Empresas de video game sofrem com estilo de jogo do Barcelona e da Espanha



Jogadores invertendo posições toda hora. Toque de bola. Centroavante indo para trás quando o time ataca. Outros seis jogadores avançando neste momento. Toque de bola. Pressão para roubar a bola com marcação adiantada. Toque de bola. Muita movimentação. E mais um pouco de toque de bola. Para os torcedores, é lindo ver o Barcelona ou a Espanha praticarem tudo isso com uma sincronia perfeita, mas para quem desenvolve jogos de video-game, é um verdadeiro sofrimento.

Os engenheiros da Electronic Arts, empresa que desenvolve a série Fifa Soccer, garantem que o estilo de jogo que ganhou o apelido de “tiki-taka” é muito difícil de implantar por causa do sentido coletivo que existe nestas equipes.

– Se pensarmos na Espanha, é uma equipe com mais do que apenas grandes jogadores. São grandes jogadores que têm uma enorme química entre eles. Pesquisamos muito para ver de onde vem essa química, se vem do fato de serem do mesmo país, de jogarem juntos nos seus clubes, etc – disse Andrew Wilson, diretor da EA Sports (it´s in the game).

Esse que escreve já tentou fazer uma adaptação do estilo de jogo, mas realmente é complicado. Não tem como colocar seta para trás em algum jogador na hora do ataque, o que seria essencial no centroavante. E para a movimentação dos componentes do meio-campo, precisariam ter pelo menos três indicações diferentes de para onde o boneco deve correr. Além de uma maior inteligência artifical para que eles mudem de posições entre si. Até já existe isso, mas é apenas uma ocupação do espaço vazio, caso o controlador resolva correr para um lado diferente.

Se alguém já conseguiu fazer algo pelo menos parecido, responda aqui para ajudar o pessoal da EA Sports (e ao blogueiro, claro).



  • khali

    eu no pes 2012 de ps3 jogo como o barcelona de verdade toda hora tocando com x e apertando acho que ri ou l1 para que os jogadores toquem e já passem pra receber e o time vai pro ataque ai eu trabalho a bola etc

    • khali

      COMIGO FUNCIONA

  • Consigo fazer um jogo semelhante com o meu time na Master Liga do PES 2012 do PS3, jogo com um falso atacante isolado, 4-2-3-1 , porém meu três meias encostam muito e meu estilo de jogo é no contra-ataque, quando estou sem a bola meu centroavante está ajudando na marcação lá atrás e quando a recupero o time inteiro sobe sendo possível assim fazer várias tabelas e inversões de jogo que chegam muito próximo a este estilo.

    • felipe

      No PES 12 tbm é possível fazer isso com a mudança de formação do time…dá mais trabalho e fica menos automático..mas a movimentação/troca de posições fica mais natural.

  • Rogério

    Eu faço isso no Winning Eleven 4. Não tem pra ninguém!

  • Douglas Mazzieri

    Não me considero um grande jogador de FIFA mas, como para mim essa movimentação artificialmente – ou seja, feita pela própria tecnologia do jogo – nunca funcionou eu forço essa dinâmica com falsas tabelas.

    O quê seria isso?

    Quando estou com um jogador no ataque, eu passo a bola para um companheiro segurando LB (L1 no PS3) como se fosse fazer uma tabelinha rápida e a partir do momento que estou controlando outro jogador – o que recebeu a bola – eu espero um tempo, o suficiente para o jogador que estava com a bola correr em direção ao gol, a área ou à algum espaço do adversário. Aí, posso fazer mais que simplesmente devolver a bola como a tabelinha propõe. Posso fazer um lançamento, posso confundir a marcação com esse jogador em movimento e tocar a bola par outro jogador livre cruzar, passar a bola ou mesmo finalizar a jogada.

    É bem simples de fazer. Difícil mesmo foi descrever como faço isso. Rsrsrs…

    Não vejo a hora de ter meu FIFA 13 nas mãos!

  • jhonata

    no fifa 12 se vc segurar o L2 e o mover o analógico esquerdo vc movimenta outro jogador sema bola (é uma manobra dificil mas funciona) o mesmo comando funciona no PS12 mas com vc segurando o R2 . é realmente dificil fazer isso mas no fifa é mais facil, meu caro Thiago Correa,nas opções de formação e estratégia, voce pode configurar o espaço que o jogador vai preencher,o estilo de toque de bola, a longevidade do passe, o estilo de movimentação e a frequencia com que seus jogadores se apresentam para receber cruzamento infiltrado-se pela área, eu consegui deixar meu flamengo com um futebol cadenciado e toque de bola lento (mesmo q isso tenha me dificultado e muito ganhar um jogo) mas com paciencia , da para devolver a cada time seu estilo característico.

  • gustavo

    Eu acho que os jogos de video game ultimamente estão muito preocupados com a tática de jogo, o que torna o jogo chato, em vez da técnica. Quem joga, o faz pela jogabilidade (redundante mas é isso mesmo), e não pela tática. Eu nem ligo prá tática quando jogo, quero dar dribles e fazer golaços. Só isso. Até o ano passado o fifa era muito bom na técnica e nem ligava muito para a tática. o fifa 12 já está com a tática muito forte. O que faz com que o jogo fique em certos momentos chato. Então, que se exploda como joga o barcelona, se preocupem com a jogabilidade, e não com as táticas. Que estas sejam mínimas.

  • Albano Nunes Cassin

    Eu sempre joguei Fifa, Gosto muito do jogo… no fifa 2008 Tenho um Domínio por completo… isso me ajuda a manipular… o jogo em jogadas Táticas e Estilos Diferenciados, que vái de lançamentos ousados, Toques de bola estilo o Barcelona, e até manipulação de Erros essenciais para manter a realidade do jogo! Já no Fifa 2012 vejo uma grande dificuldade de fazer isso… devido a movimentação lenta dos jogadores, dando a Impressão de você estar sendo puxado para Trás! não Gostei.. e Também, achei o estilo de jogo das equipes bem iguais, um estilo muito Duro, sem movimentação diferenciada e espontânea, dando a impressão de você estar sendo Obrigado a fazer determinada jogada… sempre Tocando pra quem passa, e não é assim que eu gosto de jogar… vou Tentar outros jogos pra analisar as Diferenças! e Espero que o Fifa 2013 seja Melhor!!!

MaisRecentes

Pique vira inspiração para empresa de cerveja de Barcelona



Continue Lendo

O lado bom (para o futebol) da saída do Reino Unido da União Europeia



Continue Lendo

Liverpool x Sevilla: algumas curiosidades da final da Liga Europa



Continue Lendo