Reality show escolherá jogadores para equipes da Liga Afegã



 

Jogadores de futebol posam em frente às ruínas do palácio real de Cabul, capital do Afeganistão. (Reuters)

O Afeganistão é um país destroçado por guerras civis, que se estenderam de forma ininterrupta desde que foi invadido pelas tropas soviéticas, em 1979. Expulsos os russos na década de 80, o povo afegão teve de conviver sob o domínio da ditadura fundamentalista dos talibãs. Tudo isso destroçou qualquer resquício normalidade, e sem dúvida afetou o desenvolvimento esportivo do país.

Recém saídos de décadas de guerras civis, o futebol no Afeganistão tenta se reestruturar e ser mais um motivo de esperança. A maneira encontrada foi através de um reality show, que selecionará jogadores para a recém formada liga nacional.

– O futebol é um esporte muito popular no Afeganistão. Basta caminhar pelas cidades do país para ver pessoas jogando, muitas com camisas de Barcelona e Real Madrid – revelou ao jornal inglês “The Independent”, Massoud Sanjer, o idealizador do reality show.

Sob o nome de Green Field (Campo Verde), o programa entrou no ar no último dia 9 de julho pelo canal afegão Tolo TV. São 30 candidatos, que passarão por provas de habilidades, treinos e testes físicos. Depois de oito episódios serão escolhidos os 18 jogadores que se juntarão aos elencos das oito equipes que disputarão a Afghan Premier League 2012.

– Depois de anos de guerra civil, as pessoas podem finalmente se concentrar no futebol. Este programa certamente ajudará a criar a unidade do país – acredita Abdul Walizada, um ex-jogador da seleção afegã.

As oito equipes que disputarão o Campeonato Afegão representam uma região do país cada. O torneio está marcado para começar no próximo dia 14 de setembro.



MaisRecentes

Pique vira inspiração para empresa de cerveja de Barcelona



Continue Lendo

O lado bom (para o futebol) da saída do Reino Unido da União Europeia



Continue Lendo

Liverpool x Sevilla: algumas curiosidades da final da Liga Europa



Continue Lendo