

    lloren brazuas !!!
    Un saludo
    Twiter : @estebancrustile

  • ANDRES SANCHEZ

    LLOREN BRAZUAS !!!

    NÃO ENTIENDES NADA DE FUTEBOL !!!!

    AGENTINA VAI PERDER JA DO MÉXICO. A DEFESA DA ARGENTINA É PIOR DO QUE A DEFESA DO NARVARIENSE QUE JOGOU COM O SANTOS E PERDEU DE 10 A ZERO…COM ESSA DEFESA NAO PASSA NEM PELO MÉXICO E, SE DER ZEBRA, JÁ QUE O MÉXICO JOGA COMO NUNCA E PIERDE COMO SEMPRE, OS ARGENTINOS PERDEM DA ALEMANHA, DA INGLATERRA OU DA ESPANHA….OU SEJA, NAO CHEGAM A FINAL

  • hugo mario

    sanches so pode ser corintiano, a copa do mundo e agora a copa mercosul , so da america do sul , en uruguay falta el mejor jugador da eliminatoria , caseres da juve italiana; um abrazo desde a fronteira

MaisRecentes

Quanto valem Messis e da Vincis?



Continue Lendo

No bipolar Brasileirão, o futebol é obra inconclusa



Continue Lendo

Guttman, uma bela e vitoriosa trajetória



Continue Lendo