Um legado do ‘Santos de Neymar’ na Bolívia



Monumento a Simon Bolívar, líder revolucionário que dá nome ao país, em Prado, centro de La Paz (Crédito: Marcio Porto)

Na década de 60, foi o Santos de Pelé. Agora, o Santos de Neymar.

Passado 50 anos, os bolivianos viram novamente a passagem de um astro brasileiro com a camisa alvinegra do Peixe e, assim como outrora, a visita traz esperança a um povo historicamente sofredor, humilde naturalmente.

La Paz acordou mais feliz nesta quinta-feira. Jornais impressos e televisivos, além de programas de rádio, anunciavam o feito do “Tigre”. Na noite anterior, o “poderoso” The Strongest vencera o “Santos de Neymar”, não mais do Brasil, como era chamada antes de chegar ao país a esquadra comandada por Muricy Ramalho e cujo maior astro é um garoto de 20 anos. O orgulho foi às ruas.

O taxista estampava no rosto a alegria de ter visto seu time vencer “uma das maiores equipes do mundo”, com um “jovem que parece ter cola nas pernas para grudar a bola”. No hotel, o torcedor do Bolívar, maior rival do Strongest, admitia: “Jogaram bem, mereceram!”.

Mas nem tudo são flores. Não é necessário caminhar muito pelo centro da cidade, para não falar da parte alta, para observar os efeitos de um governo que vira as costas para o mercado internacional, na tentativa de implantar (ou enganar) ao povo um socialismo ultrapassado.

A Bolívia de Evo Morales, presidente da república, não cobra impostos (taxistas, por exemplo, não precisam pagar para atuar), mas também não dá condições aos seus habitantes de projetar um futuro melhor. Muitos se queixam.

– Gostaria muito de conhecer o Brasil, um país rico em tudo. Mas o que ganhamos aqui só dá para se alimentar e pagar a universidade dos filhos – disse-me um taxista.

Essa é a Bolívia, país em desenvolvimento, mas com índice de pobreza que atinge , dos cerca de 9 milhões de habitantes, aproximadamente  27,7%, segundo dados oficiais de 2010. O índice de desemprego atinge 10,2%, de acordo com dados do Centro de Estudos para o Desenvolvimento do Trabalho e da Agricultura. No Brasil, a taxa é de 6%, de acordo com o IBGE-2011. Essa é a Bolívia por onde passou Pelé e agora Neymar. Que o talento e o sucesso da Joia inspirem os bolivianos, um povo mais do que acolhedor.



  • JUVENTINO

    Que papelão hein sardinhas? Vão se preparando, pois será cada vez pior, esse time depende do Neymar, o resto do time é limitadíssimo. E só pra lembrar, o Verdão é líder do Paulistão

    • Samelesquere

      O que adianta se chega nas nas quarta de final e treme! Já te avisaram que são oito que classifica? E que o peixão ganho o campeonato ano passado classificando em quarto? Sai daqui se porco analfabeto!

    • Tri Campeão Continental!

      Verdão a quem vc se refese é o Guarani, correto ??

      • Tri Campeão Continental!

        Que eu saiba o unico time verde que lidera o Paulista é o Guarani !

        Palmeiras e São Paulo é todo ano assim.. Termina em 1º e toma um belo chocolate do Santos na fase mata-mata…

        • ESSE JUVENTINO E UMA BESTA MESMO!!!!!!!!!!!!!!!!!! SO FALA MERDA,AFINAL SEU BURRO QUAL E SEU TIME ? POIS VC NAO SAI DA PAGINA DO PEIXE.

          • Tri Campeão Continental!

            O pior é que aqui ele fala bem do Palmeiras (time dele), dai la no blog do Palmeiras vc ve ele criticando o time… resumindo, ele é xingado em todos os blogs e até no blog do time dele… UM BABACA MESMO !

    • Claudio Santastico

      Juventino…meu caro “amigo” palmeirense…só para lembrar a sua memória ja que vc ta citando do Paulista 2012, que pelo que sei o verde que está na liderança é o Guarani de Campinas, gozado né, vc no ano passado estava falando a mesma coisa que está falando neste ano de 2012, e em 2010???? a maior vergonha não desse timinho ai que foi humilhado por 3 times do interior no Paulista de 2010, derrota humilhante para o São Caetano pelo placar de 4×1, para o Santo André pelo placar de 3×1, Ponte Preta por 2×0, todos os jogos do próprio estadio do Palmeiras, e o ultimo para o Paulista de Jundiai pelo placar de 3×1, na cidade de Jundiai, amargando o 11 posição na classificação geral…e só par lembrar…se caso vc se esqueceu: SABE QUE É BI-CAMPEÃO PAULISTA 2010/2011, se não sabe é só consultar o GOOGLE, ou outros sites de pesquisa…ah esqueci tambem aproveita e pesquisa tambem QUAL FOI A ULTIMA PARTICIPAÇÃO DO PALMEIRAS NA LIBERTADORES??? e tambem aproveitando mais ainda…ja que vc está no GOOGLE pergunta la, quem foi CAMPEÃO DA LIBERTADORES 2011, com certeza em qualquer site de pesquisa, a resposta vai ser sempre igual…Palmeirense é igual Corinthiano…só se contenta em ganhar titulos nacionais…e olhe que teu time, ja faz um bom tempo que não conquista não…

    • Claudio Santastico

      Juventino a respeito do Palmeiras ser lider do Paulistão…será que só de verde existe o Palmeiras, que eu saiba o Guarani tambem é, e pelo que vi na ultima classificação o Guarani estava como Lider, mas só para lembrar vc…va no GOOGLE ou em outros sites de pesquisa e veja la quem é BI-CAMPEÃO PAULISTA 2010/2011, e aproveita tambem ve quem foi o ultimo campeão da Libertadores 2011…na internet vc vai ter a resposta que nenhum santista precisa dizer a vc….teu timinho ganhou o ultimo titulo em 2008, o Paulista…e só…resumindo Paulista vcs tem mais que o Santos, Brasileirão estamos empatados, Libertadores…seu timinho só tem 1, e o Santos tem 3 titulos continentais…que são muito mais importantes que os titulos nacionais…Mundial Interclubes temos 2 titulos e 1 vice-campeonato…e não demos o vexame de nunca ser rebaixado para a série B do Brasileirão como vcs em 2003…alias Palmeiras e Corinthians podem se dar as mãos…porque aonde um vai o outro vai atras…serem rebaixados no melhor campeonato nacional que é o Brasileirão a vergonha é bem maior ainda…

    • Claudio Santastico

      ah e tem mais Limitadissimo não foi seu time no ano passado, que levou uma goleada histórica na Copa do Brasil por 6×0 para o Coritiba, time alias que tinha acabado de subir para a primeira divisão do Brasileirão da série A em 2011, ja que foi campeão do Brasileirão da Série B em 2010…e este ano só porque os porquinhos finalmente resolveram tomar um banho…esta se vangloriando por estar la em cima da tabela, tivemos que fazer um gol contra para ganhar da gente, e olhe que o time titular do Santos tinha acabado de voltar de férias, ja que estreou no Paulista 2012, no dia 02.02 na quinta-feira e no domingo jogou com o Palmeiras, elenco do Santos alias que nem sequer fez a pré temporada…mas os Palmeirenses não tem com que se preocupar ja que só ta jogando o Paulista mesmo, não está na Libertadores, não ta na RECOPA…como o Santastico ta…Juventino ver o próprio time só participando de campeonatos estaduais e não estar no Continental é fogo não…a gente entende…dor de cotovelo e ciumes…os santistas ja estã acostumados com isso…avisa a diretoria do Palmeiras investir nas equipes de base la no Palmeiras, quem sabe aparece algum NEYMAR e GANSO, só que existe uma diferença…os originais não tem como copiar, e ambos estão no SANTOS FC…

    • frank

      Grande merda lider do Paulista que bosta torcida de sonho..!
      Só uma pergunta o q o palmeiras ganhou em 12 anos?
      HÁAAAAA campeonato brasileiro serie B u um paulista kkkkkkkkkk

    • Caio Augusto

      Um Palmeirense falando do Santos? Chega a dar pena. Não vou comentar.

    • FURACÃO SANTISTA

      o fdp voltou

  • lider do paulista e facil quero ver ganha um libertadores [eu digo palmeiras de hoje] e so para consta o santos[b] ta chegando,palmeiras rumo aos 15 anos sem titulo inportante

  • O time boliviano The Strongest teve o seu dia de glória ontem. Porém, não é de hoje que o futebol boliviano ainda está longe dos demais países da América. O jogo de ontem foi um acidente de trabalho. O Santos desperdiçou muitos gols com Neymar, Elano, Alan Kardec e Borges.

    Agora, foi surpreendente a correria na altitude de 3.600 mts. parece que o efeito altitude não afetaram nossos jogadores. Muricy, pelo amor aos nossos torcedores santista, chega de escalar o Pará. Infelizmente o Pará está jogando no sacrifício. Desmoralizado, sua atuação está comprometendo totalmente o Santos F.C. estamos avisando, antes que seja tarde.

  • Herman

    Que comentário estilo revista Veja do jornalista sobre política. Porque todos que têm um espaço em veículo midiático para dar opinião precisam dizer que o socialismo é ultrapassado se ele jamais foi aplicado de fato? O regime de lá tem seus erros, mas é muito melhor do que os anteriores, pelegaços dos EUA e que excluíam a maioria indígena de qualquer participação no que o país gera de riqueza. O mesmo posso dizer da Venezuela. A fala do taxista sobre ganhar para comer e pagar a faculdade dos filhos. Poder bancar faculdade para mais de um filho é indicativo de pobreza? Eu creio que seria muito mais o reflexo de um enorme progresso social, já que no Brasil a maioria dos universitários têm que ralar para entrar em uma pública ou bancar a facul com seu próprio trabalho.

    Quanto ao Santos, erros ridículos… típicos de time brasileiro em Libertadores. Muricy tem graves problemas que não são sequer amenizados desde julho. Sempre a mesma merda e falta de raça ao jogar, além da falta de inteligência na hora de concluir a gol. O meio de campo, apesar de Ganso ter voltado a fazer uma partida decente (porém nada acima da média), continua sendo uma piada, totalmente ineficiente! Assim como em 2011, sofreremos para avançar na Libertadores. Mas eu creio que disputaremos o título, pois a campanha do ano passado foi toda disputada no verdadeiro cu do tigre!

  • Yuri Pereira

    Pará Nunca Mais!!!

  • OLP

    Que interessante! Hoje em dia vencer o Santos passou a ser uma data especial enquanto que vencer qualquer outro time da América nada ha de especial. O Santos fez a alegria de metade da nação boliviana e 9/10 da nação brasileira, que bom isso! Nas últimas décadas vencer o Santos era apenas uma vitória a mais hoje vencer o Santos é a glória para qualquer time.

    • Tri Campeão Continental!

      Por sermos o 6º melhor time do mundo e o atual campeão da América !

  • Tri Campeão Continental!

    #VaiPraCimaDelesSantos

    #RumoAoTetra

  • jorji

    No comentário, algo está errado, nação que não cobra imposto é esquisito, mas cá pra nós, países latinos americanos ainda são todos pobres e atrasados, eu disse ainda, do México para baixo. Em relação à derrota, no futebol nem sempre vence o mais forte, é óbvio que o Santos é muito mais time, com certeza o que o Neymar ganha por mes deve cobrir a folha salarial de 6 meses do time da Bolivia, o time boliviano não tem nenhuma chance de vencer a Libertadores, eles tem que comemorar a vitória em cima do time santista, qual é a razão que torna o futebol um esporte tão difícil de se jogar, é elementar meu caro Watson, é jogado com as pernas e pés, daí ser o esporte mais popular do mundo, enquanto no volei, basquete, beisebol, etc, o número de pontos ser grande, muitas vezes no futebol é 0 X 0, e olha que a baliza tem mais de 7,00m, o único esporte coletivo que tenho paciência de assistir é o futebol.

  • Oliveira Cesar

    Porquê será que o Muricy Ramalho, insiste em escalar o medíocre PARÁ ??????????

    • Guitta

      Para pelo que sei ele jogava no Mio campo proximo aos Arouca, o Muricy ta de brincadeira… de colocar ele na Lateral, ele nem se quer tem Pique pra ir e voltar… e sempre chega atrasado nas jogadas…

      Tem tantos jogadores no mercado, mais a diretoria ta de brincadeira, pq não olhe o mercado da Bola, já pensam em tentar contratar Bernado que esta no Vasco, Mais um Meia(Banco)…

      e na zaga, aonde que chegou algum reforço (( NENHUM ))… Diretoria Acorda Pow

  • JOÃO ALEXANDRE

    quero ver se o sr MURICY , tem coragem de fazer com este bosta do PARÁ , o mesmo que fez com MARANHÃO, todos nós sabemos que com este grosso do PARÁ , não vamos ganhar de nimguém, espero que isto si reverta.

    • Oliveira Cesar

      Você está corretíssimo JOÃO, o ´PARÁ é uma porcaria.

      • Guitta

        pq não venderam para o Internacional… Agora dificilmente algum clube o contrate

  • Prezado Marcio Porto: Considero seus comentários sobre a situação política da Bolívia preconceituosos, o que demonstra falta de informação — o que é inadimissível para um jornalista. A precária situação da Bolívia é resultado do que foi historicamente o colonialismo e, mais recentemente, o neoliberalismo. Antes de Evo Morales assumir o poder, com forte e amplo apoio do povo, a Bolívia era um país em que menos de 10% da população, sua parcela branca, governava para entregar as riquezas para fora. A Bolívia é um país indígena, e até Evo — o primeiro presidente indígena — os índios (dos Andes e da Amazônia) eram tratados como animais. O Brasil tem sua parcela de culpa, pois “comprava” gás natural — recurso estratégico para nós — por preços ridículos, espoliando a riqueza dos bolivianos. Apesar de ainda precária, a situação boliviana tem melhorado bastante. O taxista não está rico, mas seu filho está fazendo Universidade, algo que ele provavelmente não teve a oportunidade de fazer. Do jeito que você escreve, parece que a precariedade é resultado do que chama “virar as costas para o mercado internacional”, porém, em 500 anos de pernas abertas para o mercado internacional, a Bolívia não chegou a lugar nenhum… Vamos aproveitar a Libertadores da América para a integração com nossos vizinhos Sulamericanos. Dá uma passadinha na wikipedia antes da próxima viagem, nós, Santistas, não somos burros nem preconceituosos. Se esforce um pouco mais, você ainda é jovem para se acomodar nos lugares comum do jornalismo. Força!

  • Donizeti

    Falta de assunto pra postar pra ser comentado,da nisso….Daqui a pouco,este cara que escreveu a materia vai acabar vindo aqui e escrever sobre as cuecas do Neymar,é só isso que este idiota sabe escrever….pára de gayzisse,cara.

  • Ta certo o muricy não vai poupar vai com time titular enfrentar o Mirassol , não conseguiu bom resultado na libertador , tem que fazer esses caras jogar todos os dias eles ganham pra isso, O muricy tem que mudar o estilo de jogo do santos esse negocio de ficar dando chutão pra frente não funciona, tem que sair jogando os jogadores tem que aprender jogar assim, vamos torcer pro Fuclle e o Juan não se machucar e nem ser suspensos por cartão só assim ficamos livres do Pará

  • SAOPALNOCO

    A Porcada Falida e Fudida tem que voltar pro chiqueiro da segunda divisão lá é o lugar deles…um chupa tambem pros bambis e gambas..vai se danar bando de fidido…

  • JOÃO ALEXANDRE

    o donizete seu troxa , aqui escrevemos o que quiser , quem não quer ver criticas que procure outro site , e vai coçar seu cú com serróte seu troxa baba ovo , tu não passa de um marica FANFARRÃO.

  • luiz

    Meu caro Juventino me responda uma coisa. Qual é a sensação de ser campeão da segunda divisão? Isso melhora o currículo do clube, ou piora.

    • JUVENTINO

      Cair em ano e subir no seguinte mostra a grandeza do clube, mas tenho certeza de uma coisa, se a sardinha cair, demora um pouco pra voltar, pois com a torcidinha de míseros 3 milhões (ou menos) que tem, não aparecerá um único patrocinador pra esse clubinho de interior, sem falar que a tv não mostrará os jogos, como a Record mostrou do Palmeiras e a Globo do Curintia.

      • SENSATO

        Se fosse “grande” nem cairia seu Mané, clube grande não cai!!!

        • JUVENTINO

          Seguindo o seu brilhante raciocínio, Palmeiras, Grêmio, Atlético Mg, Vasco Curintia e Botafogo (que juntos somam 21 títulos Brasileiros) são todos pequenos, e a sardinha é grande.
          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

          • SENSATO

            Agora vc entendeu, parabéns!!!

  • jota medrado

    putzs galera,não de atenção a esse jumentinho,o time dele( PALMERDA ) vive só em crise e agora verão o barcos afundar..kkkkk.
    DEIXE ESSE AMEBA AFUNDAR NA BOSTA DO PORCO.
    o SANTOS é história,em todos os países que passa tem admiradores,isso já faz parte da história do futebol brasileiro,para causar invejas a certos otários que nunca teve um PELÉ em seu time e nunca terão um jogador igual ao REYMAR da AMÉRICA.
    baba ai seus otários o GLORIOSO SANTOS em menos de 3 anos chegou a 6 finais,coisa que alguns manés nunca viram e nunca verão seu time fazer igual,ou melhor.kkkk
    da-lhe GLORIOSO,o melhor time da AMÉRICA ta de volta.

  • Paulo Netto

    Gloriosa gente da baixada, salve,salve!!!!!!Parabéns ao the Strongest pois soube se aproveitar de um raríssimo dia em que perdemos tantos e tantos gols. Vai ficar na história deles ter um dia genho do mito de Vila Belmiro. Cabe a nós apenas torcer, pois nossa diretoria já nos confirma com suas atitudes que não irá se mexer no que diz respeito ao nossosetor defensivo. (vejam o primeiro gol doscaras quarta e vejam se na pelada de vcs alguém chuta uma bola daquelas sozinnho atrás da zaga. Mas segundo nosso bonachão e brincalhão presidente

  • Paulo Netto

    Santistas gloriosos de todas as eres, salve,salve!!! Vamos parabenizar os bolivianos que escreveram nesta quarta o principal e mais glorioso capítulo de sua história, aproveitando a repentino e atípico blecaute do nosso ataque! Nosso presidente diz quea zaga não é prioridade, mas alguém aí que joga pelada no fim de semana ve alguem chutar uma bola sozinh atrás da zaga como no primeiro gol do The Strongest? Aqui no meu racha se fica sozinho na área daquele jeito a jente troca a zaga! Enfim só nos resta torcer. Ah! Já ia me esquecendo: Alguem pode por favor comer o cú desse Juventino e deixar ele na Turiassú pra ver se ele para de vir aqui. Ou então vai lá no memorial, pega a Liberta do ano passado e enfia no rabo dele e põe nom ônibus de volta pra Turiassú. Vai procurar a sua turma ô sua besta carente!!Vai entrar no blog daquela escória de Itaquera que é mais do seu tamanho.

  • VOLTA LUXA E MANDA O PARÁ O MARANHÃO EMBORA DO SANTOS URGENTE.

    • Guitta

      LUXA nunca mais vai pisar o pé no Santos, depois daquela brincadeira que Robinho, Neymar & cia
      fizeram pra ele =)

  • JOÃO ALEXANDRE

    essa derrota esperamos que foi um acidente de percurso , faz parte de um grande CAMPEÃO , o time jogou bem , faltou acertar a pontaria se não teria sido uma goleada, esse time BOLIVIANO , deu muita sorte , porque, para quem assistiu o jogo ,foi falha individual e espero que o MURICY , tenha percebido , depois receber noticia que ia ter que improvisar e lógico improvisou errado e logo este tal de PARÁ , vamos dar mais um crédito para nosso comandante , acredito vamos ser TETRA CAMPEÃO DAS AMÉRICAS , não vamos misturar as coisas, mais , este tal de juventino é um fanfarrão acho que tem vontade de ser SANTISTA e esta com vergonha de se revelar mas nós não aceitamos ele gosta de ser chingado mas desta vez vou ser moderado ,só desta vez ! SANTOS SEMPRE SANTOS

  • José Vitor S.F.C

    Esse tal de juventino, vive na página do santos, vai olhar a página do seu “timinho”; e em relação a torcida pode não ser a maior mas é a melhor!

  • rafael

    Sou santiata e llembro muito bem a final de 1978 quando tomamos praticamente todo o Morumbi. deixando apenas um misero espaço aos dono da casa. Após 30 anos com tudo o que ganhou os bambis creceram um absurdo, nós começando com a geração do Robinho e continuando com Neymar estamos sendo os maiores ganhadores de titulos desse século com projeção de em curto espaço de tempo encostarmos no Flamengo e Corintians. Já essses times de colonia a tendencia é cada vez mais diminuir o tamanho da torcida, a maioria dos filhos de outros torcedores que conheço tem filhos com corte moicano e torcem pelo Neymar, por isso entendo o motivo que outros torcedores tem em admirar até em escrever diariamente sobre o Santos, pois criticamos porque estamos acostumados com espetáculo

    • JUVENTINO

      Sinto informar amigo, mas esse clubinho de interior pra o qual você torce pode ganhar 15 Libertadores consecutivas que continuará sendo um bostinha em termos de torcida. Veja:

      http://decao.net/ranking-nacinal-de-torcidas-do-brasil-futebol-quais-as-maiores-torcidas-do-pais/

      • JUVENTINO

        Ponte Preta do litoral!!!

        • rafael

          Na real Juventino quer virar santista

          • JUVENTINO

            Na boa, o lambari pra mim nem fede nem cheira, não o considero como rival por ser um clube de interior.

      • SENSATO

        Falta de título é foda, começa se apegar em n° de torcedor pra amenizar a dor de Só Estar Participando!!!

        SEP= SÓ ESTAMOS PARTICIPANDO

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, patético Jumentino!!!

    • teu time e tão bom que vem aqui ,falar do gde Santos fc.

  • Por que meu comentário ainda está aguardando moderação? Vocês tem medo de críticas?

  • Guilherme Souza

    Márcio Porto, lamentável!

    Esse é o único adjetivo empregável para qualificar seu comentário político a respeito da Bolívia, do Estado Plurinacional (você sabe o que isso significa?) e seu governo. Não é de hoje que a Bolívia é um dos países mais pobres da América do Sul, essa é uma condição que tragicamente acompanha este país ao longo de toda sua história. E isso justamente porque a Bolívia nunca havia virado as costas para o mercado internacional, já que este país nasceu como um dos territórios coloniais mais ricos da Espanha e que, por suas riquezas naturais, passou séculos totalmente integrada ao mercado internacional, ou seja sendo espoliada.

    Prata, ouro, guano, sal, estanho, lítio, gás natural, estes são apenas alguns exemplos de históricos produtos de exportação bolivianos que tinham sua produção quase que totalmente voltada para o mercado internacional e que, apesar do alto valor de mercado, não impediram a Bolívia de se tornar o país mais pobre da América do Sul, condição que amargou por mais de séculos e que só deixou em 2009, graças ao governo de Evo Morales.

    Nada contra você se aventurar por outras áreas, mas, já que a sua atuação enquanto jornalista é o esporte, você deveria ao menos estudar um pouco antes de escrever sobre outros assuntos.

    Cordialmente,
    Guilherme Souza

    P.S. Acabo de voltar de uma viagem de 10 dias pela Bolívia e, como me interesso muito pela cultura latinoamericana, conversei com muitos bolivianos. Apesar de ouvir algumas críticas a Evo Morales, ouvi também muitos elogios e, pricipalmente, todos reconhecem que a eleição de Evo Morales tem um significado histórico e cultural muito importante.

  • O Palmeiras faz muito tempo que deixou de ser time grande…todos o reconhecem como um time médio do futebol brasileiro, e isso é um fato!

  • Paulo Netto

    Tamanho de torcida pra comparar a grandeza de 1 clube?!HAHAHAHAHAH1!!!!!!!!!HAAAAAAAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!!HAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!!HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!HEIASHUIASHUIASUHUIASHUIASHUIS!!!!!RSSRSRSRSRSRSRSSSSSSSSSSSSRRSRSRSRSRS!!!!
    eU ME DIVIRTO COM ESSA FAUNA MINHA GENTE GLORIOSA DA BAIXADA!!!!!dEIXA PASSAR MAIS 1 SÉCULO E QUEM SABE PODEREMOS FALAR DE GRANDEZA!!! SE BEM QUE ACHO POUCO PROVÁVEL!!!kkkkkkkkkKKKKKKKKK!!huiashuiashuiashuisa!!!!!!!!rsrsrsrs!!!!Essa gente me diverte!

MaisRecentes

Pensem no contrário da razão



Continue Lendo

O Santos real deu as caras e tirou o título do Santos hipotético



Continue Lendo

Escalação contra o Vasco diz mais sobre 2016 do que sobre o presente



Continue Lendo