Reta final na América do Sul



A 16ª rodada das Eliminatórias sul-americanas consolidaram a classificação paraguaia para sua quarta Copa seguida – impressionante! E deixaram a Argentina, e por tabela Don Diego Maradona, em maus, péssimos lençóis. Com a derrota no Defensores del Chaco, a seleção alviceleste está no limite, na quinta colocação, aquela que leva à repescagem. Está um ponto atrás do Equador, um na frente de Uruguai e Venezuela e dois na da Colômbia. O tango ressoa forte. Nas últimas duas rodadas, terá o Peru em casa e o Uruguai fora. Imaginem o que pode ser esse jogo em Montevidéo. Pode ser o maior confronto entre os vizinhos desde a final da Copa de 30, disputada justamente no Uruguai.

O Chile está bem próximo da vaga. Equador, Argentina, Uruguai, Venezuela e Colômbia brigam pela última vaga direta e pela ida à repescagem para, provavelmente, enfrentar Honduras ou Costa Rica. Confira a situação de cada uma dessas cinco equipes:

Chile: O time de Marcelo Bielsa visitará a Colômbia e depois receberá o Equador, duas equipes que estão na briga direta. Se vencer um dos jogos estará no Mundial. Dois empates também bastam para a disputar o Mundial, algo que não acontece desde 98.

Jogos que restam –

10/10 – Colômbia x Chile

13/10 – Chile x Equador

Equador: Como é o atual quarto colocado depende somente de suas forças para ir a um Mundial pela terceira vez consecutiva. Enfrentará o Uruguai em casa e o Chile fora, dois concorrentes diretos. Caso não vença os dois jogos terá que torcer por outros resultados para obter a vaga direta.

Jogos que restam –

10/10 – Equador x Uruguai

13/10 – Chile x Equador

Argentina: Atual quinta colocada, se vencer os dois que lhe restam irá, no mínimo, à repescagem. Garantindo esses seis pontos, precisa torcer para que o Equador obtenha no máximo quatro pontos nas duas rodadas finais. Se isso acontecer irá diretamente ao Mundial. Receberá o Peru, em Buenos Aires, e visitará o Uruguai. O drama maior é que caso uruguaios e equatorianos vençam na próxima rodada a equipe de Maradona irá a Montevidéo não podendo perder. Caso isso aconteça, estará fora da Copa

Jogos que restam –

10/10 – Argentina x Peru

13/10 – Uruguai x Argentina

Uruguai: O Uruguai está apenas um ponto atrás da Argentina, que ocupa a quinta colocação. Vencer os jogos contra Equador, em Quito, e Argentina, em Montevidéo, bastam para colocar o time ao menos na repescagem. Quatro pontos nesses dois jogos também podem beneficiar a equipe. Mas uma derrota para os equatorianos somada a uma vitória da Argentina sobre o Peru eliminam a Celeste Olímpica.

Jogos que restam:

10/10 – Equador x Uruguai

13/10 – Uruguai x Argentina

 

Venezuela: Atual sétima colocada, à Venezuela não basta vencer os dois jogos restantes para classificar-se ao seu primeiro Mundial ou disputar a repescagem. Seus dois confrontos finais são contra os dois times já classificados: Paraguai, em casa, e Brasil, fora. Caso vença, precisará secar os rivais terá boas chances de jogar a repescagem.

Jogos que restam:

10/10 – Venezuela x Paraguai

14/10 – Brasil x Venezuela

 

Colômbia: Dois pontos atrás da Argentina, quinta colocada, a Colômbia precisa vencer o Chile, em casa, e o Paraguai, fora, para ficar próxima de disputar ao menos a repescagem. Se não obtiver 100% de aproveitamento deverá ser eliminada precocemente e se ausentar de um Mundial pela terceira vez na sequência.

Jogos que restam:

10/10 – Colômbia x Chile

13/10 – Paraguai x Colômbia

 



MaisRecentes

Documentário mostra diálogo entre sociedade e futebol francês



Continue Lendo

Documentário mostra diálogo entre sociedade e futebol na França



Continue Lendo

O protagonismo estrangeiro no futebol brasileiro



Continue Lendo