Simulando – Faltam 9 rodadas – Cruzeiro, no bolão

por Mauro Beting em 16.out.2010 às 8:59h

 

Espero não levar cartão amarelo pela simulação dos resultados nas próximas nove rodadas do Brasileirão. Não estou querendo levar o árbitro ao erro mais do que eu mesmo me equivoco com tantos chutes que nem os mais toscos centroavantes do BR-10 conseguem dar. Até porque, é só reler artigo recente, estava eu tecendo loas ao Corinthians que vencera bonito Fluminense e Santos, fora de casa… E, desde então, o Timão se perdeu tanto e perdeu tanto que até perdeu o treinador. E o equilíbrio, e o elenco, e o futebol, e a paz, e a paciência e um monte de pontos.

Só fico um pouco menos infeliz com meus chutes que muita gente profissional de campo tem errado tanto quanto. O que aumenta a nossa margem de erro mais que o oceano de erros dos institutos de pesquisa em eleição e audiência de televisão. Mas essa é outra história. Com outros números e inúmeros erros.

Enrolei e não simulei. Quer dizer, agora estou simulando, sem abrir o jogo. Mas não tem mais como.

Abro os meus chutes. Palpitei todas as 90 partidas que faltavam. Palpites secos. Com margem de erro natural de 66%. Sem contar o saldo, que amplia isso tudo. Sem contar os meus naturais erros, que aumentam para 103,47% meus chutes.

Isto colocado, cacifo o seguinte: diferentemente do que eu achava, o Corinthians não se aguenta e perde o campeonato. Ou melhor: o time que venceu 10 dos últimos 14 jogos leva o título. O bicampeonato brasileiro. O tri nacional, se considerar o fabuloso Cruzeiro de Tostão e belíssima companhia ilimitada que conquistou a Taça Brasil de 1966, torneio que era mãe da atual Copa do Brasil.

Pelos meus chutes, o Cruzeiro seria campeão com 71 pontos ganhos. Dois a mais que o Fluminense. Outro com tabela complicada pela frente. O Internacional, mesmo com Abu Dhabi no GPS, seria o terceiro colocado segundo Pai Mauro. Desse modo, carregando o Corinthians para a Libertadores-11, com um ponto a menos.

O Santos seria o quinto colocado. Oito pontos atrás do campeão Cruzeiro. No mais, o melhor time do returno manteria o pique e chegaria em excelente sexto lugar para um Grêmio que vinha muito mal das bolas e dos pontos.

Os tantos empates botafoguenses acabariam deixando o time de Joel Santana na sétima posição. O São Paulo de Carpegiani teria a mesma pontuação do Palmeiras de Felipão, mas com uma vitória a mais. O que não prejudicaria o palmeirense, com ótimas chances de ser campeão da Sul-Americana, pela força da camisa, de Felipão, e pela fragilidade rival.

G-10 – Pela dureza dos próximos jogos, o Furacão cairia na tabela. Seria o décimo pela minha simulação de palpiteiro profissional – o que não difere em nada do amador, a não ser que os meus chutes são mais ridicularizados que Val Baiano até semana passada, e que Souza desde que chegou ao Corinthians.

O Vasco seria o 11º, com considerável diferença de pontos em relação ao Flamengo. Ceará seria o 13º. e, ainda assim, pode celebrar a campanha. Como o próprio Galo, que pode escapar da degola – desde que não se desgaste tanto com a disputa paralela da Sul-Americana.

Guarani e Vitória raspariam a trave em relação ao rebaixamento. Sina que Goiás, Atlético Goianiense, Avaí e Grêmio Prudente parecem condenados. Principalmente se os que ainda estão na Sul-Americana não priorizarem o que é necessário: a permanência na tropa de elite.

P.S.: Lembrando que, na próxima rodada, basta eu manter a péssima média de pontaria para algumas posições se inverterem na tabela.

Faz parte.

Só não faz parte, espero, você dizer que eu vivo mudando de opinião.

Não tenho culpa que os “fatos desandam”…

Tags:

  • http://twitter.com/lucaspierref Lucas Pierre

    Acabei de simular também o meu Brasileirão, o resultado ficou assim:

    Fluminense e Cruzeiro estariam empatados com 70 pontos, porém o Fluminen seria campeão pelo saldo de gols. Seguidos do Internacional com 64 pontos e do Santos e Palmeiras, ambos com 63. O Corinthians, com 62 pontos, perderia a vaga pra Libertadores pro Palmeiras.

    O restante ficaria nessa ordem: Grêmio, Botafogo, Vasco, Flamengo, São Paulo, Atlético/PR com a vaga pra Sulamericana. Depois disso vem Ceará, Guarani, Atlético/GO e Atlético/MG.

    O Z-4 foi para: Avaí, Goiás, Vitória e Prudente. Muito, mas muito afundado meesmo.

    Enfim, é aguardar pra ver o desenrolar da situação.
    abraços.

  • José Renato

    O único ponto que eu mudaria é que ou Botafogo ou Grêmio roubarão a vaga do Corinthians na Liberta. Sem cornetagem, sem secação, eu acho isso mesmo…

    O Coringão perdeu o rumo.

    Se o Jobson se aguentar até dezembro e com a volta do Marcelo Matos, o Botafogo reencontrará o caminho das vitórias. E o Grêmio vem embalado com o iluminado Jonas.

    Palmeiras e São Paulo não terão forças para brigar por Liberta esse ano.

    O Corinthians fora da Libertadores para mim já são favas contadas. E se o Fluminense perder para o Botafogo amanhã, ele que se cuide também.

  • paranaense

    tá certo q Ronaldo volta… mas vamos pensar:
    O time tá fazendo gols sem ele…:
    Dois no Inter
    Um no Botafogo
    Dois no Ceara
    Um no atletico
    Tres no Atletico-Go
    Só nao fez gols no Vasco.
    Será q o defeito tá principalmente no ataque??Acho q não…essa defesa ou melhor o sistema defensivo está em desiquilibrio.
    Mesmo com Ronaldo, se a defesa nao se postar direito…nao ganha…Imagina se ele estivesse nesses ultimos jogos…
    O Timao teria que ter goleado todos os adversarios para ganhar…cá entre nós..dificil ganhar todos goleando né…
    Vcs concordam com isso???Que Ronaldo dará jeito de o time parar de sofrer gols??Pq fazer tá fazendo..mesmo perdendo jogos..
    Vc concorda comigo Mauro??
    Abç

  • nelson

    Mauro, no meu parecer vamos ter alguma surpresa no pelotão de cima creio que só o cruzeiro vai continuar entre os 3 rpimeiros colocados, os times do rio ficarão atraz de pelo menos 3 paulistas….. eo ime do pq. são jorge vai afundar LITERALMENTE… E VAI COMEÇAR HOJE…… SANTOS GANHA E PALMEIRAS TAMBÉM…….. MAS TEREMOS QUEDAS DE OUTROS TIMES HOJE QUE NÃO SERÃO ESPERADAS……..ABRAÇO.

  • LAURO

    ATENÇÃO “JORNALISTAS ESPORTIVOS INPARCIAIS” !!!!!!!

    O SPORTTV/PFC, GLOBO ALARDEIAM QUE EM TODOS OS JOGOS TEM 8 CÂMERAS, PARA MOSTRAR OS LANCES EM VÁRIOS ÂNGULOS DIFERENTES.

    1. MAS PQ NO LANCE DO PÊNALTI CONTRA O INTER ONTEM…SÓ HAVIA 2 LANCES BEM DISTANTES????
    RESPOSTA: MANIPULAÇÃO.

    2. O SPFC JÁ FEZ O PRIMEIRO GOL CONTRA O CEARÁ E PRUDENTE COM OS JUÍZES DEIXANDO DE MARCAR FALTAS CLARAS E ESCANDALOSAS DA DEFESA DO SPF (QUE BATE MAIS DO QUE MARTELO)….E QUE GERARAM CONTRA-ATAQUE E CONSEGUENTEMENTE O GOL DO TIME DO DICK VIGARISTA.
    E MAIS UMA VEZ AS TAIS 8 CÂMERAS SUMIRAM, MOSTRANDO SÓ LANCES BEM DISTANTE OU CORTANDO A CENA DAS FALTAS.
    RESPOSTA: MANIPULAÇÃO.

    3. O CORINTHIANS CANSOU DE FAZER GOLS IMPEDIDOS E NINGUÉM DA IMPRENSA ABRE A BOCA, AO CONTRÁRIO, OS JORNALISTAS TORCEDORES QUE INFESTAM OS PROGRAMAS ESPORTIVOS DIZEM QUE ISSO É NORMAL.

    5. O ÁRBITRO SÁVIO FOI ESCALADO PARA O JOGO DO CORINTHIANS HOJE PARA OPERAR O GUARANI.
    ASIM CONO É CERTO QUE O MARCOS ASSUNÇÃO TOMARAÁ O 3° AMARELO PARA NNAO ENFRENTAR O CORINTHIANS DOMINGO…ANOTEM AI.

    6. JÁ PARA OS LANCES DO PALMEIRAS…AS TAIS 8 CÂMERAS SEMPRE APARECEM.
    E OS LANCES SÃO REPETIDOS A EXAUSTÃO, PROCURANO CHIFRE EM COBRA.
    KLEBER E VALDÍVIAS APANHAM QUE NEM CACHORRO…E SAEM DOS JOGOS SEMPRE COM AMARELO.
    E AINDA SOMOS OBRIGADOS A OUVIR OS VILARONS, RIZECKS, NETOS, MARCÍGLIAS, ARNALDOS RABITTS, E OS LOCUTORES TORCEDORES DE OUTROS TIMES RELATIVAREM TUDO, LEGITIMANDO AS AGRESSÕES QUE OS 2 SOFREM.

    CANALHAS, A FUNÇÃO DE VCS É RESPEITAR AS NORMAS DA FIFA QUE MANDA PROTEGER OS ATACANTES DAS AGRESSÕES!!!

    FUTEBOL BRASILEIRO É UMA PODRIDÃO SÓ.

    CHEGA DE JORNALISTAS ESPORTIVOS PARCIAS COMENTANDO OS JOGOS!
    CHEGA DE JORNALISTAS ESPORTIVOS VOCIFERANDO BESTEIRAS NO MICROFONE E BRIGANDO COM AS IMAGENS!!!

    EXERÇÃO SUAS FUNÇÕES COM IMPARCIALIDADE, POIS É O MÍNIMO QUE SE EXIGE DE GENTE QUE SE DIZ PROFISSIONAL.

  • http://www.flanews.com.br Anderlei – Blogueiro do Flanews

    Não creio que alguma outra equipe leve o título do brasileirão que não seja o Cruzeiro. É uma das poucas equipes que se manteve entre os líderes do campeonato, e cresceu na hora certa.

  • Renato Faria

    Pois é. O PAULO CESAR DE OLIVEIRA se encarregou de dar mais emoção ao campeonato.

    Errou feio contra o Cruzeiro. Incrível como os árbitros tem errado.

    O Gremio, eterno fregues do tiem Celeste, agradece.

    Contra tudo e contra todos, ainda sou mais Cruzeiro!

  • Bruno Costa

    Caro Mauro,

    O Tite é um grande estrategista, mas não tem perfil para lidar com torcida maluca, ameaças e grupo problemático. O Corinthians escolheu mal, e quando acordar a Libertadores já era…

    Vejo o Grêmio como o principal candidato à vaga do time paulista…
    Santos e Inter já estão garantidos. Atlético PR e Botafogo não tem força para passar dos 60 pts. Palmeira tropeçou MUITO feio nessa rodada e o São Paulo não inspira confiança…

    Para o título tudo dependerá das duas próximas rodadas…
    Se o Cruzeiro fizer 4 dos seus 6 pts, já acaba.
    O Flu me parece sem fôlego, e o Corinthians ainda pior.

    Quem pode beliscar são Inter e Santos, que nessa rodada deveriam ter encostado, mas perderam, e se perderem na próxima vão abandonar o certame…

    O Grêmio depende de uma combinação difícil: o Cruzeiro não pode vencer nem do Galo (provável que não vença), nem do Prudente (ai é pedir demais), e o Grêmio precisa vencer o Grenal e do Flu… É difícil o Grêmio fazer seis pontos, mas mais difícil é o líder estar com no máximo 56 ao fim da 32ª rodada.

    Entretanto, se o Grêmio ganhar as duas e for a 52, e o Cruzeiro (ou Flu) estiver na liderança com 56, o campeonato pega fogo. A reta final do Grêmio reserva jogos menos complicados que os do Cruzeiro, e o time está muito embalado e atingindo o seu pico exatamente agora. Se derem essa bobeada o Grêmio fará 15 dos seus 18 últimos pontos, e aí, com 67, poderá ser campeão como o Flamengo…

    Como o Flamengo em termos, pois não acho que o Botafogo fará o papelão do Grêmio ano passado colocando juniores em campo, quão menos acredito que o Santos faça o absurdo que fez o Corinthians, que entrou em campo, mas perdeu por WO rindo do público do esporte…

    Abraços.

  • Robson Rodrigues Pento

    (PERDÃO O RELATO AVULSO, MAS QUERIA MUITO QUE VOCÊ LESSE O MEU COMENTÁRIO)

    Primeiramente, parabéns pelo trabalho, tenho que admitir que um dos
    responsáveis pela minha paixão por futebol é você sr. Mauro Beting, sempre gostei muito de ouvir seus comentários e analises a respeito dos jogos e times de futebol, portanto muito obrigado por ser uma grande influencia p/ mim.

    Bom, deixe-me contar o porque desse comentário, até uns 2 anos e meio atras o
    futebol na minha vida era algo muito ‘comum’, sem muita importância eu
    confesso, porém, depois de ouvir o José Silvério narrar uma vitória suaaaada do
    meu time na Taça Libertadores da América, algo começou a mudar dentro de mim,
    passei a olhar para o futebol de um modo diferente, comecei a acompanhar jogos
    dos campeonatos europeus com mais intensidade e hoje em dia até ‘pelada de
    criança’ as vezes me pego parado assistindo, e depois que eu fui a primeira vez
    assistir a um jogo no estádio cheguei a uma simples conclusão: ‘Isso é
    simplesmente fantástico! essa emoção, esse sentimento, essa possibilidade de
    armar estratégias para se vencer o jogo, essa capacidade de fazer analises e
    comentários em cima das atuações apresentadas pelos jogadores, ahhh o futebol!’
    e quando menos eu esperava essa paixão arrebatadora me tomou e me deixou
    hipnotizado e percebi o quanto tempo eu havia perdido de achar que era algo
    ‘comum’ para mim.
    Foi aí que eu parei para pensar o que eu realmente quero para o meu futuro.

    Meu nome é Robson, tenho 20 anos, fiz um colégio técnico de química, estou
    cursando o segundo ano da faculdade de licenciatura e bacharelado em química,
    porém isso tudo é muito ‘vazio’ para mim, e depois que o futebol ‘entrou na minha
    vida’ eu finalmente me vi e me senti disposto a fazer algo, a realizar algo, me
    perguntei ‘como seria bom se eu pudesse trabalhar com algo que eu realmente
    gosto, algo que realmente me da prazer’, como seria bom se eu pudesse estudar o
    futebol, aprender, presenciar, VIVER o futebol de perto, essa sim seria a minha
    profissão dos sonhos, e pela primeira vez em muito tempo eu me senti como
    quando agente é criança e chega a se emocionar fazendo planos a respeito de
    nossos sonhos, depois de muito tempo me senti realmente disposto a investir
    fundo em algo que me faz verdadeiramente bem.

    Sr. Mauro Beting, esse meu relato a você é simplesmente para pedir um tipo de
    ‘orientação’, o que eu devo fazer para ser como você, como o Milton Neves,
    Alexandre Preatzel, Claudio Zaidan, todos são profissionais que eu admiro muito
    mesmo, e que são diretamente responsáveis pela minha paixão pelo futebol, eu
    quero fazer disso a minha profissão, eu quero fazer dessa paixão minha vida, e
    se um dia eu me tornar metade dos grandes nomes que eu citei acima saberei que
    realmente estou no caminho certo.

    Pretendo começar uma faculdade de Jornalismo, para depois fazer pós-gradução em Jornalismo Esportivo,
    e é ai que está a minha duvida: ‘é esse o caminho mesmo? faculdade e pós
    graduação?

    Não sei se esse é o caminho, mas imagino que sim.

    Mesmo não sabendo se o sr. irá ler esse comentário, seria uma imensa honra para mim
    se você o lesse, e honra maior ainda se o respondesse.

    E mais uma vez, perdão por usar esse seu espaço para tentar um possível contato com você, mas muito obrigado desde já.

    E obrigado também por ser um dos responsáveis por essa minha paixão pelo futebol.

    Robson Rodrigues Pento

    São Paulo, SP

  • Rafael

    “Parece que ninguém quer ser campeão deste campeonato”. Quem está na liderança perde, Fluminense parou de ganhar há muitas rodadas e o Corinthians (ou seria Bandeirinthians?!) parece ter dado o que tinha de dar. Domingo o lider do campeonato, até então, perderá para o Galo! Agora que o Renan está no gol temos segurança debaixo da meta. Um excelente goleiro, assim como ou até melhor (que é o que acho) do que o Diego Alves, e o time agora sim tem treinador, o Dorival, o Luxa foi uma piada (e é por ter colocado como condições para ele ir para o Flamengo a construção do C.T.), treinava o time apenas na sexta-feira e disse que foi mal compreendido pelos jogadores ao querer implantar o estilo europeu no Atlético.

  • Bernardo De Biase

    Fred deve voltar contra o Atlético-PR.

    Eu diria que teremos três jogos muito difíceis contra Atlético-PR fora, Grêmio em casa e Vasco em campo Neutro. Os 5 restantes são contra times que não brigarão por mais nada no Brasileiro, cada um em seu momento, a começar por Inter, depois Goiás, depois São Paulo e depois Palmeiras e Guarani.

    O Flu tirou sorte grande, pois na minha projeção, o fim da disputa para esses times praticamente coincide com a data do jogo. Goiás já estará rebaixado na 35ª rodada, Inter não briga por nada, São Paulo frustará sua expectativa pela Libertadores antes da 36ª, Palmeiras focará na Sulamericana por falta de chances de ir pelo Brasileiro, e esse pensamento estará consolidado na 37ª, e Guarani escapará do rebaixamento antes da 38ª rodada.

    Se o Flu for a campo apenas para recolher seu prêmio, o Flu leva o Brasileiro.

    Grande Abraço.

  • FJC

    Grande Mauro Beting…
    no caso do Grêmio, talvez você tenha que repensar o seu simulado.
    Outro tricolor que pode frustrar qualquer previsão é o São Paulo.

  • lucio

    Mauro vc so errou uma coisa, o são paulo vai ser campeão brasileiro esse ano!!!!

  • http://estado.com Lourenço

    Fala mauro, palestrino.
    Sabe o que e inadimissivel na imprensa paulista?fazerem a contratacao do Tite virar a noticia do dia e deixar de lado um jogo que fizeram sao paulo e santos no dia de ontem,PIADA meu amigo chega destes gambas na imprensa paulista, CHEGA!
    Abraco
    Lourenco
    sao caetano do sul-sp

  • Paulo

    Em mais uma campeonato onde parece que ninguem quer ser campeão, qualquer chute para o gol acaba indo para lateral. Espero mais do mesmo post na próxima rodada Mauro heheheh

  • Pablo

    Mauro,

    A Taça Brasil era o único torneio nacional da época e dava vaga a Libertadores. A Copa do Brasil só foi criada em 1989 e já existia o que se chama de Campeonato Brasileiro (Taça de Ouro, Copa União, Copa Jõao Havelange e tantos outros nomes). Portanto a Taça Brasil deve ser comparada com o Campeonato Brasileiro, e não a Copa do Brasil.

  • Gabriel

    Mauro, pode escrever, o campeonato terminará assim:

    1-Cruzeiro
    2-Fluminense
    3-Santos
    4-Inter
    5-São Paulo
    6-Curintia

    Sem mais…

  • Milton de Oliveira

    Fecho com você a mais de três rodadas no que diz respeito ao Cruzeiro campeão.

    Você só poderia ser mais ‘mala’, deixar de encher pães ázimos e dizer o óbvio:

    A tabela da raposa está para a raposa como esteve para o Flamengo ano passado.

    Por isso nossa aposta. A tabela azul é melhor.

    Só faço três ressalvas:

    1. Acredito no Flamengo na Sulamericana. Tem time e técnico pela primeira vez esse ano.

    2. Acho que, infelizmente, de verdade, Fluminense pode vir a ficar, inlcusive fora da Libertadores. Parece absurdo a essa altura do campeonato. E espero estar errado.

    3. Vejo imensas possibilidades de Palmeiras, São Paulo e Grêmio buscarem uma vaga na LIbertadores. Não seria impossível mais nada a essa altura do campeonato.

  • Milton de Oliveira

    Ps: Não é que vc vive mudando de opinião.

    O problema é que você não dá opinião.

    É o Caetano de Veloso da imprensa esportiva…rsrsrsrsrsrsrsrsrs

    Que horas são: “Dez em ponto, mais ou menos…” rsrsrsrsrsrsrsr

    E já que a semana vai ser longa, pelo menos faz um comparativo um por um do Real Madrid supercampeão e do Santos de Pelé, pra gente ver quem é melhor.

    Eu aposto no Santos…mais ou menos… rsrsrsrsrsrsrsrs

  • Carlos henrique

    Simulei aqui ate o final do campeonato!
    deu
    Cruzeiro-70
    Fluminense- 66
    Santos- 64
    Grêmio- 64
    Corinthians- 63
    São Paulo- 61
    Palmeiras- 60

    4 ultimos
    Guarani – 37
    Avai -35
    Goias- 34
    Prudente – 26
    pode anotar!!

  • Bruno Costa

    Copa e Liga são tipos de torneio.
    O Brasileirão é na sua essência uma liga.
    A Taça Brasil era uma copa.
    Não é opinião do Mauro, é mera constatação de fatos…
    A Copa do Brasil também sempre deu vaga à Libertadores…

    Na verdade mesmo, o Brasileirão começou em 2006.
    20 clubes, todos contra todos…
    Até 2003 , vá lá…
    Até 1971, colocaremos campeonatos horrorosos à baila…
    Antes de 1971 é quase piada…
    E isso que falo do Robertão.

    Taça Brasil era torneio, copa…
    De maneira nenhuma era campeonato nacional no sentido de Liga…

    O pessoal gosta de editar o passado e fazer ele parecer fantástico…

  • Bruno Costa

    A simulação do Carlos Henrique é bem realista…

    Eu acrescentaria que:

    – O Cruzeiro, apesar do amplo favoritismo, ainda pode se complicar…
    – O Grêmio, caso ganhe de Inter e Flu na sequência, pode chegar a 66 ou 67.
    – O Inter e o Palmeiras talvez pontuem mais do que 60 pts.

    Vejo como partidas MUITO decisivas nas próximas rodadas:

    Palmeiras e ulTimão – pode embalar os verdes e afundar na crise os outros. Acho que dá porco.
    Grenal – pode embalar o Grêmio ou restabelecer o Inter na briga. Pode dar qualquer coisa.
    Grêmio e Flu – pode colocar o Grêmio no G4, ou fazer o Flu alcançar o Cruzeiro. Acho que dá Grêmio.
    Cruzeiro e Galo – Se o Cruzeiro ganhar esse jogo, acaba o campeonato. Acho que dá empate…