Novo Messi: Argentino deixa de ser um ‘falso 9’ para ser um ‘9 de verdade’



Messi voltou a se reinventar. Quando começou, jogava mais pelo lado do campo, nas últimas temporada, jogava centralizado, fazendo a função do “falso 9”, aquele centroavante mentiroso, que marca presença, mas sai muito da área, tentando puxar a marcação, para dar aquelas arrancadas clássicas dele. Mas nesta temporada, ele se transformou outra vez, e desta vez, ele está de fato um camisa 9, apesar de continuar com a 10. Os gols dele nesta temporada mostram isso. Por enquanto ele fez 12, dois foram de falta, dois de pênalti, e os outros oito foram típicos de um centroavante. Como o primeiro marcado em cima do Real Madrid. Apenas empurrou.

E por falar no clássico, neste jogo, ele teve que fazer praticamente uma mistura, por causa das circunstâncias. O Barça estava sem zagueiros de ofício, perdeu Daniel Alves, então ele tentava sair algumas vezes, ficar entre as linhas de volantes e zagueiros do Real Madrid, abrir espaços para Fàbregas, Iniesta, Alba, mas nem sempre isso acontecia. Cada vez mais, os merengues aprendem a marcar o argentino.

Para tentar confundir a marcação, ele sai algumas vezes, mas quando faz isso, sai mais, e então aciona muito o Fàbregas, posicionando-se na entrelinha. Mas essa jogada ficou muito conhecida.

Confira um levantamento dos gols do Messi nesta temporada e assista alguns deles:

Contra a Real Sociedad 19/08/2012 – Fez dois gols, em seu primeiro apenas limpou dois zagueiros e chutou, e o segundo, apenas recebeu da esquerda e completou de primeira. Não participou diretamente dos outros.

Gols aos 2 minutos e 5 segundos:

Contra o Real Madrid 23/08/2012 – Fez um de pênalti.

Contra o Osasuna 26/08/2012 – Nesta partida, dois gols típicos de centroavante, apenas empurrando para o gol. E garantiram a vitória de virada no fim. No primeiro, recebeu de Sánchez pela direita, e no segundo, a bola veio da esquerda, através de Alba.

Contra o Real Madrid 29/08/2012: Messi fez um belo gol de falta, mas acabou perdendo o título da Supercopa da Espanha.

Contra o Getafe 15/09/2012: Fez um de pênalti, e um após receber da direita, e ver o gol livre, sem goleiro, para apenas completar.

Contra o Spartak 19/09/2012: Fez dois, e outra vez, apenas com um toque cada. No primeiro, Tello fez boa jogada pela esquerda, e encontrou Messi na pequena área, bastou completar. No outro, Sánchez cruzou pelo alto, e o argentino cabeceou.

Contra o Granada 22/09/2012: Não marcou nesta partida, mas participou do segundo. Recebeu na área e chutou cruzado. A bola bateu no zagueiro, que fez gol contra.

Contra o Sevilla 29/09/2012: Começou a fase garçon de Messi. Participou diretamente do primeiro de Fàbregas, começou a jogada, deu passe para o segundo de Cesc, além do último para o de Villa.

Contra o Benfica 02/10/2012: Mais dois toques para gol. No primeiro, foi à linha de fundo e cruzou rasteiro e forte para Sánchez completar. No segundo, o bom e velho Messi. Arrancou e deixou Fàbregas livre para marcar.



  • ah o messi tem que continuar dando suas arrancadas nao essas ficar que nem um centroavante

    • Vinicius

      Com o Futebol que o Cr7 esta jogando se o Messi ficar fixo vai acabar perdendo o posto de melhor do mundo, pois o que o diferenciava era seu potencial para dribles e arrancadas.

  • RENAN

    Porque não mostra as assistencias que deu diante do sevilla?? foram três assistencias perfeitas e três gols, o Real Madrid aprendeu a marca-lo? ele fez quatro gols em três jogos diante dos merengues esse ano, fora grandes jogadas dribles e as faltas que sofreu nos clássicos, o cara está perto da perfeição e vocês tentam criticá-lo? fez gol em quase 100% dos jogos tanto pelo BARCELONA quanto pela seleção ARGENTINA, é eficiente tanto como meia quanto como centroavante sem contar os gols antológicos que tem feito de falta, deixem de serem tão tendenciosos, ver MESSI jogar é um momento épico no futebol e tem brasileiro imbecil desprediçando a oportunidade apenas pelo fato dele ser argentino…LAMENTÁVEL!

    • Thiago Correia

      Amigo Renan.
      Respeito a sua opinião, mas:
      1) Impossível o Messi ter dado três assistências e ter feito três gols contra o Sevilla, já que o jogo foi 3 a 2, e não 6 (ou mais) a qualquer coisa. E eu falo dos passes que ele deu para o Cesc, que aliás, tem sido o jogador que mais tem aproveitado essa nova fase do Messi, nas vezes que ele sai para se posicionar entre as linhas.
      2) Em que momento do texto você viu críticas a Messi? Foi apenas uma análise do novo posicionamento dele. De onde você tirou críticas tendenciosas? Eu estou exaltando o novo momento dele, que ele se reinventou, e mesmo assim continua incrível. É pelo menos a terceira posição que ele joga na carreira dele, e continua genial, não sei de onde você tirou que existem críticas por ser argentino. Quem me conhece, sabe que eu sou um fã incondicional do Messi, do Barcelona, e também do Real Madrid e do futebol espanhol em geral.
      3) Sim, o Real Madrid aprendeu a marcar como marcar o Messi na teoria. MAS, é o Messi! E o Messi não se marca, ele sempre vai arrumar solução para sair da marcação, e qual foi? Mudar o posicionamento dele em campo. E tem dado resultado em campo, só ver os gols dele. Ficou menos genial por causa disso? Não. Pelo contrário, só mostra a incrível capacidade de leitura de jogo, de compreensão de tática, e como esse rapaz está muito, mas muito acima de todos os outros jogadores no mundo.

      • rafael campos rocha

        thiago, muito bom o seu texto. o renan viajou total. é curioso como as pessoas não sabem ler. que coisa! bom, com relação à nova posição do messi, pensei se não é também um novo momento técnico e físico (ele está mais adulto e pesado) em que ele prefere não tomar mais botinadas longe do gol. curioso que sempre achei que a única coisa que faltava pra ele era a cobrança de faltas (ele deve ter feito mais nesses primeiros jogos do que na última temporada inteira, se não me engano). o que acontece também é que as faltas agora são mais duras porque as pessoas já sabem que, quando ele arranca, só vai parar dentro do gol ou dando o gol para outra pessoa. assim a falta deve ser forte e definitiva. diminuir as arrancadas pode prolongar ainda mais sua carreira. com relação a ele ser um 9, tem procedência sim, porque atua muitas vezes como pivô, na entrada da área, se oferecendo pra tabela. como ele tem a maior caixa de ferramentas que já vi num jogador de futebol, pode exercer todas essas funções MELHOR que os especialistas: de ala, ponta, meio-campista, centro-avante e ponta-de-lança. abraço

      • clodoaldo

        perfeito caro THIAGO CORREIA.

  • Ismael

    O que faltava está acontecendo, o Messi era genial no Barça, e agora também esta sendo genial na Seleção, isto é um terror para o brasileiro, pois se continuar assim ele pode repetir o feito de Maradona, carregar a seleção Argentina para o titulo.

  • Daniel

    Esse Renan é tão idota e tão “paga-pau” que recebe qualquer comentário como uma crítica. Parabéns pelo texto Thiago…

  • Rogério

    Messi só fez isso para conseguir combater os números de CR7.

    Como um ponta-esquerda faz números do centro-avante do Barcelona?!

    Hahahahahaha, CR7 mito.

MaisRecentes

Pique vira inspiração para empresa de cerveja de Barcelona



Continue Lendo

O lado bom (para o futebol) da saída do Reino Unido da União Europeia



Continue Lendo

Liverpool x Sevilla: algumas curiosidades da final da Liga Europa



Continue Lendo