Na Escócia, Rangers reencontra seu rival mais velho…o amador Queen’s Park



Estádio de Hampden Park, casa do Queen's Park (Foto: Divulgação)

Estádio de Hampden Park, casa do Queen's Park (Foto: Divulgação)


Uma das rivalidades mais velhas do mundo terá seu mais novo capítulo neste sábado, na Escócia. Ao contrário do que você, caro leitor, está pensando, não se trata de um Celtic x Rangers. Nove anos antes do primeiro confronto entre as duas equipes, o Gers já tinha um rival direto em Glasgow: o Queen’s Park. Em 1879, as duas equipes se enfrentaram pela primeira vez em um jogo da Copa da Escócia e 133 anos depois ambos os times voltam a se enfrentar, desta vez em situação muito menos glamourosa.

Tanto Rangers quanto Queen’s Park estão afundados na Quarta Divisão escocesa, apesar de terem chegado lá por vias diversas. Enquanto o tradicional time de Ibrox conquistou quase todos os títulos possíveis desde o último encontro entre os dois (em 1951) e só caiu após passar por um processo de insolvência financeira, o Queen’s Park se recusou a sair do amadorismo e segue fora das primeiras divisões do futebol local desde a profissionalização do esporte.

O Rangers foi criado em 1872 e, desde então, se fixou como um dos principais clubes da Escócia. Com 54 títulos nacionais e 33 triunfos na Copa escocesa, os Gers entraram em falência no fim da última temporada e precisaram ser vendidos para uma nova empresa, que manteve as honras intactas, mas acabou tendo que recomeçar na Quarta Divisão.

Com o lema “Jogar apenas por jogar”, os amadores do Queen’s Park têm a honra de ser o único time escocês a chegar à final da Copa da Inglaterra, feito conquistado duas vezes, em 1884 e 1885. Os principais títulos da equipe são as dez Copas da Escócia, embora o último troféu tenha sido conquistado em 1893.

Apesar de amador, um dos maiores orgulhos do Queen’s Park é seu estádio. O time joga em Hampden Park, casa também da seleção escocesa. Antes da construção do Maracanã, Hampden era considerado o maior estádio do mundo. Mesmo com 52 mil lugares, a média de público do time amador é de menos de 1000 torcedores por jogo.

Já o Rangers joga no igualmente imponente Ibrox Stadium, que tem capacidade para 51 mil pessoas e receberá a partida deste sábado.



MaisRecentes

Pique vira inspiração para empresa de cerveja de Barcelona



Continue Lendo

O lado bom (para o futebol) da saída do Reino Unido da União Europeia



Continue Lendo

Liverpool x Sevilla: algumas curiosidades da final da Liga Europa



Continue Lendo