La Paz: tensão contrasta com resgate do orgulho no futebol



Visão de La Paz, que vive dias de tensão nas últimas semanas (Crédito: Marcio Porto)

Da janela do hotel onde estou hospedado em La Paz a imagem chamava atenção. Centenas de pessoas com bandeiras, faixas e regidos por uma trilha sonora assustadora. Barulho de explosões e  sirenes de carros policiais.

Saio às ruas e me deparo com uma situação de calamidade numa das sedes dos trabalhadores. Estrutura defasada e homens estirados em colchões, a quem duas simpáticas senhoras serviam chá para  suportarem a “rebeldia”.

Por outro lado, o Bolívar quebrou um jejum de 12 anos sem um clube boliviano no mata-mata da Libertadores. Na fase de grupos, quando também estive aqui, a imprensa local cobrava mudança na mentalidade dos clubes por isso. O Bolívar, de certa forma, conseguiu e conferiu sorriso aos seus torcedores. Pena que eles vem em meio a sirenes e explosões.

Ao Santos, mais um obstáculo, caso o clima de tensão na cidade persista. Mas nada que possa atrapalhar o talento de Neymar e Cia. Vamos aguardar o jogão desta quarta-feira.



  • O SANTOS VAI SER CAMPEÃO DENOVO DA LIBERTADORES,CONTRA ALTITUDE,CONTRA GLOBOSTA,CONTRA OS INVEJOSOS ,KKKKKKKKKKK CHORA GAMBAZADA KKKKKKKKKKKKK

  • ROTJS

    TETRA CAMPEAO COM CERTEZA SANTOS SEMPRE SANTOS

  • Marden Stephaini Isecke

    Agora não tenho mais dúvidas, Santástico será tetra campeão para desespero da imprensa marrom de São Paulo + Globo + Anti’s.

  • Alex

    Vamooooo Santão !!!

  • Célio Sousa

    O Santos este ano está se saindo melhor do que no ano passado, mas isto não significa que será mais fácil, porque em se tratando de Libertadores, tudo pode acontecer. O que o nosso santos precisa é focar e ter em mente que não existe jogo fácil, portanto, toda cautela ainda é pouco e jogar como time pequeno não significa amarelar e sim jogar com inteligência, ou seja, recuar e aproveitar a velocidade do Neimar para os contra-ataques e também fazer com que a bola chegue até o Borges, que se não converter em gols, pode deixar o Neimar na cara do gol.

    • JULIO DE OLIVEIRA CESAR

      Parabéns Célio, pelo texto, concordo com você, o Santos deverá jogar com inteligência. O Maior exemplo de dedicação e raça, foi o jogo de hoje, do Chelsea contra o poderoso Barcelona. É preciso respeitar qualquer adversário.

      • Herman

        raça, mas muita violência do Chelsea. Há de se elogiar a disposição tática defensiva, que o Santos deveria ter aplicado em dezembro! Quanto ao texto do Célio, só uma correção: é NeYmar. Abraço a todos.

        • Carlos

          Barcelona foi um grande exemplo do que não podemos pecar.
          Vamos então comparar:
          O Barcelona caracteriza-se pela grande posse de bola, o que também dispomos hoje.
          Quando eles pegam uma forte retranca encontram muita dificuldade e aí dependem muito da genialidade do Messi, o qual não está em boa fase. Como quase não chutam ao gol sofreram e foram derrotados em duas e empataram outra partida o que custou o campeonato espanhol e o Champions League 2012.
          Aconteceu com Santos x São Paulo, depois Santos x São Caetano e quase com o Strongest na Vila (neste jogo a genialidade do Neymar fez a diferença).
          Então além da posse de bola, são necessários duas coisas:
          Partir para cima em jogada individual, não só do nosso gênio, mas de outros e muito chute certeiro de fora da área. Depois é só tocar a bola e esperar o tempo passar. Como em treino.
          Grande abraço nação!

  • JULIO DE OLIVEIRA CESAR

    O Melhor time do Brasil, na média , desde 2002. O Brasil enfrentando a Bolívia, sejamos franco e honestos, o Santos nunca deve perder para uma equipe Boliviana com todo respeito. Mas, respeito tem limite, chega de temer altitude. O Santos contra o The Stronghet poderia ter feito 3, 4,5, gols antes de levar a Virada !!!!! Dá lhe Santos !!!!!!!!

  • reinaldo de barros

    ATE O PABLO SCOBAR JOGADOR DO THE STRONGETT É FÃ SANTISTA, PASSOU ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O BOLIVAR PARA O SANTOS, E APENAS DISSE QUE APENAS UM ABRAÇO DO MURICY.
    ELE DISSE, NESSA LIBERTADORES SOU SANTOS DESDE CRIANCINHA.

    • Herman

      Escobar é gente fina, já o quis no Santos quando ele era do Ipatinga e do Santo André. Raçudo e ótimo taticamente, eu trocaria o Disentería (q não provou a q veio) por ele, hehehe.

  • Ronaldo

    Pois é, o futebol tem dessas. Quando uma partida começa, poucos sabem da realidade local. Quando a imagem chega, só se vê gol, bola, times, torcida e estádio. Ah não ser que os repórteres presenciem o que está acontecendo no dia a dia. Por pior que esteja a situação do povo, se existe uma partida, vai ter festa com certeza. A luta do Santos vai ser a altitude. Todos tem consciência de que, a seleção brasileira, a seleção argentina, perdem pra seleção boliviana por causa da altitude. É uma outra realidade. A bola viaja mais rápido, você tem que administrar o fôlego, falta ar na hora que está correndo. Afinal tecnicamente os bolivianos são muito fracos! Pra mim, posso estar errado, mas o ideal é o Santos bloquear os chutes dos jogadores bolivianos. Manter os jogadores por zona. Não sair muito da sua posição. Laterais não irem muito à frente, os volantes manterem-se mais fixos à frente da defesa, e tocar mais a bola. Conduzir o time a frente trocando passe. Na verdade, manter a troca de passe no campo do adversário. Não no campo de defesa, que com um passe errado, pode acarretar em uma oportundade de gol. Até pra evitar que o time do Bolivar não jogue na correria. Fazer uma escalação mais compacta. Deixar pra criar oportunidade de gol, mais com a bola parada. Escanteio, cobrança de falta…por isso o ideal é o Elano estar entre os titulares porque ele pega bem na bola. Não fazer falta próximo da área também. Claro que choque é inevitável no futebol que é um esporte de muito contato, porém, evitar entradas desnecessárias. Acho que o segredo é esse. Manter o time mais compacto. O Santos tem um bom elenco, só precisa agir com inteligência, que sai de lá com a vitória com certeza. Acho que 2 a 0 ta de bom tamanho.

    • Herman

      Concordo, Ronaldo. É isso mesmo!

      PS: vc de curintia não tem nada, hehe.

  • Bruno Santos

    É…! Hoje vimos um favorito cair do cavalo, o Barcelona perdeu para o quem ninguém acreditava o desacreditado por todos Chelsea.
    Vimos Corinthians ganhar de uma ponte preta com reservas, mas na hora do vamos ver, tomar um sacode monstruoso com time titular e perante aos seus torcedores.
    Vimos o Palmeiras tomar gol olimpico de Fumagalli, ao invés do costumeiro Marcos Assunção.
    Mas com o Santão é diferente, a zebra está solta, mas aqui ela não pinta. Não tenho dúvidas de que os Deuses do futebol são Alvinegros praianos, são branco no preto, e não preto no branco. Acredito amanhã ás 21:50 um time favorito fazer prevalecer, botar em campo a tradição, a escola, a camisa mais pesada e gloriosa do mundo. Vamos tentar a vitória, e tenho fé que voltaremos para o Brasil com ela em nosso colo.

    Santos é Santos, CONTRA TUDO E CONTRA TODOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • OLHA… EU VOU SER O CARA MAIS SINCERO DO MUNDO FALANDO AGORA

      A LIBERTADORES É DO SANTOS E TODO MUNDO SABE DISSO, QUAL É O TIME QUE PARA O SANTOS HOJE

      NA MINHA HUMILDE OPINIÃO, NENHUM… ISSO EU TO FALANDO SEM FANATISMO… É A PURA VERDADE… DOA QUEM DOER

      AS VEZES É MELHOR SER REALISTA, E TODO SANTISTA SABE QUE É VERDADE O QUE EU TO DIZENDO… SABE QUE ESSA LIBERTA NINGUEM PARA O SANTOS

    • Daniel Camilo

      Que bosta, vai perder o rumo de casa… LAMBARI… e domingo é outro coro !!! 6.3.3

  • SENSATO

    Como é que vamos dar o troco no Barça se os caras correram? Eu achei que era só o Neymar que perdia penalti, cadê os palmeirenses e cúrintianos chupadores do pau do Messi agora? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!

    • Herman

      é verdade, cadÊ? Agora nós temos OBRIGAÇÃO de conseguir o terceiro Mundial. Mas vamos focar a dedicação em jogo por jogo, para que nem Bolívar nem os próximos possíveis adversários sejam o Chelsea da vez…

      • POXA… TAVA ANIMADO PRO BARÇA PASSA PRA NÓIS DA O TROCO NELES… MAS O MESSI SUMIU DO JOGO E O BARÇA PERDEU

        AGENTE VAI GANHA A LIBERTADORES E ELA VAI FICA SÓ COMO TITULO MESMO… TOMARA QUE PELOMENOS O REAL MADRI PASSE PRA DA UMA ANIMADA NO MUNDIAL

        • Esquenta nao. Ano que vem vamos ter a chance de dar o troco neles. O Santao ganha no minimo mais umas 3 libertadores seguidas.
          Vamos Santooooos!!!

    • santista de diadema

      e verdade agora kd os bambis os porcos e as gamba dizer que o neymito e que perdi penalti????
      chupa chupa globosta, agora e ridiculo na chamda da globo dizer que será um jogo dificil para o santos, seus merdas, dificil e a globosta investir 100 milhoes no urubu e na galinha preta, pq que a globo não exigiu que o gamba jogasse hoje dia 25/04 e deixar o santos se preparar para esta fase dificil que e a quartas da liberta agora imagina se o santos fosse ter um jogo contra o velez?? ainda bem que e o bolivar, e no domingo vamos ganhar no maior panetone do mundo….

      chupa globo,

  • paulo vitor

    Esta semana dde futebol nao podia ser melhor ,os gambas leitoes urubus e o barça eliminados..kkkkkkk os gambas leitoes e bâmbis paga paus do messi ,devem estar chorando chupa todos vc….Santos sempre Santos contra os cuzoes da capital globo e quem vier

  • Galvao Bueno,disse que o Barça ia dar um chocolate no Chelsea,puxa saco do Messi,Curintia,e Flamerda,todos dançaram,agora assista ao Santastico dar Show…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • IXXI…. SERA QUE AGENTE VAI PEGA O CHELSEA NO MUNDIAL?

      EU QUERIA QUE FOSSE O BARÇA… MAIS NA FALTA EU PREFIRO O REAL MADRI
      PRO NEYMAR ENSINA PRO CRISTIANO BIXALDO COMO SE JOGA DE VERDADE.. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      • Tri Campeão Continental!

        O Chelsea não leva essa Champions ! Vai jogar desfalcado na final (sem Ramires, Terry, Raul Meireles, Ivanovic..)… Quem ganhar hoje (acredito que seja o Real) vai ser campeão ! E vai enfrentar o nosso Santos no Mundial, porque o Santo ja é dono da América e vai ser dono do Mundo!

        CHUUUUUUUUUUUUUUPA LIONEL MADSON !

        PRA CIMA DELES SANTOS ! HOJE TEM !

  • Tri Campeão Continental!

    CHUUUUUUUUUUUUUUPAA LIONEL MADSON !

    HOJE TEM EL CIRQUE DU SOLEIL EM LA PAZ !!

    SANTOS,O MELHOR DAS AMÉRICAS, MANDA UM RECADO AO REAL MADRID ! “NOS VEMOS NO JAPÃO”..

    E DESSA VEZ SEREMOS TRI MUNDIAL ! PRA CIMA DELES SANTOS !

  • SAULO

    Os torcedores do SANTÁSTICO não precisam provocar os torcedores dos outros clubes de S.Paulo porque o SANTOS FUTEBOL CLUBE é o SEGUNDO clube de todo torcedor paulista (antigamente era a PORTUGUESA).

    • Célio Sousa

      Ééé nééé Saulo??? Me engana que eu gosto. A garotada, pode até ser, porque eles não tem maldade no coração e curte o que está na moda, ou seja, futebol arte, títulos + títulos, craques, danças alegres, cabelo moicano etc., mas os marmanjos que não dão o braço a torcer, com certeza continuarão torcendo contra.

    • SENSATO

      SANTÁSTICO!!! Até torcedor de outro time já se rendeu ao termo pra se referir a nós, muito bom!!!

  • coitadinho dos corinthianos logo logo estarao de ferias igual ao menguinho

  • carioca

    Vamos dar um SACODE nesse Bolivar hoje mole, time que joga aquela bosta daquele Arce que jogou nos GAMBAS é mole pra nóis não tem altitude nem porra nenhuma pra cima deles com força e determinação,SANTOS SEMPRE SANTOS.

  • SENSATO

    Quem descobriu o Neymar foi o Zito, indiretamente se tornou o único Tri Campeão da Libertadores da Era Pelé, “um orgulho que nem todos podem ter!!!”

  • SAULO

    SENSATO, você poderia seguir o nosso EXEMPLO.

  • ASSOCIAÇÃO SANTOS SEMPRE SANTOS

    VAMOS GANHAR E SER TETRA, O ÚNICO PERIGO É A GLOBO+GAMBAS QUE SÓ GANHAM CAMPEONATO ROUBANDO… MAS VAMOS QUE VAMOS
    http://WWW.SANTOSSEMPRESANTOS.NET

  • Meus caros amigos peixinhos.
    Viram o chelsea?Viram como o barça não é invencível?
    Mesmo com um time bem inferior conseguiu classificar-se.
    E porquê o peixinho tinha que fazer aquele papelão?Sim porquê perder faz parte do jogo,mas dar vexame,não.
    Sabem qual a grande diferença?É que o chelsea é também um time grande.O respeito é outro.Até o messi quando vai bater um penalty em um time grande,treme.Já contra um time pequeno,como é o caso do santos,os caras jogam à vontade,não respeitam.Já o santos joga prêso.Sabe que é um clube pequeno e fica admirado vendo o clube grande jogar.
    É o mesmo caso de quando o santos enfrenta o palmeiras.Mesmo o palmeiras com felipão,que está nos acabando,quase sempre o santos perde para nós.É o respeito do time pequeno com o time grande.É camisa,é torcida,é patrimonio,é patrocinador forte.A moral é outra.
    Digo isso tudo só para que se convençam de sua real posição para que não se decepcinem no futuro.
    Saibam se colocar em seu devido lugar,de time pequeno,e viverão muito felizes,pois para um time pequeno até que o santos faz muito.Só não pensem que são o que não são para não nos envergonharem outra vêz.
    Deixem as grandes brigas para os grandes.
    Pra enfrentar um cachorro grande´só outro cachorro grande.

  • PARMEIRINHA ? time grande kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,qtas libertas vcs tem? qtos mundiais? qtos titulos? qual o campo ou (pasto) de vcs mesmo ,VA la comer capim verdinho desbotado.SEGUNDA DIVISAO(ou serie B ) qual vc escolher serve para esse timeco! ELIMINADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.

    • Ricardo.Está perguntando isso para o campeão do século e 1º colocado no ranking da cbf?
      Em que mundo você vive?

  • Acho que o elano não vai sentir a altitude hoje,pois ele já vive “alto”.É o conhecido elano boa cachaça.
    Também neymar não deve sentir.Ele já vive nas alturas,se achando.
    Já rafael está feliz.Quando tomar mais um de seus conhecidos frangos,vai poder dar a desculpa que na altitude a bola fica rápida demais.

  • Após desclassificação do Barcelona e Real Madrid, o mundial lá no Japão ficou com gosto de café com adoçante. Foi descoberto a fórmula para parar a equipe do Messi e Cristhiano Ronaldo. Parecia impossível vencer esses dois clubes espanhol, no futebol não tem matemática exata. Por isso, hoje lá na Bolívia, todo cuidado é pouco. Espero que o Santos supere a altitude e a velocidade da bola.

    A experiência de jogar pela segunda vez na Bolívia será fundamental para os jogadores do Santos, porque eles irão jogar na deficiência técnica dos bolivianos. Santos 3 x 0 no Bolivar. Dá-lhe SANTOS!!!

  • Tudo normal.Nenhuma novidade.Esperar o que de um time pequeno?E olha que o adversário era fraquíssimo!

MaisRecentes

Pensem no contrário da razão



Continue Lendo

O Santos real deu as caras e tirou o título do Santos hipotético



Continue Lendo

Escalação contra o Vasco diz mais sobre 2016 do que sobre o presente



Continue Lendo