Juvenal, Itaquera, Copa, Andrés, Morumbi, hospital…

por Mauro Beting em 20.out.2010 às 9:26h

 

Juvenal Juvêncio é o Jânio Quadros da cartolagem.

Atrai a atenção quando fala pela verve e verborragia. O sotaque que mistura caipirês, paulistanês e carioquês (na mesma palavra) carrega lições de português, futebolês e política por vezes admiráveis. Como é notável o seu trabalho no futebol. Muito mais para o bem do São Paulo que para o mal do Morumbi.

Mas ele é mais um brasileiro que não sabe defender sem atacar.

A casa sacrossanta que se gaba, não sem razão, foi detonada por outros senhores feudais do futebol. Da pessoa jurídica CBF que se confunde com a pessoa física Ricardo Teixeira, passando pela empreiteira Fifa, ninguém quis o Morumbi na Copa. Também porque poucos queriam ver Juvenal pintado de tricolor e pintando e bordando e tricotando no Mundial.

Nem a pau o Juvenal!

E tome pedra, porrada, pancada, picareta e marreta no estádio são-paulino. Juvenal.

Mas não só a turma que manda e desmanda não quis o Morumbi. O presidente tricolor, do alto de sua empáfia estratosférica e da jactância que jorra a cada atitude, ajudou a criar inimigos onde só existiam adversários. Transformou questões institucionais em pessoais. Atropelos “coirmãos”. Virou até os próprios irmãos de credo e de Clube da Fé contra ele, imperador único e impávido colosso do Morumbi. Só Juvenal sabe. Só Juvenal manda. Só Juvenal.

E ficou só o Juvenal.

Para não dizer que ficou ainda mais a pé, agora. Quando acha que só o Morumbi pode ser palco de 2014. Quando acha que torcedores e turistas irão contrair a Peste Negra em Pirituba. Quanto acha que não existe luz elétrica na Zona Leste. Quando não sabe dizer qual o fuso horário de Itaquera.

Ainda não temos nada paulistano na Copa.

O próprio presidente corintiano afirma isso – mesmo sendo outro que adora odiar Juvenal, muitas vezes perdendo a razão que tinha, como muito mal disse ao afirmar que queria o Morumbi fora da Copa antes de qualquer coisa…

E daí que São Paulo tem hospitais e hotéis?

Os jogos serão no Einstein Stadium, na Arena Hyatt?

Não sei.

Quem deveria saber, sabe ainda menos.

Só sei, também, que com essa mentalidade revanchista, clubista, bairrista, personalista, mesquinha e, no caso de Juvenal, também elitista e preconceituosa, São Paulo não está privada apenas de estádios sem condições para a Copa do Mundo.
São Paulo está sem dirigentes para este mundo e para essa Copa.

Tags:

  • Igor

    Eu não sei se o Juvenal conhece alguma coisa de SP além do estádio do Morumbi e do aeroporto, pq a 5min do estádio está o Hospital Sta Marcelina, uma referencia em atendimento, acho que que se ele ao menos soubesse procurar no Google falaria menos besteira!

  • Robson Rodrigues Pento

    E o problema maior de tudo isso é que não faltam 5,6 anos para a copa do mundo, 2010 já acabou praticamente e temos 3 anos até o inicio da competição (2 anos na verdade por causa da copa das confederações), e a cidade de São Paulo ainda está aí, sem sede, sem estádios, sem uma posição concreta, e isso é um vergonha p/ uma cidade com a importância de São Paulo.
    Apesar de discordar de vários dos argumentos do sr. Juvenal, uma coisa pelo menos é certa :’Não existe Copa do Mundo sem a cidade de São Paulo’, isso todos sabemos, mas enquanto não pararem com essa ‘richa’ pessoal e mesquinha, continuará muito difícil prosseguir com os projetos,o tempo passa rápido e logo estaremos as vésperas da copa do mundo tendo que correr para dar o famoso ‘jeitinho brasileiro’ que vamos concordar, não caberia para a organização de um evento tão importante.

    E infelizmente não termina por aí não é? Sabemos que o sr. Andres, cedo ou tarde durante essa semana irá rebater a declaração do sr. Juvenal, e a pergunta que fica é ‘quando as pessoas vão deixar de lado seus interesses pessoais e vão começar a trabalhar pelo bem da cidade, da copa do mundo e do futebol acima de tudo.’

    Lembrando que até a Copa das confederações faltam pouco mais de dois anos, e creio eu que até lá no mínimo 70% do projeto geral já tenha que estar concluído.

    abs

  • http://twitter.com/lucaspierref Lucas Pierre

    É algo de se lamentar a atitude de certos cartolas brasileiros, como no caso o senhor Juvenal.
    Se continuarmos deste jeito, as coisas vão se complicar para São Paulo na Copa. Espero que isto seja resolvido de uma vez portodas, qpe são paulo não pode ficar fora da copa.
    abraços.

  • http://rumoatokyo.wordpress.com Alan Bezerra

    Deus queria que isso não crie um sentimento separatista dentro da nossa cidade, Mauro. Já pensou se os paulistanos que moram em Itaquera, que são tão paulistanos quanto aqueles que residem no Morumbi, na Barra Funda e no Canindé levem essa questão da bola para o lado “pessoal”?

    Essa foi, de longe, a pior das euricadas de Juvenal Juvêncio, czar da Sacrossanta Casa Tricolor.

  • http://www.flanews.com.br Anderlei – Blogueiro do Flanews

    Enquanto se discute onde será o ‘tal’ estádio de SP para a Copa, o tempo vai se esgotando, e nem o famoso jeitinho brasileiro poderá ajudar.

  • Edu

    Ei, Mauro, VTC !!!!!

  • Roberto Jr.

    Esse Juvenal é um cruzamento de Vicente Matheus com Jânio Quadros! Só fala besteira, mas não perde a pose…

    Pois é Juvenal, o metrô chegou em Itaquera 20 anos antes do Morumbi. E eu, que moro a menos de 1 quilômetro do estádio do Morumbi, posso dizer: não há como fazer estacionamento, não há como construir áreas VIPs próximas ao estádio (a não ser que o Juvenal compre o Einstein e bote o hospital a baixo, faça construtoras desistirem de empreendimentos imobiliários em fase de lançamento bem atrás do estádio, além de derrubar umas várias mansões…) e o trânsito da região fica um inferno mesmo em dias de jogos com menos de 10.000 pagantes… Outra coisa: o Morumbi é um bairro residencial, o que um turista vai fazer lá quando não estiver assistindo a um jogo da copa? Ele provavelmente vai ter que gastar uma fortuna de taxi para ir a outras regiões da cidade, buscando gastronomia, eventos culturais, entre outros.

    Seguindo o brilhante raciocínio do cachaceiro em questão, acho que devemos derrubar o Maracanã e construir um estádio nas areias de Copacabana! Afinal de contas, o que um turista que vem para assistir a copa vai preferir: ficar num hotel de frente para o mar, com aecsso facilitado a outros pontos turísticos e somente ir ao estádio quando houver jogo, ou ficar “admirando” o Maracanã da janela do seu quarto durante toda a estadia no Brasil? Para o Juvenal, com certeza é a segunda opção!

    No final das contas, não sei se é extrema falta de visão do sujeito, ou puro preconceito. Ou as duas coisas ao mesmo tempo.

  • lu mariano

    Só sei de uma coisa…. não querem o Morumbi por pura birra….. o estádio do Corinthians só Deus sabe se sairá..e se sair, o governo terá que colocar grana prá aumentar….enquanto isso, quietinho, o Palmeiras já tá trabalhando….e a Arena Palestra sairá linda e maravilhosa, em plena Perdizes. Senhores do poder: abertura da copa façam no Morumbi, pois já é um estádio pronto prá receber 70 mil pessoas…. e coloquem a Arena Palestra prá receber alguns jogos, pois condição terá. Além do charme do bairro!
    E esse estádio do Corinthians deixa pro Andrés fazer …tijolo por tijolo…. duvido que saia do papel…aliás, nem papel tem.

  • Rogerio Canada

    Caro Mauro,

    As palavras do jj só vem a apoiar a construção de um estadio na periferia de SP.

    A copa foi trazida ao Brasil por politicos falando que ela atrairia investimentos ao Brasil. Neste ponto, itaquera é um dos locais em SP que mais carecem de investimentos.

    Que tal usar os 3 bilhões que querem investir no entorno do morumbi e utilizalos nas construção de hospitais em itaquera. Justamente para que ninguém fique sem atendimento caso as pragas de jj venham à acontecer.

    Quanto ao português que você disse que ele carrega, discordo completamente. Ele decorou meia duzia de palavras e desde que apareceu no esporte ele as utiliza. Ao menos ele poderia procurar alguns sinonimos no dicionária para disfarçar.

  • http://spfcpedia.blogspot.com/ Clayton

    Falam tanto da suposta arrogância do JJ, mas o presidente do SCCP é o mesmo que certa vez declarou que enquanto alguns podem andar de Mercedes, outros apenas de ônibus. Foi mais ou menos isso, ou estou errado, Mauro?

    AS é o mesmo que -jocosamente- se refere ao bairro Jardim Leonor, reiteradas vezes, ou não?

    É também, o mesmo que está supostamente envolvido com maracutaias e conchavos, e isso ninguém denuncia (Grupo Band, por exemplo), a exceção do Paulinho do blog. Algumas denúncias com provas cabais.

    Não que o JJ não mereça algumas críticas, pelo contrário, mas sinto uma certa condescendência por parte da imprensa em relação ao Andrés. Por que ele é “protegido” na BAND?

  • http://spfcpedia.blogspot.com/ Clayton

    E se o Juvenal é o Jânio da cartolagem (bem citado, haha), o Andrés politicamente se assemelha a quem, Mauro? Responda esta, por gentileza.

  • Milton de Oliveira

    Sabe o que eu acho?

    Que você fica com essas linguiças guardadas em algum arquivo.

    E quando a semana é árida e a preguiça está na área, você…

    Por que ainda não comentou Real Madri x Milan?

    Ah, e perguntar não ofende:

    Quando vamos nos livrar de Robinho?

  • Rodrigo

    Mauro,
    Até que enfim um comentário condizente com o que está acontecendo em São Paulo…. Parabéns..
    Temos sim é que lutar contra a demagogia e os interesses próprios desses dirigentes arcaicos, que só pensam na promoção individual e esquecem da instituição. Pena que essa é a cultura do brasileiro, e td isso que discutimos é pura utopia… Temos vários Juvenais no futebol, na política, nas instituições públicas e assim vai..

    Abs

  • Milton de Oliveira

    Maurão,

    Só queria dar uma sugestão. Se quiser nem precisa publicar. Só analisar…

    É comum o ranking de clubes, baseados em títulos e conquistas.

    Minha idéia, que acho até que você já teve.

    Que tal um ranking de jogadores?

    Você poderia começar a nível nacional, atribuindo pontuações desde Copa do Mundo até os campeonatos regionais, respeitando a importância de cada um, passando por Libertadores, Copa América, etc.

    Acho que vai ficar show de bola.

    E aí, futuramente, você elabora um ranking mundial, levando em consideração outros aspectos que tornem o comparativo equilibrado, como por exemplo, campeonatos nacionais, copas continentais (clubes e seleções), torneios internacionais de clubes e seleções e lógico, Copa do Mundo.

    Já imaginou a polêmica?

    E outra coisa, muita justiça ia ser feita a jogadores pouco badalados, como, por exemplo, Andrade, só quatro vezes campeão brasileiro, sulamericano e mundial, né?

    E Zinho? Que ninguém se lembra mas ganhou tudo. E como titular?

    E, por outro lado, muita casa ia cair.

    Tem um certo jogador que só ganhou meia dúzia de títulos e até hoje tem quem ache que ele pode ser comparado a Pelé…

    E aí, dá pra gente esperar?

  • http://NIHIL WASHINGTON/ZONA LESTE

    Meu caro repentista,trovador,trocadilhista jornalista ou o que dizem filho de peixe/Mauro Beting:
    Voce meu caro homem das letraS TROCADAS INSANAMENTE. Peço-te de de bate promto,faça-me FAZ um favor…Destrinche,analise e separe as peças,preferencialmente, os componentes indecifraveis da mente insana JUJU. Juvenal Juvencio o Cara de Coringa inimigo nº 1 do Batmann,
    Ricardo Teixeira e Andres Sanches o Robin.

    Maurinho (das Candongas) Beting…Se não souber esplanar sobre a materia,podes pedir ajuda ao universitario CABEÇÃO(SERIA SINAL DE INTELIGENCIA) Milton Neves…um cabedal eciclopedico mastigado por sua troupe do que fim levou…O CABEÇÃO ANDA COM UM PONTO NO OUVIDO 48: HRS POR DIA,PARECE O CABOCLO CLAUDIO ZAIDAN,QUE NÃO GOSTA DE COISAS MODERNAS,BLOGS E OUTRAS COCITAS MAS…VÁ SER EXENTRICO ASSIM LÁ EM UBERABA!!! RESPONDA NO MEU E-MAIL MAURINHO FILHO DE JOELMIR E LUCILA PAI DO LUCA!!!

  • nelson

    Mauro, o melhor mesmo é PREFEITURA E ESTADO juntos priorizarem o PACAEMBÚ mesmo para a abertura, e deixarem os estádios do são paulo e o tal fielzão além da arena PALESTRA fora desta tal copa assim haverá muita economia com o dinheiro do contribuinte, agora se cbf e fifa quiserem bancar algum estádio aqui em SP que o façam pois o melhor é que eles tomem o prejuizo e não esta cidade que eu amo ter que investir algo que não trará retorno como as pessoas pensam em 1 mes…. AMO FUTEBOL E VOLEIBOL, mas fazer coisas que vão trazer prejuizo no futuro é melhor continuar do jeito que está mesmo por mim esta copa nem seria realizada no BRASIL MESMO, só veio para cá por nenhum pais do 1 mundo querer arcar com pejuizos……

  • nelson

    agora quanto ao tal juvenal demonstrou ser totalmente despreparado para a função que exerce em seu clube, mas o motivo é obvio depois da palhaçada que eles fizeram com o time do pq. s jorge quantos clássicos foram disputados por lá não sendo contra eles mesmo como mandantes??? nenhum……….. bom agora sim terminei…..

  • Victor

    Sou são-paulino e acho que o tricolor levará anos para recuperar-se do dano que o Juvenal fez a imagem do São Paulo e ao clube. Chegamos ao ocaso da época vitoriosa do tricolor paulista e o único culpado (até porque é ele que indica quem está abaixo) é o Presidente-coronel Juvenal Juvêncio.
    Sem falar que no seu mandato fizemos dezenas de inimigos, o que não nos ajuda em nada, muito pelo contrário. Ceder e manter uma relação decente com os outros clubes é recomendável até para quem está no topo, para ter força política e impor suas vontades de tempos em tempos.
    Se o Morumbi não tem a Copa, é porque Juvenal não consegue ter relações civilizadas com outros dirigentes.
    Hoje o São Paulo está sozinho e perdendo todas suas batalhas. Graças ao coronel.
    ______

    Falando nisso, quando é a próxima eleição no São Paulo? Vou fazer questão de apoiar a oposição…

  • Helder

    Quando vc aponta os defeitos, que existem, no Brasil vc é tachado de preconceituoso!

    O que de real fica é que o senhor RT passa intocável nessa parada toda sobre Copa 2014, enquanto isso 800 mi pro Maraca, que passa pela enésima reforma, 700 mi pra lá, 500 mi pra cá… e a imprensa séria (?) batendo palma… não subestimem a sua audiência…

  • Marcos Roberto

    ‘Sanchez acusou Juvenal de preconceituoso, sendo preconceituoso. Há anos, vem tratando os bairros Vila Sônia e Jardim Leonor de forma pejorativa. Fala de forma preconceituosa em relação a classe media. Juvenal e Sanchez estão errados. O futebol está muito violento, os torcedores estão cheios de ódio, qualquer atitude mais agressiva deveria ser evitada pelos cartolas. Deveriam dar o exemplo mas, pelo contrário, colocam gasolina na fogueira’.

  • Lucas Galvão

    Mauro Beting,

    brilhante sua colocação sobre o que foi dito pelo Presidente do SPFC…
    Sou são paulino, mas não posso concordar com tamanha arrogância. Sabemos que Itaquera, assim como Higienópolis, Morumbi, Santana, Lapa e muitos outros bairros de São Paulo sofrem com a falta de infra-estrutura no que tange à Hospitais, Transporte Público, vias e etc…
    Existem maneiras de se criticar e, com certeza, essa não foi uma delas.
    O tempo vai passando e até agora não vimos sequer um tijolo nos locais onde vamos fazer a abertura da Copa… Me assusta…

    Parabéns pelo seu desempenho, tanto na mídia escrita, quanto no rádio e TV… As transmissões com seus comentários são sempre muito boas.

    Ah… Parabéns também por estreiar no mundo virtual… Não vejo a hora de comprar o PES 2011 e ouvir seus comentários… Deve ter ficado muito legal!

    Abraços,

  • Rvodikao
  • Nivaldo

    Perfeito. Parabéns pelo texto, Mauro. Sou torcedor do São Paulo e já estou irritado há muito tempo com as bobagens que o Sr. Juvenal diz. Ainda que os outros dirigentes tenham posturas parecidas ou disfarçadas, não serve de desculpa. A postura dele como presidente do meu time está atraindo uma antipatia muito grande por parte dos outros times. Não só por parte de diretores, mas principalmente, e mais perigoso, de torcedores. Esse tipo de declaração só faz o ódio crescer. É claro que eu gostaria de ver o Morumbi na Copa, mas ficar de fora não é o fim do mundo. Entre ter o estádio na Copa (tendo que beijar o pé do Sr. Ricardo Teixeira) e ver meu time sempre chegando em finais e sendo campeão em algumas oportunidades, fico com a segunda opção. Eu não torço para o meu time ter mais sucesso no marketing, não me importa quantas camisas o São Paulo venda, não me interessa nem um pouco. O que quero são mais vitórias honestas e jogos que fiquem na lembrança, como o do último domingo. Abraços.

  • http://www.jogadademestres.blogspot.com Carlos Eduardo Gatto Sâmia

    MATÉRIA ESPECIAL COM O PRESIDENTE DO CORINTHIANS, ANDRÉS SANCHEZ

    http://jogadademestres.blogspot.com/

    ABRAÇOS!!

  • Paulo sp

    Preconceito? Doenças?Quem disse isso? Onde leu essa ainformação?

    Será JJ mentiu? Esse preconceito a qual vc se refere, é dele mesmo?

    OU é teu, e apenas teu?

    PAULO, “MEU”?
    De fato, a Zona Leste está com Juvenal. Ele só não está lá porque não sabe como chega. Ou teme chegar

  • rodrigo

    Ae Lance. Essa promoção das minibolas é charada hein !!!! Vai la e nunca tem. O telefone não atende. Como é fácil enganar o povo brasileiro né ? Quem manda na mídia e nos jornalistas ruins são os empresários. Brincadeira hein !!!
    Revolta com essa imprensa tendenciosa. Ninguém se manifesta. Jornalistas caladinhos hein !!!! Sugiro ler o manual do Herodoto Barbeiro. Ética ? hahahahaha…..piada !!!!

    RODRIGO, a sua reclamação já foi encaminhada a quem de direito.
    Mas o restante me parece um tanto vago e generalizante.Tem tanta gente para encaminhar…

  • Rodrigo

    Boa tarde Mauro,
    Gostaria de parabenizá-lo, pois foi o único que, ao menos, procurou saber o que estava acontecendo.
    Há 15 dias, enviei um e-mail ao Lancenet comentando o que havia acontecido. Permanecendo este sem resposta. Enviei a mesma mensagem em outros Blogs de jornalistas do Lance.
    Com o intuito de informar aos leitores e jornalistas que gozam de minha credibilidade, resolvi aderir ao Twitter. Enviei diversas mensagens à jornalistas famosos e, nenhum deles ao menos me respondeu. Desculpe te envolver dessa forma, pois sei que nada tem a ver com a promoção. Mas seu Blog, foi o canal que encontrei para tentar fazer com que o meio de comunicação em questão, cumprisse com o compromisso assumido com os leitores/consumidores.
    E para meu espanto, não obtive resposta dos demais.
    A imagem que fica, é que como toda profissão, os bastidores influenciam demais as opiniões divulgadas.
    Agradeço a você, pela atitude. Quanto aos outros, não perderei mais meu tempo elogiando ou assistindo seus programas, pois sei que a opinião emitida pode ter “um algo a mais” por trás.
    Quero salientar que há pouco comecei a cursar pós gradução em jornalismo esportivo, e tão cedo já pude perceber um pouco do que acontece nos bastidores das redações.
    Como conclusão, quero comunicar que o meu respeito por ti( que já existia, senão não viria até aqui), aumentou consideravelmente. Grato

  • Rodrigo

    Venho informar que recebi e-mail do Lance explicando a situação. Grato

  • Pingback: Resumo da semana – 16 a 22 de outubro de 2010 « Saviah – Sociedade dos Amigos da Vila Inah()