‘Princípio defensivo’ garantiu o Paulistão



Durval e Edu Dracena comandam a sólida defesa (Foto: Ari Ferreira)

Solidez. Essa é a palavra que define a defesa do Santos nos jogos desde a chegada de Muricy Ramalho. E a mudança pela qual o time passou desde que o treinador assumiu garantiu o título do Campeonato Paulista. Com ele no comando, foram 11 jogos com oito vitórias e apenas três empates. Mas mais importante do que ainda estar invicto, é o número de gols que o Alvinegro sofreu nesta fase: apenas três.

A mudança é clara. O Peixe está muito mais dedicado na marcação. Como os próprios jogadores dizem, “todo o grupo está comprometido em marcar”. A marcação começa no ataque. Os volantes estão mais presos e com a obrigação de assegurar a defesa, setor mais criticado pelos torcedores antes de Muricy assumir o comando do Peixe, no meio de abril.

Além disso, os laterais tem função importantíssima no esquema do comandante. Como o próprio disse na coletiva após o título, os laterais, agora, jogam mais recuados e não mais como alas, forma que jogavam com os outros técnicos.

A partida contra o Corinthians mostrou claramente isso. O Timão não conseguiu entrar dentro da área. Todas as oportunidades foram de longe, retratada no gol marcado, que saiu de um cruzamento na direção do gol que surpreendeu Rafael e acabou entrando.

Com o futebol que vem jogando atualmente, o Santos se credencia para conquistar todos os títulos que estiverem em disputa. A defesa está arrumada e os jogadores de frente vão dando conta do recado. Agora é esperar os próximos jogos.



  • Dizem que a melhor defesa é o ataque e o Santos têm os dois, um ataque com Neymar e uma defesa com Dracena e Durval, sem contar com os volantes de alto nível, Arouca e Danilo, e quando precisa tem Rafael e no banco de reservas, Muricy Ramalho.
    Quem segura esse time?
    Será o Barcelona ou o Manchester?
    Se cuida Messi, Neymar vai roubar a cena no final do ano.

    Abraços,

  • carlos

    é nóis. .. gambazada xô….. pai neymar neles….gambazada CHUPA….viche….

    • lucas

      é isso ai

  • tonho ceara

    não parei de chorar ainda de felicidade,santos meu amor, chupa galinhada…………

  • maria

    Que esse seja mais um titulo de honra de um time que lutou do principio ao fim. Parabens a todos e estou muito feliza, porque somos novamente Campeão, pois o time mereceu e muito. Parabens a todos vocês.

  • Bruno Ademar

    VENCEU O MELHOR TIME PAULISTA E DO BRASIL

    VENCEU PORQUE TEM O MELHOR TIME

    VENCEU PORQUE TEM O MELHOR TECNICO

    VENCEU PORQUE TEM UMA BOA DIRETORIA, QUE SEGUROU OS CRAQUES E TROUXE BONS JOGADORES E O ZÉ ROBERTO AINDA VAI CHEGAR

    É EVIDENTE A SUPREMACIA SANTASTICA NESTE SÉCULO… EU TENHO 22 ANOS E QUANDO ERA GAROTINHO SOFRIA COM O JEJUM, VIA MEUS AMIGUINHOS COMEMORAREM E EU NÃO SABIA QUE GOSTO ISSO TINHA………MAS DESDE 2002 É SÓ ALEGRIAS, SÓ CRAQUES VESTINDO A CAMISA…..TEMOS QUE APROVEITAR O MAXIMO ESSE MOMENTO POIS ESTAMOS VIVENDO A HISTÓRIA DO AMANHÃ…SOMOS PREVILEGIADOS.

    ESTAMOS DE PARABENS NAÇÃO SANTISTA…

    • Rafael Mariano

      AMIGOS, DIAS ATRÁS ESTAVA PROCURANDO NO INTERNET MUSICAS E CANTOS DA TORCIDA DO SANTOS, ACABEI ACHANDO A NARRAÇÃO DOS DOIS GOLS DO SANTOS CONTRA O CORINTHIANS EM 2002, NÃO ME RECORDO AGORA O NOME DO NARRADOR MAIS ELE FALOU CLARAMENTE OQ ERA AQEULE MOMENTO….TENHO 21 ANOS E NAQUELE DIA OLHEI PARA O MEU PAI E SÓ PELO OLHAR DELE VI A SATISFAÇÃO E SENTIR OQ E DE VERDADE SER SANTISTA, E INESPLICAVEL E UMA SENSAÇÃO QUE TE MOVE, Q ARREPIA, OLHAR PRO MEU PAI CHORANDO DE ALEGREIA A ABRAÇA-LO E COMEMORAR JUNTO….FOI UM MOMENTO MARCANTE…E DE LÁ PRA CÁ ISSO VEM SE REPETINDO BASTANTE.
      pODEM FALAR OQ QUISER, QUE TEM A MAIOR TORCIDA…E MAIS UM MONTEM DE COISAS. MAIS AMIGOS, VER ESSE MANTO BRANCO, VESTIDO POR GUERRIROS, LEVANTAREM MAIS UM TROFEU, EU SÓ TENHO QUE AGRADECER….MUITO OBRIGADO PAI POR VC ME MOSTRAR E ME FAZER SENTIR OQ E SER UM SANTISTA, O QNT E AMAR UM TIME E TER ALEGRIA COM ELA, PASSAMOS POR MOMENTOS DIFICEIS, MAIS NUNCA…NUNCA SANTOS VOU TE ABANDONAR!
      COMO A NOSSA TORCIDA CANTA:

      EU VOU CANTAR PRO MUNDO INTEIRO, QUE O SANTOS QUE O SANTOS E MEU AMOR PRIMEIROOOO!
      NAÇÃO SANTISTA VAMOS JUNTOS AGORAR TER MAIS UMA ALEGRIA SER TRI DA LIBERTADORES

  • SENSATO BROTHER

    Esse time é maravilhoso !!!! Ganso, vc é fera!!!!Mas para com essa Marra!!!!

  • carlos

    chora galinhada da marginal sem numero ! o santástico rumo à triplice coroa !muricy vc é o cara !

  • Adolfo César

    FEZ BEM AO TIME O DANILO ESTAR SUSPENSO, ASSIM COMO O PAI DO ZÉ EDUARDO SER UM DOS CONVIDADOS DO LAOR PRA ADENTRAR AO GRAMADO, POIS SEU FILHO VOLTOU A SER O MESMO DE 2010, PRA NÃO DECEPCIONÁ-LO. SERÁ QUE ANTES ELE ESTAVA FAZENDO CORPO MOLE??? AROUCA O NOME DO JOGO, DEVERIA SER NOSSO “DEZ” A PARTIR DE HOJE, MESMO COM A CAMISA “CINCO”, COM ADRIANO E POSSEBON DE VOLANTES, POIS DANILO SÓ ESPERA A BOLA NO PÉ. ALIÁS, AROUCA DEVERIA TER LEVANTADO A TAÇA. COM O ZÉ EDUARDO VOLTANDO A JOGAR, ESTAMOS COM DEZ, PORQUE DURVAL AINDA JOGA SÓZINHO, OU SEJA, ZAGA SACI PERERÊ.

    • Bruno Ademar

      também acho que o danilo é um pouco instavel, mas acredito que esse time deve ser mantido porque esse grupo tá fechado…..

      dá uma olha no site do santos onde mostra os videos dos vestiarios e concentrações…o pessoal tá bem unido e é isso que ganha campeonato…….não adianta ter um monte de estrela que não se bicam como acontece no são paulo, fluminense e outros…

  • evandro vulgo cebola msb

    é bicampeaãooo krll chupa curintias 100tenada ki merda de time hem vcs não tem criatividade nenhuma joga nos trancos e barrancos ta loko ki vergonha e ainda + o julio cesar mão de alface hem kkk ki merda ficaram a semana inteira descansando e ainda perderam pro meu Santos cansado da maratona e desfalcado imagina se tivesse ganso e danilo ia ter baile hahaha chupaaaa !!!

  • fellype

    corinthans CHUPA!!!na vila quem manda é o santos…o paulistão já era agora vamo arrastar a lebertadores e a copa do brasil!!!!

    vai pra cima deles santos

  • BOBPENHA

    A VITORIA E CONSTITUIDA DE QUALIDADE, GARRA E DETERMINAÇAO, PARABENS AOS VENCEDORES!

  • SENSATO

    SOU ALVI – NEGRO DA VILA BELMIRO, O SANTOS VIVE NO MEU CORAÇÃO!!!

  • andre

    Uma fabrica de craques!! acho que assim pode ser definido o time do SANTOS F.C!!
    Ha tambem de se ressaltar o papel dos chamados “coadjuvantes” desse titulo, Adriano ( marca muito no meio), Danilo ( nao e unanimidade, mas andou dando conta do recado), Ze love ( ainda bem que hoje voltou a ser um jogador util ao grupo), Jonathan ( grande lateral direito, cruzeiro, obrigado, mas se cuida ne jonathan sempre se lesiona).
    Quanto a zaga, penso que alguns torcedores sao exigentes demais com nossos zagueiros, o grande problema do SANTOS era sua fragilidade frente aos contra ataques adversarios ( quando alguem conseguia contra atacar ne rs). Nao acho o Dracena tao ruim assim, as vezes ele falha sim, mas como todos outros jogadores, o problema e que ele e zagueiro e isso pesa, mas hoje ao lado do Durval fez um grande jogo e espero que assim continue.
    Falando em craque, Arouca ( voa em campo, valvula de escape), Elano ( taticamente perfeito e otimo em todos os demais requisitos), Leo ( nao tem mais aquela explosao, mas nao falta vigor, raca e qualidade), Neymar ( no coments), Ganso ( nosso maestro, porem ganso assina logo vai, para de marra, daqui a poco vc vai pra europa, mas joga mais uns anos aqui).
    Nosso treinador e um vencedor. Ja tem o grupo na mao
    Diretoria: Comecou muito bem, andou dando umas deslizadas, mas faz tudo com amor ao clube as vezes mais por emocao doque pela razao, mas mesmo assim esta de parabens.
    Pra finalizar, ver o Santos jogar e como ver um concerto, e bonito, ti faz sorrir, ti traz alegria e essa conquista mostra que o time esta muito a frente dos seus rivais ha 2 anos!
    Que venha a libertadores!!
    Que venha quarta feira,
    que venha o once caldas,
    que venha a vitoria
    SANTOS BICAMPEAO PAULISTA 2011

  • Deneval

    Sem duvida alguma, Muricy Ramalho é disparado omelhor técnico do Brasil e, com certeza está entre os melhores do mundo. É oportuno destacar que o Dorival Junior foi vice em Minas, sem falar, que foi desclassificado na Copa do Brasil pelo rebaixado Gremio de Prudente. Esse Arouca é de Ouro, é o simbolo da raça santista. Que venha o Once Caldas. Ser campeão paulista é maravilhos, principalmente em cima desse timeco da marginal. Santos meu amor.

  • Todo mundo já falow tudo só queria comentar umas coisa neste momento, NETO DA BANDEIRANTES PODE ZICAR MEU PEIXE POR QUE SO SOBRA ISSO MESMO DE GALINHA MORTA SEGURA MAIS ESTE TÍTULO EM SIMA DO SEU TIMECO EH TEM MAIS NO SANTOS NÓS FORMAMOS ESTRELAS NÃO BUSCAMOS MORTOS VINDOS DA EUROPA PARA BEIJAR A CAMISA E DIZER QUE AMA O GALINHADA VLW.
    santos sempre santos…

  • neymar valeu por o golaço tu e arouca sam demais dois golaços a presao foi o jogo todo valeu todos e muricy santos duas vezes campeao paulista 2010 e 2011

  • Luiz Carlos Junior

    parabéns pela conquista, este time vai dar mito trabalho ainda, todos estão de parabens e só queria deixar um comentário se fosse ao contrário todos os meios de comunicação estariam falando que eles eram melhor e que a raça corintiana sobreçai, nem vi falar do ronaldo na vila, mas se tive-se ganhado, do jeito que estamos a libertadores é nossa, vocêis ainda duvida

  • léoooo

    aeeeeeeeeeeeeeee campeaoo porraaaaaaaaaaaa!

    galera o Santo andré deu muito mais trabalho que os gambas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • nilton santista

    cara esse foi o presente que recebi

    sabia que o santos seria campeão em cima da gambazada e na sexta feira 13/05 quando brindei com os meus amigos já sabia que o meu presente estaria pronto no domingo.

    foi um domingo perfeito churrasco com os amigos, e claro sempre tem que ter um gamba pra dar risada na cara do fulano e fazer ele perder a linha, cerveja gelada e SANTOS CAMPEÃO EM CIMA DA GAMBAZADA E DENTRO DA VILA.

    e na quarta feira tem mais festa.

  • Ayrton Prado

    Hoje , estou completando 50 anos de vida ,sem a menor dúvida ,esse titulo é o melhor presente ,que ganhei … obrigado, SANTOOOS…

MaisRecentes

Pensem no contrário da razão



Continue Lendo

O Santos real deu as caras e tirou o título do Santos hipotético



Continue Lendo

Escalação contra o Vasco diz mais sobre 2016 do que sobre o presente



Continue Lendo