Em Copas, Espanha é freguesa do Brasil



A possibilidade de um precoce confronto entre Brasil e Espanha, nas oitavas de final, não é nada desprezível. Com a derrota para a Suíça, a Fúria deve brigar pela segunda colocação do Grupo H, se levarmos em conta que os helvéticos e seu ferrolho devem abocanhar o lugar mais alto – não me xinguem, chilenos! E o Brasil, embora muita gente ache que pode nem passar da primeira fase igualando a bisonha campanha de 66, ainda é o favorito para terminar na liderança do grupo G. Essa combinação colocaria os atuais campeões sul-americano e europeu frente a frente. Um jogo que esperou-se, esperou-se, esperou-se na Copa das Confederações e não veio. Por culpa dos ibéricos, diga-se.

Nesta quinta, na monótona coletiva da Seleção, Nilmar decretou: Um confronto Brasil e Espanha seria a final antecipada. Exagero? Provavelmente, tendo em vista que o melhor futebol até agora é obra de argentinos e alemães (que podem, e devem, se encontrar nas quartas de final). Porém, não deixaria de ser um jogo de arrepiar. Seria certamente o duelo mais importante entre as duas equipes em toda a história dos Mundiais.

Apesar de a Espanha ter eliminado o Brasil em 34, quando a competição era toda em mata-mata,  e os brasileiros tenham devolvido a dose em 62, desta vez a dimensão do embate seria muito maior. Nas 18 edições anteriores de Copas, o confronto Brasil x Espanha aconteceu cinco vezes, com três triunfos verde-e-amarelos, um espanhol e um empate.

O curioso é que essa hegemonia brasileira pode ser decantada pelos inapeláveis 6 a 1 de 50, com a torcida no Maracanã cantando “Touradas em Madrid”, composta por João de Barro, o Braguinha. Porém, também pode ser questionada pelos europeus pelas polêmicas envolvendo os jogos de 62 e 86. No primeiro, válido pela última rodada da fase de grupos, houve o famoso lance em que Nilton Santos deu um passo para fora da área após cometer falta em Adelardo e o juiz caiu na dela, marcando falta em vez de pênalti. O detalhe é que naquele momento os espanhóis venciam por 1 a 0. Depois, Amarildo, substituto do contundido Pelé, viraria o jogo e classificaria o Brasil para as quartas. Já no Mundial do México, em 86, as duas seleções se defrontaram logo na estreia. O 1 a 0 brasileiro, com gol de Sócrates, foi muito contestado, e justamente, pelos adversários. O atacante Michel chutou de longe, a bola tocou no travessão do goleiro Carlos e bateu depois da linha. O juiz, no entanto, não assinalou o gol. Confira os resultados dos cinco jogos entre brasileiros e espanhóis em Copas:

1934 – Espanha 3 x 1 Brasil –

GOLS: Iraragorii (1 x 0, 18min/1ºT), Lángara (2 x 0, 25min/1ºT), Lángara (3 x 0, 29min/1ºT) e Leônidas (3 x 1, 17min/2ºT)

1950 –

Brasil 6 x 1 Espanha

GOLS: Ademir (1 x 0, 15min/1ºT), Jair (2 x 0, 21min/1ºT), Chico (3 x 0, 29min/1ºT), Chico (4 x 0, 10min/2ºT), Ademir (5 x 0, 12min/2ºT), Zizinho (6 x 0, 16min/2ºT) e Igoa (6 x 1, 25min/2ºT)

1962 – Brasil 2 x 1 Espanha

GOLS: Adelardo (0 x 1, 35min/1ºT), Amarildo (1 x 1, 27min/2ºT) e Amarildo (2 x 1, 41min/2ºT)

1978 – Brasil 0 x 0 Espanha

1986 – Brasil 1 x 0 Espanha

GOL: Sócrates (1 x 0, 18min/2ºT)



  • o brasil esta bem vamos la,ate o fin eu sou brasilheiro e acredito no brasil usa

  • Luis

    Neto! Freguês??? Não acho que feguesia ganha jogo, pois se fosse assim o brasil nunca perderia para a Italia (perdeu em 82) ou Argentina (perdeu em 90). O que vale é momento, é criar chances, o time estar bem articulado, a transição defesa e ataque perfeita (o que não ocorre com o Brasil de agora). Basta lembrar que Italia em 82, França em 86, Argentina em 90 e França novamente em 2006 estavam mal e o Brasil não conseguiu ganhar deles. Creio que vamos ser campeões sem brilho, mas vamos ter muitas emoções até lá (haja coração). Lembrando que o Brasil ganha facil quando deixam ele jogar e isso vai aconecer com Costa do Marfin e Portugal. Neto, na sua opinião essa seleção tem mais cara de 94 ou de 2002?

  • o Brasil nem sequer jogou com a Costa do Marfim, muito menos com Portugal e vc já está colocando rival para a seleção ? e se o Brasil nem se classificar ? PÉ NO CHÃO E CALDO DE FEIJÃO ALÉM DE NÃO FAZER MAL NENHUM, AINDA EVITAM DESILUSÕES !!!!!

  • Alexandre

    Tá colocando a carroça na frente dos bois. Ainda faltam duas rodadas e nenhum dos dois times está classificado para as oitavas.

  • Argentina

    Ojalá lleguen a la final… asi les rompemos bien el culo!!!!

  • rafa

    Eu moro na Espanha, e os caras aki tao falando dessa “final” ja faz um boom tempo, antes de começar a copa, o Nilmar falou isso pq ele tambem mora na Espanha, entao ja sabe que o sonho dos espanhois é chegar em uma final, e se for contra o Brasil, que é a única campea do mundo que eles ainda nao venceram nesses ultimos anos, melhor.

  • Flavio

    Não seria melhor esperar o Brailm se classificar primeiro? se é aue vai conseguir. pois o nosso problema é que a gente não tem um time e sofre pra ganhar da Coréia e querem especular que vai ser primeiro do grupo? Soberba, depois querem ficar falando dos argentinos que são marrentos , mas pelo menos eles convenceram né?

  • Flavio

    Não seria melhor esperar o Brasil se classificar primeiro? se é que vai conseguir. pois o nosso problema é que a gente não tem um time e sofre pra ganhar da Coréia e querem especular que vai ser primeiro do grupo? Soberba, depois querem ficar falando dos argentinos que são marrentos , mas pelo menos eles convenceram né?

  • Valter Luiz Pereira de Oliveira

    O que a Espanha já conquistou em uma Copa do Mundo? Nada! Não tem história, não tem camisa, não tem Nada! Este favoritismo espanhou não passa de pura bajulação iniciada pela imprensa.

  • Artur

    “O curioso é que essa hegemonia brasileira pode ser decantada pelos inapeláveis”
    Fala sério né pessoal o CRAK Neto não tem português para escrever uma frase destas!!! Garanto que ele nem sabe o quer dizer Hegemonia, decantada e inapeláveis!!!
    Não é ele que escreve mesmo!!!

  • amo o brasil,quém numca perdeu,atire uma pedra,sou brasil……………..

  • sou brasil ,sempre quém, numca perdeu,atire uma pedra,parabéns seleção.niguém é perfeito.ñ julguém.amo MINHA SELEÇÃO

  • DUNGA,LUCIANO,JULHO CESAR,BJS AMO TODOS.FORÇA,Ñ BAIXE A CABEÇA

  • Jota

    Fico indeciso, mas acho que a CBF deveria contratar Galvão Bueno ou Pelé para ser o próximo técnico.
    A era “Felipão” já passou.

  • lucelia

    Na minha opnião, eu acho que ainda é muito cedo para se pensar em outro nome para a seleção, mesmo com a saída da seleção da copa eu ainda acredito no Dunga.
    abraço Lucélia de Botucatu

MaisRecentes

Cristiano Ronaldo, uma máquina de obstinação



Continue Lendo

As lições do ‘aspirante’ Carille no senso comum



Continue Lendo

Luxa vive um longo crepúsculo dos deuses



Continue Lendo