Uruguai ressuscita após 56 ou 20 anos?



E a Celeste Olímpica renasceu. Exagero? Vou então exibir alguns dados para que você, leitor, tenha a exata dimensão do que representou para os bicampeões olímpicos e mundiais a vitória por 3 a 0 sobre a África do Sul, que os deixou a um passo das oitavas de final.

– Há 56 anos (desde o dia 19 de junho de 1954) os uruguaios não venciam um jogo de Copa do Mundo por mais de dois gols de diferença. Desde os 7 a 0 sobre a Escócia, no longinquo campeonato jogado na Suíça, que até hoje é a edição com maior média de gols.

– Há 20 anos, os nossos vizinhos não triunfavam em um jogo de Mundial. A última comemoração acontecera em 21 de junho de 90, em uma sofrida vitória por 1 a o sobre a Coreia do Sul, com gol de Fonseca aos 45 minutos do segundo tempo.

– Foi a segunda vez que os uruguaios derrotaram um país anfitrião. Você sabe qual foi a outra? Foi no famigerado Maracanazzo, quando os 2 a 1 acabaram com os sonhos brasileiros em 1950.

– Os 3 a 0 desta quarta deixaram o time a um passo das oitavas, situação que não acontece desde 90, quando foram eliminados pelos italianos na primeira etapa mata-mata.

Confira todos os resultados uruguaios nos últimos 56 anos de Mundial:

54 –

Uruguai 2 x 1 Tchecoslováquia
Uruguai 7 x 0 Escócia
Uruguai 4 x 2 Inglaterra
Hungria 4 x 2 Uruguai

62 –

Uruguai 2 x 1 Colômbia
Iugoslávia 3 x 1 Uruguai
União Soviética 2 x 1 Uruguai

66 –

Inglaterra 0 x 0 Uruguai
Uruguai 2 x 1 França
Uruguai 0 x 0 México
Alemanha 4 x 0 Uruguai

70 –

Uruguai 2 x 0 Israel
Uruguai 0 x 0 Itália
Suécia 1 x 0 Uruguai
Uruguai 1 x 0 União Soviética
Uruguai 1 x 3 Brasil

74 –

Holanda 2 x 0 Uruguai
Bulgária 1 x 1 Uruguai
Suécia 3 x 0 Uruguai

86 –

Alemanha 1 x 1 Uruguai
Uruguai 2 x 1 Escócia
Dinamarca 6 x 1 Uruguai
Uruguai 0 x 1 Argentina

90 –

Uruguai 0 x 0 Espanha
Uruguai 1 x 3 Bélgica
Uruguai 1 x 0 Coreia do Sul
Uruguai 0 x 2 Itália

2002 –

Uruguai 1 x 2 Dinamarca
Uruguai 0 x 0 França
Uruguai 3 x 3 Senegal



  • Tommy

    Neto, acho que tem um erro. Em 86 está Alemanha 2 X 1 Escócia. O jogo é do Uruguai. Abs.

  • Neto

    Tem razão, Tommy. Já consertei.

    Muito obrigado

    Abraços

  • Luiz

    Rumo ao título celeste!!! (heheheh…)

  • Marcelo Marcolino

    Bem, sempre gostei do futebol sulamericano, especialmente, além do nosso, o futebol argentino e uruguaio. A Celeste tem história. Embora desde 1954 não tenha conseguido um bom resultado, parece que nesta Copa o Uruguai ressurgiu das cinzas. Vai encarar Gana pelas quartas-de-final, será um jogo duro, mas será um grande jogo contra o Brasil.

    Vale lembrar que neste período, embora em Copas do Mundo não tenham tido bom êxito, eles ganharam Copa América e times do Peñarol e Nacional foram três vezes cada campeões do mundo!

    É bom respeitar!

  • Marco

    Tem um erro: em 1986 Escocia 0-0 Uruguai

  • Lindamar

    Não vejo porque devem culpar ou sacrificar alguém pela derrota da seleção. Foi um grupo de jogadores com experiência e reconhecidos mundialmente mas não podem ganhar todos os jogos. As outras seleções tb tem direito ao sol!!! Dunga ganhou muitos jogos e foi muito bom para a seleção, só este não deu!!! Que ele seja bem sucedido onde for. Cabeça erguida e boa sorte!!!!

  • Name (requiredpaulo celso

    desde o inicio estava previsto, foi lonje de mais, um time sem articulador nao pode sair do lugar, vc neto faria melhor apesar da idade e o tempo fora dos campos, o erro mair foi nao termos um tecno para convocar os melhores do momento, o dunga nao tem culpa, mas agora o coronel teixeira é o maior esperto ,colocou quem ele podia manipular, um abraço neto e continue sobrio e e sempre bom te ouvir

  • Name (requiredpaulo celso

    uma correção, tecnico

  • Name (requiredpaulo celso

    uma correção, tecnico, um erro de digitação

  • eu acho que o dunga foi um bom técnico porque o brasil foi bem mais hoje eles estavam muitos nervosos agora só espera até 20014 pra ver mais esses pessoal da copa podia dar mais uma chance pro brasil ganhar.

  • Danielli

    Foi triste, mas já era esperado. Nunca vi ninguem com tanta prepotencia chegar a lugar nenhum. Penso que se fosse o Romario o tecnico seria melhor. Não levar os melhores pra copa já foi vacilo. Vamos ver se ele aprende dessa vez.

  • Fabiano silva

    Ola Neto na realidade a seleção só pegou galinha morta na primeira fase quando a copa começou pro BRASIL eles pipocaram sabe o que faltou um pouco de respeito pelos nossos jogadores que nao foram convocados ( DIEGO SOUZA,CLEBER GLADIADOR,GANSO,ANDRÉ DIAS,DAGOBERTO,HERNANES,RONALDINHO GAÚCHO,MIRANDA,FELIPE,CENI, JORGE HENRIQUE )com esse time teria cido campeão abraço

  • Johnny Wilker

    eu Avisei, 1° -ma seleção Brasileira não precisa jogar com dois volantes, visto que o Gilberto silva é com um terceiro Zagueiro, e os laterais são ofensivos. 2° o Brasil na pessoa do Dunga, não pode se dar o luxo de Não convocar o Ronaldinho e o Adriano pra copa e ficar com um banco de reserva muito fraco, 3° subistimaram muito a Holanda, e a derrota serviu pra deixar explícito que a esperiencia muitas vezes não vale de nada, e precisa de uma uma renovação na comição técnica brasileira, eles poderiam ter evitado muita coisa. – mais vali PARABENIZAR , o Defensivo Brasileiro nas Pessoas do Lúcio que fez mais uma vez uma Boa copa e os outros Como Gilberto Silva e Juan. e agora é TRABALHO a palavra de frente .

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,esse datena é foda!!!!!!!!!!!!!!chupa ze luiz que é de laramjaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    mané,otario,vaia dar noticia policial de de esporete vc nao entende bulhufas,bundao

  • e quero ver se neto é macho o suficiente pra me responder esse comentario
    sabe o que nao carrego comigo?medo de homem,vcs estao carecas de saber que essa p……….. de seleçao nada nada e morre na praia ainda acreditam,quanta inocencia!!!!ou se achismo?????????????

  • katia derenzo

    acho que na verdade dunga fez tudo que podia todos acham que a culpa é sempre do tecnico pelo contrario nao é ele que esta em campo e sim os jogadores todos fizeram sua parte eu na minha opiniao gostaria que a selesao deveria ter ganhado pelo DUNGA pra calar a boca de muita gente melhores jogadores dessa seleçao forao KAKÁ LUIZ FABIANO RUAN LUCIO CLARO O MELHOR JULIO CESAR , CLARO MEUS PREFERIDOS mais tudo bem vamos esperar mais quatros anos pra torcer de novo. abraço obrigada pelo espaço

  • namasthe2

    Fiquei triste… mas é isso aí. A vida continua e como tudo é perfeito talvez para nós brasileiro esta eliminação tenha sido melhor considerando o contexto político. Esta postura de agredirmos o Dunga é imatura, pois se o time tivesse ganhado a postura seria outra. Que tal sermos solidário com ele… somos solidário com tantas coisas e com tanta gente. E pensando bem… levando em consideração outras coisas mais sérias (saúde, educação, afins….) perder uma copa não é nada!!!!!!

  • o mundo ficou muito chatiado com o brasil pricipalmente a bahia
    abalou o mundo agora espera mais quetros anos dinovo mais fiquei muito sangado com a saída de Duga ela era e sempre sera o otimo trenador se fose por me Duga não saía,muito obrigado até 2014.

  • João Pedro

    Dunga tem a sua culpa porque levou jogadores maricas como o Kaká, bruxas como o Felipe Melo, e contador de estorinhas como o Robinho. Resumindo, tem jogadores que gostam mesmo é de vaidades mas não tem amor à camisa da seleção. Fazem firulas, pedalam, dão “toquinhos”, mas pipocam.

    A imprensa da rede globo é outra parte da culpa, pois fica praticando a ditadura e imperialismo até no esporte, querendo mandar nas decisões até do técnico. Faz tudo isso, contando com o apoio da FIFA que, descaradamente, vende mais uma copa para a Nike e outras empresas, com a conivência e participação da CBF.
    Está na hora de a população deixar de fanatismo, eu mesmo me incluo nessa perspectiva, e enxergar as pilantragens que estão por detrás do futebol atual. Vamos voltar às problemáticas políticas do Brasil, perdemos a copa mas não queremos perder direitos tais como o 13º salário que alguns políticos inescrupulosos estão votando para que deixemos de tê-lo como uma conquista histórica.

  • paulo ricardo primeiro andreia

    po neto ti devo desculpa cara
    lendo teus comentarios pensando que era o craque neto
    quase mandei para ele um elogio quando vejo que nao era ele
    podera so eu para acreditar que podesse ser esse idiota
    parabens pelos comentarios

  • luiz

    neto discupe seu comentario na minha opinião é; se não over o mesmo que ove 1998 dunga é muito fraco para ser tecnico de uma seleção, pois acredito que milhares de brasileiro queria ver os meninos do santos junto. mais como cada jogo é uma nova partida. vamos esperar 2014 com lucio e sem dunga pois 2010 foi á copa de lucio e 2014 será á copa de todos nós brasileiros; pinduca 02/07/2010; as 19horas br

    ogo é uma nova partida

MaisRecentes

Neymar, entre a guilhotina e ‘la vie en rose’



Continue Lendo

Do ‘gênesis ao apocalipse’, Felipe Melo tropeça no verbo



Continue Lendo

Um Dérbi sob o signo da invencibilidade



Continue Lendo