Classe de 92: Geração vitoriosa do Manchester United vira filme



Pôster do filme "Classe de 92" (Foto: Divulgação)

Pôster do filme “Classe de 92” (Foto: Divulgação)


A chamada geração de 1992, grupo de jogadores revelados pelo Manchester United, que levaram o clube às suas principais conquistas na década de 90 e no início da década de 2000 vai virar filme. Um documentário com entrevistas dos principais protagonistas dessa época será lançado na Inglaterra em dezembro.

O filme contará com depoimentos de nomes como David Beckham, Paul Scholes, Nicky Butt, Ryan Giggs e os irmãos Phil e Gary Neville. Eles foram “criados” nas divisões de base do United e viraram astros internacionais sob a tutela de Sir Alex Ferguson, responsável por levá-los ao time profissional. Por seu ato de coragem (Ferguson vendeu seus principais astros e montou praticamente um time de meninos), ele foi recompensado com um sucesso estrondoso, quando esse grupo ajudou o Manchester a ganhar o Treble de 1999, vencendo na mesma temporada a Premier League, a FA Cup e a Liga dos Campeões.

Aos poucos, porém, a geração de 1992 foi se esvaindo, saindo do United e buscando outros ares. Do grupo que aparece no filme, apenas Gary Neville e Paul Scholes jogaram toda a sua carreira no clube. Giggs deve seguir o roteiro, apesar de ser o único que ainda não se aposentou.

AONDE ESTÃO HOJE

David Beckham – Após deixar o Manchester United em 2003, atingiu fama mundial como um dos “Galácticos” do Real Madrid. Deixou o clube espanhol para se tornar uma espécie de embaixador do futebol nos Estados Unidos, jogando no Los Angeles Galaxy. Passou também por Milan e PSG, onde encerrou sua carreira. Deve virar dono de um time na terra do Tio Sam.

Nicky Butt – Volante brigador, deixou o clube em 2004 em busca de mais chances dentro de campo após perder espaço no time titular. Jogou no Newcastle, no Birmingham e no futebol chinês. É o menos conhecido do grupo, mas também representou a Inglaterra, inclusive na Copa de 2002. É treinador de um time de base no United.

Ryan Giggs – É o único da geração que ainda joga. Aos 39 anos, se tornou um mito do futebol inglês e do Manchester United, batendo todos os recordes de títulos e longevidade.

Gary Neville – Passou toda sua carreira como lateral-direito do Manchester United. Ganhou tudo que podia e se aposentou em 2011, deixando o brasileiro Rafael como seu sucessor. É um dos comentaristas mais importantes da TV inglesa e auxilia Roy Hodgson na seleção inglesa principal.

Phil Neville – Com menos sucesso que o irmão na lateral-esquerda, Phil Neville deixou o United em 2005 e se tornou ídolo também no Everton. Se aposentou no fim da última temporada e seguiu seu antigo mentor David Moyes de volta a Manchester, onde é auxiliar dos Red Devils.

Paul Scholes – Outro que passou toda sua carreira no Manchester United, Scholes deixou o futebol primeiro em em 2011. Após meses aposentado, ele acabou voltando aos Red Devils em 2012 e se aposentou de vez (por enquanto) no fim da última temporada. Agora é treinador de um time das divisões de base do clube inglês.



MaisRecentes

Pique vira inspiração para empresa de cerveja de Barcelona



Continue Lendo

O lado bom (para o futebol) da saída do Reino Unido da União Europeia



Continue Lendo

Liverpool x Sevilla: algumas curiosidades da final da Liga Europa



Continue Lendo