Robinho, o mais importante jogador do Santos pós-Pelé



robsonneymarRobinho e Neymar atuaram juntos pelo Santos em 2010 (FOTO: Tom Dib)

No último domingo, mencionei ‘en passant ‘ a respeito no Twitter e houve reações de todos os tipos. Neste espaço mais generoso, e dedicado ao Santos Futebol Clube, posso explicar o porquê de eu considerar Robinho o jogador mais importante do Santos pós-Pelé – assim como o calendário nosso divide-se em antes e depois de Cristo, o santista é fraturado em antes e depois do Rei, tem jeito não. Vamos lá, sem delongas:

– Em 2002 o Santos era um clube esfarrapado, de joelhos, nutrindo-se de um passado glorioso e cada vez mais distante. Sete anos antes, o Messias Giovani deu uma afagada no ego santista, mas ela teve curtíssima duração e não houve galardão. O jejum de títulos prosseguiu. O inesperado título brasileiro, cujo sīmbolo foram as pedaladas de Robinho, foi a ressurreição santista, para usar a parábola bíblica. No último mata-mata da história da competição, Robson comeu a bola. O goleiro Danrlei quis matá-lo, Rogério quis não tê-lo como rival e Elano até hoje agradece a assistência da sua vida. Os outros dez troféus arrebatados nos anos seguintes são filhotes daquele 15 de dezembro. A confiança e orgulho do clube e seus torcedores voltaram à posição correta, além das faixas que estavam de cabeça pra baixo, naturalmente.

– Em 2003, Robinho foi o protagonista da segunda ressurreição alvinegra, a internacional. Logo na primeira partida do clube em uma Libertadores depois de quase 30 anos, guiou os 5 a 1 no America de Cali que geraram repercussão de era dourada. O time chegou à sua primeira final da disputa desde o período romântico.

– Quando Neymar começou a brilhar expôs sua idolatria por Robinho. Seu primeiro ano de fato apoteotico, em 2010, teve o atacante a seu lado nos títulos paulista e da Copa do Brasil. Em seu primeiro retorno à Vila, Robinho manteve a aura vencedora. Neymar, melhor jogador do Santos pós-Pelé, porém não o mais importante, levantaria o primeiro título continental desde o Rei, mas a autoestima santista já estava nas alturas.

– Nesta terceira passagem, Robinho é líder técnico e anímico inegável.

– A realidade contemporânea restringe que clubes tenham seus ídolos apenas no início e no fim da carreira. As exceções parecem ser os goleiros (Marcos, Ceni e, possivelmente, Jefferson, são exemplos eloquentes disso). Robinho, isso por conta de carreira internacional mediana, é verdade, esta na terceira passagem e não é exatamente um veterano que passa só pra ser reverenciado.

– O rival maior para o santista, por motivos fartos, é o Corinthians. A história de Robinho contra o centenário adversário só encontra paralelo em Pelé. A tal ponto que é de se imaginar que tivesse Robinho na semifinal da Libertadores de 2012 o futuro poderia ser outro. Não custa lembrar que no intervalo de seca de 18 anos sem conquistas relevantes outro retrospecto atormentava os peixeiros: o ridículo retrospecto contra o Corinthians.

– O torcedor do Santos em sua maioria ama Robinho como a nenhum outro e sempre acha que “olerê, olará, Robinho vem aí e o bicho vai pegar”.



  • Sensato

    Grandeza vem de berço, ídolos fazemos em casa!!! Não temos ídolos de papel!!!

    • herrera

      É sabido que Neymar é mais jogador que Robinho, é sabido que Neymar ganhou uma libertadores pelo Santos, coisa que o Robinho não. É sabido que Neymar trouxe números impressionantes ao Santos, como retorno financeiro, de mídia e número de torcedores.
      Tudo isso é sabido, contudo, eu que vivi as épocas magras, ainda quando eu era garoto, só via o Santos tomar porrada e nada de ganhar (vi ganhar apenas um rio-são paulo).
      Com isso vi surgir um Giovani, nos meus 14 anos de idade, como foi bom, como foi saboroso, vou ter o Giovani, Camanducaia, Marcelo Passos, Macedo, Jamelli, Gallo e cia eternamente gravados em minha memória, infelizmente esse time não foi campeão.
      Depois de tanto tempo, em 2002, o Santos afundado em dívidas, 3 meses sem jogar, aparece o Leão com uma molecada boa, vi um amistoso, SAntos e COrinthians, vi um então desconhecido, Robinho, destroçando, um senhor 3×1, ali vi o que me aguardava.
      Depois de tudo, vi aquelas quartas (São Paulo), Semi (GrÊmio)e por fim aquelas espetaculares finas com o Corinthians, vocês não tem ideia o que aquilo significou para mim, aquele foi o dia mais feliz da minha vida, não tenho palavras para expressar.
      REspeito tudo o que o Neymar conquistou e fez pelo SAntos, sou um defensor, quantomas, dele, contudo, para mim, o RObinho é mais importante, não pelas voltas dele ao Santos e sim por aquele momento, tantos anos sendo achincalhado pelos outros, tomando porrada, ali o SAntos voltou a ser grande, voltou a ser respeitado, voltou a ser o que sempre foi, outrora esquecido,
      O MAIOR TIME DO MUNDO DE TODOS OS TEMPOS

  • EL MAGO

    Robinho não ganhou Libertadores (titulo mais importante nos ultimo 46 anos) devem mais ao Neymar do que à ele e principalmente financeiramente pois sem o Neymar as portas ja teriam sido fechada em 2006 !

    • Sensato

      Leia o texto acima antes de escrever merda, resumidamente o texto diz que a geração Robinho foi a propulsora do que viria mais adiante, puta que pariu vc não se cansa de ser mané? Sic!!!

      *Os lentos Renato e Valencia mandaram um abraço aos rápidos Robinho genérico e Allione, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

      • EL MAGO

        Robinho tinha companheiros de alto nivel ao lado entre 2002 e 2005 e Neymar carregou um bando de refugo nas costas kkkkkkkk

        • Tunuka

          Neymar carregou refugo nas costas? kkkkkkkkkkkkkkkkkk

          Como todo Palmeirense não entende nada de títulos e nem de futebol… Veja o time de 2011, campeão da Libertadores, e me diga que refugos tinham ali. Rafael, goleiro, joga no Napoli e já foi chamado diversas vezes para a seleção canarinho. Dracena, zagueiro, campeão em todos os times que jogou, um verdadeiro xerife. Jonathan, lateral direito, joga na Internazionale de Milão e está cotado para jogar pela azzurra. Danilo, lateral direito e volante, recentemente contratado pelo Real Madrid e constantemente convocado para a seleção brasileira. Léo, lateral esquerdo, um dos mais vitoriosos jogadores brasileiros, exemplo de raça e amor à camisa (também titular em 2002). Alex Sandro, lateral esquerdo, titular no porto e chamado diversas vezes para defender a amarelinha. Arouca, volante, um dos melhores da atualidade jogando no brasil (atualmente no vice do paulistão).Ganso, meia armador, melhor e mais habilidoso meio campista do futebol brasileiro (pena que alterna altos e baixos e se lesiona demais. Melhor do que o Diego em seu auge, mas não tão constante). Durval, zagueiro, mil vezes melhor do que o André Luis. Adriano, volante, melhor do que o Paulo Almeida. O Time de 2002 tinha alguns bons jogadores, como: Alex, zagueiro, melhor do que Dracena e Durval. Renatinho, volante, à época um dos melhores volantes do Brasil (em comparação era páreo ao Arouca). Elano, volante e meia, jogou nas duas equipes (em 2011 estava mais maduro). Robinho, atacante, craque. Diego, meia, craque. Paulo Almeida, volante, horrível e violento. Maurinho, lateral direito, bom ofensivamente, mas fraco demais na defesa. Alberto, atacante, não sei quem era pior, se ele ou Zé Love. Fábio Costa, goleiro, dava raça e foi decisivo no jogo do título de 2002, mas não é melhor do que o Rafael.

          • Ricardo Lima

            O Alberto tinha suas limitações, mas tecnicamente desempenhava muito bem seu papel na frente. Ele abria as jogadas do Robinho e Diego. Foi importante ao título. Não se esqueça da bicicleta contra o Timeco da Capital.

    • ESTRELADOMAR

      ta ai a opinião de um burro,,
      temsempre uma bobagem pra falar…
      deixa de ser ridiculo

      • ESTRELADOMAR

        estou me referindo ao el bosta

  • só falou verdades, Robinho é a salvação, e se Neymar é melhor? é, porém sempre jogou mais para si do que para o Santos, enquanto que Robinho sempre jogou mais para o Santos do que para ele próprio.

    • herrera

      Meu amigo discordo de você, para voaorizar um você não precisa, necessariamente, desvalorizar o outro. O Neymar é muito melhor que o Robinho, ele não jogava só para ele, quantas e quantas vezes ele ganhou jogo sozinho, quantas vezes ele serviu aquela desgraça da seleção e voltava para jogar pelo Santos? Lembra que o Murici era o técnico, que acabou com Santos, pois não tinha padrão tático algum, armava o time para dar chutão à frente e o Neymar que resolvesse? ELe o que esse técnico horrível fez com o Felipe ANdreson? Vai ver o que é o Felipe ANderson hoje, um dos melhores da Europa. Um jogador do nível que era o Neymar, se tivesse jogado em qualquer outro clube no Brasl, com 6 meses já teria saido. Pois ninguém, quando visse as propostas, seguraria, e olha quanto tempo ele ficou por lá.
      Por mais que falem que o SAntos recebeu pouco com a sua venda, o que também concordo, o que ele trouxe de torcedores, mídia, dinheiro para o Santos, se ele tivesse saído de graça, teria sido de longe o negócio mais lucrativo que o Santos teve em sua história recente. Pena que acabaram com tudo.
      Agora, para mim o Robinho é mais importante em razão ao que escrevi logo acima

      • Alexandre Mansur

        Falou tudo, quem viveu as vacas magras reconhece a importância de Robinho e Diego. Para mim o titulo de 2002 é o maior titulo de todos (mais importante inclusive do que a Libertadores de 2011) pois foi ele que alavancou todos os outros que vieram. Santos não é grande É GIGANTE.

  • Aldair

    Posso falar com todas as letras.ROBINHO É SIM O MAIOR ÍDOLO pós Pelé.Neymar é mais jogador e Robinho mesmo já falou isso,que o Neymar é o melhor pós Pelé mas Robinho deu a todos os santistas,junto dos seus companheiros o melhor presente depois de 18 anos.2002 foi o maior titulo do SAntos,nem mesmo a libertadores ganha por Neymar é mais importante.

  • emilio

    Está correto, é indiscutível e além disso Robinho é mais ídolo que e já é imortal no SFC!. Neymar poderá alcançá-lo mas para isto terá que retornar após a Copa de 2018, jogar com salário compatível do brasil, vencer títulos e tambem dar exemplos aos mais jovens. Não acredito que tenha esta firmeza de caráter. Mas quem sabe! Hoje diria que Renato, Elano, Léo e Diego dependendo da faixa etária tambem sejam mais ídolos que neymar…

  • SANTÃO

    Bruno Cassucci, concordo com seu texto na totalidade. O Robinho, sozinho inflamou o Santos naquela final de 2002, pois o Diego se contundiu no inicio do jogo. O Robinho foi e é importante para o Santos. Aquela libertadores de 2003, perdemos por desfalques importantes de R.Oliveira e Elano. Ninguém tira os méritos do Neymar, mas o Robyshow é Santos de coração, corpo, alma e espirito.

  • Rogério

    Eu concordo com tudo que foi dito,sempre disse que se não fosse a geração Robinho e Diego não haveria tranquilidade para as gerações de Neymar e Ganso,realmente Neymar é o melhor pós era Pelé e o Robinho o mais importante , graças a ele Lucas Lima,Geuvânio e Gabriel terão tranquilidade para seguir seu caminho na Vila coroados com um título

  • O ROBINHO ESTÁ MUITO MAL PREPARADO FISICAMENTE!! ATUALMENTE JOGA APENAS UM TEMPO E A NOSSA COMISSÃO TÉCNICA PRECISA PREPARA-LO MUITO MELHOR PARA O BRASILEIRO E COPA BRASIL!! JOGA O DOBRO DO QUE VEM MOSTRANDO SE BEM PREPARADO FISICAMENTE!!

    • emilio

      Concordo, não há dúvida nisso! Apenas considerar que hoje ele é o homem de confiança de Dunga na Seleção! Robinho tem a Copa América e depois as Eliminatórias para 2018 começam. Não dá pra forçar agora!

  • rubens Vaz de Goes

    concordo com o PVC. O Roibinho é o mais importante jogador do Santos na era pós-Pele. Pode não ser o melhor, que eu Tb acho que o Neymar é mais jogador que o Robinho, mais sem duvida é o mais importante. Como o Léo é o mais importante lateral esquerdo do Santos, não o melhor, mais o mais importante.

  • ESTRELADOMAR

    também acho o Robinho mais importante para o Santos…
    o Neymar é ,ais jogador mas com objetivos diferentes…

    e agora começa essa seleção de araque a prejudicar os clubes…
    não deveria nem se classificar pra que dar mais um vexame na proxima copa..
    a seleção Brasileira não é mais a seleção de futebol..
    é um comércio dos cartolas pra encher os bolsos,,,

  • EL MAGO

    “Para este ano, a vaga na Libertadores é o mínimo que esperamos”

    MEU DEUS QUANTA ILUSÃO… SE SAI UM ROBINHO OU LUCAS LIMA AI NEM TEM RESERVA A ALTURA KKKKKKKKKKK DEVEM ESTA PENSANDO QUE OS NACIONAIS É PAULISTINHA !

    • ESTRELADOMAR

      ôô,,, mais burro
      quando saiu os pernetas no começo do ano voce disse a mesma coisa…
      resultado o que sobrou é melhor que o teu timinho…
      se sair mais alguem. pro Brasileiro ,, quem ficar dará conta do recado..
      e a libertadores estará garantida…
      a unica coisa que não garantimos será ajudar o palmeirinhas ficar na serie A…

      • EL MAGO

        Libertadores só se o apito amigo funcionar dinovo KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • pedro lopes (também sócio)

      Cara, o “VIUVAS DA PARMALAT” lhe mandou lembranças, só você sabe quem é, se liga mané!

  • EL MAGO

    ano passado o 8an7os fez melhor campanha do Paulistinha e terminou Vice…

    depois na Copa do Brasil foi eliminado mesmo assaltando o Cruzeiro e no Brasileirão ficou 10 jogos sem vencer e terminou em 9º…

    detalhe: o elenco do ano passado tinha melhores opções no banco… ou seja todo ano se empolgam com paulistinha e depois tomam na bunda KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Marcos Cruz

    Um grande ídolo, se constrói principalmente contra embates com grandes rivais. Não há paralelo nesse quesito entre Robinho x Neymar. Robinho é jogador de grandes jogos, cresce em decisões e os números contra o time da Marginal s/n, impressiona. No jogo mais emblemático da história deste confronto, a semi final de 2012, Neymar amarelou. E como Santista, que acompanhou as vacas magras da década, de 80, 90 e começo de 2000, inclusive com o fatídico jogo de 2001, contra o time da Marginal, que Robinho é sim, o maior jogador pós era Pelé!!!

  • EL MAGO

    8an7os: 2 brasileirão, 1 libertadores e 1 copa do Brasil.

    Pelé: 6 “brasileirão, 2 libertadores e 2 mundial.
    _________________________________________________________________________________

  • jorji

    Robinho é o maior ídolo santista após Pelé sem dúvidas, o Neymar o maior jogador pós Pelé, um detalhe, os três maiores ídolos santistas são cria do Santos, revelamos o maior jogador da história do futebol, e se somarmos os gols de jogadores revelados pelo santos na seleção, disparadamente os nossos jogadores são os que fizeram mais gols, Claudio Adão, Pelé, Pita, Robinho, Neymar e cia, os maiores ídolos do futebol brasileiro e mundial são os que revelamos!

    • EL MAGO

      Pelé antes de jogar no Santos pediu vaga no verdão mas os Italiano rejeitaram ele por ser negro… e vale lembrar tbm que o Neymar é palmeirense desde criançinha !

      • roberto

        ERAM PALMEIRENSE QUANDO ERAM CRIANÇAS, MAS QUANDO COMEÇARAM A ENTENDER DE FUTEBOL PASSARAM A TORCER PELO SANTOS.

        • EL MAGO

          Pelé com 11 anos de idade viu o Palmeiras ser campeão mundial em 1951 e varias vezes campeão do paulistinha… e Neymar cresceu vendo nossos super time dos anos 90 KKKKK

  • EL MAGO

    316 clássicos

    134 vitórias palmeirenses

    83 empates

    99 triunfos santistas

    Em gols, o Alviverde marcou 541 vezes, e o Alvinegro, 453.

    QUEM SERA QUE É O FREGUES MESMO ????????????????????????????????????????

  • myndial pinga 51 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • EL MAGO

    Corinthians 126 vitória(s), 589 gol(s)
    Santos 99 vitória(s), 466 gol(s)
    _______________________________________________________________________________

    Santos 96 vitória(s), 418 gol(s)
    São Paulo 128 vitória(s), 495 gol(s)
    _______________________________________________________________________________

    Santos 99 vitória(s), 453 gol(s)
    Palmeiras 134 vitória(s), 541 gol(s)
    _______________________________________________________________________________

    TIME SEM CAMISA VIRA ISSO AI… FREGUES DE CARTEIRINHA DO TRIO DE FERRO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • ELBOSTA ESSE MUNDIAL NEM MATUZALEM LEBRA DESSE TORNEIO PINGA 51 KKKKKKKKKKK
    ESSE TORNEIO DE 1951 OU PINGA 51 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK FOI QUENEM O TORNEIO DE SOVERTE RIO 40 GRAUS 2000 FEITO PELA PROPIA PATROCINADORA DO PODEROSO KAGAÕ OU TIMBOSTA SEREI BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB 1982 E 2008 SO VOCEIS AGREDITA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK CHUPA ELBOSTA OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO SACO DO VALDIVIA BOSTA CHUPA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK VICE DO SANTASTICO PAMERDA 30 VITORIA A MAIS DOQUEO SANTASTICO CONSEGUIDA NA EPOCA DO AMADORISMO QUE PIADA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK NA HORA DA VERDADE O PAMERDA SE KAGA NA CASSETA DO SANTASTICO 10 SEMI FINAL ILIMINAMOS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK FORA O TITULO DE 2015 CHUPA VICE DO SANTASTICO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • LANCE BOSTA ESTA BLOQUEANDO EU NO BLOG DO DOGUINHA PORQUE NAÕ BLOGUEIA AS GAYVOTAS FIEL GAY ROSA CHUPADORAS DE ROLA QUE PEDIU PARA VOCEIS DO LANCENET BOSTA TIRA O BLOG DO TIAÕ GAYVOTA FIEL GAY ROSA BIGODINHO MELADO DE LEITE DA CASSETA DO PITI BITOCA SHEIK SELINHO PORQUE VOCEIS TIRARAM O BLOG DELE DO AR ERA TAÕ BOM BAGUNÇA NAQUELE BLOG DAS GAYVOTAS FIEL GAY ROSA CHUPADORAS DE ROLA DO SHEIK SELINHO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK CHUPA CHUPA MODESTO CRAQUE BOCA DE FEZES NETA CHEIRA NOSSA CASSETA CHEIA DE CEBO CHUPA AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA CASSETA DO ETERNO MACHO DE VOCEIS SHEIK SELINHO CHUPA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • ELBOSTA SEU TROXA PELE REI DE FUTEBOL JAMAIS JOGARIA EM CLUBE DE SEGUNDA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK 1981.1982.2002.2013 E SALVO 2014 PELO SANTASTICO KKKKK PELE TROXA VEIO DO BAURU PELAS MÃO DE VALDEMAR DE BRITO SEU MENTIROSO PORCA ROSA VICE KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK GUASE QUE O REI PELE FOI JOGA NO BANGU MAIOR DOQUEO PAMERDA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • EL MAGO

    empate com time que ficou em 24º na ultima série D e que tem apenas 4 anos de fundção ? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ESSE NANICO É UMA PIADA !

  • Boa tarde Amigoa ( as) Não liguem a quem não entende de futebol, quando criança muitos vão atrás de amigos como foi o Pelé e Neymar, mais depois eles sempre se declararam amor ao Santos tanto que sempre tanto Pelé como Neymar sempre que podem como nessa final que fizeram gravações para nossos jogadores e sempre mostrado amor ao clube, então deixa eles falarem e também Robinho sempre declarou amor ao clube, são crias nossas. Não foi essa pessoa que escreveu que o Lucas Lima sairia no dia seguinte ao Paulistão. pois saiu da sua propria voz ( Lucas L) que não quer sair do Santos só quando for pro exterior então ele que cuide do seu time que tem bons jogadores não discordo, agora discordo sim que nunca precisamos da ajuda de juiz como o time de ferro e não é porque uma vez houve um erro como pode haver (na copa do Brasil o Germano abriu o Braço o que o juiz pode se enganar se não tivesse aberto talvez não tivesse dado) em compensação contra o São Paulo no 1= jogo tivemos um penalty clarissimo do Paulo Miranda no Ricardo Oliveira na cara do juiz e do Bandeirinha que não quiseram dar, então nós sempre fomos considerados os filhos Bastardos das TVS e Federaçõs´porisso sempre ganhamos com louvor, então deixe de falar besteiras o juiz já errou muitas vezes para o palmeiras esqueceu como o Bruno Cesar forjou penaltys e o juiz deu, o Sheik como forja penaltys, o Luiz Fabiano, o Dagoberto então meu filho errar todo juiz as vezes erra mais as vezes ajuda alguns mais não o Santos.

MaisRecentes

Pensem no contrário da razão



Continue Lendo

O Santos real deu as caras e tirou o título do Santos hipotético



Continue Lendo

Escalação contra o Vasco diz mais sobre 2016 do que sobre o presente



Continue Lendo