Em Copas, Espanha é freguesa do Brasil



A possibilidade de um precoce confronto entre Brasil e Espanha, nas oitavas de final, não é nada desprezível. Com a derrota para a Suíça, a Fúria deve brigar pela segunda colocação do Grupo H, se levarmos em conta que os helvéticos e seu ferrolho devem abocanhar o lugar mais alto – não me xinguem, chilenos! E o Brasil, embora muita gente ache que pode nem passar da primeira fase igualando a bisonha campanha de 66, ainda é o favorito para terminar na liderança do grupo G. Essa combinação colocaria os atuais campeões sul-americano e europeu frente a frente. Um jogo que esperou-se, esperou-se, esperou-se na Copa das Confederações e não veio. Por culpa dos ibéricos, diga-se.

Nesta quinta, na monótona coletiva da Seleção, Nilmar decretou: Um confronto Brasil e Espanha seria a final antecipada. Exagero? Provavelmente, tendo em vista que o melhor futebol até agora é obra de argentinos e alemães (que podem, e devem, se encontrar nas quartas de final). Porém, não deixaria de ser um jogo de arrepiar. Seria certamente o duelo mais importante entre as duas equipes em toda a história dos Mundiais.

Apesar de a Espanha ter eliminado o Brasil em 34, quando a competição era toda em mata-mata,  e os brasileiros tenham devolvido a dose em 62, desta vez a dimensão do embate seria muito maior. Nas 18 edições anteriores de Copas, o confronto Brasil x Espanha aconteceu cinco vezes, com três triunfos verde-e-amarelos, um espanhol e um empate.

O curioso é que essa hegemonia brasileira pode ser decantada pelos inapeláveis 6 a 1 de 50, com a torcida no Maracanã cantando “Touradas em Madrid”, composta por João de Barro, o Braguinha. Porém, também pode ser questionada pelos europeus pelas polêmicas envolvendo os jogos de 62 e 86. No primeiro, válido pela última rodada da fase de grupos, houve o famoso lance em que Nilton Santos deu um passo para fora da área após cometer falta em Adelardo e o juiz caiu na dela, marcando falta em vez de pênalti. O detalhe é que naquele momento os espanhóis venciam por 1 a 0. Depois, Amarildo, substituto do contundido Pelé, viraria o jogo e classificaria o Brasil para as quartas. Já no Mundial do México, em 86, as duas seleções se defrontaram logo na estreia. O 1 a 0 brasileiro, com gol de Sócrates, foi muito contestado, e justamente, pelos adversários. O atacante Michel chutou de longe, a bola tocou no travessão do goleiro Carlos e bateu depois da linha. O juiz, no entanto, não assinalou o gol. Confira os resultados dos cinco jogos entre brasileiros e espanhóis em Copas:

1934 – Espanha 3 x 1 Brasil –

GOLS: Iraragorii (1 x 0, 18min/1ºT), Lángara (2 x 0, 25min/1ºT), Lángara (3 x 0, 29min/1ºT) e Leônidas (3 x 1, 17min/2ºT)

1950 –

Brasil 6 x 1 Espanha

GOLS: Ademir (1 x 0, 15min/1ºT), Jair (2 x 0, 21min/1ºT), Chico (3 x 0, 29min/1ºT), Chico (4 x 0, 10min/2ºT), Ademir (5 x 0, 12min/2ºT), Zizinho (6 x 0, 16min/2ºT) e Igoa (6 x 1, 25min/2ºT)

1962 – Brasil 2 x 1 Espanha

GOLS: Adelardo (0 x 1, 35min/1ºT), Amarildo (1 x 1, 27min/2ºT) e Amarildo (2 x 1, 41min/2ºT)

1978 – Brasil 0 x 0 Espanha

1986 – Brasil 1 x 0 Espanha

GOL: Sócrates (1 x 0, 18min/2ºT)



  • o brasil esta bem vamos la,ate o fin eu sou brasilheiro e acredito no brasil usa

  • Luis

    Neto! Freguês??? Não acho que feguesia ganha jogo, pois se fosse assim o brasil nunca perderia para a Italia (perdeu em 82) ou Argentina (perdeu em 90). O que vale é momento, é criar chances, o time estar bem articulado, a transição defesa e ataque perfeita (o que não ocorre com o Brasil de agora). Basta lembrar que Italia em 82, França em 86, Argentina em 90 e França novamente em 2006 estavam mal e o Brasil não conseguiu ganhar deles. Creio que vamos ser campeões sem brilho, mas vamos ter muitas emoções até lá (haja coração). Lembrando que o Brasil ganha facil quando deixam ele jogar e isso vai aconecer com Costa do Marfin e Portugal. Neto, na sua opinião essa seleção tem mais cara de 94 ou de 2002?

  • o Brasil nem sequer jogou com a Costa do Marfim, muito menos com Portugal e vc já está colocando rival para a seleção ? e se o Brasil nem se classificar ? PÉ NO CHÃO E CALDO DE FEIJÃO ALÉM DE NÃO FAZER MAL NENHUM, AINDA EVITAM DESILUSÕES !!!!!

  • Alexandre

    Tá colocando a carroça na frente dos bois. Ainda faltam duas rodadas e nenhum dos dois times está classificado para as oitavas.

  • Argentina

    Ojalá lleguen a la final… asi les rompemos bien el culo!!!!

  • rafa

    Eu moro na Espanha, e os caras aki tao falando dessa “final” ja faz um boom tempo, antes de começar a copa, o Nilmar falou isso pq ele tambem mora na Espanha, entao ja sabe que o sonho dos espanhois é chegar em uma final, e se for contra o Brasil, que é a única campea do mundo que eles ainda nao venceram nesses ultimos anos, melhor.

  • Flavio

    Não seria melhor esperar o Brailm se classificar primeiro? se é aue vai conseguir. pois o nosso problema é que a gente não tem um time e sofre pra ganhar da Coréia e querem especular que vai ser primeiro do grupo? Soberba, depois querem ficar falando dos argentinos que são marrentos , mas pelo menos eles convenceram né?

  • Flavio

    Não seria melhor esperar o Brasil se classificar primeiro? se é que vai conseguir. pois o nosso problema é que a gente não tem um time e sofre pra ganhar da Coréia e querem especular que vai ser primeiro do grupo? Soberba, depois querem ficar falando dos argentinos que são marrentos , mas pelo menos eles convenceram né?

  • Valter Luiz Pereira de Oliveira

    O que a Espanha já conquistou em uma Copa do Mundo? Nada! Não tem história, não tem camisa, não tem Nada! Este favoritismo espanhou não passa de pura bajulação iniciada pela imprensa.

  • Artur

    “O curioso é que essa hegemonia brasileira pode ser decantada pelos inapeláveis”
    Fala sério né pessoal o CRAK Neto não tem português para escrever uma frase destas!!! Garanto que ele nem sabe o quer dizer Hegemonia, decantada e inapeláveis!!!
    Não é ele que escreve mesmo!!!

  • amo o brasil,quém numca perdeu,atire uma pedra,sou brasil……………..

  • sou brasil ,sempre quém, numca perdeu,atire uma pedra,parabéns seleção.niguém é perfeito.ñ julguém.amo MINHA SELEÇÃO

  • DUNGA,LUCIANO,JULHO CESAR,BJS AMO TODOS.FORÇA,Ñ BAIXE A CABEÇA

  • Jota

    Fico indeciso, mas acho que a CBF deveria contratar Galvão Bueno ou Pelé para ser o próximo técnico.
    A era “Felipão” já passou.

  • lucelia

    Na minha opnião, eu acho que ainda é muito cedo para se pensar em outro nome para a seleção, mesmo com a saída da seleção da copa eu ainda acredito no Dunga.
    abraço Lucélia de Botucatu

MaisRecentes

Guttman, uma bela e vitoriosa trajetória



Continue Lendo

Palmeiras x São Paulo: rivais contra o vexame



Continue Lendo

Neymar, entre a guilhotina e ‘la vie en rose’



Continue Lendo