Sem perder em casa há nove anos, Mou mantém a vontade de ganhar sempre, a qualquer preço



A marca é impressionante. Nove anos sem perder em casa por competições nacionais. E lá se vão 179 jogos, 151 vitórias, aproveitamento de 90,5% dos pontos. Dificilmente o Levante vai aprontar para cima do Real Madrid, neste sábado (ou será que alguém aposta nisso?). O time merengue venceu as 11 em seu estádio até aqui, e caso complete novo triunfo, vai deixar o Barcelona – que domingo encara o Bilbao – pressionado para vencer (coisa que não acontece há dois jogos, contra Gijón e Arsenal).

Mas vamos falar de José Mourinho. A última vez que perdeu comandando um clube em seu estádio por Copa ou Campeonato local foi no dia 23 de fevereiro de 2002. Com o Porto – que àquela altura tinha Vitor Baía, Ricardo Carvalho e Deco – foi derrotado nas Antas pelo Beira-Mar por 3 a 2. Mas algo naquele jogo chamou a atenção: a postura do técnico, mesmo perdendo o jogo e com dois a menos do que o adversário em campo. Foi o que contou ao LANCENET! o senegalês Fary Faye, principal personagem daquela partida ao marcar o segundo e o terceiro gol do visitante.

– Ao perder Jorge Andrade (zagueiro) expulso aos 25 do primeiro tempo, Mourinho lançou um atacante. Queria ganhar o jogo a qualquer custo. Comecei a partida no banco… Embora estivesse marcando muitos gols, meu treinador (Antônio Sousa) só me lançou na segunda etapa. Ninguém acreditava que nosso time poderia fazer o que fez – revelou Faye, das figuras mais procuradas durante a semana justamente pelos gols que marcaram a história de José Mourinho.

– Acho que o segredo de José Mourinho é não ter medo de arriscar – sentenciou o jogador. À época, Mourinho havia assumido o Porto prometendo títulos de expressão. Pois foi bicampeão português, ganhou a Copa da Uefa e a Liga dos Campeões em dois anos. Após perder para o Beira-Mar, comandou o time por mais 45 jogos em casa antes de deixar Portugal. Não perdeu nenhum.

Assim como ficou imbatível por 77 no Stamford Bridge no comando do Chelsea, e por 44 quando esteve na Internazionale. Bicampeão inglês, bicampeão italiano, nova Liga dos Campeões no currículo. No Real Madrid, são 15 jogos invicto no Bernabéu em jogos de competições nacionais. E Mourinho segue fazendo história.

– A derrota para o Beira-Mar foi como a dor do crescimento. Custa a passar, mas faz parte do processo evolutivo. O período inicial de José Mourinho no Porto serviu para que percebesse com quais jogadores poderia contar, e foi isso que aconteceu. Foi supercampeão com o time na sequência – completa Pedro Cunha, repórter do site português MaisFutebol.pt.

Antes do início da temporada, conversei com Luis Lourenço, biógrafo do treinador, e que o acompanha desde o início da carreira. Ele ressaltou o controle emocional que o português exerce sobre seus comandados e inclusive sobre os adversários, afirmando que trata-se da principal arma de Mou. O jogo psicológico mais importante do português, agora, é fazer seu time assimilar essa mesma vontade de vencer sempre. Na reta final de Espanhol, com o Barça (não é qualquer time) cinco pontos à frente da equipe, acreditar até o fim – como fez o técnico em 2003, pelo Porto, lançando o time ao ataque em 9 contra 11 – é mais do que necessário.

Para você, Mourinho é o melhor treinador do mundo? Ele daria jeito em qualquer equipe? Quem pode superá-lo? Comente!

Siga o Futebol Internacional do LANCE! no Twitter

Adicione o Futebol Internacional do LANCE! no Facebook



  • Anderson

    Bela publicação. Apesar de arrogante, Mourinho tem tudo para se tornar um dos maiores de todos os tempos. É um lider nato, tem todos os elencos que comanda nas mãos.

  • Marlon martins

    Pra mim ele é o melhor treinador sem dúvidas, ele caberia eim qualquer equipe (grande)..
    dizer q algum treinador pode superá-lo é uma palavra muito forte, mais acho que o barcelona teim um time muito forte e pode ser a grande pedra no sapato de Jose Mourinho no comando do real madrid, que pra mim é o melhor ”time”…

  • luan_santista

    Realmente é um treinador fantatico, pena que um poco metido e arrocante, mais o cara é FODA, por isso é o melohr treinador da atualidade.

  • Mourinho o melhor tecnico da decada ! Supera qualquer um !

  • Mourinho melhor tecnico do mundo pra miim

  • Andre

    Bom ele e bom! mais acho que com o elenco que ele tem fica fácil pra ele dirigi esse time. Mais mesmo assim ele e um dos melhores

  • Luiz Antonio

    Melhor treinador que já vi, é o Tele Santana, o que ele fez no Sao Paulo, foi inacreditavel, nao era treinador de mandar comprar jogador, ele fazia os jogadores na base, atraves de treinos puxados, e taticamente o time dele dava show….ah, e olha que sou corinthiano heim…
    Agora depois do saudoso Tele Santana, sem duvida nenhuma o Jose Mourinho é incrivel, e tem tudo pra ser o melhor treinador por bastante tempo!!

  • Thiago

    O cara dá conta com qualquer time que pega. Leva os caras ao limite.

MaisRecentes

Pique vira inspiração para empresa de cerveja de Barcelona



Continue Lendo

O lado bom (para o futebol) da saída do Reino Unido da União Europeia



Continue Lendo

Liverpool x Sevilla: algumas curiosidades da final da Liga Europa



Continue Lendo