A Liga dos Campeões e a Copa do Mundo



A final da Liga dos Campeões foi um baita aperitivo para quem espera ansioso pela Copa do Mundo. Como o blog é de Copa, vou procurar me ater ao que ele se refere, mesmo que indiretamente. Mas antes vale registrar que o técnico José Mourinho tomou conta dos holofotes porque é muito acima da média. Não foi à toa que no caminho para a conquista a equipe de Milão superou nada menos que os campeões dos três mais importantes campeonatos nacionais do mundo ao lado do próprio Italiano: inglês (Chelsea), espanhol (Barcelona) e alemão (Bayern de Munique). Samuel Eto’o sempre foi um atacante nato, com velocidade e conclusão. Daqueles vaidosos, que ficava contrariado em grupos nos quais seu espaço ficasse em questão. Incrivelmente, com Mourinho aceitou virar uma espécie de ponta mais recuado. Tornou-se uma arma poderosa na marcação e articulação, quase desaparecendo na frente. O gol contra o Chelsea, no Stamford Bridge, foi uma exceção. E, sabendo que sem Ribery as jogadas alemãs se concentrariam em Robben, o que fez o técnico português? Escalou Chivu para o combate, reforçando a marcação pela esquerda da sua defesa com as ajudas de Cambiasso e Samuel. Ações de um técnico competente e decisivo.

Para efeito de Copa do Mundo, alguns registros:

1 – Não foi coincidência o fato de Diego Milito ter definido o jogo. Na temporada interista ele foi um dos jogadores mais importantes.  Não à toa a imprensa italiana o define como ‘un immenso’: na temporada que se encerra marcou 22 gols na Lega Calcio e cinco na Liga dos Campeões (sendo umas nas quartas diante do Chelsea e dois na decisão deste sábado). Será a principal referência do ataque argentino e é candidato a ser artilheiro da Copa.

2 – Samuel: Todos repetem insistentemente a mesma cantilena – a Argentina tem poderio ofensivo, mas a defesa… Pode até ser verdade, já que Heinze, Burdisso, Demichelis e Otamendi não são maravilhas universais. Mas Samuel destoa. Ótima Liga dos Campeões, anulou o ataque do Chelsea nas quartas e foi imprescindível na ajuda à marcação de Robben na final. Pelo menos ele pode ser um bastião da defesa alviceleste.

3 – Sneijder e Robben provaram na decisão que a Holanda terá um poder de fogo respeitável em campos sul-africanos. Vale lembrar que deverão formar quadrado com Rafael Van der Vaat e Van Persie. No passe para o primeiro gol de Milito, Sneijder mostrou perícia idêntica à que mostrara contra o Chelsea, em Londre, no gol de Eto’o. Já Robben foi o responsável principal pela surpreendente presença do Bayern na decisão. Foi o grande jogador da equipe na finalíssima e, não fosse Júlio César em um chute cruzado, poderia ter deixado a história com feitio diferente.

4 – Os brasileiros Júlio César, Maicon e Lúcio formaram um trio-barragem na temporada interista. E são titulares absolutos de Dunga. Impressiona a segurança do goleiro nos momentos decisivos. Impressionam o vigor físico, a qualidade na chegada à linha de fundo e o bom passe do lateral. E impressionam mais ainda a liderança, tempo de bola e qualidade técnica do zagueiro. Se o Brasil não parece ter um time dos mais fornidos de talento do meio para a frente, lá atrás…

5 – Os alemães Philip Lahm e Klose já não têm o mesmo nível de quatro anos atrás. O lateral aparece bem menos no jogo e faz muitas jogadas burocráticas, como toquinhos de lado. Já o atacante, que se fizer cinco gols no Mundial igualará Ronaldo como o maior artilheiro da competição em todos os tempos, é reserva do Bayern.



  • Luiz

    1- Será reserva.
    2 -Jogará sozinho, não jogaria se tivesse o Zanetti, mas não terá.
    3- Não se esquema do Van Bommel na contensão aos 2. Só faltaria um atacante de peso (que poderia ser o Van Nistelrooy), mas o Kuyt deverá ocupar a posição e fazer um ataque leve e infernal.
    4- Temos um time talentoso na frente e atrás. O problema é o meio.
    5- O Lahm realmente não tem rendido o que pode. Mas ele joga muito melhor pela esquerda, não pela direita. E o Klose é isso daí mesmo. Só que mete gol.

  • luiz

    caro amigo otimo comentario o que vc falou da holanda realmente e verdade o quarteto vai dar muito trabalho em relaçao a milito tambem acho que vai ser o grande destaque da copa ao lado de messi e drogba em relaçao ao brasil acho que vai ser a grande decepçao pior que 90 com lazaronni tudo por causa do burro do dunga essa seleçao e lamentavel levar kaka bixado kleberson reserva do flamengo,josue horrivel,felipe mello lamentavel muito ruim,julio batista e brincadeira,gileberto sem condiçoes realmente nao da ah doni tambem horrivel aposto na argentina e na espanha nessa copa fica ai meu relato espero que coloquem ai abraços e fui

  • Douglas

    Concerteza Milito, atacante argentino da Inter vai dar o que falar nesta copa 2010.

  • Da-lhe Argentina!!!

    Estou torcendo pela Argentina por tres motivos:

    1 – Merecem ganhar uma copa do mundo, sempre tem jogadores excepcionais, e sao eliminados de forma dramatica.
    2 – Nao vai fazer diferenca pro Brasil, pois temos 5 copas e eles iriam pra terceira, alem do mais a proxima e no Brasil e poderemos ganhar
    3 – Pela consagracao de dois genios, dois mitos, duas lendas. Maradona como tecnico e Messi como jogador. Eu ficaria muito satisfeito de ser testemunha da historia. Ver Maradona sendo campeao do mundo como jogador e depois como tecnico. Nao vi o Beckenbeuer ser campeao como jogador e nem Zagallo como jogador e tecnico. E o Messi eu sou fa. Acho ele um exemplo de jogador. Nunca o vi envolvido em polemica, ser hostilizado pela torcida adversaria e nem mesmo pelos jogadores adversarios. Ele da o respeito e depois recebe de volta. Voce nao o ver fazendo golacos e jogadas geniais e depois menosprezar o adversario. Ao contrario daqui do Brasil que quando surge um craque ja vai logo se entitulando e se rotulando de boemio, achando que o artista e maior que o publico. Nao me importo se eles sao argentinos. Na verdade as lendas, os genios e mitos nao tem nacionalidade, afinal de contas, sao extraterrestres.

    Estou torcendo por uma grande copa, e que venca o futebol mais bonito mais vistoso, mais espetacular. Se vier a vencer outro futebol, que venca na essencia das suas culturas. Exemplo: Alemanha nao tem futebol vistoso, empolgante mais pode e tera merito se vier a ganhar.

    Saudacoes rubro negras

  • Adriano

    Opa… Campeao incontestavel com a mão de Mourinho, a Iter chegou com propiedade ao título… mas na peneira da Copa 2010 da Africa:

    1. Brasil – Júlio César, Lúcio e Maicon jogares nota 10 merecem e são indispensaveis para nossa seleção.

    2. Argentina – W. Samuel , faz uma temporada vitoriosa, vai trazer segurança pra zaga dos hermanos e Diego Milito, um dos ou o melhor centro-avante em forma da atualidade… vai dar trabalho.

    3. Holanda – Sneijder, rápido, habilidoso e muito inteligente sera um dos orquestradores da seleção holandesa e Robben atacante nato, talentoso e eficiente formará a parte ofensiva da laranja mecänica.

    4. Alemanha – Lahm , opção experiente para lateral, Klose jogador q sabe fazer gols, não é craque mas pode definir partida, Schweninsteiger jogador veloz e confiante poderá oferecer jogadas em velocidade para seleção alemã.

    5. Camarões – Samuel Eto´o , ágil, objetivo e com faro de gol , o principal atacante da seleção camaronesa mostra confiança e versatilidade, será a principal referëncia de Camarões.

    É isso aí… contagem regressiva para o Mundial da África… muita qualidade, e equilibrio por parte das equipes se destacando as seleções do Brasil, Espanha, Inglaterra, Hohlanda pela pre campanha e Argentina pelo insurgimento.

  • Fernando

    1- Infelizmente( Milito ) deve ser reserva devido a enorme concorrencia
    2- A zaga argentina é fraca demais, acho que nem o bom momento dele( Samuel) vai tornar a defesa mais confiável
    3- O quadrado holandes era o mesmo na última copa , só que agora já são jogadores mais maduros, vamos ver se evolui
    4-O sistema do Brasil hj é o melhor , e concordo q do meio pra frente já foi melhor , principalmente pelo excesso de “brucutus” no meio de campo
    5- A Alemenha é isso ai…. jogadores em baixa e desacreditados ….de repente chega na final .rsrs

  • Marcelo Frenhan

    Com Tevez, Huguain e Messi o Milito nem sequer vai jogar….. Meteu uns golzinhos na Inter mais na seleção é diferente…
    Já a Holanda acho que pode e vai fazer muito bonito na Copa… Sou fã da laranja e aposto nela como uma das favoritas.
    Agora o meio campo do Brasil realmente é lamentavel… Kleberson, Julio Baptista, Josué e o Gilberto pela LE não dá! Pura falta de opção.

  • paulinho

    N a minha opinião a surpresa da copa sera a holanda com robben sneider van der vart e cia neiguem segura a laranja mecanica…

  • caro amigo otimo comentario o que vc falou da holanda realmente e verdade o quarteto vai dar muito trabalho em relaçao a milito tambem acho que vai ser o grande destaque da copa ao lado de messi e drogba em relaçao ao brasil acho que vai ser a grande decepçao pior que 90 com lazaronni tudo por causa do burro do dunga essa seleçao e lamentavel levar kaka bixado kleberson reserva do flamengo,josue horrivel,felipe mello lamentavel muito ruim,julio batista e brincadeira,gileberto sem condiçoes realmente nao da ah doni tambem horrivel aposto na argentina e na espanha nessa copa fica ai meu relato espero que coloquem ai abraços e fui

  • oi vc ñ sabe o q vc fala ok

  • futebol, deveria de acabar com IMPEDIMENTO , e colocar tres arbitros, dois linha, e proibir jogadas violentas , como carrinho, com isso futebol vai ficar emocionante, vamos mudar as regras, como aconteceu no volei, e outros esportes blz. vamos mudar para melhor.

  • Bruno

    Bom.. acho q vários Brasileiros tem a mesma opinião.. ESPANHA campeã do mundial, o Brasil está com um time razoável, o time titular claro… agora me fala.. qm será reserva do Kaká no mundial??? me diz um jogador q tem a capacidade q tem o mesmo de marcar e servir??
    o Dunga foi muito burro ao chamar esses jogadores.. Kleberson, Gilberto Silva, Gilberto, Grafite..

    agora concerteza.. os holofortes.. estarão voltados a seleção Argentina.. q está com uma seleção incrivel.. e a Holanda.. é a Holanda.. não há o q falar ..

  • Pedro

    Sneijder vai ser o craque da copa

  • FORLAN

    sendo torcedo dos diabos vermelhos,a inter conseguiu ganhar jogos importante
    por causa da sua defesa que é a melhor do mundo!uma defesa formada por sul
    americanos.E alem mais + burro do que o dunga é maradona que ñ levou o zanete
    e cambiaso esse cara é muito burro mesmo e outra o Brasil só vai passa
    pra proxima fase por causa da sua defesa se ñ for ela ñ tem hexa!

  • elias

    O milito vai dar muito trabalho para as defesas adversarias. O quarteto holandês vai ser a grande sensação desta copa. Porém, acredito no trabalho do Dunga e apesar de nossa seleção não ser aquela dos sonhos com neimar, ganso e gaucho, aposto na experiência dos nossos jogadores.

  • Marco

    Concordo plenamente com o comentario do trio Brasileiro, axo que o Brasil tem o melhor goleiro do mundo, uma zaga que se pode confiar, com Lucio e Thiago Silva (extremamente abilidoso na zaga e rapido), Não tenho muito conhesimento sobre Michel Bastos, preferiria andré Santos naquela posição. Não é a Seleçao da qual eu e muitos Brasileiros esperavamos, porém eu sou Brasileiro e estou com a seleçao até o fim. Temos Muitas chances de sermos hexas

  • Surfista

    1 Sera banco ,mas a Argentina não tem conjunto isso atrapalha…
    2 Vai jogar sozinho ,e ele não tera do lado os brasileiros Julio Cesar ,Maicon e Lucio para auxiliar…
    3 O Problema do holandes e que eles se machucam sempre são jogadores de porcelana…
    4 Alias vão tem que jogar o maximo que eles podem, porque nosso meio e fraco e vai deixar a defesa mano a mano com eles…
    5 Lahn e Klose estão mau ,mas na seleção alemã eles jogam melhor que no Bayern…

  • jessynara

    tirem isso da tv meu irmao que assistir todos os jogos e nao deixa a gente assistir isso é uo do borogodo nao sei pra que tem essa coisa de copa do mundo

MaisRecentes

Neymar, entre a guilhotina e ‘la vie en rose’



Continue Lendo

Do ‘gênesis ao apocalipse’, Felipe Melo tropeça no verbo



Continue Lendo

Um Dérbi sob o signo da invencibilidade



Continue Lendo