Rodada 28 – Cruzeiro cresce

por Mauro Beting em 07.out.2010 às 23:52h

Nem todo torneio tem um campeão como o Palmeiras da Academia de Ademir da Guia bi de 1972-73, o Inter bi de 1975-76 de Minelli e o campeão invicto de 1979 guiado por Falcão, o Flamengo de Zico e de tanto bi de 1982-83, o Palmeiras da Parmalat bi de 1993-94, o Vasco de Edmundo e Evair de 1997, o Corinthians de Rincón e Marcelinho Carioca bi de 1998-99, o Santos de Robinho e Diego 2002, o Cruzeiro de Alex e Luxemburgo de 2003, o São Paulo soberano de Muricy tricampeão, de 2006 a 2008.

Campeões que também fizeram história não apenas pelos sucessivos títulos conquistados. Também pela qualidade indiscutível de seu jogo. Outros campeões merecem ser citados, claro. Todos, sempre, merecem no mínimo respeito – embora nem todos tenham sido admiráveis, e, até mesmo para alguns há como discutir os métodos e modos como chegaram lá.

Infelizmente, mais uma vez, o BR-10 dá pinta de que será mais um campeonato onde o vencedor fará festa merecida – também pelo regulamento que premia “o melhor”. Mas, no caso, e pelas últimas rodadas e tropeços da turma da frente, será o título de quem errou menos – não de quem acertou mais. Será um time que entrará para a história do clube – não do futebol. Mais um campeão por ter menos pontos perdidos do que propriamente ganhos.

Mais parece a luta de 20 equipes contra o rebaixamento para a Série B. Quem se sair melhor nessa refrega acaba sendo o campeão. Quem melhor escapar da turma do funil poderá beber a champanhe de canudinho. Mas ainda com quase todo o corpo dentro da água, para não dizer da lama da Segundona dos infernos.

As derrotas do líder Fluminense para o campeão da Copa do Brasil Santos, no Engenhão, por um 3 a 0 que não refletiu necessariamente o clássico, e a virada sofrida em Sete Lagoas pelo Corinthians para o redivivo Galo, não são necessariamente provas definitivas da queda dos ainda maiores favoritos ao título brasileiro. Até porque outros candidatos, e não são muitos, tanto padecem do mesmo mal que ainda não estão devidamente acomodados – ou jogando um futebol condigno – para pleitearam algo além.

Sem claro, desmerecer o novo vice-líder, Cruzeiro, que foi a Goiás como se estivesse no Mineirão, ops, na Arena do Jacaré, e mostrou sua força. Do elenco forte e competente e competitivo. De um time que, como Fluminense e Corinthians, não é brilhante. Mas pode ser campeão de um torneio que teria ao menos duas equipes com maiores chances de título se não tivessem vencido o semestre – como o Inter campeão da Libertadores, e o Santos multicampeão do semestre, mas bastante debilitado pelas saídas de Robinho, Ganso, Wesley, André e Dorival Júnior.

Para o torcedor, além do desespero da situação, fica o alento que tudo pode mudar da lama para o vinagre em rodadas. Para o analista, por vezes despedaçado como a bola que poderia usar a Lei Maria da Penha para se defender, até que fica o alento por nossos chutes tão errados quanto tantos desferidos em nossos “gramados” (com o perdão da expressão para alguns deles): qualquer coisa ainda pode acontecer no BR-10. E se nossos “prognósticos” forem tão furados quanto os institutos de pesquisa no último domingo, normal: nossa margem de acerto também é de apenas 3%.

Está muito fácil dizer qualquer coisa no BR-10. Só não precisavam também jogar qualquer coisa em nossos campos.

Tags:

  • nelson

    Mauro, do jeito que as coisas estão caminhando tem times dando arrancadas que podem surpreender neste BR 2010 ainda mesmo com a distancia que existe do nono colocado ao primeiro colocado, não duvido que tudo vire inclusive o CRUZEIRO E PALMEIRAS PODEM SER APONTADOS COMO ESTAREM NA BRIGA AINDA O PALMEIRAS AINDA+ POR TER CONFRONTOS DIRETOS COM A TURMA DA FRENTE O TIME PARECE QUE FINALMENTE SE ACERTOU SERÁ UMA BRIGA MUITO INTERESSANTE… MAS O PALMEIRAS AINDA TEM A MERCOSUL QUE É O CAMINHO CURTO PRA LIBERTADORES, E JUNTO COM O CRUZEIRO SÃO OS TIMES QUE TEM MENOS JOGADORES IMPORTANTES MAXUCADOS… SE NÃO ME ENGANO DESDE QUE COMEÇOU O CAMPEONATO BRASILEIRO NUNCA HOUVE TANTOS JOGADORES MAXUCADOS COMO NESTE CAMPEONATO…. TAMBÉM COM O FECHAMENTO DE ESTÁDIOS PARA A REFORMA DA COPA ESTAMOS VENDO QUE TIMES CONSIDERADOS GRANDES NUNCA SE PREOCUPARAM EM TER SEU PRÓPRIO ESTÁDIO DE TODOS OS ESTADOS BRASILEIROS O ÚNICO QUE TEM CONDIÇÕES DE REALIZAR CAMPEONATOS É O DE SÃO PAULO ONDE TEM ESTÁDIOS COM ESTRUTURA PARA JOGADORES E PRINCIPALMENTE PARA O PÚBLICO NÃO É QUESTÃO DE MENOSPREZAR OUTROS ESTADOS E SIM ALERTAR OS TORCEDORES QUE VÃO VER JOGOS E NÃO PAGAM BARATO PARA ENTRAR NO ESTÁDIO SEREM MUITO MAL TRATADOS…. MINHA PERGUNTA É… AONDE FOI PARAR TODA A ARRECADAÇÃO QUE OS TAIS TIMES GRANDES TIVERAM??? É UM ABSURDO…

  • RENATO BERLLINE

    Mauro , sou cruzeirense e concordo com voce , as ultimas partidas que vi tanto do cruzeiro como dos outros clubes foram péssimas , acho que tive azar de ver o cruzeiro contra times que estão a cair , times fechados na retranca , prefiro ver o time perder como para o santos e não se retrancar , o que concordei com o cuca , o futebol brasileiro precisa ter grandes jogos e creio veremos um neste final de semana CRU x FLU , sinceramente se este ,independente do resultado não for uma grande partida , desisto de ver o BRASIL/ 2010.

  • Murilo

    “MULTICAMPEÃO santos” brincadeira ahauahuahauah

  • Felipe Ribeiro

    Boa tarde Mauro!

    Excelente texto. Há tempos que o Campeonato Brasileiro é vencido por aquele que tropeçou menos ou que aproveitou melhor as chances dadas pelos adversários. Não tiro o mérito dos campeões, afinal eles também fizeram a parte que lhes cabia, mas o caneco merece mais respeito, ou melhor, merece uma disputa mais acirrada por equipes que buscam a vitória mais por mérito próprio do que deméritos dos adversários.

    Mudando de assunto, assisti ao GameUp desta semana na ESPN Brasil e, como fã do seu trabalho, fiquei muito alegre por escutar suas palavras sobre a realização do seu sonho. Estou contando os dias para poder ter em mãos o novo PES 2011 e desfrutar de uma bela parceria entre “Seu” Mário Betti, o grande Sílvio Luiz e uma das melhores, senão a melhor, franquia de futebol virtual. Seria muito bom poder ler um texto ou ouvir mais sobre essa experiência!

    Um grande abraço e parabéns pelo seu sucesso!

  • leo

    Ô MAURO,
    O que vc esta esquecendo de comentar é que o cruzeiro vem jogando praticamente com meio time reserva. ontem contra o goais foram inumeros desfalques, por exemplo, jonantan, diego renan, caçapa, roger e farias. Isso sem levar em consideração que ainda não podemos contar com leonardo silva e gilberto. welinton paulista volta pra ficar no banco domingo contra o decadente fluminense. já no proximo final de semana contra o ascendente gremio no olimpico teremos, na minha umilde opinião, o time ideal para o resto das 10 rodadas: FÁBIO – JONATHAN – CAÇAPA – EDCARLOS – DIEGO RENAN – HENRIQUE – FABRICIO – GILBERTO – MONTILLO – THIAGO RIBEIRO – WELINTON PAULISTA. com suplentes a altura ;roger; romulo; everton, farias ; robert; fabinho; leo;marquinhos parana( que joga muito) ;gil;rafael(vice-campeão sub 20) e elicarlos etc…
    enquantos os outros se contundem o cruzeiro se reforça com as voltas dos contundidos!!!!

  • Gabriel

    E o palmeiras, não merece um comentario apenas nesse blog não…Grande vitoria, time se acertando, jogadores com maior gana de ganhar…Po, merecia vai, titulo não acredito muito não, mas libertadores, achoq que da hien!!!

  • Guilherme

    Caro Mauro, o Cruzeiro fez um jogo pro gasto, aproveitando os erros do Goiás. O campeonato é assim, quem erra menos e quem dosar seus esforços e não complicar jogos fáceis. Talvez também tiramos um pouco o pé, para estar melhor preparados para o grande jogo com o Fluminense no domingo.

  • http://www.flanews.com.br Anderlei – Blogueiro do Flanews

    O Cruzeiro cresceu muito nesta reta final, é um dos candidatos ao título, junto com Corinthians e Fluminense.

  • aristides

    como voces paulistas são meio cegos…com to do o respeito…só como exemplo, esqueceste, talvez do time mais forte, completo de todos…o gremio dos anos 90…ganhou vários títulos numa época que tinha que jogar mais de 100 jogos por , só num dia jogou três…e ganhava, tempo do felipão…esqueceste também o time do cruzeiro, dirceu lopes e cia…que memória…agora tá fácil ganhar libertadores, brasileiro….além dos jogos serem transmtidos pela televisão tem todo um apararato pela cbf, eles é que escolhem quem será o campeão…lembra dahistória do convite-tardeli são paulo..é por aí…O inter ganhou a libertadores numa época que é só alguem atirar um saquinho de pipoca o clube mandante perde o mando,..notempo do gremio e do flamengo valia tudo…..pensa um pouco….falaste nopalmeiras 94-95, mas foi eliminado da libertadores sempre pelo gremio…..

    ARISTIDES, que tal parar de generalizar?
    O Grêmio, da Copa do Brasil de 1994 ao título de 1997 foi muito bom, já com Evaristo como treinador, no último título. Mas, na minha opinião, não do nível daqueles times. Apenas isso. Não deixa de ser histórico, de ter grandes jogadores, mas, para mim, por questão de gosto, não entra naquela relação. Apenas isso.

  • claudecir unico hexa

    que bom era ver o meu sao paulo brigando por titulo,pena que ficou na saudade,mais para mim o cruzeiro chega mais nao com aquele favoritismo,mas deve garantir uma vaga na libertadores.

  • wanderson

    Bom!! Se fosse outra pessoa que tivesse elaborado esse texto…eu diria que a opinião iria varia de acordo com quem fosse campeão…caso seja o CORINTIANS…. o campeonato foi expetacular, realmente o timão é um time a ser batido…o adilson receberia premios pela imprensa paulista..e sem contar nos noticiários estampados de canto a canto do país”um dos melhores campeonatos que já houve”… Caso seja o FLUMINENSE…a opinião seria o seguinte….Venceu o melhor elenco…um time equilibrado…com galacticos jogadores…como andré Luiz…Mariano(pasmem)…Deco…um time realmente diferenciado…e certamente fariam um documentário falando da existência vitoriosa do Fluminense…muitos cariocas….e ainda mais cariocas….e finalizando com os títulos da taça guanabara(só estadual)….MAS CASO SEJA O CRUZEIRO…ganhou quem errou menos…num é um time brilhante…mas fazer o que né…ganhou…dos 20 o menos pior…esse time de camisa azul…que ganhou quase nada…2 libertadores só….umas copinhas do brasil…alguns mineiros…1 brasileiro….outro da época do Pelé que eles juram ser brasileiro,,,,e mais esse de 2010…o futebol brasileiro tá nivelado por baixo…MAS COMO FOI O MAURO BETING…EU DOU UM CRÉDITO…PQ É O ÚNICO QUE AINDA ME FAZ FICAR NA FRENTE DE UM COMPUTADOR PRA LER COMENTÁRIOS….POR QUE TEM CRÉDITO!!!UM ABRAÇO MAURO….VC É O ÚNICO….ESPERO QUE PELO MENOS EXISTA VC!!

  • http://lance ricardo

    “o importante é ser campeão e não fazer história” . mtos times fizeram história, mas não foram campeões. se jogar bem e ganhar, perfeito! se jogar não tão bem, mas vencer; ótimo !!! de q adianta fazer história, sem título??? não tem como, um time ganhar um título e não entrar pra história !!! me desculpe os saudosistas, demagogos, mas de q adianta jogar q nem o brasil em 82, 86… e não vencer. “convence, mas não vence” , como é isso?? tivemos tbm a holanda de 74, 78 e ai ?? o vasco de 98 merecia ter sido campeão do mundo, assim como o palmeiras de 99 e o fluminense de 2008 na libertadores??? “futebol é jogado e lambari é pescado” respeito a sua opinião mauro, mas acho q pra escrever uma história no futebol, é preciso que essa história seja vencedora. se bem q as vezes os erros de arbitragem são absurdos, mas… e tbm acho q ninguém consegue ser campeão brasileiro a toa . tem q ter mta competência!!! ninguém consegue vencer todos os jogos. é o campeonato mais difícil do mundo!!! antes de o campeonato começar, temos no mínimo, 10 equipes lutando pelo título, bem diferente da itália, alemanha, espanha, portugal, frança… onde só existem 2, 3 times q ganham. então, não desmereça o campeão brasileiro do ano de 2010. até pq, vc citou times q só venceram sendo beneficiados pela arbitragem, assim como, o são paulo de 2007 e 2008. em 2006 foi merecido, mas nos outros 2 anos… em um campeonato de pontos corridos, o time q for sempre beneficiado pela arbitragem, tem grandes chances de ser campeão. pq os erros existem, mas sempre a favor, ai … melhor exemplo é o corinthians desse ano, q só é beneficiado e ninguém fala nada. vc msmo aponta ele como o grande favorito. fazer o q, né?!?!? assim até o meu time de pelada ganha campeonato!!! que exagero !!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkk abrço irmão e um bom final de semana pra vc . valeu

  • Rafaelo Algayer

    Mas é asssim mesmo Mauro,daqui à dez anos estremos com saudade dos times,e jogadoes de hoje,é só lembrar exemplos classicos,de Ronaldinho gaucho,que éra banco no gremio de celso Roht,eo Kaka,que éra contestado no SPFC.Saudosismo?não sei!quem são os bons jogadores de hoje?só saberei daqui a uns dez anos!
    Um abraço.Rafaelo, Colorado de porto alegre.