Rodada 36 – Fluminense volta a ser favorito

por Mauro Beting em 22.nov.2010 às 11:30h

SÃO PAULO 1 X 4 FLUMINENSE – O Flu jogou muito. O São Paulo marcou pouco. O Flu se entregou com tudo, como era de esperar. Mas o São Paulo entregou o clássico para prejudicar o Corinthians, como se esperneia? Pelas grandes defesas de Rogério, é irresponsabilidade cogitar. Pelo terceiro gol do novo-velho líder do BR-10, há como cornetar. As duas expulsões são discutíveis: mas se foi falta na interpretação de Héber Lopes, era para expulsar o atrapalhado Xandão; não marcaria a falta de Richarlyson que o levou a provavelmente xingar o árbitro. E, convenhamos, expulsão de Richarlyson é como erro de arbitragem.

Não acho que o São Paulo entregou. Talvez não tenha se entregue ao jogo como deveria. Carpegiani entrou com formação muito aberta para enfrentar rival tão qualificado. Mas já havia atuado assim. O Flu é que não tinha jogado tão bem com Conca e Deco, Fred e Washington juntos. E poderia ter ganho de muito mais, não fosse Ceni, não fossem três gols bizarros desperdiçados por Fred, Washington e Rodriguinho, na segunda etapa.

O desespero do torcedor tricolor (seja carioca ou paulista) em Barueri era tamanho que parecia que mesmo com 11 contra 9, o placar ficaria igual (e favorável ao Corinthians) até o último dos tempos. Mas, então, apareceu quem sempre aparece, quem sempre joga, e quem joga demais. Conca. Fez o segundo, chutou a bola do terceiro, fez o quarto. Fez tudo. Vai fazendo o Flu campeão.

ERRATA – Ricardo Berna foi o goleiro, não o Fernando Henrique

VITÓRIA 1 X 1 CORINTHIANS – Ronaldo deixou Jorge Henrique livre, mas Viáfara salvou. Na segunda bola, Danilo não desperdiçou. O problema foi que, quatro minutos depois, R9 sentiu a parte posterior da coxa. E Tite plantou o Timão na parte posterior do campo. Ficou todo em sua área esperando o Vitória que só chegou numa bola na mão que virou pênalti que eu não marcaria. Como também não marcaria como tal o lance entre Júlio César e Adaílton no segundo tempo (mas acredito que os mesmos que marcariam o pênalti de Gil em Ronaldo interpretaram do mesmo modo).

Discutível o lance de impedimento de Júnior, que o assistente marcou, quando o bom atacante baiano poderia ter feito o gol da virada que seria justa pela melhor atuação rubro-negra. Discutível como foi a troca de Jorge Henrique por Paulinho. Se o Timão passou a ter mais a bola (e Tite não tinha grandes alternativas técnicas para o ataque no banco), a rigor só teeve um lance com Danilo, no segundo tempo, que o meia jogou longe. Quase nada para quem só dependia dele. E não depende mais. A não ser de um milagre de tropeços tricolores contra os reservas palmeirenses e os condenados bugrinos.

CRUZEIRO 3 X 1 VASCO – Conca e Deco, Roger e Montillo. Há como jogar, e muito bem, com dois articuladores de qualidade e ótima chegada à frente. E não há como um grande ser defensável quando todas as bolas cruzadas na área são perigo como foram para o Vasco, em Sete Lagos. A ótima vitória celeste confirma a força do time de Cuca, que tem grandes condições de conquistar mais duas vitórias e chegar na cola de Fluminense e Corinthians.

GRÊMIO 3 X 1 ATLÉTICO PARANAENSE – Neuton fez um golaço de atacante,  e cometeu um pênalti de zagueiro em Guerrón. Depois o Grêmio fez o que dele se espera no Olímpico, manteve a ponta do returno, e tem tudo e bola e jogos para se garantir no G-4. Mais uam recuperação espantosa tricolor. Outro excelente trabalho de Renato Gaúcho, bandeira tricolor no Sul e, este ano, na Bahia.

  • Milton de Oliveira

    Mauro,

    Como não sou jornalista nem tenho que me preocupar em manter minhas fontes ou ser politicamente correto, vou dizer o que a imprensa não vai dizer.

    Ano passado, São Paulo e Palmeiras foram prejudicados pelo Corintinhans. O jogo contra meu Flamengo foi uma vergonha. Ronaldo se atirou em uma poça de lama, levou a mão à coxa e saiu contundido no braço! Depois Felipe não quis defender o chute de Léo Moura. Os corintianos comemoraram.

    Umas rodadas atrás Dentinho fez graça e provocou o São Paulo, time e banco.

    Ontem foi o troco. Só não viu quem não quis. Esqueceram de combinar com um ou outro jogador mais jovem, mas no resto, o São Paulo fez corpo mole. Rogério Ceni? É um gênio. Pegou o que deveria e só. À noite tava todo sorridente em uma mesa redonda, com a sensação de dever cumprido.

    São Paulo não deve nada a ninguém. É o maior time do Brasil desde o Santos de Pelé. É tricampeão do mundo, time do tamanho de um Milan, um Barça, um Boca. E olha que não tá nem perto dos 100 anos. Por que não melar o centenário do Corintinhans?

    E, para completar, vou dar o roteiro. O Palmeiras vai pior ainda. Sabe porquê?

    Porque Felipão adora contrariar os ‘especialistas’. Vai botar o time B, C ou D.

    O Corintinhans não conseguiu ganhar daquele time horroroso do Vitória e é capaz de não ganhar nem do Vasco.

    Vai terminar o ano do centenário vendo o Palmeiras campeão da Sulamericana. Entendeu agora porque Felipão é adorado pela torcida?

    Só não entendo porque ninguém diz logo a verdade.

    E não me vem com essa história de profissionalismo, que eu quase posso ver seu sorriso daqui.

  • http://rumoatokyo.wordpress.com Alan Bezerra

    Falar que o São Paulo entregou é leviandade. E um pouco de irresponsabilidade se partir da imprensa. O jogo estava parelho até as expulsões (corretas, ao meu ver), e o São Paulo estava sim jogando seriamente.

    Mas não com a mesma motivação e inspiração de um time que pode ser campeão brasileiro depois de 26 anos. O que é algo absolutamente normal.

  • Fernando

    Mauro Beting com todo respeito mas campeonato de pontos corridos ta sendo provado que fica difícil, ano passado o Corintians fez esforço nenhum e o Grêmio no Maracanã joga com o time reserva, tudo para não ajudar os rivais. Este ano alguns( repito alguns,estranho Richarlyson vai jogar no Flu ano que vem ser expulso) jogadores do São Paulo jogaram com vontade nenhuma aquela bola que o Washington chutou pra fora é mais um exemplo, olha bem o lance desde próximo a grande área ele se posiciona sozinho, porém perde o gol. Não entregam o jogo não, mas alguns jogadores jogam com vontade nenhuma o mata mata deveria voltar ou então fazer 2 grupos de 4 na fase final como ja foi. Ano Passado a fase final mostrou que os times que jogaram contra o Flamengo jogaram com vontade nenhuma de ganhar, embora o Flamengo tenha merecido ser campeão. O Fluminense também merece ser campeão isto é claro tem mais time, mas a falta de vontade de alguns, time reserva do Palmeiras a tempos é ridículo. Duvido muito se Felipão tivesse no Chelsea na inglaterra ele iria colocar um “expressinho” mesmo se o Arsenal tivesse ponto a ponto pelo titulo. A cultura daqui a rivalidade daqui impede um pouco os pontos corridos, a não ser se alguém tiver a brilhante idéia da ultima rodada ser só clássicos.

  • http://www.allejo.com.br/ Allejo

    “Talvez não tenha se entregue ao jogo como deveria”.Que tolice Mauro. Que chance teria o São Paulo de ir para Libertadores,mesmo vencendo os três jogos que o restam, depois da vitória tricolor no Olímpico, sábado? É querer achar pelo em ovo

  • JAVA

    Aí carssimo Mauro! Até quando tentarás tapar o sol com a peneira?

    Meu resumo do fim de semana:
    Pela 36º rodada, jogaram São Paulo vs Fluminense na arena barueri. Qual o nome do filme?

    R: O troco.

    A palhaçada começou ano passado com corinthinas e grêmio e parece q. não tem prazo para terminar.
    Esse é campeonato de pontos corridos que muitos acham a formula mais justa…Durma-se com um barulho desse…

    Joinville – SC

  • http://bloguedotimao.wordpress.com/ Álvaro

    Pô Mauro!

    Foi ato reflexo do Ralf (como aquele quando a gente tenta matar a garrafa de coca-cola que cai da geladeira com o pé, manjas?). A imagem de trás do gol não deixa dúvida: a mão vai em direção da bola.

    Penalty claro e deveria ter tomado o amarelo.

    Sobre o impedimento, a imagem da ESPN mostra que ele estava coisa de 2 m adiantado (não é a imagem em HD que todo mundo assistiu na TV aberta).

    Importante é destacar, mais uma vez, a PÉSSIMA coletiva dos seus colegas jornalistas. Ficaram num nhem-nhem-nhem sem fim sobre arbitragem e nada de questionar sobre as escolhas táticas do Tite.

    Tite investiu (burramente) que o Flu não venceria em Barueri.

  • Rogerio Canada

    Mauro,

    Você está misturando as coisas! O penalty no Ronaldo não tem nada a ver com os lances do jogo contra o vitória.

    Por que sera que o treinador do sp não cumpriu a promessa de pedir demissão. Esta entregada do sp foi feia. 4 desfalques, 2 expulsões, gols estranhos.

    Pelo que parece, só o Rogerio jogou. Por isso é idolo no clube enquanto outros só de passagem. O caracter dos jogadores demora a aparecer mas faz uma enorme diferença ao longo de suas carreiras.

  • nelson

    Mauro, é engraçado oque estao criticando o SÃO PAULO E O PALMEIRAS, mas no ano passado estes que criticam fizeram o mesmo….. e digo + qualquer 1 do trio de ferro de SP que estivesse na ponta os outros 2 iriam prejudicar o rival sim…. sabe, tem aqueles que andam culpando o antigo tecnico e outros o atual….PORQUE ENTÃO NÃO CRITICAM O TAL MANO MENESES POIS FOI ELE QUEM ESCOLHEU ESTES JOGADORES, PQ NÃO CRITICAM A cbf do safado tranqueira que age como ditador e escalou arbritos para prejudicar PALMEIRAS E SÃO PAULO POR TER FEITO OPOSIÇÃO AO CANDIDATO DELE A PRESIDENTE DO CLUBE DOS 13… O FELIPAO FOI SIM ESPERTO POIS SABIA DA MARACUTAIA E FEZ O CORRETO TÁ CORRENDO ATRAZ DA VAGA PARA A LIBERTADORES E TENHO CERTEZA QUE TANTO SÃO PAULO QUANTO OS CHOROES DA MARGINAL TERIAM FEITO O MESMO AFINAL NESTE TORNEIO o dono da cbf NÃO TEM COMO INFLUENCIAR OU PREJUDICAR ALGUM TIME, ESTES CHOROES DA MARGINAL GANHARAM TANTO DINHEIRO NO ANO PASSADO E CONTRATARAM MAL PRA CARAMBA, E A CULPA É DO SÃO PAULO OU PALMEIRAS???? ISTO É SIM INCOMPETENCIA DE QUEM CONTRATOU E NÃO DO ADVERSÁRIO…. EU HAVIA COMENTADO EM OUTRO BLOG QUE ESTE TIMECO VINHA SE MANTENDO NA LIDERANÇA JOGANDO NA RETRANCA E QUANDO TIVESSE QUE PARTIR PRA CIMA DE ALGUM ADVERSÁRIO A COISA IRIA ACABAR MAL…. E FOI OQUE ACONTECEU PARA MIM QUEM REALMENTE TEM QUE LEVAR ESTE TITULO É O CRUZEIRO QUE É O MELHOR TIME DESTE BR 2010. AGORA TROCANDO 1 POUCO DE CAMPEONATO EU ACREDITO SIM E MUITO QUE O PALMEIRAS SERÁ CAMPEÃO DA SULAMERICANA MAS COM EXTREMA DIFICULDADE TEM 3 PEDREIRAS PELA FRENTE MAS O FELIPÃO DEIXOU ESTE TIME CERTINHO DENTRO DAS SUAS LIMITAÇÕES É SIM 1 DISPUTA INTERNACIONAL ONDE OS OUTROS 2 TIMES QUE ESTÃO BRIGANDO PARA CHEGAREM A FINAL ESTÃO USANDO SEUS TIMES TITULARES. E VOCE ACREDITA QUE O PALMEIRAS SERÁ CAMPEÃO MAURO?? GRANDE ABRAÇO!!

  • Oscar

    Assim como na ficção,que o cientista evita situações de risco para manter sobre controle o mosntro verde que habita seu interior,evite comentar os jogos do Corinthians,pois só de ouvir esse nome o seu mostro verde torna-se incontrolável.

  • alessandro

    e ai mauro td bao,
    só uma pergunta.
    você fala que o são paulo não entregou o jogo,mas,
    o richarlisson não falou que vai jogar com o muricy na
    próxima temporada. infelizmente existe 100000000000 de maneiras
    de entregar o jogo,basta ter falta de carater. pense nisso

  • Milton de Oliveira

    Escuta essa.

    “VÍDEO COM QUEDA DE PAUL MAcCARTNEY NO MORUMBI BOMBA NA INTERNET”.

    Comentário:

    “Ainda bem que foi no Morumbi. Porque se fosse no Pacaembu, tinham dado pênalti pro Corintinhans”. rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs