Isso é que é fidelidade! Na Irlanda do Norte, zagueiro defende o mesmo time desde 1986



*Com Rodrigo Lois, para a Revista FUT!*

Numa época em que exemplos de jogadores identificados com um clube são cada vez mais escassos, vale o registro. Nascido em 23 de fevereiro de 1971, Noel Bailie, do Linfield FC é um zagueiro central atípico. Veste a camisa 11 e tem 1,75m de altura, medida considerada baixa para os padrões europeus na posição. Mas nada que ofusque ou minimize a marca espetacular alcançada pelo clube da Primeira Divisão da Irlanda do Norte. São mais de 24 anos de dedicação ao único clube de sua carreira profissional, e mais de mil jogos com a camisa azul. É o jogador em atividade há mais tempo no mesmo time.

Uma trajetória iniciada em 1986, justamente no ano do centenário do clube – outro recordista, com mais de 80 títulos nacionais, entre campeonatos e copas -, quando ainda tinha 15 anos de idade. Porém, a estréia só viria algum tempo depois, mais precisamente em um sábado, dia 30 de março de 1989, no empate fora de casa com o Ballymena. De lá para cá, muitos prêmios, histórias e quatro treinadores diferentes.

“Acredito ser importante que o jogador fique e se desenvolva em um clube só. Mas isso nem sempre é possível, já que por diversas razões a pessoa sente a necessidade de ir para outro lugar, ou o clube onde está precisa passá-lo adiante. Eu continuei no Linfield porque sempre fui muito bem tratado. Tenho uma ótima relação com a torcida. Os fãs sempre foram ótimos comigo e eu sou muito agradecido pelo apoio que eles me deram durante todos esses anos”, afirmou o zagueiro em entrevista exclusiva.

Treinador da equipe  desde 1997, David Jeffrey foi companheiro de Bailie dentro de campo, e acompanhou a evolução do jovem, que nasceu em Belfast, desde a chegada ao clube, ainda com espinhas no rosto, até se transformar no xerife da defesa do Linfield.

“Ele é verdadeiramente uma lenda viva. Não só pela sua carreira vitoriosa, mas também por sua lealdade ao Linfield, sua longetividade no clube. Ele ainda é um grande jogador, é incrível. Tem sido o capitão da equipe por 14 anos, um grande líder e um profissional muito dedicado. Ele cuida muito bem de sua forma física, então mantém uma média de performances muito alta. O que já atingiu é fantástico. Acho que sua maior história pelo clube seja a soma de todas elas”, comentou Jeffrey, também com exclusividade.

No esplendor de seus 39 anos, Bailie ainda não definiu o momento em que irá pendurar suas gastas chuteiras. Algo que quase aconteceu na última temporada, por conta das tantas lesões que atacam a experiente carcaça do zagueiro com cada vez mais força. Mas com a vontade que encara os atacantes adversários, Bailie supera os percalços da fase final de sua carreira profissional e segue firme na defesa do Linfield FC.

“Eu pensei em me aposentar no Natal. As pernas já estão cansadas, a pesar um pouco. Na temporada passada tive muitas lesões, que acabaram me atrapalhando um pouco, justamente por terem sido uma após a outra. Mas eu não tenho dúvida da minha habilidade. Se eu não achasse que pudesse contribuir mais para o Linfield, ou jogar o meu melhor, eu já teria parado. Nunca se pode dizer nunca para o futebol. Bons tempos virão pela nossa frente, tenho certeza”, concluiu o jogador.

E aí? Quem é o craque que você gostaria de ver por mais tempo no seu time, mas que acabou indo embora? Comente! Participe!

Adicione o Futebol Internacional do LANCE! no Facebook



  • O Imperador,mas claro,com a cabeça 100% no lugar por que bola ele sabe jogar.

  • um grande exemplo para os mercenarios do futebol brasileiro,essa reportagem mostra que ainda existe amor a camisa e respeito pelo torcedor!

  • ALAN

    Sou Fluminense, o craque que gostaria que jogasse o resto da vida no meu time, e tbm é zagueiro, seria o Thiago Silva, pra mim, o melhor zaqueiro do mundo atualmente.

    • Sergio

      Alan, sou Corinthiano e o melhor zagueiro do mundo pra mim é o Leandro Castan…calma não me xingue, é brincadeira. Na minha opinião o melhor zagueiro é o Vidic, do Manchester. Mas realmente o Thiago Silva é um montro e seria muito bacana um jogador assim ficar vários anos no Fluminense. Apesar do Chicão não ser tão bom quanto esses, eu gostaria que ele ficasse ainda por muitos anos no Timão. ABraços!!

  • Josenaldo

    Já vi vários jogadores encerrarem suas carreiras. Quase todos fora do clube onde começaram. Exemplos desses jogadores são Mauro Galvão, Aldaír, Renato Portaluppi, entre outros. Jogadores que eu gostaria de ter visto jogar só pelo Vasco são: Geovane, Pimentel, Edmundo e Romario.

  • Um jogador q queria q nunca tivesse saido do meu time era o Diego … atualmente no wolfsburgo

  • fernando teixeira silva

    Jogadores brasileiros deveriam tomar de exemplo esse guerreiro.

  • Celso

    Alex ….jogou muito no palmeiras…….merecia chance na seleçao…….um dos melhores meias de todos os tempos….na minha humilde opiniao!

  • Bruno

    Me sinto realizado por ser testemunha do São Marcos nunca ter saído do Palestra. Gostaria de ver tambem o Kléber ficar no Palmeiras até o fim da carreira.

    • @erico_fla

      po,marco é um cara excepcional e um puta goleiro…sou flamengo,mas esse cara é meu ídolo!!exemplo de profissional,cara humilde,gente boa…agarra demais e conquistou uma copa agarrando muito!! parabéns ao palmeiras por ter são marcos!

  • Igor Rocha

    Existe uma seleção que eu gostaria que só tivessem jogado pelo Vasco:
    Carlos Germano, Mauro Galvao, Felipe, Pedrinho, Juninho, Ramon, Viola, Edmundo e Romario.
    Todos esse, com mais alguns deixaram sua marca no Clube de Regatas Vasco da Gama.

  • RENATO RIBEIRO DE ARAÚJO

    ISSO hj é muito dificil aki no Brasil, porém não é impossível, nosso jogadores teriam q tirar isso como exemplo mesmo.

  • Israel Mapeli

    O Thiago Silva no Fluminense

  • Israel Mapeli

    O Thiago Silva e o melhor Zagueiro de todos os tempos hj e o melhor do mundo na minha opinião

    • @erico_fla

      kkkkk doença…thiago silva melhor zagueiro de todos os tempos é tenso kkkkkkkkkkkk

      E hoje tem muitos zagueiros melhores que o thiago,que é excelente…vidic,ferdinand,terry,e na história são muito…domingos da guia,rondinelli,nilton santos (quando foi pra zaga)…portanto,amigo tricolor,menos,bem menos…rs

      • paulo

        Caro colega,cada um tem gosto diferente do seu.Aposto que vc keria um Thiago Silva
        no seu time? Porque vc não vira um tecnico já que entende tanto de futebol.

  • Austin

    Realmente isso é difícil de acontecer no Brasil,e mais difícil ainda na Europa….que surjam mais jogadores como esse,como Rogério Ceni,Marcos do Palmeiras e o ex goleiro Ronaldo do Corinthians,para mim 3 exemplos de amor e dedicação as suas camisas.

  • Ricardo

    Quanta hipocrisia….vcs falam em ser mercenario….aff….
    Se esquecem que ser jogador é ter uma profissao como outra quakquer….quakquer um de vcs que trabalhe…e se chegasse uma proposta maior de salario, condições de vida nao so pra vc, como pra sua familia,,,,vcs nao iriam? Se hj vc ganha 10,00 tyrabalhando pra uma empresa, adora essa empresa, e vem outra te oferece 150,00 mas um monte de beneficios…vcs nao iriam?
    Os jogadiores estao é certos mesmos…tem que ir….tem que ganhar dinheiro, afginal carreira de jogador é curta.;…eles precisam pensar é na familia deles, no futuro dos filhos, pq ser idolo de um time nao vai dar de comer e nem oque vestir pra sua familia……certinho eles…tem que ir mesmo…e vamos parar com a hipocrisia

  • Ricardo

    thiago silva, melhor zagueiro de todos os tempos?
    Nossa ele nao limpa nem os pés de gamarra, dario pereira, oscar…e tantos outros…esse cara ta de brincadeira….

  • Felipe

    Sou Vascaino , acho essa história é um exemplo para todos os chinelinhos do futebol brasileiro , o craque que queria ver jogando no meu time a vida toda é o inesquecivel Juninho Pernambucano , pela identificação que tem com o cruzmaltino e pela história curta , porém vitoriosa pelo vasco da gama

  • Natan Fox

    O jogador ou jogadores que eu queria ver a vida toda no meu time, no Vitoria, seriam: David Luiz, Dida, Bebeto, Dudu Cearense e Petkovic. Seria muito lindo!

    • cara seu time é de serie b rsrsrs

  • Vinicius

    No MENGÃO:: Júlio Cesar, Leo Moura, Gamarra, Juan, Athirson, Zé Roberto, Charles Guerreiro, Djalminha, Nélio, Adriano e Diego Maurício! Tá Ruim? Selemengo dos últimos 20 anos! SRN

    • @erico_fla

      zé roberto?charles guerreiro? ta me zoando?menos,be menos pra vc tb…rsrs

  • Daniel

    Os torcedores do VASCO não possuem esta necessidade, tivemos ROBERTO DINAMITE.

    • @erico_fla

      quem?! rs

  • walter

    Exemplos: Marcos e R.Ceni, matéria com esses dois atlétas, estes são uma lenda viva, dos dois clubes, ainda mais que foram campeões mundiais, defendendo a camisa da seleção brasileira.Já Ronaldo e M.Carioca, jogaram em outras equipes, não são tão corinthiana assim. Idario, R.Belangero, estes sim também dignificaram o clube

  • Arthur

    gostaria de ver o Carlitos Tevez no Corinthians

  • Thiago Roberto

    Pow cara que falta faz CARLITOS TEVEZ AO TIMÃo abraço

  • marcos..aurelio

    Seu..bando..de..idiotas…vcs..mandaram..o..carlitos..tevez..ir..embora…agora..querrem..de..
    volta…rsrsrsr..
    vcs..sao..uma..piada..rsrsrsr

  • Timao

    Cara, eu jogaria de graca no Corinthians e nao sairia nem por milhoes, vale muito mais o reconhecimento de ser um idolo do seu time , do time que voce ama do que dinheiro.

    Voce prefere ser parado na rua e ouvi um menininho falando pra voce que ele so é corinthiano por sua causa, ve a torcida pulando por um gol seu, ver uma pessoa que ama o mesmo clube que voce com um sorriso no rosto pulando de alegria por ser campeao, titulo esse que voce conquisto. Ou voce prefere ganha dinheiro ??

    Se voce realmente ama seu clube voce nao liga pra dinheiro, voce nao ta preocupado, ate pq um salario de um jogador de futebol ja é muito auto, mesmo aqui no Brasil. Quem que voce conhece que ganha mais de 30 mil por mes ??? Eu nao conheco ngm.

    Ser idolo , nenhum dinheiro paga !!

  • Rodrigo

    Lugano, um dos melhores zagueiros que já passaram pelo SPFC, eu gostaria de vê-lo se aposentar no SPFC!

  • po cara queria ver algum jogador ficar assim por muito tenpo no corinthias tanbem o dentinho tem grande chanses de ser um grande idolo do corinthias so ele corresponder em campo e continuar no timão até o fim da carreira porque ele é prata da casa e tem grandes chanses de ser idolo valeu

MaisRecentes

Pique vira inspiração para empresa de cerveja de Barcelona



Continue Lendo

O lado bom (para o futebol) da saída do Reino Unido da União Europeia



Continue Lendo

Liverpool x Sevilla: algumas curiosidades da final da Liga Europa



Continue Lendo