Uruguai e Itália, as primeiras seleções a conquistarem uma Tríplice Coroa no futebol mundial



Após a conquista da Eurocopa pela Espanha, muito se exaltou o fato da Fúria ter levantado três títulos importantes de forma consecutiva (Eurocopa 2008, Copa do Mundo 2010 e de novo a Eurocopa neste ano). Sem dúvidas que trata-se de um feito extraordinário, mas que ao contrário do que muita gente pensa, não é inédito. Uruguai e Itália já haviam alcançado tal façanha nas décadas de 20 e 30.

No caso de uruguaios e italianos a trinca foi completada com a medalha de ouro olímpica. Na época de suas conquistas o torneio era disputado por seleções principais, diferente do formato atual onde a competição conta com equipes sub-23.

O caso do Uruguai é o mais impressionante. Conquistou três títulos em espaço de praticamente um ano. Em dezembro de 1923, a Celeste foi campeã do Campeonato Sul-Americano, a atual Copa América, e repetiu a dose em novembro do no ano seguinte. Mas em junho de 1924, os uruguaios arrebataram a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris.

Claro que o número de partidas disputadas pelo Uruguai foi bastante inferior se comparado com a Espanha atual. O Campeonato Sul-Americano na época era disputado por apenas quatro seleções, sendo que na edição de 1924 não teve a participação do Brasil. Mas era um torneio oficial de importância. Além disso ainda não havia Copa do Mundo, e o torneio de futebol da Olimpíada era a principal competição mundial de seleções.

O Uruguai poderia ainda ter engrenado uma sequência maior de títulos, pois foi medalha de ouro nos Jogos de Amsterdã, em 1928, e conquistou a primeira Copa do Mundo, em 1930, em casa. Mas a Argentina quebrou a sequência com os títulos Sul-Americanos de 1925, 1927 e 1929.

Já quanto a trinca italiana consta de duas Copas do Mundo, em 1934 e 1938, e uma medalha de ouro nos Jogos de Berlim, em 1936. Na ocasião já havia a proibição para jogadores profissionais disputarem a Olimpíada, mas o governo fascista italiano burlou a norma inscrevendo os jogadores como funcionários públicos, estudantes ou militares. Enfim, para todos os efeitos, todos eram atletas amadores.

Confira a campanha uruguaia entre 1923 e 1924:

Jogadores uruguaios dão a volta olímpica após a conquista de 1924.

Campeonato Sul-Americano de 1923:

Uruguai 2 x 0 Paraguai
Uruguai 2 x 1 Brasil
Uruguai 2 x 0 Argentina

O torneio foi disputado em Montevidéu, entre os dias 29 de outubro e 2 de dezembro.

Jogos Olímpicos de 1924 (Paris):

Uruguai 7 x 0 Iugoslávia
Uruguai 3 x 0 Estados Unidos
França 1 x 5 Uruguai
Uruguai 2 x 1 Holanda
Uruguai 3 x 0 Suíça

A competição foi realizada entre 26 de maio e 9 de junho de 1924.

Campeonato Sul-Americano de 1924:

Uruguai 5 x 0 Chile
Uruguai 3 x 1 Paraguai
Uruguai 0 x 0 Argentina

O torneio foi disputado em Montevidéu, entre os dias 12 de outubro e 2 de novembro.

Confira a campanha italiana entre 1934 e 1938:

Técnico Vittorio Pozzo, ao centro de pé, levanta a Taça Jules Rimet conquistada pela Itália em 1938

Copa do Mundo de 1934 (Itália):

Itália 7 x 1 Estados Unidos
Itália 1 x 1 Espanha
Itália 1 x 0 Espanha
Itália 1 x 0 Áustria
Itália 2 x 1 Tchecoslováquia

A Copa do Mundo foi realizada entre 27 de maio e 10 de junho.

Jogos Olímpicos de 1936 (Berlim):

Itália 1 x 0 Estados Unidos
Itália 8 x 0 Japão
Itália 2 x 1 Noruega
Itália 2 x 1 Áustria

Competição realizada entre 3 e 15 de agosto.

Copa do Mundo de 1938 (França):

Itália 2 x 1 Noruega
França 1 x 3 Itália
Itália 2 x 1 Brasil
Itália 4 x 2 Hungria

Competição disputada entre 4 e 19 de junho.



  • outra epoca,do futebol nao este competitivo,que vemos hoje, a de se impressionar,com desempenho da espanha,nesta epoca pre-copa,vai ser uma grande luta ainda podemos dizer,que é uma gande equipe.a seleçao espanhola. e vai tentar ganhar,a copa das confederaçoes,a espanha vem forte, para copa do mundo, elem deles os espanhois,teremso ,alemanha, a sempre perigosa, italia, uruguai renascido das cinzas, a holanda, vice-campea do mundo, o burocrático,futebol da inglaterra, e a argentina sempre poderosa time platino, com messi, que deve ser diferencial da equipe,E BRASIL todos,nos sabemos qe o brasil,pode fazer se este time, se entrosar.

MaisRecentes

Pique vira inspiração para empresa de cerveja de Barcelona



Continue Lendo

O lado bom (para o futebol) da saída do Reino Unido da União Europeia



Continue Lendo

Liverpool x Sevilla: algumas curiosidades da final da Liga Europa



Continue Lendo