Messi completa 24 anos em plena evolução. Onde vai parar o cometa argentino?



Melhor jogador do mundo eleito pela Fifa nos últimos dois anos, Messi completou 24 anos nesta sexta-feira. Apenas 24 anos. O Blog MUNDO fez um levantamento da evolução da Pulga desde a temporada 2004/05, quando começou a ser lançado no time titular do Barcelona, até a última, coroada com o título da Liga dos Campeões – terceira da espetacular carreira construída até aqui pelo jogador.

O rendimento do craque não para de crescer. E as mudanças de posicionamento durante a carreira foram fundamentais. A engrenagem ganhou corpo, experiência, e acabou encaixada por Pep Guardiola no lugar certo. Deixou o lado do campo, o comando do ataque, tornou-se ponta de lança em um time que dá a ele todo o respaldo para ser o melhor.

A cada ano que passa, Messi atua mais e marca mais. E vem se tornando cada vez mais essencial para o sucesso do clube catalão. Os jogos em que ele resolve decidir com gols e assistências também são mais frequentes conforme o tempo passa.

Será possível melhorar ainda mais? Difícil dizer, mas Messi parece ser um foguete cujo paradeiro ainda é impossível prever. Os números mostram que o cometa argentino não sabe onde vai parar.

Sem entrar no mérito da discussão (furada) sobre ter sido melhor do que Pelé (impossível) ou Maradona. Ou até mesmo outros grandes craques que marcaram o nome no futebol, como Garrincha, Didi, Zico, Zidane & Cia., numa lista que segue até sabe-se lá quando. No seu tempo, e muito provavelmente por algum tempo mais, Messi é incontestável. Parabéns.

Títulos pelo Barcelona

Campeonato Espanhol: 5
Copa do Rei: 1
Supercopa da Espanha: 4
Liga dos Campeões: 3
Supercopa da Uefa: 1
Mundial de Clubes: 1

Evolução do craque ano após ano

*TEMPORADA 2004/2005*

Jogos: 7
Vitórias: 6
Derrotas: 1
Gols marcados: 1
Jogos em que marcou: 1
Minutos jogados: 160

*TEMPORADA 2005/2006*

Jogos: 24
Vitórias: 20
Empates: 3
Derrotas: 1
Gols marcados: 8
Jogos em que marcou: 7
– Marcou duas vezes: 1
Minutos jogados: 1237

*TEMPORADA 2006/2007*

Jogos: 33
Vitórias: 18
Empates: 7
Derrotas: 8
Gols marcados: 17
Jogos em que marcou: 11
– Marcou duas vezes: 3
– Marcou três vezes: 1
Minutos jogados: 2390

*TEMPORADA 2007/2008*

Jogos: 38
Vitórias: 22
Empates: 10
DerrotaS: 6
Gols marcados: 17
Jogos em que marcou: 14
– Marcou duas vezes: 3
Minutos jogados: 2734

*TEMPORADA 2008/2009*

Jogos: 47
Vitórias: 34
Empates: 10
Derrotas: 3
Gols marcados: 38
Jogos em que marcou: 29
– Marcou duas vezes: 7
– Marcou três vezes: 1
Minutos jogados: 3445

*TEMPORADA 2009/2010*

Jogos: 53
Vitórias: 40
Empates: 9
Derrotas: 4
Gols marcados: 47
Jogos em que marcou: 28
– Marcou duas vezes: 10
– Marcou três vezes: 3
– Marcou quatro vezes: 1
Minutos jogados: 4105

*TEMPORADA 2010/2011*

Jogos: 55
Vitórias: 39
Empates: 10
Derrotas: 6
Gols marcados: 53
Jogos em que marcou: 33
– Marcou duas vezes: 12
Marcou três vezes: 4
Minutos jogados: 4032



  • El Loko

    Messi é um jogador genial. Apresenta um futebol que enche os olhos, um futebol objetivo assim como o restante da equipe do Barcelona. Muitos questionam seu desempenho na seleção da Argentina, mas no meu ponto de vista, ele´fica como o encarregado de levar a seleção inteira nas costas. Mesmo com jogadores de reconhecimento no futebol europeu como Diego Milito, Pastore, Mascherano e Higuain, ele não conta com jogadores que apresentam um futebol “arte” e inteligente como ocorre no Barcelona, onde joga com Xavi, Iniesta, Pedro entre outros. Acredito que ele ainda irá bater seus recordes pessoas e onquistar muitos títulos, porque é um jogador que evolui a cada temporada e busca essa evolução,pois, está sempre buscando melhorar seu futebol

    • cofking

      Tenho 47 anos e não ví Pelé jogar.
      Ví jogar Zico, Platini, Laudrup, Zidane, Fernando Redondo, Falcão, Maradona, Mathaus. Pra mim está entre Maradona e Messi. Ronaldinho Gaúcho também foi aclamado o novo Maradona e virou a “draga” que estamos vendo no Flamengo. Só o tempo dirá em que Messi pode vir a se tornar.

    • cofking

      se o Pelé tivesse as mesmas condições para treinamento que Messi, Neymar têm hoje… não consigo imaginar como ele seria…..;

      • wagner boritza

        Se o Messi tivesse as mesmas condições de jogo semi-amador lento, de marcação frouxa e sem pegada nenhuma da época do Pelé não consigo imaginar o que ele teria feito…

  • antonio nascimento

    genial, o melhor jogador de todos os tempos. Se jogasse na epoca do pelé faria cinco, seis gols por jogo pois o futebol era muito amador naquela epoca.

    • jorge

      esse antonio e maluco. pele e o maior de tds os tempos inigualavel.neymar e melhor que messi quem viver verá

      • rogerio

        só tenho uma pergunta para quem diz q o pelé é o melhor do mundo…..quantas champions league ele ganhou?

        • jeletro

          SÓ UMA PERGUNTA QUANTAS COPAS DO MUNDO O messi GANHOU??????????
          PRESTA ATENÇÃO ZÉ OTARIO KKKKKKKKKKKKK

      • Igor

        Neymar melhor que Messi?
        Cara tem que ser MUITO FANÁTICO pra falar isso
        Na boa…o Neymar não engraxa a chuteira do Cristiano Ronaldo quanto mais a do Messi

    • Paulo

      Falou tudo, Antônio.
      E se falam que pro Messi falta ganhar uma Copa, pro Pelé faltou jogar em um time europeu de ponta. Fazer 8 gols nos Associação dos Bancários de Itaquaquecetuba era fácil. Queria era ver o Pelé fazer 3 num Real Madri…

      • Eduardo

        Gente o Pelé não marcou só contra time de várzea. Tão esquecido que ele decidiu mundiais contra milan e benfica. Diga-se de passagem o benfica foi o melhor time da europa na década de 60 ganhando 3 vezes a champions league. Então o time de Pelé pegou o melhor time da europa e o Pelé foi decisivo, jogando o que ele prórpio considera, a melhor partida de sua história.

      • felipe

        Voces devem ser desses que falavam em 2006 que Ronaldinho era melhor que Pelé, voces nunca devem ter visto nem um dvd nem video do Pelé naquele tempo, é só ver ele em Copas. Nao dá tempo de Messi ganhar 3 copas do mundo mais, ele nao tem idade pra isso, talves as 2 proximas, mas com +-34 anos fica dificil.

    • Bruno

      Concordo plenamente! Nunca vi um jogador jogar como ele. Pra mim, se ele só manter o que está jogando, uns 5 anos, será sempre o melhor do mundo, se melhorar, Pelé pode passar mal. Neymar vai esperar um pouquinho, enquanto isso, vai deixando aos poucos, de ser mascarado. Pode aprender o exemplo de Messi.

    • esse antonio nao sabe o que fala

  • Sandro1969

    Realmente,na atualidade o único que chega perto é o garoto Neymar,mas Messi demonstra todo seu potencial no Barça pq conta com o apoio de outro excelentes jogadores.Mas chegar a compará-lo ao Pelé é inconcebível.com Maradona pode até ser ,mas tem q ganhar uma Copa. Porém jamais existirá um outro jogador igual ao Rei Pelé.Não sei pq muitos brasileiros insistam nessas comparações.Pelé é eterno! Nem Maradona, chega perto…

    • Paulo

      Eu vi Pelé jogar, e vi Messi jogar, em termos de habilidade, o Messi é muito superior!!! O diferencial de Pelé na época era um preparo físico acima do normal, ele deixava todo mundo comendo poeira com suas arrancadas e velocidade. Ele não tinha metade do domínio de bola do Maradona, e esse não tinha metade do domínio de bola do Messi. Veja uns videotapes, e você verá que a bola “gruda” no pé do Messi, é algo espantoso, o Pelé não conseguia fazer isso.
      Pelé só fez 1281 gols pq o futebol ainda era semi amador, tinham muitas equipes formadas por pessoas trabalhadoras, que precisavam ter outro emprego pra poder viver. Viver apenas de futebol na época do Pelé era coisa pra poucos. Por isso ele metia 7, 6 gols por jogo.
      Se Pelé jogasse hj em dia suaria pra fazer 500 gols. Ele não chegaria nem perto da marca do Romário, por exemplo, esse sim um exímio matador. Ele teria que enfrentar uma marcação mais rígida e severa, incansável, coisa que não existia naquela época. Veja os vídeos. Vinha apenas um zagueiro pra marcar, e quando tomava o drible (de forma até ingênua) ficavam parados, não corriam atrás.
      Somente em 66 é que começaram a pegar o Pelé de jeito, e deu no que deu, pararam ele na pancada, o Brasil perdeu a copa.
      Messi é melhor do que Pelé, o brasileiro tem que parar com fanatismo, de achar que todos os nossos ídolos são melhores.

      • Bira

        Graças a Deus hoje temos uma alma que chega perto de Messi que eh o nosso Neymar, nao gostava dele ate ve ele jogar ele tbm nao eh de se jogar fora vamos e convenhamos, Messy eh bom pq joga fora mais se ele jogasse na Argentina nao seira nem visto por ninguem, eh a mesma coisa que digo aqui para meus amigos neymar precisa sair do Brasil para poder se torna o Melhor do Mundo coisa que nao vai demorar para aconteceer.

        • MARCIO

          Paulo, vc não deve de ser brasileiro, pq é a primeira pessoa que diz que messi é melhor q pelé e q o apelido “o rei” é mero fanatismo nacionalista. concordo com vc em q romário é um “matador” eu tmb acho. como disse careca em entrevista ao globoesporte maradona ia pro treino 1 vez por semana e jogaba com uma perna, “imagina se não faltasse ao treino e jogasse com as duas pernas??”. com tudo isso ninguem nega q pelé para sua época era o melhor mais continuar afirmando isso é mero nacionalismo cego e surdo.

      • Eduardo

        Eu indago que se era fácil fazer 6, 7 gols antigamente por que só Pelé fez tantos gols assim na carreira? Os outros craques (Di Stefano, Eusébio, Puskas) que marcaram epóca não chegaram nem perto. E quanto as comparações, é claro que Messi demonstra ter mais habilidade que Pelé. Mas as condições também favorecem (gramado, bola, chuteira), tudo isso influência no rendimento. Outra coisa a respeito disso é que se habilidade fosse condição para um cara ser excepcional, jogadores que fazem até malabaris com a bola no pé em competições pelo mundo seriam até melhores que messi. Vários deles tem tanta habilidade que a bola gruda no pé dos caras. Com isso chego ao a conclusão que Pelé é o melhor não por fanatismo, mas porque participou da conquista de 3 copas do mundo, 2 libertadores, 2 mundiais, sempre sendo decisivo, marcando mais de 1000 gols em sua carreira e muitos outros fatores. Acho que aqui deveriamos discutir sim, por exemplo, Neymar x Messi. Neymar se comparado ao messi com 19 anos, já assume muito mais responsabilidade que ele, como principal jogador na conquista da libertadores, e tem o dobro de gols que o argentino tinha com a mesma idade. Comparem, este sim é um tema para se comparar. Pelé não se compara a ninguém, sem fanatismo, racionalmente.

      • felipe

        Bom, falem o que quiser, mas só Pelé tem 3 copas do mundo, o normal na vida do jogador é ter uma, mas ele conseguiu tres, acho que isso basta, ou vai dizer que na copa do mundo também só tinha amador?

      • Abelardo Neto

        ALELUIAAA tem alguém sensato e sem fanatismo ‘patriota’ .. pq brasileiro ultimamente só é patriota em época de copa .. MESSI é melhor mesmo .. e se dizem que ele não ganhou nenhuma copa .. eu lhes digo, ele já ganhou 3 copas .. basta vc contar com a champions league .. aquilo não é uma copa? todos, absolutamente todos os melhores jogadores do mundo estão lá (falta neymar e ganso chegarem) .. agora alguem ficar com papo de faltar copa .. fale isso pra Di Stéfano, Puskas, Eusébio, Cruijff, Platini, Zico .. Brasileiro precisa parar urgente mesmo com esse fanatismo romântico .. “nunca ngm superará pelé” .. isso são estigmas criados pela sociedade .. assim como eu acho que mais a frente alguém tb poderá superar o Messi .. evolução minha gente, não caiam na armadilha publicitária .. nem tudo que é dito é 100% verdade. O Povo Brasileiro só não quer entrar nessa questão dele ser melhor, pq é Argentino .. Messi prova que não precisa de marketing, o marketing dele é feito dentro das 4 linhas, com a bola rolando. Cometa é pouco pra começar a falar desse Gênio. – http://youtu.be/Iy9NXdH5G-U

      • daniel

        Quanta baboseira …

      • cofking

        se o Pelé as mesmas condições para treinamento que Messi, Neymar têm hoje… não consigo imaginar como ele seria…..;

  • Daniel Lobo

    O desafio de Lionel Messi agora é ser o melhor jogador pela seleção argentina , fato não ocorrido até então somente pela irresponsabilidade dos últimos treinadores principalmente Maradona. Resta aos brasileiros não permitirem que isso aconteça em 2014.

  • Marcelo Wighor

    Seria exagero Dizer que Messi está em um nivel de Zidade, Ronaldo (fernomeno), Zico, Maradona e Pelé????
    Pra alguns seria loucura ou falta do ki escrever, porém, nos numero provam que
    Messi superou alguns desses faz tempo, Pena que Messi nasceu Argentino, com uma seleção que nao tem mais um Grande Rilqueme, Veron, Aimar e Sorin, com isso ele nao consegue Ganhar nada com sua Seleção.
    o lindo do Futebol é isso Quando um estao no auge, como R10 Estava no Barça outros ainda nasciam..
    e hoje podemos ver isso novamente, enquanto Lionel Messi está em seus melhores e maravilhosos momentos, um tal de Neymar Junior Nasci…
    Lindo o Futebol..
    Pensava que iriamos ficar orfão.. apos Ronaldo…

  • MUITOS FALAM SOBRE O PELE!!!!!!!!!!!!,vi o filme PELE ETERNO ,E GOSTARIA QUE ESSES PSEUDOS CRAQUES DE HOJE JOGASSEM COM UMA BOLA DE CAPOTAO COMO AQUELA E UMA CHUTEIRA DE SEIS CRAVOS DE COURO E TACHINHA NA SOLA, HOJE TEMOS MUSEU DO FUTEBOL DOS ANOS 50 e 60 ,E SO PEGAR UMA BOLA E UMA CHUTEIRA DAQUELAS E VER SE SABEM E CONSEGUEM FAZER ALGUMA COISA.

    • daniel

      concordo plenamente!!!

  • lula

    falta ganhar so a copa do mundo…
    e um campeonato brasleiro…

  • jorge

    brasileiro adora comer bosta de gringo mesmo.messi peladeiro pelé deus

  • RCG

    Porque não aceitar que Messi é ou podera ser melhor do que Pele ?
    Pensando assim o Ford T criado no ano 1908 sempre será melhor que a nova Ferrari FF (Ferrari Four) do ano 2011.
    Temos Filmes de Garrincha, Pele, Maradona e não sei quem mais, e estes filmes existem porque esses caras são historia e como toda historia faz parte do passado.
    Concordo que na época do Pele tudo era mais difícil, ate para os zagueiros era difícil marcar, tanto assim que quando Pele passava por eles, o que eles faziam ? nada, só dessistiam da marcação, e hoje ? Nada, o atacante passa e um brutamonte de 1,90 de altura de quase 100kg da um delicado carrinho na canela do atacante.
    Na época de Pele um jogador demorava uma eternidade em percorrer o gramado todo de gol ate gol, e hoje? O cara tem segundos apenas pra se reagrupar na defesa.
    Então, vamos parar com isso, passado é passado, presente é presente e futuro será o futuro.
    “ONTEM” o melhor era Pele, depois Maradona,” HOJE” é Messi,” AMANHA” quem sabe Neymar e isto não quita o mérito dos caras no PASSADO, mas só no passado.
    Mais um detalhe, na época do Pele ele so jogou no Brasil, enfrentando quais jogadores de seleções ?
    Messi joga contra jogadores de 99,99% das seleções do mundo.

  • um monstro, tá difícil aparecer outro.

  • Ronaldo Tomaz

    Quem vai parar o Messi? Adriano. Este é o nome.
    Que time vai parar o Barça? Santos: RAFAEL, DANILO, DRACENA, DURVAL, LEO, ADRIANO, AROUCA, ELANO (ZÉ ROBERTO), GANZO, NEWMAR, BORGES.
    O SANTOS SOMENTE NÃO GOLEOU NESTA LIBERTADORES PQ TINHAMOS UM MANÉ DE ATACANTE.
    HJ TEMOS JOGADOR. OU VCS ACHAM QUE BORGES PERDERIA OS GOLS QUE O ZÉ LOVE PERDEU?
    TE SEGURA BERÇA. VCS VÃO PERDER A BARCA E VÃO VOLTAR DE CANOA JAPÃO-ESPANHA.

    • mateus

      Agora conta a outra piada, a do papagaio kkkkkkkkkkkkkkk
      Quanta ilusão…

    • Hugo

      Parcero axo q vc ta vendo mto filme de Bang Bang não viaja cara

  • Edmundo

    não vi o pelé jogar, porém, ninguém consegue tanto respeito e admiração no futebol, depois de encerrar a carreira a mais de 30 anos, de graça. mais isto é outra discussão, na atualidade posso afirmar que o messi já superou um grande número de craques que eu vi jogar, é lógico que não se deve, nem convém eleger o melhor em um universo tão amplo como é o futebol, cada atleta em sua época, em sua equipe tem seu grau de importância e inúmeros fatores contribuem contra ou a favor do jogador, na minha galeria de grandes craques tenho como referencia, maradona,zico,romario,zidane,ronaldo fenômeno,van basten,careca,falcão,leandro e agora o messi, não como absolutos, mais como referencias para tantos e tantos craques que brilharam e ainda brilharão no futebol mundial.

  • DanielS

    Messi,Neymar,Lucas,Ganso,etc…
    são ótimos jogadores ,mas ai sequer tentar comparalos a Pelé,Maradona,Garrincha dentre outros tando mitos do futebol ,já acho pretenção demais.são bons jogadores mais ainda tem que provar muita coisa pra sequer chegar perto de qualquer um desses!(tirando Pelé e Maradona que estão anos luz na frente de qualquer outro jogador da história).

  • Paulo

    Dizem que pra um jogador ser considerado craque, tem que ganhar uma copa do mundo. É muita asneira, e uma total imbecilidade afirmar isso. Temos na história diversos craques que jamais levantaram uma copa, mas nos brindaram com a mais fina arte: Puskas, Di Stéfano, Leônidas, Cruyff, Júnior, Zico… Falar que Messi não é lá essas coisas, é um “pseudo-craque” porque não ganhou uma copa, é simplesmente não entender nada de futebol. Deveria estar comentando um blog de peteca ou de purrinha. Essas opiniões nem devem ser consideradas.
    Quanto a ser melhor do que Pelé, nada é impossível. Só o tempo dirá. Se Messi for mais vitorioso no Barça do que Pelé fora no Santos, já o credenciará a ser melhor. A seleção em que o Pelé jogava tinha Zagallo, Garrincha, Didi, Nílton Santos, depois Gérson, Rivelino, Tostão… é covardia. Lembrando que o Pelé foi mero coadjuvante nas 3 copas que ele ganhou, ficou claro e evidente em 62 que mesmo sem ele, o Brasil levou o Bi. Ele era apenas mais um no elenco, não era um Romário em 94 ou um Maradona em 86. Se o Messi levar uma, eu disse uma, Copa do Mundo, com certeza ele será o destaque principal, assim como foi quando levou a medalha de ouro olímpica pela Argentina. Não deu em 2010, mas pode ser em 2014.
    Essa besteirada toda de falar que “levou copa, é craque”… então Cafu, Vampeta, Luizão, Ricardinho… toda essa tranqueirada é melhor do que o Messi???

    • Semente do mal

      Seu cerebro de minhoca não entende ne? Jogador considerado melhor do mundo tem que provar que é bom mesmo ganhando copa. Todos os jogadores que o Brasil teve e melhores do mundo ganharam copa. Asneira é esse seu texto de merda pagando pau pra um jogador que esta anos luz de Pele. O bosta de atreve a comprar Pele com Messi putz deve comer merda so pode

      • daniel

        um jogador que faz 13 gols em copa do mundo ser considerado coadjuvante …

  • Hugo

    Pelé jogou na época que o Brasileirão só tinha seis times e a Libertadores tinha 8 … e ele só ganhou duas copas só, e cada copa ruim q dava medo de ve, quando ele viw que estava surgindo grandes jogadores se aposentou ficou com medo assim como na copa de 62 que o garrincha carrego o time nas costas … Messi ja passou ele faz tempo … e o Neymar vai fazer o mesmo …

  • Felipe

    UM GÊNIO DO FUTEBOL
    DEUS DO FUTEBOL INCONTESTÁVELMENTE MELHOR DO MUNDO.
    NINGUÉM É CAPAZ DE SUPERA-LO
    MESSI É E SEMPRE SERÁ O MELHOR QUE O MUNDO JÁ VIU
    APENAS PELÉ O SUPERA.

  • enrique

    soy argentino y a messi no lo queremos, messi es catalan, messi no tiene sangre y sudor argentino. maradona ganaba batallas epicas, maradona ganaba todo solo porque allado suyo jugaban jugadores perros, jugadores malos, encambio pele jugaba con todos craquies como garrincha. mas maradona gano todo en europa con el napoles el solo, y lo mismo con argentina dnde gano el mundial 1986 y llego a la final de italia 90, mundial que el hijo de puta de joao havelange nos robo!!!!

  • Diego

    Maradona es mejor, Messi no gano nada con la Selección Argentina

  • Messi juega bien en Barcelona, pero los torcedores argentinos queremos que juegue asi en la selección Argentina. Maradona es unico!

  • Messi é muito bom mas compará-lo com Pele é muito exagero. Se não ganhar uma copa do mundo não será lembrado nem pelos argentinos. Será apenas um ídolo do Barcelona. Dizer que se Messi jogasse na época do Pelé faria mais gols do que este é uma burrice sem limites. A comparação de jogadores de épocas diferentes deve ser feita baseada nas condições da época. Se jogasse na época do Pelé iria ter um preparo físico igual ou inferior ao do Pelé que era tido como um atleta exemplar. Se jogasse no Barcelona não iria ter muita vantagem pois o Santos era considerado um dos melhores (ou talvez o melhor) time do mundo. Como não é bom com a perna direita e muito menos com a cabeça não iria conseguir marcar tantos gols como Pelé e consequentemente não iria ganhar mais titulos do que ele.
    É o mesmo que dizer que hoje qualquer técnico em radiologia sabe mais sobre a radiação ionizante do que Marie Curie que ganhou 2 (dois) prêmios Nobel.

  • Deivid

    O messi é um jogador supriendente ao lado do Cristiano Ronaldo q são os dois melhores jogadores dessa geração. E esse negoço de compara jogador d epoca diferente ñ da certo cada epoca tem a sua filosofia.

  • Cristiano

    messi é sem dúvida o melhor jogador do mundo dos últimos 30 anos, e quem sabe poderá sre o melhor da história, pra mim já superou maradona e pelo menos atpe os 23 anos, já conquistou mais coisas que pelé tb (17 a 15 títulos na carreira)

  • felipe

    Há de se dizer também que a defesa dos times da espanha é brincadeira, é mais facil jogar. Mas Messi consegue golear qualquer defesa de qualquer time.
    Pelé há de se dizer também que tinha todos fundamentos do futebol, chutava com os dois pés, cabeceava, cobrava falta e até no gol já jogou.

  • messi e o melhor do mundo. melhor jugador de la historia. y es argentino jajajajajajaja

  • jordan

    Soy Argentino y vivo en Buenos Aires. Eu y muitos argentinos pensamos que messi es mejor que maradona. Messi es el mejor jugador de futbol que ví.

  • Ricardo Cruz

    Messi não precisa provar mais nada(é um monstro do futebol)já esta na historia e a cada dia ele se supera mais.Achei um absurdo compararem o Neymar com o Messi,(messi é muito melhor)…Messi vem arrebentando nos ultimos ANOS…Neymar é jovem tem abilidade,mas tem q ter calma em chamar esse menino de “Craque”…Brasileiros tem essa mania de confundir um bom jogador com craque.Vou citar alguns exemplos.Robinho surgiu no cenario nacional naquele ano que arrebentou na final do brasileiro contra o Corinthians,muitos na época chegaram a dizer que ele entraria para historia,seria o novo Pelé,seria melhor do mundo…Foi para a europa…E hj?O que aconteceu Robinho?Com o Pato foi a mesma historia…Neymar,Ganso,Lucas só o tempo dirá…Ronaldinho saiu do Barça e a camisa 10 caiu como uma luva no messi…Ronaldinho foi aplaudido de PÉ em pleno Santiago Bernabeu,”Gênio” só não fazia chover,arrisco a dizer que messi esta no mesmo patamar,quanto a Neymar(nome do momento)falta muito pra chegar a esses extra-terrestres.Uma coisa é arrebentar num campeonato paulista outra é arrebentar na europa,onde jogam os melhores do mundo!Falam que o messi tem respaldo,que é facil jogar num barcelona cheio de craques,peguem o time do Chelsea a uns 6 anos atras,dos 23 jogadores 17 eram titulares em suas respectivas seleções,no papel era o melhor do mundo(mas não ganharam nenhum titulo de expressão)…Mas mesmo num time bom precisa ter um cara que faça a diferença,como Pelé,Maradona,garrincha,Ronaldo,Ronaldinho,messi…entre outros.Na minha modesta opinião Neymar não vai chegar a ser um melhor do mundo(Disse o mesmo quando surgiu Robinho e Pato…muitos me criticaram,e hj os fatos estão ai)…Acho que o Ganso e o lucas tem muito mais chances de fazerem sucesso na europa pelo estilo de jogo.Neymar é hablidoso mais é cai-cai,não aguentaria o jogo duro la fora,Ganso por sua vez tem habilidade,passe bom e é extremamente inteligente(tem muita visão de jogo)…Quanto ao lucas ele me lembra o Kaka jogando,não tem muita abilidade comparado a Neymar e Cia ,mas tem força fisica,arrancadas,é objetivo,não que neymar não o seja…Neymar até poderia driblar um,dois o terceiro ja arrebentaria com o menino…Isso é o futebol europeu!Sei q vão surgir comentarios falando que estou louco,mas esse é meu modo de ver,e acreditem ou não,nunca errei nos meus palpites!Até breve.

    • Igor

      Concordo. Uma coisa é vc jogar contra Manchester United, Real Madrid, Arsenal, Chelsea, Inter de Milão…outra é vc jogar contra Avai, Marília, Barueri, Penharol
      Comparar Neymar a Messi é um ABSURDO, tem que ser muito fanático pra falar isso. Messi já ganhou mais de 15 títulos pelo Barça fazendo gol em 2 finais de Champions League(2009 em Roma e agora no Wembley amnos contra o Manchester), fez o gol do título mundial(Contra o Estudiantes na prorrogação), Ja meteu hat-trick no Real Madrid, meteu 4 gols em um jogo de mata mata de Champions League(contra o Arsenal)
      Messi é o melhor e vai ser o melhor até ele se aposentar

  • Murilo

    QUEM FOI O IMBECIL Q DISSE Q COPA DO MUNDO HJ EM DIA REPRESENTA ALGUMA COISA???QUEM FOI MELHOR ZICO OU ANDERSON POLGA???SOCRATES OU MAZINHO??FALCAO OU JUNINHO PAULISTA???NEM PRECISO MAIS COMENTAR NÉ……….

  • o messi é um jogador espetacular é objetivo em tudo que faz ele nao é muito de firulas ele pega a bola e vai para cima hoje em dia ele é o melhor jogador do mundo nao tenha duvidas mas eu acho que o ronaldinho aquele do barça é melhor do que o messi de hoje.

  • JOSÉ MARIA

    è inadmissivel ver pessoas que dizem entender de FUTEBOL,dizer que messi é melhor que MARADORA ou QUE O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS O REI PELÉ.
    ESTE ERA O CARA,FOI O CARA E SEMPRE SERÁ O CARA.NÃO EXISTIRÁ UM OUTRO MELHOR QUE ESTE,POIS UM RAIO NÃO CAI NO MESMO LUGAR 2 VEZES.
    MAS COM CERTEZA NEYMAR SERÁ MELHOR QUE MESSI E ATÉ QUE MARADONA,MAS NUNCA NINGUÉM SERÁ MELHOR QUE PELÉ.
    DIZER QUE NAQUELE TEMPO OS ZAGUEIROS NADA FAZIAM É COVARDIA,POIS ESTES ENTRAVAM PRÁ QUEBRAR ,VEJAM A COPA DE 66 QUANDO QUASE QUEBRARAM O NEGRÃO,POIS NÃO HAVIAM CARTÕES PARA PUNI-LOS.
    SE FOSSE NOS DIAS DE HOJE,CREIO QUE MUITOS TERIAM RAZÃO,O PELÉ NÃO FARIA MAIS DE 1200 GOLS,COM CERTEZA FARIA MAIS DE 2000 GOLS,POIS HOJE EXISTE PUNIÇÃO EXEMPLAR EM CAMPO E O NEGRÃO LEVARIA DOIS PARA O CHUVEIRO ,SÓ NO PRIMEIRO TEMPO.
    É ISTO AI CAMBADA DE IGNORANTES E QUE POUCO O NADA ENTENDEM DE FUTEBOL,SE É QUE AINDA POR CIMA ENXERGAM HÁ UM PALMO DIANTE DO SEU NARIZ.
    ABRAÇOS E VIVA O REI.
    VIVA NEYMAR ,O PEQUENO PRÍNCIPE QU CHEGOU PARA FAZER PARTE DESTE REINADO.

  • Galera, é verdade que o Messi é um genio da bola, tem uma otima arrancada, dribles rápido, boa finalização, dar boas assistencias, é goleador, o cara é “completo”, até gol de cabeça ele faz, claro que não com grande frequencia, por dois motivo, primeiro pelo tamanho, e segundo pelo o estilo de jogo do Barcelona. Agora comparar Messi a Pele, a Maradona,Zico entre outros é besteira, cada época é uma época, Pele foi o melhor é quanto jogou, e com suas conquistas ele marcou Historia, o mesmo para os demais, nada pode tirar o brilho de suas conquistas, e como amantes do futebol, não podemos desmerecer o Messi, mas não acho adequado e nem justo compara-lo com A ou com B. hoje a tecnologia a fisiologia, beneficia e muito o jogo, facilitando o desempenho do jogador, agora o assunto em quetão Messe e Neymar, é algo totalmente diferente, hoje Messi esta muito a frente de Neymar, mesmo porque o Messi esta na “estrada” a mais tempo, porem na minha opinião o Neymar tem mais recurso técnico que o Messi, e tem tudo para superá-lo.

  • rogerio

    dizem q o pelé é o rei……mas estao esquecendo uma questao….o pelé jogava as maiores e melhores ligas do planeta naquela época? os mil e tantos gols dele foram sobre Barcelonas, Manchesteres e Milans da vida…..ou ele enfrentou XV de piracicaba, sao bento, Juventus(da rua Javari)…e quantas Liga dos Campeões ele disputou????…..Vamos com calma….será q o pelé seria hj o que dizem q ele foi um dia??

  • enrique

    argentina tiene 2 mundiales y brasil 5, pero nosotros los argentinos tenemos 14 copas americas contra solo 8 de brasil y ademas somo bicampeones olimpicos y brasil sigue virgen de olimpiadas. argentina tiene muchas mas copas libertadores que brasil y o futebol argentino es visto en todo mundo, o futebol brasilero no lo ve nadie. neymar???????????? jajaja quien es neymar????? eu nose quien es neymarm nao existis brasil, o futebol brasiler esta en extincion

    • neymar ainda e uma promessa messi ja e uma realidade
      eu acho um absurdo tentar comparar os dois pois o messi e completo neymar se joga muito
      falta muita coisa ainda pra ele chegar perto do messi
      q

  • Juninho

    Pelé faria mais de 2000 gols hj?
    Hsahsuahushauhsuhauhsuahusuahsuhauhsuahushauhsua até parece.
    Neymar tem futuro mas ainda falta muitooooooooooooooooooooooo pra chegar perto do Messi.

  • Samuel lara

    Não ha como comparar o messi maradona e pelé pq tods jogaram em epocas diferentes, porem algumas coisas sao evidentes, por exemplo o dominio de bola e habilidade de messi sao uma coisa fora do normal, já o Pele tinha uma arrancada e uma velocidade que para o tempo que ele jogava era fora da realidade, e o maradona e o querindinhoo ds Argentinos, porem penso eu que qdo o messi ganhar uma copa com a seleçao argentina ira superar Maradona pois em questoes de titulo de clube ja superou e ganhando uma copa ficará no mesmo nivel de maradona zico rivelino e outros, porem Pele como dizem nao é desse planeta, e de outro é unico.

  • cicero

    o messi é melhor que garincha , didi , pele e maradona
    ele merece ser o melhor do mundo valeu messi eu sopu brasileiro

  • cicero

    messi é melhor que garincha , didi , pele e maradona
    ele merece ser o melhor do mundo valeu messi eu sopu brasileiro
    eu moro no guaruja no bairro santo antoni
    o falou
    o que vcs acham do messi daqui a 1 ou 3 anos o que ele estara jogando ?????

  • Renato

    Cara Messi é genial , fora do normal mas vamo ver até quando ele vai jogar esse futebol que ele esta jogando agora. Vamos ver quando ele tiver seus 26 e 27 anos se vai ser o mesmo !
    Agora nao me falam que neymar é melhor que Messi agora . kkkkkkk pode até ser mais pra frente ae eu nao falo nada mas agora ?? rsrs nunca tem que comer muito arroz e feijão ainda pra chegar no pé de messi !!
    Neymar com essas graçinhas dele se ele for para a eupora e pegar um Pepe do Real madrid na vida,o Pepe parti ele no meio .. kkkkkk .
    Na epoca de Ronaldinho no Barça quando ele estava jogando aquele futebol fora do normal, eu axo o Ronaldinho melhor daquela epoca do que o messi de agora !!

  • sou o maximo

    pele e tao melhor q o messi como o ronaldinho gaucho me poupe ne o pele foi o maior enganador da historia do futebol so jogou contra ninguem nem melhor do que o kaka esse ser jogando no auge dele na epoca atual seria

  • fernando

    EM QUE LUGAR DO MUNDO MESSI É MELHOR QUE RONALDO FENÔMENO?

    RONALDO GANHOU 02 COPAS
    QUANTAS COPAS MESSI GANHOU?
    O JOGADOR PRA SER BOM MESMO GANHA COPA DO MUNDO, POIS ESSE É O VERDADEIRO E ÚNICO EVENTO QUE REUNE OS MELHORES E EM TERRAS EXTRANHAS, RARAMENTE EM CASA!
    O MUNDO NÃO CONHECE JOGADORES QUE NÃO GANHARAM COPAS COMO ZICO – CHILLAVER – BARBOSA – KIGAN – EUZEBIO – E OUTROS
    ASSIM QUE MESSI PARAR DE JOGAR VOLTARÁ PARA O MESMO LUGAR DE ONDE VEIO SEM RECONHECIMENTO, É ISSO QUE A HISTÓRIA MOSTRA!
    QUE HISTÓRIA TEM DI STEFANI, ZICO,SOCRATES, PLATINI E OUTROS QUE NUNCA FORAM CAMPEÕES MUNDIAL?
    MAIS QUANDO SE FALA DE: PELÉ, RONALDO, MARADONA, ZIDANE, RONALDINHO, GARRINCHA….ISSO SIM, ESSES TEM HISTÓRIA E NÃO UM RIDÍCULO CAMPEONATO ESPANHOL!

  • Diego

    Na época de Pele o futebol era horrível, ele se sobressaia pq tinha força fisica e ele so tem esse prestigio pq foi o primeiro a fazer belas jogadas, e a mesma coisa que falam de Hendrix na guitarra, jamais foi o melhor e, só pq foi o primeiro a fazer bons solos dizem que foi o melhor do mundo….

MaisRecentes

Pique vira inspiração para empresa de cerveja de Barcelona



Continue Lendo

O lado bom (para o futebol) da saída do Reino Unido da União Europeia



Continue Lendo

Liverpool x Sevilla: algumas curiosidades da final da Liga Europa



Continue Lendo