Simulando – Faltam 6 rodadas

por Mauro Beting em 03.nov.2010 às 11:16h

 

Seco.

Fluminense, Cruzeiro e Corinthians irão decidir o campeonato na última rodada.

Para mim, a diferença entre os três será de apenas um ponto. E, se bobear, e entendo que os três ainda tropeçarão, o campeão sairá pelo saldo. Algo que favorece o Fluminense.

Mas, por exemplo, basta o Corinthians vencer o clássico contra o Cruzeiro, no Pacaembu (jogo em que apostei empate), o Timão seria pentacampeão, pelos meus chutes. Ou, claro, se der o inverso, dá o bi da Raposa.

Enfim, mureto. Mas estou mais com o Fluminense.

G-4 – Mudança na quarta colocação. Entra o Botafogo, sai o Grêmio. A grande vitória sobre o Atlético, em Sete Lagoas, além de complicar o Galo, deu novo ânimo ao Fogão, das melhores surpresas de toda a temporada.

A questão é saber se haverá G-4 no BR-10. Algo ainda complicado, pelas boas chances brasileiras na Sul-Americana.

ZONA SUL-AMERICANA – Grêmio perdeu para o Fluminense mesmo jogando muito bem. Mas a tabela menos complicada para o Fogão deverá levar o clube carioca adiante.

O empate entre Internacional e Santos, por mais que a arbitragem tenha sido prejudicial à equipe paulista, foi ainda pior para as chances de título das equipes. O Inter parece ter mais condições de chegar à frente, lá pelo sexto lugar, seguido por São Paulo, Atlético Paranaense e Santos. Tudo com uma diferença de dois pontos.

Palmeiras, Ceará (já com uma diferença de pontos considerável) , Flamengo, Vasco e Vitória fecham o grupo dos primeiros 14 colocados. Dos que não vão sofrer até o final.

TERRA DO MEIO – Atlético Mineiro e Atlético  Goianiense escapam. Batem na trave em relação ao rebaixamento, mas escapam.

ZONA DO REBAIXAMENTO – Guarani, Goiás, Avaí e Grêmio Prudente.

  • Tiago

    É Mauro, vc é mais um dos comentaristas que estão excluindo o BOTAFOGO da lista. Basta olhar a tabela e verá que temos chances…. mas isso é bom, os olofotes ficam com os primeiros. Quando se derem conta, estaremos com a taça na mão… abraço …

  • http://rumoatokyo.wordpress.com Alan Bezerra

    Se o Botafogo tivesse um elenco um pouquinho melhor, estaria brigando (ainda mais) pelo título. No ano passado, a diferença de pontos do Flamengo para o Palmeiras é a mesma que o Fogão tem hoje para o Flu.

    Acho muito difícil acontecer no BR 10 o mesmo que ocorreu no ano passado. Mas vai saber. E ainda não tiraria o Grêmio da luta por uma das vagas da Libertadores. Com ou sem G4.

  • Paulo

    Grande Mauro Beting… Graças a Deus, ainda temos alguém lúcido e consciente para acompanhar na crônica esportiva de São Paulo. Porque ultimamente, está difícil… Abraços.

  • Saulo

    Aguarde Mauro… O Fogão será campeão brasileiro este ano!

  • Gustavo Mascarenhas

    Posts sobre Campeonato Brasileiro e Champions League no Saiu, Acabou ! – http://saiuacabou.blogspot.com/ – Sigam ae
    Abraços

  • Fábio Bruxel

    Ficar em cima do Muro?

    Não o Mauro!

    Parabéns pelos palpites, mas me deixe dizer que acredito numa “zebra”!

    Acho que vai dar São Paulo, sim senhor! E olhe que NÃO GOSTO do time e sou paranista.

    Abraços e sucesso

  • http://twitter.com/lucaspierref Lucas Pierre

    Saudações, Mauro! Depois de um breve sumiço, estou de volta!

    E esse Campeonato Brasileiro? Maluco, viu?! Não sei mais em quem apostar na conquista do caneco.

    Por via das dúvidas, e pelo momento atual, ainda posto no Fluminense. Mas o time carioca não pode mais errar, muito menos tropeçar. O campeonato está chegando em um momento crucial.

    Depois do jogo de ontem entre Cruzeiro X São Paulo, acho que o Cruzeiro sem complicou um pouco. A coisa está mais pro lado do Corinthians, que vem contando com um Ronaldo inspirado e Dentinho voltando de contusão.

    Em relação ao Z-4, ainda creio que vai ser Vitória, Avaí, Goiás e Prudente. Não vai ter mesmo jeito para essas equipes.

    Abração!

  • adriano fernandez

    o VASCO DA GAMA decidirá o título!!!

    o cruzmaltino – que joga tranquilo até o final de 2010, garantido na sul-americana – enfrenta SEGUIDAMENTE:

    fluminense (engenhão)
    são paulo (são januário)
    cruzeiro (fora)
    corínthians (fora)

    todos postulantes a título (ou libertadores)!!!

    a molecada de São Januário (é o elenco mais jovem do torneio) não fez feio quando enfrentou times de cima da tabela. E desfalques importantes, como o lateral Ramon e Carlos Alberto, voltam nas próximas semanas.

    enfim, o VASCO DA GAMA será o fiel da balança. FATO!

    vale recordar: em recentes ocasiões, o VASCO DA GAMA também decidiu indiretamente o destino de alguns times no Brasileirão.

    em 2004, o VASCO DA GAMA tirou o título do atlético PR e deu pro santos.

    em 2007, na penúltima rodada, o VASCO DA GAMA praticamente rebaixou o corínthians, vencendo-o por 1 a 0, dentro do pacaembú, diante de 35 mil pessoas.

    e nos últimos 20 anos o VASCO DA GAMA tem sido um verdadeiro CARRASCO do Fluminense!!! os números não mentem:

    confronto VASCO x FLU desde novembro de 1990:

    vitórias do VASCO: 32!
    vitórias do FLU: 12
    (29 empates)

    os amigos tricolores poderão encarar o comentário como provocação, mas contra números não há argumentos. Por isso apostaria em vitória do VASCO DA GAMA no domingo.

    daí o Fluminense entrará em crise.
    o Cruzeiro já está em crise.
    Corínthians tem um eterno “C’ de crise.

    a taça poderá cair no colo do técnico mais gente boa do Brasil: Joel Santana!!!
    E todo torcedor do BOTAFOGO carregará pra sempre a Cruz de Malta no peito! rsrsrs

  • Alessandro

    Concordo que o título será decidido por detalhes. Quanto ao Palmeiras este perdeu a classificação para a libertadores em jogos, como contra o Atlético de Goias, por exemplo. Além da derrota para o Atlético-GO, ainda teve aquela virada indesculpável contra o Cruzeiro e os empates sofridos contra o Goiás e o Botafogo no 1° turno, além dos empates contra o Santos e o Ceára no 2° turno. Ao todo foram 14 pontos “ganhos” que o Palmeiras perdeu por desatenções geralmente no 2° tempo das partidas. Somando os atuais 47 pontos a esses 14 pontos desperdiçados o Verdão estaria com 61, liderando o campeonato e já com a classificação para a libertadores garantida.

    Agora, resta ao Palmeiras se conformar que o Brasileirão já era e que tem a obrigação de entregar os dois últimos jogos para o Fluminense e para o Cruzeiro.

    Que os moralistas não critiquem o Felipão, pois o Corinthians jogou a vida contra o Palmeiras ano passado e depois entregou o jogo para o Flamengo ser campeão. Então, que esses não venham com seus discursos de que seria uma mancha ao campeonato e etc, pois o problema é esta formula ridicula de disputa que propicia isso todos os anos e faz com que o campeonato perca a graça para quase metade dos participantes faltando ainda quase um mês para seu término. Essa fórmula é uma desgraça que deixa o campeonato monótono, cheio de times “zumbis” como o Prudente, o Vasco, o Ceara e agora o Palmeiras. Na próxima rodada devem entrar neste time de “zumbis” o Flamengo e o Atlético-PR, que não vão ter mais nada a disputar. Baita campeonato chato. Volta mata-mata!

  • Fábio Bruxel

    Tem final todo fim de semana e o cara chama o campeonato de chato. É de cair os butiá do bolso hahahahahaha

  • Felipe Fernandes

    Prezado Mauro,
    Leio sempre que posso seus comentários aqui no lance e admiro muito sua sinceridade e seu trabalho como jornalista esportivo… poucos comentaristas/jornalistas, tem sua estirpe e categoria nas afirmações e previsões (mesmo que erre muita das vezes, não ter medo de errar já o diferencia de muitos que sempre estão em cima do muro!!!). Sempre pretendi escrever um comentário elogioso sobre seu trabalho porém me faltava tempo e quase sempre não havia o que indagar pois me identificava muito com o conteúdo da escrita, assim sendo, não tendo colocações ou criticas para postar.
    Desta vez, sendo o Botafoguense doente que sou, sinto-me na obrigação de escrever e debater a situação destas 5 rodadas que restam. Sinceramente coloco o Botafogo com uma margem de chance pequena, porém com severas esperanças de título, vide as coincidências (supersticioso eu? que nada, apenas botafoguense!) e os próximos adversários.
    Vejamos as coincidências com a campanha do título de 1995: Na primeira conquista, o Botafogo começou o Brasileiro sem estar entre os favoritos. Se lembrarmos de 1995, a forma de jogar é bem parecida, o time também é um pouco cauteloso, não se entrega, perde pouco, sai no contra-ataque e contava com o artilheiro Túlio Maravilha. Este ano, a referência é Loco Abreu, muitas peças das duas equipes se equivaliam, como a segurança dos goleiros Wagner e Jefferson, os talismãs Iranildo e Caio, e a velocidade dos atacantes Jobson e Donizete. . Porém, para os mais supersticiosos, algumas coincidências entre a campanha do Flamengo, no Campeonato Brasileiro de 2009, e a do Botafogo, neste ano, podem ser sinal de um final de ano feliz e deixar de lado a troca de provocações.
    Agora com a campanha do Campeão de 2009: Antes de começar a citar o que de comum ocorreu uma pequena observação: Ser comparado com o maior rival não costuma ser muito interessante para o torcedor do Glorioso!!! Porém o legítimo penta campeão brasileiro, o framengo, Campeão Brasileiro no ano passado, tinha 54 pontos, na 4ª colocação, exatamente o mesmo número de pontos e posição do Botafogo neste campeonato. A distância do Flamengo para o líder era de quatro pontos, mesmo número que atualmente separa o Fluminense do time comandado pelo técnico Joel Santana. Até o treinador da equipe que liderava o Brasileirão em 2009 é o mesmo de agora. Muricy Ramalho, que era técnico do Palmeiras, e agora está no Fluminense. Outro fato que se repete nas duas campanhas é o adversário da última rodada, mas com o mando de campo invertido. Enquanto em 2009, o Framengo enfrentou o Grêmio no Maracanã, neste ano, no dia 5 de dezembro, o Botafogo terá que atuar no estádio Olímpico, em Porto Alegre. Além disso, em 2009 o Framengo havia sido Campeão Carioca, assim como o Botafogo em 2010.
    Para a coincidência ser completa, falta apenas o atual elenco levantar o caneco. Restam cinco rodadas para repetir essa história gloriosa. “Tu és o glorioso, não podes perder, perder pra ninguém!!!”
    Um grande abraço,
    Felipe Fernandes.