Entender ou não? Eis a questão…



Nesta terça-feira, publiquei no LANCE! e LANCE!Net um perfil de André Zanotta, superintendente de esportes do Santos. Além de contar a trajetória do homem forte do futebol alvinegro, a formação e a rotina dele, a matéria trazia uma entrevista na qual o dirigente dizia entender de futebol como o torcedor e que conhecer o “riscado” não era fundamental no cargo dele.

A corajosa declaração causou repercussão, em grande parte negativa para Zanotta. “Como pode o responsável pela montagem do time não entender de futebol?”, questionavam alguns fanáticos em fóruns de internet e lista de emails nas quais estou.

Para início de debate, o que é entender de futebol? Precisa ter jogado? É preciso estudar? Não sei responder.

Como disse Zanotta, o conhecimento dele é de ver jogos na arquibancada e pela TV (como 99% dos executivos de futebol do Brasil). Até por isso, ele se cercou de gente TEORICAMENTE mais capacitada que ele, como Zinho, que já viveu o clima de vestiário, e Sandro Orlandelli, observador técnico.

Para mim, há requisitos muito mais importantes para um superintendente do que conhecer de bola. Saber negociar, ter o timing para vender e contratar, conhecer a legislação desportiva, saber liderar, delegar funções… Até por isso soa bizarro quando alguém sugere Clodoaldo ou Zito para o cargo. Você imagina alguns deles numa mesa negociando? Ou amarrando uma parceria com investidores? Óbvio que não.

André Zanotta acumula diversas responsabilidades, mas o que vai determinar sua avaliação, claro, é a montagem do time. E é quanto a isso que ele deve ser fiscalizado e cobrado. A janela de transferências está chegando e aí será possível ter uma melhor avaliação da competência dele. Por enquanto, os comentários e cornetas seguem no campo do achismo, da falta de informação e, infelizmente, dos interesses pessoais e políticos.



  • vasco caldeira

    Caro Bruno
    Como santista e anti corneteiro militante, agradeço primeiro sua matéria com o Zanotta, segundo este comentário bastante simples, direto e objetivo. Ele parece boa pessoa, bem formado, sério e empenhado. Vamos ver se possui os talentos essenciais que você enumera – com os quais concordo e acrescento bom poder de comunicação. Está aberta a discussão entre chamar os heróis da casa x os profissionais do mercado, por toda a parte, no Santos, o assunto parece mais do que nunca agitado. Eu acho que podem e talvez devam ser profissionais do mercado. Mas, como em qualquer atividade, em qualquer empresa ou organização, precisam além da competência, ser pessoas se identifiquem com o clube, que “vistam a camisa” -eis aqui uma situação onde a expressão se encaixa como uma luva…

  • acho q se ta querendo uma boquinha nessa mamanta q e o santos ne patife defender o indefensavel não da … se deve ser outro vagabundo querendo uma mamata no aparelhado santos so ladrão sem vergonha ate promotor patife tem , tudo funcionario publico o presidente o ~´e x presidente ladrão do banespa … trabalha ninguem q …

  • corajosa desfasatez isso sim cara de pau , so contratação ruim sem sentido , bill , olha nen lembro quantos jogadores chegaram i nenhun deu o q presta … olha uma vergonha mano brow ta cert o se deve ser outro vagabundo ne meu …kkk

  • Não concordo contigo, basta o exemplo do Everton Costa, pois se qualquer um q eentenda um pouco d bola saberia que jogador que foi reserva enquanto esteve na Luza , e foi reserva do Bill, jamais poderia ter sido contratado.

  • TUDO BEM SÓ VIERAM ATLETAS BICHADOS OU EM FINAL DE CARREIRA, NOS TORCEDORES TAMBEM SOMOS CULPADOS, POIS ESTÁ FALTANDO UNIÃO DE NÓS TORCEDORES, IR E COBRAR, DIRETAMENTE DOS RESPONSAVEIS, MAS SEM VANDALISMOS, FAZER COM QUE MOSTREM OS EXTRATOS BANCARIOS, BEM COMO OS CONTRATOS DE COMPRA E VENDA DOS JOGADORES, NÃO SÓ DO NEYMAR, MAS DE TODOS, COMO RODRIGO TABATA, JONAS, ROBINHO, DIEGO, ELANO, (NA PRIMEIRA PASSAGEM) Wesley, Felipe Anderson, Rafael, Alan Patrick, Ganso, enfim mais de 50 jogadores. em 2 administrações, e ainda falam que faltam GRANA, tem que aproveitar que tem um PROMOTOR DE JUSTIÇA, EM UM CARGO IMPORTANTE., PARA POR ESSES CARA NA CADEIA, SEM DIREITO A FIANÇA, OU DIREITO A PRISÃO PREVILEGIADA, POIS ESTÁ SENDO PROVADO, QUE QUANTO MAIS CULTURA, O CARA ESTA COM PREVILEGIOS PROTEGIDOS,. QUE EXEMPLO, OU LEGADO IREMOS DEIXAR PARA OS NOSSOS FILHOS E NETOS, QUE É MELHOR SER LADRÃO DO QUE HONESTO E TRABALHADOR?. PENSEM E MEDITEM, SENHORES DOUTORES LADRÕES, E POLITICOS.

  • UBATUBARÃO

    O SANTOS TEVE UM PROFISSIONAL NESSA ÁREA NO INÍCIO DA GESTÃO LAOR QUE MESMO SEM DINHEIRO CONSEGUIU MONTAR UM TIME VENCEDOR E ALÉM DE ÓTIMO NEGOCIADOR, CONHECE FUTEBOL DENTRO DA 4 LINHAS E SE DESTACOU COM A CAMISA DO NOSSO GLORIOSO. O NOME DELE ERA JAMELLI. SÓ QUE ESSE PROFISSIONAL FOI DEMITIDO SEM UMA EXPLICAÇÃO CONVINCENTE, ALIÁS A ÚNICA EXPLICAÇÃO É O AUTORITARISMO. O MESMO AUTORITARISMO QUE DEMITIU DORIVAL JR. POR TENTAR CORRIGIR O NEYMAR. SÓ QUE DEPOIS QUE O JAMELLI SAIU É QUE A INCOMPETÊNCIA PREVALECEU. O SANTOS VENDEU QUASE UM TIME INTEIRO CAMPEÃO DA LIBERTADORES E CONTRATOU JOGADORES QUE NÃO SERVEM NEM PRA SÉRIE B. MANTEVE UM TREINEIRO INCOMPETENTE QUE DESVALORIZOU A BASE E ESSE OUTRO NÃO É MUITO MELHOR E O DESTINO DA BASE É OBSCURO. VOLTANDO AO JAMELLI, É LAMENTÁVEL QUE ESSES DIRIGENTES NEFASTOS E INCOMPETENTES ALÉM DE NÃO FAZEREM, NÃO DEIXAM QUEM É CAPAZ FAZER. A SOLUÇÃO É PROTESTAR E MUITO, PORÉM COM CIVILIDADE.

  • emilio

    Bruno, pensa no que está escrevendo. Pra seu governo Zito foi diretor do Santos! Foi empresário bem sucedido! Conhece e foi bi-campeão mundial jogando bola. Responsável por revelações de vários talentos dentro do Clube! E voce quer compara-lo a um burocrata do futebol? A série de inúmeros reforços caríssimos com grandes prejuízos ao Santos se deve a isso, toda a diretoria é de amadores! Como voce comanda e fiscaliza um Zinho sem ter um diretor ou presidente que tenha sido profissional da área? Quem é andré zanotta no meio da “bola”???. Esse cara tambem só trouxe bichados ao clube, gente em fim de carreira.

    • Bruno Cassucci

      Emilio, o Zito seria ótimo para o cargo do Zinho, de gerente de futebol. Para ser superintendente, não.

      • emilio

        Se orienta!. Estou te dizendo que Zito está com quase oitenta anos e já fez tudo que podia pelo futebol brasileiro e pelo SFC. Foi diretor de futebol. Cargo que naquela época resolvia tudo, mandava soltar e mandava prender! E ainda quer rebaixá-lo depois de tudo que fez?

  • emilio

    PS- Outra coisa garoto, quando voce citar alguém procure verificar o que fez e a idade que possui no momento. Hoje, Zito com quase oitenta anos deveria merecer respeito por muito que fez pelo futebol brasileiro e pelo SFC!

  • Luiz Humberto

    E AGORA MAIS UM EPISÓDIO DO CAMPEÃO DE AUDIÊNCIA “TU SABIAS”

    TU SABIAS QUE A DECADÊNCIA DOS CÚr11nt23ÁNUS TEM ORIGEM NOS SEUS ANCESTRAIS, PORQUE A MILHARES DE ANOS ATRÁS OS PRIMEIROS CÚr11nt23ÁNUS QUE SURGIRAM NO MUNDO ERAM AVES EXTINTAS “DODOS” QUE ERAM MUITO BURRAS E PARA SOBREVIVEREM SOFRERAM MUTAÇÕES ATÉ SE TRANSFORMAREM NO GAVIÃO BRASILEIRO, AVE QUE ADORA PEGAR PINTO?
    O TEMPO FOI PASSANDO E OS GAVIÕES NÃO SATISFEITOS EM APENAS PEGAR PINTOS, SOFRERAM NOVAMENTE MUTAÇÕES GENÉTICAS E DERAM ORIGEM AS GALINHAS, PORQUE ELES QUERIAM BOTAR E SENTAREM EM CIMA DOS PINTOS ATRAVÉS DE SUAS PODEROSOS ESFINCTERS, TU SABIAS?
    E TU SABIAS, QUE DEPOIS DE MUITOS ANOS COMO GALINHAS, OS CÚr11nt23ÁNUS CANSADOS DESTA ROTINA, SUA GENÉTICA ENTROU NOVAMENTE EM AÇÃO PARA DAR ORIGEM AS DUAS ESPÉCIES DE AVES?
    OS BEIJA-FLORES QUE VOAM MUITO RÁPIDO PARA DAR SELINHOS E O PAVÃO QUE ADORA MOSTRAR O RABO. ESTA METÁFORA DEMONSTRA A DECADÊNCIA DOS CÚr11nt23ÁNUS, TORCEDORES QUE SÃO FRESCOS E ORGULHOS!!!

    EM HOMENAGEM AOS MEUS TRÊS GRANDES FÃS: RABINHA, CRACK CHEIRA COLA NETO E PRINCIPALMENTE AO MARCOS BOIOLA OU MARQUITA BOQUETE!!!

  • Acho coerente seu ponto de vista, pois vejo a função de Supervisor de Esporte como uma função para um profissional estrategista.
    Muitos criticam as ultimas contratações, sou 1 dos que criticam algumas que realmente não tem sentido como a do Bill e J. Pedro que nem chance teve de mostrar seu futebol, porém muitas delas tinham tendencias de dar certo, como a do Miralles, Pato Rodrigues e Bruno Peres.
    Mas enfim discordo daqueles que utilizam este espaço para colocar comentários sem nenhuma pertinência e piadinhas sem graça … por isto que o Santos esta do jeito que ta pois enquanto os caras usam sua criatividade para criar apelidinhos sem graça, o Santos ta essa draga.

  • sensato

    Deixem o rapaz trabalhar, sem dinheiro pode por qualquer um que nada irá fazer!!!

  • emilio

    Bahia 0x1 SFC, hoje na boa terra. Quartas de final do Brasileiro do sub-20. Terça com empate na Vila está na semi-final. Jogaram bem e tem muito futuro- Wesley Douglas- Lucas Otávio-Misael- e Wallace na zaga. Estão prontos pro time titular e já!!!!!!!!!- Jubal-Citadini e Diego Cardoso. Atenção Odílio! Claudinei não vê isso?? Zinho não vê isso??? Ficou claro no jogo que Citadini tem mais futebol que qualquer um do time de cima e que não tem mais estímulo pra correr em sub-20- Oô cambada de incompetentes………

MaisRecentes

Pensem no contrário da razão



Continue Lendo

O Santos real deu as caras e tirou o título do Santos hipotético



Continue Lendo

Escalação contra o Vasco diz mais sobre 2016 do que sobre o presente



Continue Lendo