O Peixe 2014, a Era Pelé e a redenção de um ano atrás



Edu Dracena, que está de longo molho no departamento médico, pode até ter exagerado na comparação do atual time santista com a clássica e inesquecível linha de Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe dos áureos anos 60 do século passado. A segunda geração de Meninos da Vila, que com Diego e Robinho, que jogou cal na longa fila, em 2002, e o trator comandado por Dorival Junior em 2010, talvez mereçam mais o paralelo. Porém, filosoficamente, o cotejo não é surreal. Uma frase do técnico Oswaldo de Oliveira, após jogo da fase de classificação, ilustra a ideia. Ele disse algo na linha de não se importar em levar gols, desde que o time faça mais que o seu adversário.

Contam os mais antigos que esse era o lema do Peixe bicampeão da Libertadores e Mundial em 62 e 63 e detentor de uma infinidade de outros títulos. Sabedor de seu eficiente maquinário de ataque, a equipe de Lula sujeitava-se a tomar muitos gols porque sabia que no fim balançaria mais a rede que os adversários, saindo assim vencedor. Os placares do Peixe naqueles tempos não deixam rastros de dúvida. Alguns exemplos em clássicos (jogos normalmente mais cautelosos) : Santos 7 x 6 Palmeiras (58), Santos 4 x 3 São Paulo (59) e Santos 7 x 4 Corinthians (64).

Oswaldo de Oliveira está dando um banho de ofensividade e (que maravilha!) está tendo resultados com ela. A ousadia do técnico ao encaixar Gabriel no time sem sacar Leandro Damião e manter volantes leves e com presença no ataque  – Arouca e Cícero -, redundou no melhor ataque da competição e time favorito ao título daqui três domingos. A equipe fica muito exposta de fato. No jogo das quartas, antes da abertura do placar, a Ponte criou boas chances e poderia ter saído na frente. O santista poderá ficar com o coração na mão em alguns momentos, como no 3 a 3 com o Rio Claro, porém tem a certeza de que o time irá com sua bateria para cima do adversário.

A lembrança do modorrento final da era Muricy, no primeiro semestre de 2014, só reforça o entusiasmo. O time, mesmo com Neymar, jogava arrastado, pouco pressionava os rivais e chegou na final sabe-se lá como – vitórias nos pênaltis contra Palmeiras e Mogi atuando pior que o oponente e sendo salvo pelo bom desempenho de Rafael nos pênaltis. No primeiro jogo da final não deu adeus à disputa já naquele confronto porque um gol de Durval, em bola parada, manteve o time vivo. Era a antítese do futebol exibido agora. A movimentação intensa da turma da frente dobra a marcação. Preste atenção no segundo gol contra os campineiros, com o lançamento de bicicleta de Damião. Ali, o improviso deixou Geuvânio livre. Mas não só ele. Como há permanente rodízio de posições a marcação só funcionaria com muito treino, condição física e estudo sobre as tendências de troca de posições do Peixe.



  • Boa Noite, Sua leitura foi perfeita e com Muricy o problema era que ele não dava padrão de jogo ao time e o negocio dele era joga no Neymar que ele resolve, só que chegou uma hora que os times ponham 4 marcando o Neymar e ficou impossivel ele se virar sozinho, agora nessa time é diferente porque temos varios jogadores que fazem gols tanto que com 7 gols temos o Cicero, Geuvanio e o Gabriel fora que chegando ainda tem o Thiago e depois vem o Damião que vemdando muita assistencia junto ao Geuvanio, então temos hoje nenhum super craque mais uma hegemonia maior de bons jogadores que podem ajudar só que temos que melhorar a defesa, agora sou mais com treinos era a favor de trazer outro zagueiro se fosse mais experiente, mais para trazer essa porcaria de Bruno Uvinni sou totalmente contra, ele era pessimo na seleção e temos melhor que ele aqui e se essas pessoas que contratadas para escolher jogador não veem que esse jogador é fria e gastar mal, como o Santos não sabe fazer negocio compra mal vende mal e perde jogadores por besteiras e agora quer perder o Emerson um jogador que pode crescer e já está desdeo ano passado, como quer renovar sem aumento e luvas baixas nem tanto ao mar nem tanto a terra tem que se entender e ele quer ficar e espero que essa diretória ve se aprende a negociar.

  • Carlos Eduardo Mamus

    Só uma ressalva no belo texto: contra o Palmeiras nas quartas do ano passado, o Santos dominou o jogo, perdendo vários gols. Neymar, não estava 100 %, e perdeu vários que não costuma errar. Contra o Mogi sim, “achou” um gol (Edu Dracena).

  • Roberto Dias Alvares

    Não cabe a comparação deste time com o mágico esquadrão dos anos sessenta. Mas o Santos atual joga o futebol mais vistoso de se assistir. Se for campeão paulista e lá na frente campeão brasileiro pode fazer com que os técnicos brasileiros revejam seus conceitos com relação á maneira de se jogar. O futebol tem de ser alegria e gols, muitos gols e o time que mais sintetiza isso e o Santos

  • sensato

    Disseram que com a saída do Neymar o Santos ia entrar no marasmo e até cair pra série B, se afundar em dívidas e tudo mais, pra quem não entende nada de futebol e não sabe oque é torcer pra time que nunca caiu só uma coisa vos digo, CHUPA!!!

    • kd o trio de lata da capital? enferrujaram? kkkk
      hegemonia santastica no estado de sp, precisamos encarar outros estaduais pois esse ja perdeu a graça!

  • SHAOLIN

    DIA 14 DE ABRIL O FANTÁSTICO SANTOS FC COMEMORA 102 ANOS DE GLÓRIA. DIA 13 COM CERTEZA FAREMOS O JOGO DE VOLTA DA FINAL DO PAULISTÃO NA VILA, E A CONQUISTA DO TITULO COMO PRESENTE DE ANIVERSÁRIO. VAMOS LÁ PEIXE, PÉS NOS CHÃO, CABEÇA NO LUGAR, E MAIS UM CANECO PR SALA DE TROFÉUS. ESTA ESCRITO.

    • CRAQUE NETO

      ESTAREMOS LA COM A CAMISA DO BARCELONA 12 X 0 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      • Everton

        ano q vem vcs comentam pq este ano foram eliminados na 4 rodada quando tomou 5 do meu santos, #eucincomuito

  • CRAQUE NETO

    BETU BUNDAU O ANARFA DA NAÇAO SENTO NA PIKA DO NETAU KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • sensato

      E-L-I-M-I-N-A-D-O!!! Na primeira fase!!!

      • Craque neto

        Vou nadar i morre na beira da praia kkkkkkkkkkk

  • UBATUBARÃO

    O SANTOS DA ERA PELÉ ERA MÁGICO. NÃO O VI JOGAR, MAS OS MAIORES MITOS DE TODOS OS TEMPOS DO SANTOS JOGARAM NESSA ÉPOCA. FOI A ERA DE OURO DO FUTEBOL E O SANTOS ERA O BARCELONA OU BAYERN DA ÉPOCA. ESSE TIME ATUAL TAMBÉM É MUITO BOM, MAS NÃO TEM MITOS E SIM BONS JOGADORES SENDO ALGUNS EM FRANCA EVOLUÇÃO NA CARREIRA. EM 2010, O SANTOS FOI ARROJADO E OFENSIVO, PORÉM, IRRESPONSÁVEL E DESCUIDADO NA DEFESA. O SANTOS ATUAL É QUASE TÃO BOM OFENSIVAMENTE, MAS COM UMA DEFESA MAIS BEM CUIDADA.

  • UBATUBARAÕ NOIS SANTISTA TEMOS PREVILEGIO DE EM TODAS PESQUISA DOS MAIORES CLUBE DO MUNDO UNICO CLUBE DO MUNDO PARA UMA QUERRE 1969 NA AFRICA . CLUBE ELEITO MAIOR DO SECOLO XX DAS AMERICA . UNICO CLUBE DO MUNDO QUE SO ELE TEVE REI PELE MAIOR DE TODOS E CIA . UNICO CLUBE DO MUNDO CHEGOU A MARCA DE 12.MIL GOL . UBATUBARAÕ ESSE CLUBE NACEU PARA SE GIGANTE 100 ANOS DE PRIMEIRA DIVISAÕ . CRAQUE BOCA DE FEZES NETA CHUPA ROLA E CHEIRA NOSSA CASSETA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK MAIOR BURRAÕ DA NAÇAÕ GAYVIÕNAS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK FICOU DE 444444444444444444444444444444444 LEVOU FUMO NO SOBRECU DO NEGAÕ PE DE MESA DE ITU 29 CM KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ESTAM DE FERIAS PERDERAM A VAGA PARA UM CLUBE MAIOR DOQUE CURINBOSTA DA FOSSA PENAPOLENSE QUE NAÕ TEVE PENA DAS PENOSAS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK CHUPA GAYVOTAS CHUPA CHUPA CHUPA CHUPA PRASIMA DELES SANTOS

    • Donizeti

      Beto como vc é analfabeto, pqp……..não é nois e sim nós…..não é previlegio e sim PRIVILÉGIO. O que é querre??? O que é SECOLO???????12 MIL GOL???NÃO SERIAM GOLS, NO PLURAL? DEVE SER……o que é naceu? eu conheço nasceu……o que é prasima? O til nas palavras divisão, nação, burrão, negão, não, vai no A e não no O. Não é estam e sim estão. de férias…………..
      Vai aprender a escrever primeiro anta. Vc ofende a nós santistas com esse seu português…………..
      Vai ser burro no inferno………………

      • ESTRELADOMAR

        mesmo ele escrevendo errado ele é feliz, torce pra um time grande,
        um time que só traz glórias pros seus torcedores,
        ao contrário de voce que sabe escrever mas torce pra um timekinho
        de segunda divisão,

  • Craque neto

    Bétula bundau o anarfa da nação sento na pika do netao kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • ESTRELADOMAR

      que pena…polense 5 muito

  • Luiz Humberto

    MILTON, DEU PENA DO COMENTARISTA PARCIAL NETO E DO NARRADOR LUCIANO DO VALLE, QUE NAS ENTRELINHAS DURANTE A TRANSMISSÃO TORCIAM FERVOROSAMENTE CONTRA O SANTOS. ENGULAM MAIS ESSA!!!SAUDAÇÕES PEIXEIRAS!!!

  • Luiz Humberto

    DEU PENA DO COMENTARISTA PARCIAL NETO E DO NARRADOR LUCIANO DO VALLE, QUE NAS ENTRELINHAS DURANTE A TRANSMISSÃO TORCIAM FERVOROSAMENTE CONTRA O SANTOS. ENGULAM MAIS ESSA!!!SAUDAÇÕES PEIXEIRAS!!!

  • Quantos Nicks do sensato existem por aqui???
    Ganha um lexotan e um gardenal o velhinho santista que acertar.

MaisRecentes

Pensem no contrário da razão



Continue Lendo

O Santos real deu as caras e tirou o título do Santos hipotético



Continue Lendo

Escalação contra o Vasco diz mais sobre 2016 do que sobre o presente



Continue Lendo