A angústia de Maradona



Diego Armando Maradona deve estar contando os dias, batendo no teto da ampulheta para a areia correr rapidamente… Daqui a pouco mais de uma semana ele passará por uma provação que nem como jogador genial que foi passou. Terá que classificar para a Copa do Mundo de 2010 uma seleção que vem beirando o ridículo, uma comédia pastelão em azul e branco. Mas se trata de uma seleção de tradição inquestionável, que carrega o futebol bicampeão do mundo nas veias. Até os jogos contra Peru, em Buenos Aires, e Uruguai, em Montevidéo, o Pibe de oro sofrerá as angústias humanas que não rimam com um dios. Mas afinal ele foi, na concepção dos nossos vizinhos, uma entidade sobre-humana como jogador. Porque como técnico…

A verdade é que Maradona terá que dar fim às invencionices na equipe e escalar o melhor. Olhe pelo mundo e perceba que em todo canto tem bons jogadores argentinos atuando. Não vamos repisar nos nomes mais aclamados, como Tevez, Messi e Aguero. Esses são carne de vaca, Mas olhem um Cambiasso, que comanda com mestria a saída de bola da Inter de Milão. No mesmo time Diego Militto, no ataque, vem formando dupla eficiente com Eto’o. E Higuain, que em uma galáxia madrilena cavou seu lugar no time de Pelegrini? Até o veterano Crespo vem aprontando das suas no Genoa. E tem o bom Lavezzi no ataque do Napoli. E ainda teve a escaramuça com Riquelme. Mas reparem que pouco podemos apontar de defensores de qualidade. Heinze, Demichelis, Collocini, Burdisso, Samuel… Não dá para fazer muita coisa. E essa é uma praga que assola as terras do prata. Por isso que Guiñazu talvez pudesse ter espaço, talvez como um limpador de vidro na proteção à zaga. Ao lado de Cambiasso poderia representar proteção maior.

Os dias de Maradona passam lentamente enquanto as unhas são roidas. Mas o fato é que, como disse Passarella em um treinamento para a Copa de 98, “hay que tener hambre de gol”. Veremos!



MaisRecentes

Rica em talentos, França rompe com paradigma recente



Continue Lendo

Espanha morre abraçada ao ‘tiquitaca’ odiado por Guardiola



Continue Lendo

Em cartaz na Rússia: ‘El secreto de sus Rojos’



Continue Lendo