David Braz levantou e andou



1(1)
David Braz foi um dos personagens do brilhante vídeo motivacional que a Santos TV produziu na véspera da decisão do Campeonato Paulista, vencida pelo Peixe semana passada. Há um ano isso era inimaginável. David Braz esteve na seleção ideal de um torneio que jogou do início ao fim. Há um ano isso era inimaginável. David Braz foi um dos melhores em campo, fez gol no tempo normal e acertou ótima cobrança de pênalti na finalíssima deste mesmo torneio. Há um ano isso era inimaginável. Dizer, há um ano, que David Braz é um líder nato, um zagueiro talentoso, seguro e com fome de conquistas podia ser piada. Hoje não é.

David Braz é um daqueles eternos contestados. Daqueles que têm falhas normais e o pessoal já vem com “ele não serve para jogar no Santos”. A própria mídia – e aqui faço um legítimo mea culpa – é determinista. Aponta. Esse é bom. Esse é ruim. Esse serve. Esse não serve. Esse é confiável. Esse é um perigo. A verdade é que o futebol é um jogo de possibilidades e variantes mil. O que todo mundo acha que é bom certamente um dia vai errar, porque é impossível não errar. O que todo mundo acha que é ruim pode acertar e ser mais vencedor do que aquele que todos veem como craque. Craques mesmo são poucos.

O futebol permite que certas figuras passem de contestados a heróis eternos. O tempo pode passar, David Braz pode falhar mil vezes, o Santos pode perder trocentos campeonatos, mas o pôster do Campeonato Paulista de 2015 estará sempre ali. Com um zagueiro sorridente fora de campo, mas muito sério quando o juiz apita. Um zagueiro que passou por uma cirurgia durante esse mesmo campeonato em que foi seguro na defesa e decisivo no ataque. Um zagueiro que chegou na baixa, criticado, vaiado, hostilizado. Mas que levantou e andou.

Assim, aliás, tem sido a carreira do David Braz. Saiu do Palmeiras sem convencer e passou discretamente pelo futebol da Grécia. No Flamengo começou reserva, só virou titular com Joel Santana, mas teve participação fundamental no penta do Brasileirão, em 2009. Um predestinado. Dois anos depois foi despachado para o Santos em uma troca bizarra por Ibson. Quem era David Braz? Para o santista, um encostado do Flamengo que ia se encostar na Vila Belmiro.

E, de fato, Braz ficou encostado. Contratado em maio de 2012, foi meio que dispensado no começo de 2013. O famoso “liberado”, que na verdade quer dizer “ei cara, você está fora”. Muricy Ramalho decidiu que ele não servia, que não seria opção. Foi emprestado pro Vitória e apanhou. Começou titular, foi pra reserva depois de virar culpado pela perda de um título. Não recebeu salário, não conseguiu voltar… sofreu. E voltou para o Santos em 2014 com o rabo entre as pernas. Era agora ou nunca. E foi.

David Braz aproveitou uma brechinha deixada pelo então titular Neto e convenceu o técnico Oswaldo de Oliveira que era hora de fazer valer seu longo contrato com o Santos. E fez. A partir dali não saiu mais do time. Eram Neto, Bruno Uvini, Edu Dracena, Gustavo Henrique, Jubal, Nailson, Paulo Ricardo, Vinicius Simon, Werley… Sempre do lado, nunca no lugar. David Braz se tornou unanimidade, em uma dessas variantes que o futebol permite. E hoje David Braz é campeão.

Mas é assim mesmo. Um dia achamos culpados para isso e aquilo. É a desilusão. Futebol dá raiva umas vezes, mas nas outras faz sorrir. E é justamente dessa paixão e dessa emoção que o futebol se alimenta. É por personagens como David Braz que o futebol vale a pena.



  • EL MAGO

    campeão de que ? de um campeonato semi-amador onde até o pobre Ituano conseguiu ser campeão, Ituano esse que meses depois ficou em 14º na série C.

    • Alexandre

      Sim, o Ituano foi campeão em cima do Santos. Mas o Palmeiras, NÃO. Fica de boa com o seu vice, seu trouxa. Se tivesse sido campeão, não estaria falando merda. Otário.

    • Alexandre

      E se o Ituano jogou a série C, o seu pequeno Palmeiras só não jogou a série B porque o Santos salvou vocês. Thiago Ribeiro manda abraço, seu babaca.

      • Sensato

        Nem o Ituano foi vice do Santos, kkkkkkkkkkkkkkkkkk, V. Hugo delivery, zaga baba do porquinho!!!

    • herrera

      Eu sou um dos que criticavam o David Bras. AO longo do ano passado ele foi mostrando seu valor.
      Quando da debandada no começo do ano e ele ficou, ai que dei maior valor, tanto como jogador como de caráter.
      David, você foi umas das reviravoltas, e gratas, do futebol, valeu moleque, valeu campeão!!!

  • A POSSIBILIDADE DO SANTOS BRIGAR PELO G-4 OU COPA BRASIL PASSA FUNDAMENTALMENTE PELO REFORÇO QUALITATIVO E QUANTITATIVO DO NOSSO PLANTEL!! SEM FAZER ISTO,FICAMOS NO MÁXIMO NO MEIO DA TABELA NO BRASILEIRO E SAIMOS DA COPA BRASIL NO MAXIMO NAS QUARTAS OU SEMI-FINAIS!! ESTA É A NOSSA REALIDADE POIS O NOSSO PLANTEL É VETERANO E GABIGOL E GEUVÂNIO POR EXEMPLO, PRECISAM SER MUITO MELHOR PREPARADOS NO SUB-20 ANTES DE SUBIR E SE QUEIMAR NO ELENCO PRINCIPAL COMO JÁ OCORREU COM VITOR ANDRADE E TANTOS OUTROS!!

  • Sensato

    Alguém ta com saudade do Edu Dracena? Neto? David Brás campeão em cima da baciada do Paulo Nobre!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

  • Patureba

    O sr. EL MAGO só deve ser SANTISTA disfarsado, pois só comenta nas paginas do SANTOS e vive sempre preocupado com as coisas do PEIXE, entrei na pagina do parmerda só pra ver se tinha comentarios dele e não achei nenhum.

    • Sensato

      O EL MAGO é o mais mané do blog da porcada chegou a escrever que no grupo do Santos os favoritos eram Penapolense e Bragantino, também escreveu que Renato e Valência não veriam a cor da bola com os rápidos Robinho genérico e Allione, kkkkkkkkkkkkkkkkkk, fraquinho demais nos comentários!!!

  • Sensato

    A porcada vice entra comendo a grama e empata com os reservas do galo, o campeão paulista entra com a preguiça do Jeca, tem que matar Santos!!!

  • EL MAGO

    Flamerda junto com investidores vai fazer proposta ao Milan para contratar o Robinho… mais um abandonando o navio !

  • Boa Noite Amigos, O David Brás quando se convence quem ele é fazendo o arroz com feijão ele está de parabéns e outra coisa ele é lutador ele procura incentivar os outros jogadores e porisso acabou sendo aproveitado e com a continuidade se tornou inprencindivel, agora eu que sempre quiz o Gustavo Henrique como companheiro dele a dois jogos ( não sei se não está dormindo por ter sido pai agora ) mais tem ido muito mal, espero que melhore, por sinal no jogo de hoje todos foram mal o Robinho fez um gol e depois perderam varios ( uma displiciencia total, parecia sonolentos) até o Ricardo O sem angulo e poderia dar para o Robinho que estava melhor colocado resolveu chutar, assim não dá esse empate fará falta ( e por pouco eles não viram) lá na frente ( quem quer ganhar não pode entrar disperdiçando tantos gols e achando que 1 a 0 é para segurar temos que fazer quantos gols pudermos e não ficar com displiciencia.

MaisRecentes

Pensem no contrário da razão



Continue Lendo

O Santos real deu as caras e tirou o título do Santos hipotético



Continue Lendo

Escalação contra o Vasco diz mais sobre 2016 do que sobre o presente



Continue Lendo