Contra a altitude, repórter se rende ao chá de coca



Para espantar altitude, repórter se rende ao chá de coca

– Olá, de onde és?
– Olá, sou brasileiro estou aqui a trabalho.
– E o que achou da Bolívia, está tudo bem?
– Sim, só a altitude que está atrapalhando um pouco, falta de ar…

Tive esse diálogo com pelas menos uns quatro bolivianos, seja no elevador do hotel, na rua, no atendimento de uma empresa de comunicações ou em conversa com um jornalista local por telefone. E a solução depois do meu reclame foi unânime:

– Chá de coca!

Cheguei a La Paz na noite de segunda-feira, por volta das 23h (horário de Brasília), 21h (horário local). Nem bem desembarquei no saguão do aeroporto e já comecei a sentir os efeitos da tão temida altura, já que a capital boliviana está localizada cerca de 3.600 metros acima do mar.

A dor no peito para puxar o ar é o primeiro sintoma. Chega a ser agoniante se misturado ao pavor. Procurei ficar tranquilo. Para piorar, a temperatura era de cerca de seis graus e chovia, potencializando ainda mais os efeitos adversos.

Confira o vídeo:
http://www.lancenet.com.br/multimidia/?vid=0fdf9a35d05b7d547caf7970ae6ea4fe

Na chegada ao hotel, uma olhadinha pela janela, de onde se avista a alta La Paz, morros e morros perfilados onde a altitude deve ser ainda mais desgastante. É impressionante como você fica com a sensação de estar cansado o tempo todo. Mas era só o começo.

Assim que me preparei para dormir, senti os olhos lacrimejarem, seguido de um princípio de dor de cabeça. Os pés formigam. Eis a altitude, somada ao calor do quarto. Resultado: poucas horas de sono.

Nesta terça-feira, acordei me sentindo melhor, mas bastou uma ida ao centro da cidade caminhando para os efeitos voltarem. Foi lá então que decidi: retornando ao hotel, vou me render ao tal chá.

Extraído diretamente da folha da coca, é servido bem quente com pouca açúcar, de preferência. Promente melhorias intestinais, contra enjoos e, o principal, alivia os efeitos da altitude. Como não vou entrar em campo nesta quarta-feira, já que a substância é proibida pelo controle de dopagem (que pena ein, Neymar?), tomei!

O famoso chá de coca boliviano pronto para ser consumido (Crédito: Marcio Porto)

Ainda não consigo saber se o tal chá salvador fez efeito ou não. O mal estar persiste. A atendente do restaurante do hotel disse que o resultado pode demorar. Aguardemos. Depois conto como foi.



  • Tri Campeão Continental!

    #RumoAoTetra !

    Ainda bem que o Curintia não vai jogar na bolivia… Senão os curintianos iriam acabar com a coca de lá !! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Max

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • carioca

    O MARCIO PORTO tu deve ser GAMBA,queremos falar sobre o SANTOS não sobre PORRA de CHÁ DE COCA SE LIGA.

  • JUVENTINO

    Não tem coisa melhor pra espantar o efeito desagradável da altitude do que um bom baseado.

    • PXE

      KKKKKK PALMEIRENSE FALANDO DE ALTITUDE DE LIBERTADORES FAZ + DE 10 ANOS QUE ESSE TIME DE BOSTA NÃO SABE O QUE É SAIR DO BRASIL !!!!!!!!!!!!!

  • fabio

    Fala galera, bom dia
    Dia de rodada na Libertadores
    Seguinte, organizei uma enquete sobre as chances dos brasileiros
    quem quiser participar é só acessar http://futeboldecampo.net/2011/12/31/1846/

    abs

  • Donizeti

    Pra piorar o negocio,da lista de 25 inscritos,5 estao fora de combate,entao na verdade o santos so inscreveu 20 atletas em condiçoes de atuar,os outros 5 sao peso morto

  • jorji

    Passando desta primeira fase, que é de grupos, no mata-mata temos o Neymar, com certeza a volta de Adriano, aí o bicho pega, o Santos é um dos principais favoritos ao título.

  • É isso ai galera vamos estrear na libert. com vitoria isso é fundamental para chegarmos ao titulo , gostei da alteração que o muricy feis colocando o Ibson no lugar do Elano o Ibson ta bem melhor fisicamente e ta com vontade. Santos 2×0 , SANTOS SANTOS O MAIORRRRRRRRRRRRRRRR.

  • tricampeão continental jesus nunca kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Max

    The Strooooggnnnsebrsrt….kkkkkkkkkkkk…

    • Max

      Ué…Chaves começou mais cedo????….kkkkkkkkkk

      • Max

        Santástico o resultado….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Marlon

    Parabéns time fdp… o que ficaram treinando uma semana? Será que foi finalização ou foi jogada de bola na área. O Neymar tem que parar de fazer comercial todo dia e começar a treinar mais. O
    Elano entrou prá errar o gol mais feito do jogo. Mais uma vez a zaga do Santos falhou feio e o Pará o principal culpado pelos gols sofridos. E o Borges? Esse morto entrou em campo? Já jogaram 3 pontos fora.

MaisRecentes

Pensem no contrário da razão



Continue Lendo

O Santos real deu as caras e tirou o título do Santos hipotético



Continue Lendo

Escalação contra o Vasco diz mais sobre 2016 do que sobre o presente



Continue Lendo