O Fenômeno do Palestra Itália



Não é apenas o Corinthians que tem o seu Fenômeno. O Palmeiras agora empatou com o rival e também agregou o seu. Afinal, Obina também é um Fenômeno. Sim, caro internauta, você não leu errado. Obina é um fenômeno. Porém, diferentemente do camisa 9 corintiano, que adquiriu esse status ao conquistar o mundo com futebol extraclasse e os títulos mais cobiçados, o novo jogador alviverde é um fenômeno de algo que podemos denominar imagem reforçada. Obina é muito mais folclore que futebol. Não é um péssimo jogador, embora protagonize lances canhestros. Vez por outra faz gols, embora colecione jejum de 177 dias sem balançar as redes. Já marcou em decisões importantes, tais como na final da Copa do Brasil de 2006 entre Flamengo e Vasco. Mas só mesmo pelo aspecto do folclore podemos entender sua notoriedade.

Não estou dizendo que Obina é um curupira, boitatá ou saci pererê, mesmo porque ele existe de fato. Mas o grito flamante das arquibacandas rubro-negras o colocando como superior ao camaronês Eto'o ou os tais obina facts, que na internet o colocam como um super-herói de dar inveja a Wolverine, não passam de anedotas. E a criação de um mito é algo tão incrível que o Flamengo ainda impôs uma multa de R$ 1 milhão para o caso de Obina ser escalado pelo Palmeiras contra o time carioca.

O futebol é terreno também para as invenções dos torcedores. Folclore é o que não falta na história do esporte. Tonhão não era adorado pela torcida do Palmeiras? Tupãzinho não era o talismã corintiano? Não havia o cachorro biriba e suas estripulias pró-Botafogo? É mais ou menos nesse cardápio que entra Obina. O que ele pode fazer no clube alviverde é entrar em um ou outro jogo e até fazer seus golzinhos. E normalmente sempre está acima do peso. Ao contrário do Fenômeno do Parque São Jorge, que é um jogador forte fisicamente, Obina passa sempre a impressão de estar com gordura sobressalente.



MaisRecentes

Documentário mostra diálogo entre sociedade e futebol francês



Continue Lendo

Documentário mostra diálogo entre sociedade e futebol na França



Continue Lendo

O protagonismo estrangeiro no futebol brasileiro



Continue Lendo