A Copa das revanches?



A Copa de 2010 projeta, para as fases eliminatórias, possíveis revanches interessantes. Jogos que aconteceram num passado recente, ou longinquo, e que revigoram nossa memória. Selecionei dez deles e fiz um breve resumo abaixo:

Argentina x Uruguai

Nas Eliminatórias que classificaram para o presente Mundial, a Argentina conquistou a vaga em jogo tenso contra o Uruguai, em Montevidéo, na última rodada. Vitória por 1 a o que levou o técnico Maradona a xingar jornalistas e exacerbar. Os uruguaios tiveram que disputar a respecagem contra a Costa Rica para retornar à competição após oito anos. O clássico sul-americano pode acontecer nas oitavas de final. E também pode ser uma revanche de 86, quando na mesma fase a Celeste perdeu para a Argentina por 1 a 0, na campanha que consagrou Maradona.

Alemanha x Argentina

Final de duas Copas seguidas (86 e 90), com uma vitória para cada lado. Mas o curioso é que desta vez o confronto pode acontecer (e é até muito provável que aconteça) nas quartas de final. Exatamente como aconteceu já quatro anos. Na ocasição, os germânicos eliminaram os oponentes nos pênaltis, após empate por  1 a 1 no tempo regulamentar. Muitos jogadores que estarão na África do Sul pelos dois times disputaram o duelo de então. Entre eles, destaque para Klose, que fez o gol alemão, e Carlitos Tevez.

Brasil x França

Os franceses viraram os maiores algozes brasileiros nas últimas Copas. É impressionante, mas das quatro últimas eliminações brasileiras em Mundiais, três foram para os gauleses. Apenas a Argentina foi intrusa (nas oitavas de final de 1990). Para os brasileiros, fica a memória do triunfo nas semifinais de 58, com Pelé e cia. vencendo por 5 a 2. O detalhe é que desta vez o embate aconteceria justamente nas semifinais. E aí seria a vez de de Lúcio dar o troco em Henry, nosso principal verdugo em 2006.

Portugal x França

O duelo semifinal da Copa de 2006 pode repetir-se exatamente na mesma fase da Copa da África do Sul. Há quatro anos, a França venceu por 1 a 0 com gol de Zidane, de pênalti. Os portugueses sonham com essa possibilidade de revanche,. A derrota na ocasição impediu que a equipe ibérica chegasse pela primeira vez a uma final de Copa do Mundo.

Alemanha x Itália

A outra semifinal de 2006 também pode ser reprisada em solo sul-africano. Mas esse confronto é carregado de história. Na verdade, os alemães preferem nem ouvir falar nos italianos. Tudo porque nunca venceram os rivais na história das Copas. E já foram duas semifinais e uma final. Um dos jogos mais memoráveis de todas as Copas é justamente o de 1970, quando Benckenbauer fraturou o braço e atuou como uma tipoia. O jogo, que terminou 4 a 3 para a Azzurra, foi eleito pelo jornalista Paulo Vinícius Coelho como o melhor de todas as Copas. Vale ainda lembrar a finalíssima de 82, quando Paulo Rossi levou sua equipe ao triunfo por 3 a 1.

Holanda x Portugal

Na Copa da Alemanha, há quatro anos, holandeses e portugueses fizeram, nas oitavas de final, o jogo mais violento da história das Copas. No total, 12 cartões amarelos distribuidos e quatro jogadores expulsos (dois para cada lado) pelo árbitro russo Valentin Ivanov. Portugal, comandado por Felipão, venceu por 1 a 0 e passou às quartas. Desta vez, o confronto pode acontecer nas quartas, uma fase adiante. E com menos pancadaria?

Brasil x Chile

Na campanha do vice-campeonato de 98, o Brasil teve o rival sul-americano pela frente nas oitavas de final. Numa das suas melhores atuações no torneio, o time de Zagallo goleou o adversário, que tinha a famosa dupla de ataque Marcelo Salas e Zamorano, por 4 a 1. O duelo pode repetir-se agora na mesmíssima fase e exatamente no primeiro Mundial que os chilenos disputam desde o da França.

Alemanha x Inglaterra

Considerado um dos maiores clássicos do continente europeu, Alemanha x Inglaterra pode ser um choque já nas oitavas de final Além da final que fizeram em 66, os rivais têm na memória a semifinal de 90, quando a Alemanha chegou à decisão ao vencer os britânicos nos pênaltis. No Mundial de 66, com gol polêmico de Hurst na prorrogação – hoje a tecnologia permite constatar que a bola não entrou -, os súditos da Rainha levantaram pela única vez o troféu máximo do futebol mundial.

México x Argentina

Os rivais das américas podem reprisar o confronto ocorrido na última Copa exatamente na mesma fase: oitavas de final. Na Alemanha, a seleção argentina, então dirigida por Pekerman, venceu por 2 a 1 em uma disputa dura. Foi a última vitória da Argentina em Copas.

Estados Unidos x Alemanha

Na campanha do vice-campeonato de 2002, na dupla Coreia/Japão, a Alemanha teve pela frente os surpreendentes norte-americanos. Na ocasição, os germânicos venceram por 1 a 0 e passaram às semifinais para enfrentar a Coreia do Sul. O duelo, que tem boas propabilidades de ocorrer, seria um desafio para os norte-americanos tentarem repetir a trajetória de oito anos atrás.



  • O BRASIL É UM VENCEDOR DESDE O INCIO DESSA COPA ELE É DEMAIS AINDA COM OS JOGADORES QUE ELE TEM SO PROFISSIONAL COMO KAKA E ETC…

    SEMPRE QUIS CONHECE-LO AFS

  • Adoraria que a seleção fosse eliminada na primeira fase , Ja que o tecnico matou o futebol arte
    e deu lugar a pernas de paus como Felipe Mello, Josué, Grafite, Meu Deus como POde deixar Ronaldo Gaucho de Fora< ganso e até mesmo Roberto Carlos !!! KaKa deixou seu futebol no disimo e ta dificil !!! Voces Irão assistir 3 peladas que serão o suficiente para voltar para casa e envergonhar a historia da amarelinha !!!

  • jackson

    Temos uma seleção muito leve e rapida aposto na velocidade dos nossos craques passaremos a proxima fase e chegaremos a final acho q c a Espanha e claro seremos canpeões sei q não fomos os inventores do futebol mas,sabemos melhor q ninguen dar um shou com a redonda ECXAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

  • entaõ eu gostaria que o brasil pegasi agentina pos era bom mais pode sir cruzarem ai vai ser otimo abraços a tordos da selecaõ brasileira e tor torcedo muinto por dunga eu acredito neli mais quero fala que a maio parte dos torcedores do nosso brasil naô taô torcedo por ele dunga taô torcedo comtra ele mais eu quero que ele traga esti trofeu pra cala a borca deles tordos obrigado desculpa ai fica tordos com deus tordos da copa e tordos da nossa selecaõ ….

  • ele ponhi no ataqui si naõ num faz gool pois time qui num vai o ataqui como vence na retraca eli naô vai fazer isto vai joga pra freti porque ele tem time bom e favorito au trofeu abraços..

  • Willie Ismael Quiroz Zúñiga

    Isto é uma boa informação, relembrar jogos de mundiais sempre será bom para as pessôas idosas. Relembrar o passado é volver a ser JOVEM….. Os meus são 79 anos de vida e 52 anos deste país – B R A S I L

  • Olá Neto.
    Gostei muito do post, também sou um apaixonado por futebol e escrevo diariamente no meu blog.
    Se puder da uma olhada ficaria feliz.

    Um grande abraço !

  • Americo Luz

    Faltam algumas revanches importantes ainda na fase de grupos.

    EUA x Inglaterra – Ingleses querem apagar o grande vexame da sua primeira participação em mundiais.

    Brasil x Portugal – A derrota que sacramentou a última desclassificação brasileira em cahves de grupo. Desde este fatídico jogo, o Brasil só voltou a perder na fase de grupos em 98 para a Noruega, após estar com a calssificação garantida como líder do seu grupo.

    Tanto Brasil, como Inlgaterra, jamais tiveram uma revanche para apagar esta nota dos seus currículos.

  • jusselino carvalho

    O Brasil nem precisa ganhar a copa, somente eliminar a França.

  • Eu acho que não havera revanche.

  • Kleber gedda

    Estou confiante em nossa seleção e gostaria muito que acontecese o duelo com os franceses, pois nossos jogadores e técnico se não acharam uma maneira de ganhar deles então não merecemos ser campeões. Vamos nessa BRASIL

  • Gleyson

    Essa Copa já é da ESPANHA…

  • EXILADO

    Seria bom pegar a fraca França. Desta vez, os brasileiros mais escolados e engasgados com eles, têm mais chances de vencer, apesar de ser uma pedra na chuteira. Mas quem quer ser campeão não pode temer ninguém e nem escolher adversário. Avante Brasillllllllllll.

  • O queo Brasil tem contra a selecao inglesa? Mesmo se o gol nao foi permitido a inglaterra teria sido o campeao.

    Eu canso de ouvir o Brasil falando mau da gente, nos sabemos que voces sao os melhors do mundo mas voces tem uma certa arrogancia , cade o humildade?

  • Nina Oliveira

    Interessante alguns comentários!! A rapidez como tudo mudou , sobretudo, no que diz respeito ao futebol, ou seja, esta universalização deste jogo que não está mais nos pés de uma só nação!
    O Brasil tem excelentes jogadores, sem dúvida, todavia ainda carece de patriotismo que, para uma nação, é a prova do 1º amor à “camisa”(NAÇÃO)!

MaisRecentes

Guttman, uma bela e vitoriosa trajetória



Continue Lendo

Palmeiras x São Paulo: rivais contra o vexame



Continue Lendo

Neymar, entre a guilhotina e ‘la vie en rose’



Continue Lendo