Menos é mais



O torcedor santista terminou 2013 sedento por reforços. Depois de uma temporada abaixo da média, sem títulos e ainda com a perda do ídolo Neymar, os alvinegros cobravam uma “resposta” da diretoria. Com apenas três contratações para 2014 – Leandro Damião, Lucas Lima e Rildo -, o clube deixou o torcedor receoso e um pouco frustrado, mas a primeira fase do Paulistão mostra que a decisão foi acertada… Até a página dois.

Para o fraco e desinteressante Estadual, o elenco do Peixe é suficiente. Pode não ser o melhor, mas não está abaixo dos seus demais concorrentes. Com o bom uso dos talentos da base (algo que Oswaldo de Oliveira vem fazendo), o grupo pode dar conta do recado – e está dando. No entanto, no Brasileiro a história é diferente. Todos sabem que um campeonato longo e competitivo como o Nacional exige um plantel qualificado e com mais opções do que o Santos tem atualmente. É preciso contratar.

No entanto, a fórmula do “menos é mais” deve seguir sendo implantada na Vila Belmiro. De nada adianta contratar de baciada, como aconteceu nos últimos anos, quando as peças não têm qualidade. Ou algum santista sente saudades de Bill, Éwerton Páscoa, Gérson Magrão, João Pedro e outros “reforços”?

Os mais exigentes e críticos podem dizer que o Santos tem poucos zagueiros. De fato, esse é um problema grave neste início de temporada. Porém, até onde se sabe, a diretoria santista não tem bola de cristal e não poderia prever as lesões de Edu Dracena e Gustavo Henrique, certo?

Por fim, ressalto que este post discute a qualidade técnica das contratações do clube e não o modo como elas foram conduzidas ou quanto custaram. Leandro Damião, por exemplo, é uma atacante interessante para se ter no elenco, mas não vale R$ 42 milhões – ainda mais nas condições do empréstimo feito pelo Doyen ao Santos.

Depois de errar muito nas contratações, o Santos parece finalmente ter acertado a mão. A janela de transferências do meio do ano pode ser o tira-teima.



  • gustavo

    descordo e concordo , achu que o elecondo do peixe o melhor entre os paulistas , e achu que precisa de contrataçoes , mas nao tantas contrataçoes ate porq o mercado nao esta tao bom nao , entao creio que ataque esta farto , meio campo precisariamos de um meia armador , e um volante , ja na defesa as laterais depois de tantos anos Cicinho e B.Peres estao forte na direita , e n esqerda Mena e Emerson tmb tao mostrando que nao amarelam, ja na zaga que é o mais dificil , com 2 zagueiro com lesoes no joelho , nos sobra NETO que meu dels haja coraçao , jubal bom muleke dando conta do recado e David Braz nao e akelas coisas ne , mas da pra jogar , e dai os meninos da Copa SP , que creio que nao da pra lança eles nesse fogo , creio que precisamos de um Zagueiro pra completar , ate porq ate o final do ano , tem copa do brasil , e brasileirao

    • Almir

      A copinha é sub 20 pra não revelar criança ou seja se ganharam a copinha no Santos tem que jogar aqui é um lugar diferente de todos do mundo. E aos comentaristas de Santos será que estão esquecendo que os melhores times do Santos da História foram da Era Pelé o time do Robinho e o Do Neymar ou seja muitos moleques da base e poucos medalhões trazidos de fora!!!!

  • patureba

    Para contratar um Everton Costa, um Renato Abreu ou um Bil qualquer, até os garotos sub 11 que o peixe tem joga mais, tem que usar essa garotada mesmo igual o Osvaldo vem usando nem que não ganhe titulo nenhum, dará experiencia a eles para o ano que vem…………………prá cima deles PEIXÃO

  • Boa Noite, Para dizer a verdade realmente antes nos faltava ataque agora nos falta um meia-armador ( esse a muito tempo nos falta) e nossa zaga está muito deficiente e acho que deviamos ter mais um goleiro experiente, porque os outros são muito novos e inexperientes e vejo um Brasileirão muito forte, agora tenho saudades do Robinho ele tinha alegria nos pés e era muitomais barato que Damião e colocaria a molecada no ritimo e hoje te garanto já teriamos patrocinio master que nos falta, porque ele tem Carisma coisa que hoje não temos, apesar de estarmos jogando mais bonito, mais temos que ter cuidado no Mata,porque o que enteressa é vencer.

    • UBATUBARÃO

      LENINHA, LUCAS LIMA TEM TUDO PRA SER O GRANDE MEIA ARMADOR DO SANTOS. ELE FAZ A LEITURA DO JOGO E BATE NA BOLA COMO POUCOS ATUALMENTE. O SERGINHO, CAMPEÃO DA COPINHA TAMBÉM É MUITO BOM E BEM TRABALHADO TERÁ GRANDE FUTURO NO SANTOS. NA ZAGA, VEJO UM ERRO DA DIRETORIA NO INÍCIO DO ANO QUE NÃO TROUXE UM SUBSTITUTO PRO DURVAL. ELES TENTARAM O BRUNO UVINI QUE VINHA NO PACOTE DO VARGAS, MAS COM O FRACASSO DAS NEGOCIAÇÕES, ELES NÃO FIZERAM UM PLANO B PRA ZAGA MESMO COM A CONTUSÃO DO DRACENA E A PEDIDA DO OSWALDO PELO DÓRIA, MAS A DUPLA ATUAL NA MINHA OPINIÃO NÃO É RUIM MESMO COM O ESQUEMA OFENSIVO DO SANTOS. QUANTO AO ROBINHO, ENDOSSO SEU COMENTÁRIO E EXPRESSO MINHA REVOLTA COM ESSA DIRETORIA QUE NÃO CONTRATOU ELE ANO PASSADO ALÉM DE TER COLOCADO ELE CONTRA A TORCIDA QUE O TRATOU COMO MERCENÁRIO. POIS BEM, SE FOSSE MERCENÁRIO, NÃO ACEITARIA RENOVAR COM O MILAN PELA METADE DO QUE GANHAVA. ESSA DIRETORIA FAZ CAGADAS E TENTA ARRUMAR CULPADOS, MAS A MÁSCARA DELES JÁ CAIU FAZ TEMPO.
      TAMBÉM SOU UM SANTISTA QUE GOSTARIA DE VER ROBINHO NOVAMENTE COM A CAMISA DO GLORIOSO.

  • Antonio

    42 milhoes pelo Leandro damiao realmente parecem um absurdo. Mas dizer que as condições de empréstimo não sao boas? Em que lugar vcs conseguem pegar empréstimo a 10 por cento com carência de 2 anos? Alguém aí não sabe fazer conta ou nunca ouviu falar em taxa selic.

  • Gustavo

    Boa Noite
    A Maioria de post´s que vejo,os torcedores estão rebaixando o Damião
    não da pra entender,porq quando trouxe todos aquueles perebas,todos (inclluindo eu) criticavam,agóra que veio damiao estao reclamando
    eu nao sei se o pessoal não entendeu,mas a Doyer esta comprando Jovens em Potencial para Revender o Santos está sendo só a Vitrine pra venda,O Santos não vai desembolsar nada,ou voces acham que uma diretoria que mal conseguiam entrar em acordo salarial com aqueles jogadores mediocres iriam desembolsar 42 milhões…Pare Né pessoal.
    Voces Deveriam Agradecer A Doyer por esta collocando jogadores em potecial no Santos,Alías que pelo menos até agóra estão rendendo (Rildo,Lucas,Damião)
    Uma ótima Contratação Da Doyer seria O Dória Do Botafogo,que Provavelmente Não vaii ir llonge na Liberta.

    Abraço Santista —>VAI PRA CIMA DELES SANTOS<—

  • ESTRELADOMAR

    pra acertar a zaga precisa contratar um zagueiro esperiente e de bom nivel tecnico.
    porque não buscam o Dório ou Dedé, pois se tem 42 milhões pra contratar o Damião
    pois eu acho que poderiam ter comprado o Dória e o Dedé com esse dinheiro,
    mas como nossa diretoria é fraquissimas não se pode esperar outra coisa,
    uma pena que em Santos não tem alguem que saiba dirigir um clube de futebol,
    la só se sabe garfar os didin e o resto que se esplodaé o que a diretoria pensa.

  • Eduardo

    Também estava receoso com elenco do ano passado. Não achava que teria que trocar todo o time mas via necessidade de mudar muita coisa. As coisas mudaram para esse ano, primeiro por esses garotos entrarem bem no time, sem sentir o peso da camisa, com personalidade, as contratações foram boas dessa vez, esse Lucas Lima muito bom jogador, Rildo e Damião, porém concordo que não vale tudo isso. O que é urgente no time para o brasileiro é um meia e uma zagueiro que venha para ser titular junto com um dos garotos (Jubal ou Gustavo).
    Tenho dois ótimos nomes para essas posições: Giuliano para meia (ele está em meio a guerra na Ucrania e quer voltar) e para zaga Anderson Marthins que está na Arábia e é ótimo zagueiro.

  • UBATUBARÃO

    O CAMPEONATO PAULISTA É UMA PRÉ TEMPORADA QUE VALE TÍTULO E SE ESSE NÃO VIER, VALE COMO PRÉ TEMPORADA PRA ANALISAR JOGADORES E O OSWALDO TEM FEITO ISSO LANÇANDO OS GAROTOS E FAZENDO O RENDIMENTO DE MUITOS JOGADORES CRESCER EM CAMPO. COM ESSE TRABALHO, O ELENCO DO SANTOS VEM GANHANDO CORPO, MAS PRECISA DE ALGUNS JOGADORES PRO TIME CHEGAR FORTE NO BRASILEIRÃO E JOGOS DECISIVOS DA COPA DO BRASIL.
    OS NOMES CITADOS PELO EDUARDO COMO ANDERSON MARTINS PRA ZAGA E GIULIANO PRA MEIA SÃO ÓTIMAS PEDIDAS E NO MEIO DO ANO, ESPECULARÃO O NOME DO ROBINHO QUE PROVAVELMENTE SAIRÁ DO MILAN QUE FARÁ UMA REFORMULAÇÃO GERAL NO ELENCO. ROBINHO PODE JOGAR DE ATACANTE OU MEIA OFENSIVO E COM CERTEZA SERIA UM REFERENCIAL PROS JOVENS TALENTOS E ALÉM DE TUDO, TEM O DNA SANTISTA. AQUI ELE SEMPRE FOI VITORIOSO.

  • sensato

    Depois de tanto tiro no pé a diretoria já não tem mais dedos pra acertar, conclusão, passaram a atirar pro lado certo!!! Ainda dá tempo de salvar esse segundo mandato seu LAOR e ODÍLIO!!!

  • Boa Noite, Realmente Ubatubarão você tem razão o Lucas Lima ( pelos videos que vi dele) me aparece que com o tempo será um dos nossos meia armadores, agora quanto ao Bruno Uvini ainda bem que não veio,porque quando jogou na seleção-20 com Neymar era horrivel e está encostado no Napoli e eles queriam um PATO para pagar o salário dele que é alto, mais se viesse o Vargas compensaria porque o Vargas iria ganhar o que ganhava no Gremio, ai trazia o traste, agora o Estrela do Mar está falando de dois otimos zagueiros e o OO queria trazer o Doria do Botafogo mais parece que eles não liberaram e o Dedé o Cruzeiro não liberará porque além de ser seleção é carissimo e eles estão na libertadores, agora em um program de TV os jornalistas estavam falandode um zagueiro muito bom do Penapolense (não conheço, mais vou começar a observar e eles teriam que observar também esses sul americanos, são pagos para isso. Outra coisa quero parabenizar o Arouca por não aceitar essa hipocresia Politica feita por esse governo que vive de Propagandas na maioria das vezes mentirosas

  • Boa noite, Voltei porque acbo de lerque a TV Palmeiras está crescendo demais e foi lançada pelo pessoal que foi mandado embora do Santos e o Santos estacionou, contratou uma empresa de comunicação enorme por uma nota preta e não funciona não vi melhoras em nada só piora em tudo em comunicação, na TV (estacionou) não tem entrevistas treinos, teria que melhorar nesse sentido para que chamasse mais atenção, essa comunicação não vejo atuar perante a programas de TVS de São Paulo, então estava bom o outro que não se gastava tanto,HAJA INCOMPETENCIA

  • ESTRELADOMAR

    esta aparecendo de onde vem o financiamento pra os gaviões viajar e assassinar criança,
    fazer assalto,depredação, vandalismo,compra de titulos; tudo é financiado pelas drogas,
    agora que o rancho caiu a coisa vai ficar preta por la e a policia que fique de olhos abertos,
    cadeia neles que vergonha pro o timekinho, ja era pequeno agora então!!

  • ESTRELADOMAR

    vi que estão querendo renovar com o Léo, não acredito,
    esta tão bom bom sem aquelas falhas na lateral esquerda sem o Léo
    sinceramente sua ausencia não deixou saudades pra ninguem,
    é muito melhor encaminhar ele pra INSS pra aposentar que renovar,
    o Léo tem que entender que o tempo dele ja passou ele ja fez o que
    tinha que fazer, agora é procurar outros caminhos como; caçar talentos , diretor,
    conselheiro,gerente, etc.etc. mas bola chega.

MaisRecentes

Pensem no contrário da razão



Continue Lendo

O Santos real deu as caras e tirou o título do Santos hipotético



Continue Lendo

Escalação contra o Vasco diz mais sobre 2016 do que sobre o presente



Continue Lendo