Oswaldo foi vítima dos resultados em campo ou da tensão política do clube?



A segunda passagem de Oswaldo de Oliveira pelo comando do Santos foi cheia de altos e baixos. Aferrado ao esquema com três homens de frente, dois deles abertos, o técnico teve um início empolgante. Vitórias goleadoras no Paulistão, entre elas uma por 5 a 1 sobre o arquirrival Corinthians, renderam elogios. Muitos referiam-se a uma  suposta filiação do treinador ao DNA ofensivo alvinegro – expressão cunhada pelo ex-presidente Luis Alvaro de Oliveira, um colecionador de frases de efeito. Nas fases decisivas do Paulistão o castelo começou a pender. A perda do título para o Ituano deu a principal das contribuições para isso.

No Brasileirão é que o chão de fato começou a tremer. Verdade que o Santos do pós-Copa viveu um contrassenso. Perdeu quando jogou bem. Venceu quando não jogou tão bem assim. Os resultados frios mostraram derrotas em todos os jogos grandes, em sequência, para Fluminense, Inter, Corinthians, Cruzeiro e São Paulo. Na mais importante das partidas., diante do Grêmio, pela Copa do Brasil, o Santos arrancou uma vitória expressiva, apesar do sufoco que sofreu. Saiu com o triunfo graças, em boa parte, ao dia inspirado do goleiro Aranha.  A vaga quase certa nas quartas de final do torneio mata-mata parecia ser a tábua de salvação do treinador. Não bastou…

Curioso pensar que por muitas rodadas o Santos teve uma das duas melhores defesas do Brasileirão. Antes da chegada de Robinho. Oswaldo manteve o esquema em teoria ofensivo, do qual não abre mão, mas que tinha na solidez defensiva seu maior mérito. Conseguiu fazer o time desdobrar-se, com os volantes Alison e Arouca doando-se o máximo, e os laterais Cicinho e Mena participando ativamente da marcação e revezando-se no apoio ao ataque. Após a reestreia do camisa 7, a equipe passou a ser mais criativa, com o único meia do elenco, Lucas Limas, participando ativamente do ataque. O problema é que a equipe mostrou uma dificuldade acentuada de fazer o bom toque de bola no ataque traduzir-se em bolas na rede.  Basta sublinhar que nos cinco jogos citados, a equipe fez um mísero gol, e de pênalti, com Gabriel.

É difícil exatamente encontrar qual a culpa de Oswaldo nessa ineficiência. O ano eleitoral do clube, turbulento como poucos nos últimos tempos, em que múltiplas  correntes medem forças, provavelmente contribuiu. As cornetas sempre soavam contra o técnico, como relataram várias reportagens do Bruno Cassucci, deste LANCE!Net. A poucos meses do pleito, a diretoria, comandada por Odílio, certamente está preocupada com as urnas e buscando respostas rápidas, para dar satisfação a parte da torcida que vaiava o técnico e aspirando ainda bons resultados da equipe antes da votação. O misterioso caso dos sócios-fantasmas serviu apenas para agitar ainda mais o ambiente. Pelo campo, a demissão não se fazia um imperativo. Ao menos ainda não.

A decisão parece ter cores muito mais políticas.



  • Boa Noite, Acho que já se fazia necessário já que ele iria morrer abraçado com certos jogadores como o Thiago que está em má fase e também ele não mudava seu modo de jogar e também não conseguia tirar o melhor dos jogadores acho que faltou treinos de finalizações porque não é possivel chegar tantas vezesao ataque e não conseguir fazer gol e achar que é apenas um detalhe. E outra coisa já que não vinha dando certo os 3 atacantes ( naõ faziam gols) que preenchesse mais o meio de campo onde temos perdido a maioria dos jogos e sem contar como ele treinava e os jogadores erravam tanto passe, agora não sei se o Andeson Moreira será o tecnico certo tomara que sim tem que ter mais energia, e algumas mudanças.

    • Virgilio

      Como esse diretoria só faz merda, se livrou do Osvaldinho e contratou
      Enderson quem é esse ? Foi demitido do Gremio !
      Nem tentou o Tite ou Vagner Macini .

      • pedro lopes

        Enderson foi demitido do grêmio para que felipão fosse contratado. Simples.

    • Olivio Isamu

      A diretoria deve se preocupar com o plantel, a demora na renovação do Gabigol é um absurdo,
      já perdeu Ganso,Neymar,Pita, Romarinho, Renato Augusto para o Corinthians e trouxe o Damião, verdadeira causa da queda o Oswaldo

    • O Oswaldo saiu por pressão dos empresários. A diretoria não assume sua culpa, só administra financeiramente e não entende nada de futebol, trocaram o Romarinho por meia dúzia de jogadores mediocres, indicados por empresários. Com esta demora vão perder o Gabigol, como perderam o Ganso, Neymar, etc… A diretoria deve sempre pensar a médio e longo prazo, dando tranquilidade aos jogadores e principalmente ao técnico. Diretoria que não tem visão de médio e longo prazo, perde jogadores como os citados e vai perder o Gabigol. Acorda, jogadores como Pelé, Coutinho, Edu, Claudio Adão, Nene, Clodoaldo, Zito, Pepe, Robinho, Neymar, Diego, Juari, Gabibol são raros. A diretoria não entra em campo e estes atuais diretores forma culpados pelo 7 a 0, tirando a tranquilidade dos jogadores e técnico na vespera do jogo, responsáveis pelos 8 a 0, eles agem como amadores torcedores, não administram e nem lideram como Pelé administrou maravilhosamente a sua brilhante carreira, nunca ofendeu ou culpou colegas de trabalho.

  • luiz Santos

    -O Oswaldo na primeira passagem já não foi bom é técnico mediano, não acrescenta nada o Santos errou feio quando dispensou Claudinei, e errou mai ainda quando chamou o Oswaldo,agora erra de novo com esse técnico do Gremio. O melhor nome desses que estão aí disponível e Dorival Junior.Pode acreditar até o final do campeonato brasileiro o Santos troca de técnico de novo. O Santos trocou o bosta de pinto por merda nenhuma. Oh! Diretoriazinha ruim.

  • cesar lopes

    A diretoria errou quando contratou Oswaldo e errou novamente ao demiti-lo sem ter um substituto à altura. Quem é Enderson Moreira???? Mais um medíocre que será vaiado e demitido em breve. Não vejo a hora dessa diretoria incompetente ser banida pelas eleições, e espero que não voltem os fariseus do MT.

  • antonio oliveira

    O sr¨OSVALDO,já se declarou torcedor dos times cariocas em entrevistas,portanto,os clubes paulistas não podem contratar este””PROFISSIONAL”.No início do jogo contra o BOTAFOGO,jogadores do SANTOS F. C.fizeram reclamação ao juiz de um lance e para surpresa de de todos,ele falou aos seus comandados,”vamos jogar sem reclamar”.Nunca havia visto situação semelhante.

  • sensato

    Perdeu um título pro Ituano, precisa mais algum motivo? Pra mim foi uma mancha na nossa história, nem a derrota humilhante pro Barça foi tão ridícula!!! Fez oque na parada da Copa? Já foi tarde!!!

    • EL MAGO

      Enderson Moreira não conseguiu fazer nem o ótimo time do Gremio render então imagine um bando de molequinho ex-copa São Paulo… sei não acho que agora cai hein !

      • sensato

        O EL Mago vc precisa se decidir véio, o Santos ganhou do Grêmio no Sul e vc desmereceu a vitória diminuindo a qualidade do Grêmio e agora vem escrever que o Grêmio é ótimo? Aê palmeirense, time grande não cai véio!!!

  • eu acho que nem deveria ter vindo….sempre achei um técnico “DEPRÊ” que nem o Guga…
    Osvaldo é um tremendo PERDEDOR de títulos, já que o trouxeram deveriam ter sido mandado embora assim que perdeu o título do paulistão, pois perdeu de time PEQUENO e jogando que nem PEQUENO….e tá jogando PEQUENO até hoje…se tivéssemos uma diretoria séria essa providencia de demiti-lo, teria sido tomada bem antes…não sei se essa técnico ex grêmio é uma boa…não conheço…só sei que Luxemburgo estava ai, sem clube e não pegaram ele, agora tem que apostar em técnico sem grife…pobre Santos, time fraco, técnico fraco, diretoria fraca…
    eu é que não saio de casa pra gastar minha grana, pra ver meu peixe “apequenado” assim, perder uma atrás da outra.

    • MÁRIO NOGUEIRA NETO

      Falou tudo.

    • Antonio

      Ricardo, esse negocio de grife, é só aqui no Brasil, até porque qual era a do Guardiola, ja que erá técnico da base do Barcelona. Qual a grife do Felipão, Muriciy (esse ja sabemos), Abel Bragra, Mano Meneses, Tite e outros medalhões que estão por ai, só vejo a retranca e contra ataque, visto que os principais clubes se revezam entre eles, pagando verdadeiras fortuna. Agora, o Enderson de fato foi uma aposta; mas, alem de ter ganho dois goiano e a série B pelo próprio Goias, onde fez bela campanha, é um cara que esta antenado com o futebol mundial, visto que assistiu varios jogos dos grandes times da Europa, alem de ter saido da base e gostar de trabalhar com garotos. Quero te sugerir assistir vedeo de dois jogadores que o O.O. náo aproveitou, o Lucas Otavio e o Léo Citadini, você verá que teriam todas as condições de estar jogando no time titula do Santos.

    • pedro lopes

      Luxemba? Vc está louco!

  • Marcos

    ……Acho que o nosso time,…..hehe,….é muito ruim,…hoje dependemos do Bobinho,…com salários total em torno de 1.200.000,00, do Dracena, que arrumou pelo seu irmão o patrocinio “master”….tubos…não sei o que.

    ……A torcida, nos abandona,…..já somos pequenos e não vão na vila assistir jogos, e ainda, temos a maior torcida fantasma do planeta.

    ……Acho que este ano……..NÃO VAI DAR……SEGUNDONA EMINENTE

    ………………..VAI SANTOS

    • Marcos, vc. não está exagerando, não?
      Está certo que o time não está bem, mas
      a segundona não é demais, não???

  • Paulo FernandesDaneu

    ate que enfim uma boa noticia, ‘esse técnico incompetente foi demitido, sem esquema de jogo nenhum ,técnico sem voz ativa não falava nada, o time era sempre o mesmo não exigia nada de niquem por isso que os jogadores gostava dele precisamos de técnico do porte Vanderlei muita experiencia, de respeito cobra muito dos jogadores, o atleta não esta jogando bem, errando passe finalizando mau, se fosse Vanderlei já fazia substituição no primeiro tempo, e no próximo jogo esse atleta ele colocava no banco, e mais ele mandava treinar finalização e separado dos colegas, com ele não tem essa de jogador de nome a prova esta ai Flamengo estava na Z de rebaixamento c/a competência dele o FLA esta c/ 25 pontos e SANTOS parrou no 23 graça a incompetência desse OSVALDO. espero que esse novo técnico seja linha dura,jogador não esta jogando bem vai por banco não ficar insistindo com mesmo jogador, técnico tem que ser corajoso, THIAGO RIBEIRO E RUIM DEMAIS eu não sei ate agora porque diretoria continua com essa ruindade,espero que esse técnico não seja um OSVALDO da vida não tem essa de ser amiguinho tem que ser profissional,nada de ficar insistindo no jogador que não esta jogando nada como THIAGO RIBEIRO ,O OSVALDO incompetente insistia nele escalava em todos jogos, sr- ANDESON MOREIRA BOA SORTE NO SANTOSF.C.

  • Adalberto

    Pode ter até um pouco de influência política, mas a equipe não agradava, desde antes de Robinho. O treinador insistiu demais com Thiago Ribeiro e com 3 no meio campo, sobrecarregando o meio campo, tanto na armação de Lucas Lima quanto na marcação de Alisson, além disso segurando demais os laterais, Cicinho, por exemplo, é péssimo na marcação, mas, ao menos, consegue ter velocidade no ataque.

    Se o técnico não fosse tão teimoso em insistir com o esquema 4-3-3, certamente a equipe teria mais sorte.

    Outro ponto foi constatar que o técnico pouco acrescentava nas mudanças que realizava ao longo das partidas.

  • Trata-se de um Técnico amiguinho dos jogadores ( gosta de fazer media com todos ) mais o Santos nesse momento que esta passando não precisa de um Paizão e sim de um Técnico Cobrador, Disciplinador, Esquematizador, Etc.
    Nesse momento sem trabalho só tem um (Títe) pelo menos vão ter que marca a saída de Bola do adversário, jogar com dois médio volantes e dois meias 4X4X2 . não três atacantes.

  • MÁRIO NOGUEIRA NETO

    O Osvaldo é fraco mesmo. Devia ser demitido depois de perder de forma medíocre o campeonato paulista.

  • EL MAGO

    esse Enderson não conseguiu fazer nem o Barcos jogar… imagine então L. Damião e T. Ribeiro que são dois cones kkkkkkkk

    Santos fez a pior cagada da vida em demitir o ótimo O. Oliveira !

    • Antonio

      Cara, lembre-se de uma coisa, no Grêmio, não se encaixa técnico que gosta de jogar no ataque, futebol em velocidade, marcando adiantado.

  • Sidnei

    Bom dia! A diretoria do santos para dar uma ” resposta” para a torcida demitiu o técnico Osvaldo que na minha opinião é o menos culpado por essa fase vergonhosa que o santos esta passando de contratações erradas, desvio de dinheiro com vendas de jogadores, sócios fantasmas, sem patrocinio e outras coisas que não sabemos, tudo q o santos conquistou com essa gestão e os jogadores que venderam deveríamos ter um time competitivo, obrigado Laor, Odílio e sua quadrilha vão tarde. Obs precisamos de um estadio

  • sensato

    O Robinho estava esquecido na Europa, ninguém dava nada por ele, chega no Santos e vai pra seleção porque? Vai se fude Dunga, o Santos já não tem problema demais não? Sic!!!

    • EL MAGO

      levar Robinho e deixar Pato de fora é algo inexplicavel…

  • jorji

    Se vence, não demonstra alegria, se perde, não demonstra tristeza, demorou para sair, agora é tarde, agora so falta sair essa diretoria.

  • EL MAGO, concordo c/ vc.
    O Oswaldo não deveria ter
    saído agora. Poderia continuar
    e dar seguimento . Eu gosto
    dele, p/ ser sério e responsável,
    não acha? Me responda, p/ favor.

    • EL MAGO

      O. Oliveira tem uma vasta experiencia e fez trabalhos bom no Botafogo e Santos… trabalho dele vinha sendo tão bom que parece que o elenco não ficou satisfeito com sua demissão e em especial a garotada que ela vinha lapidando aos poucos e essa insatisfação pode afetar o desempenho em geral… esse Enderson é fraquissimo pois bastou ele sair que alguns jogadores começaram a render com Felipão.

      • pedro lopes

        Se você está com peninha dele, leva pro cê!

  • Kapa

    Quem tem que sair é essa diretoria do Santos…quanto amador!! Sinceramente espero as eleições e que venha Presidente e dirigentes inteligentes, porque essa viveu a custas de uma geração “Neymar” que foi vitoriosa verdade, só que não souberam administrar e fazer a manutenção do elenco e com isso, erro atrás de outro!
    Trocar de técnico não adianta nada! Do Oswaldo não sou fã do estilo e acho que poucos sejam, mas ele fez milagre com esses jogadores que temos no elenco, o Santos gastou muito e contratou muito MAL!!

  • SHAOLIN

    O “OO” foi vitima dos resultados dentro do campo, principalmente do titulo mais fácil e perdido dentro do campo pr o pequeno Ituano, perdeu toda a confiança principalmente da torcida, e depois a pifia campanha até agora no Brasileirão. Acho que a Libertadores via Brasileirão ja era, pois o novo técnico pr conseguir uma vaga, vai ter pela frente uma missão quase que impossível, ou seja, dos 60 pontos que faltam disputar conseguir no mínimo de 70% a 80% desses pontos. Portanto é melhor jogar tôdas as fichas na Copa do Brasil, pr conseguir a vaga na Libertadores.

    • pedro lopes

      Oswaldo pode ser um ótimo sujeito e por isso os jogadores gostavam dele. Mas técnico? Junta ele o parreira, zagallo, joel santana, muricy e bate num liquidificador, o máximo que vc vai conseguir é um ANTONIO LOPES. SÓ PORQUEIRA!

  • Renato Siqueira

    Vamos la :

    1) Oswaldo pouquíssimas vezes colocou em pratica a proposta de marcação pressão na frente, o que derruba a tese do “time ofensivo”.

    2) O maior problema de OO foi o enterro da meritocracia. Se o time funcionou com Ze Carlos, Jorge Eduardo, Gabigol e Diego Cardoso (100% de aproveitamento), estes citados jamais poderiam sair do time no retorno da copa.

    3) A queda de rendimento do SFC coincide com a queda do Geuvanio. Voce não manda para o banco um jogador q fez 9 gols e 14 assistências no ano sem ter um plano melhor nem um substituto que renda mais. OO falhou em recuperá-lo e não insistir com G10.

    4) Lucas Lima NÃO é o “único meia do elenco”. Esse “fato” equivocado insistentemente repetida pelos articulistas do LANCE soa quase como uma ofensa a base. Por favor, assistam jogos do Paulista sub20 ou do torneio de Durban.

    5) David Braz vem cometendo falha atras de falha e não foi sacado do time.

  • jorji

    A maior culpa por essa campanha mediocre do Santos no brasileiro é da diretoria, venderam o Emerson já sabendo que o Mena seria convocado pela seleção chilena, liberaram o Cicero, se já tínhamos um meio de campo limitado, ficou pior ainda, contrataram Robinho, e já vai desfalcar o Santos, e cadê o patrocinador? principal na camisa do Santos!

  • Boa Noite, OO era paizão para os jogadores, mais o que precisams é de tecnico e agora descobri porque a torcida organizada não reclamava dele, ele costumava fazer um joguinho no meio de semana com ex jogadres e alguns torcedores e churrasquinho, fora de tecnico o pessoal gostava dele aqui em Santos, agora a diretória não gostou de certas declarações dele reclamar da diretória ter prometido varios jogadores e não ter trazido (Diego, Vargas,Giuliano(Gremio), Fernandinho (gremio)),e o Robinho só veio porque ele mesmo fez pressão como sempre se pudesse preferia vir para cá e essa declaração caiu mal e ajudada aos maus resultados na sua demissão, então ele caiu pelos dois motivos, politicos e de campo, mais essa diretória (em que votei infelizmente) é de uma incompetencia total , porque tudo que prometeram, não compriram (os 40 milhões, Não vendemos os artistas,(Circo de Solei-Vendemos o Espetáculo) a Transparencia e muitas outra coisas. E a cada dia os vejo afundando o clube em dividas.

  • ESTRELADOMAR

    esse Enderson ja esta começando mal…
    ja vi que vamos ter que aturar o Damião e Thiago R. outra vez;;;
    assim esse tecnico não chega ao fim do ano que cai….
    outro que tem que sair é o Dracena , fala muito e joga pouco ja deu
    o que tinha que dar, hoje só pra banco,,,
    e o Dunga que va convocar jogador dos gambas ,
    pra não ficar arrebentando com o Santos;
    e se a data é fifa não pode ter jogo do Brasileiro;
    ou time que tem jogador convocado tem que adiar seus jogos;;

    • Gigante só na série B

      Algumas coisas começam a aparecer, o Osvaldo começou a deixar o Damião no banco, custou 42 milhões, vc acha que não tem caroço nesse angú? Sic!!!

    • Marcos

      …O CINCO PONTAS, como começar mal..,começando bem, cara

      ….vai continuar acabando cada vez mais com esse timinho, levando-o a segundona com eficiência

      …..O Dracena arrumou patrocinio, tubos não sei o que, o que vc arrumou para o seu time

      …..Do Corinthians, convocou dois, não esta bom, zuado

      …..Os times grandes , tem banco reservas, peças de reposição, pena que o seu não tem condições de ter um bom planteu, fazer oque né, o seu time não tem visibilidade nenhuma, cara

  • Luiz Fernando Calegari

    Oswaldo estava fazendo um péssimo trabalho. Não entendo os questionamentos .

  • MARIO MAKAKIRA Santista

    É óbvio que foi principalmente pelos resultados, pois no início do Paulistão os resultados aconteciam e o Oswaldo não estava pressionado, além de ter feito 5 x 1 no Curintians!!

MaisRecentes

Pensem no contrário da razão



Continue Lendo

O Santos real deu as caras e tirou o título do Santos hipotético



Continue Lendo

Escalação contra o Vasco diz mais sobre 2016 do que sobre o presente



Continue Lendo