As vítimas de Hillsborough finalmente podem descansar em paz



Soccer---Hillsborough-Dis-006

Nesta terça-feira (26), a Justiça inglesa decretou que a culpa pelo terrível desastre em Hillsborough não foi dos torcedores, mas sim das autoridades. De acordo com os resultados de uma investigação de dois anos divulgada nesta terça-feira, o júri decidiu inocentar os fãs do Liverpool e apontou negligências policiais. O episódio, que aconteceu em 15 de abril de 1989, deixou 96 mortos e outros 400 ficaram feridos.

Vinte e sete anos. Foi o tempo que demorou até que os 96 mortos pela tragédia na semifinal da FA Cup, em Sheffield, fossem inocentados. Vinte e sete anos até que eles pudessem, enfim, ver a justiça. As famílias das vítimas lutam desde então para limpar o nome daqueles que perderam suas vidas. Na época, e durante muito tempo, a torcida do Liverpool foi colocada como culpada pelo esmagamento de outros fãs graças ao mentiroso depoimento do chefe de polícia da cidade. Com o hooliganismo em alta, foi fácil virar o jogo e inventar uma nova versão para a história.

Esse decreto marca um dia histórico na história do futebol. Hillsborough será lembrado em vários aspectos e mudou o cenário do futebol inglês. Foram muitos anos de luta até que pudessem provar de vez as causas do acidente. Falta de preparo, admitida pelos policiais anos depois, a demora na chegada das ambulâncias, que poderiam ter salvado muitas vidas, e uma mentira que foi espalhada através da imprensa.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, falou sobre isso em sua conta oficial no Twitter. Cameron comentou: “Dia histórico porque a investigação de Hillsborough constitui um ato de justiça esperado durante muito tempo“.

O veredito foi anunciado em um tribunal de Warrington, noroeste da Inglaterra. Abaixo, o momento mais forte e significativo que a música ‘You’ll Never Walk Alone foi entoada. As famílias das vítimas, aliviadas, finalmente puderam ver seus entes queridos livres. A luta deles valeu a pena e foi recompensada, mesmo que tantos anos mais tarde.

A justiça pelos 96 foi feita. E agora eles finalmente podem descansar na paz que merecem.



MaisRecentes

Pique vira inspiração para empresa de cerveja de Barcelona



Continue Lendo

O lado bom (para o futebol) da saída do Reino Unido da União Europeia



Continue Lendo

Liverpool x Sevilla: algumas curiosidades da final da Liga Europa



Continue Lendo