Rodada 27 – Líderes empatam, melhor para o Flu

por Mauro Beting em 02.out.2010 às 15:42h

! GRÊMIO PRUDENTE 1 X FLUMINENSE – O pacote de gols desperdiçados pelo Fluminense de Rodriguinho acabou pesando no final, com o gol de empate de Willian. Tanto quanto a atuação pouco feliz de Deco.

+ São 16 jogos sem Fred, 8 sem Emerson Sheik. Fizeram falta tanto quanto uma cobertura defensiva mais eficiente com dois volantes para proteger Gum e André Luís. Porque Mariano e Carlinhos apoiam bem, mas não marcam quanto deveriam.

+ Era um excelente sábado para abrir vantagem mais significativa diante do Corinthians. Mas não é preciso o Tricolor ficar com gosto de que deu tudo errado no sábado.

! CORINTHIANS 2 X 2 CEARÁ – Um pouco mais de apuro na finalização e o Vozão teria voltado com resultado ainda melhor do Pacaembu contra um Corinthians que não jogou bem e marcou ainda pior.

+ Há como reclamar de um pênalti não marcado sobre Iarley. Mas o Timão errou demais na formação do meio-campo escancarado, com Bruno César e Jorge Henrique tortos, com Edu fora de forma, e com Thiago Heleno em campo.

+ O Prudente deu um pé ao Corinthians. Mas é preciso proteger mais a defesa, reencontrar o gol e o equilíbrio tático perdido nos últimos jogos.

! CRUZEIRO 0 X 0 ATLÉTICO-PR – Empate sem gols não representou o que foi o bom jogo na Arena do Jacaré. Mérito para o goleiro Neto que defendeu muito, Manoel e Rhodolfo que pararam quase tudo diante da Raposa que ficou no Furacão na véspera de perder Carpegiani para o São Paulo.

+ Havia como marcar pênalti de Caçapa em Bruno Mineiro, aos 6min da segunda etapa. E entendo que havia como o Cruzeiro, desde o início, ter apostado em Roger mais Montillo para armar.

+ Carpegiani fez muito mais do que poderia no Furacão. Mas o futebol tem sido isso. Não há como cobrar ética de cartolas e treinadores. E não é reclamação. É apenas constatação.

!INTERNACIONAL 3 X 0 GUARANI – Talvez tenha sido um placar exagerado, dilatado demais para uma partida equilibrada. Mas mostra apenas a qualidade do elenco colorado. Ainda que o ataque (ou Alecsandro) não tenha funcionado como poderia.

+ Reitero que o Bugre é das melhores surpresas do BR-10. Depois de um semestre pavoroso, não esperava uma bolada furada da equipe que segue melhor que a encomenda no campeonato.

+ Giuliano e D’Alessandro desequilibram qualquer rival. Eles, pelos lados, e maia Tinga, por dentro, são a base técnica e tática para a disputa do Mundial. A questão é saber quem será o 9 em Abu Dhabi.

! BOTAFOGO 1 X 1 FLAMENGO – O árbitro Gutemberg de Paula Fonseca errou quase tudo que apitou – eu não teria marcado o pênalti do empate rubro-negro, nem a falta do golaço de Lúcio Flávio. E os gigantes também jogaram pequeno, no Engenhão.

+ Pensando bem e positivo, Jefferson, mais uma vez, e Leo Moura (de novo o jogador que mais fica com a bola nos pés no BR-10) se salvaram num clássico de poucas emoções e futebol, diferentemente de tantos clássicos nos últimos 4 anos entre as equipes.

+ Sem Maicosuel e Jobson, perde demais o Fogão. Com o Deivid na forma atual, deixa de ganhar muito o Flamengo.

! SANTOS 1 X 1 PALMEIRAS – Um golaço de Kléber em belo lance com Valdivia, um gol do cada vez melhor Alan Patrick na infelicidade de Danilo, um empate justo num clássico morno. Onde Kléber e Neymar sofreram e apanharam. E não reclamaram. Parabéns.

+ Qual o treinador ideal para o Santos? Não sei. E, até por isso, melhor ter paciência para acertar o nome e o contrato.

+ Valdivia poderia ter saído de bico calado, não torto. Melhor para ele e para o Palmeiras que vai superando as limitações também pela participação decisiva do cbhileno. Ainda que Felipão não tenha sido dos mais felizes nas mexidas em Santos.

! VITÓRIA 0 X 3 GRÊMIO – O vice-campeonato da Copa do Brasil fez mal ao time baiano. Talvez tenha se achado mais do que é. E, desde então, só tem perdido. E se perdido, como foi derrotado feio pleo redivivo Grêmio.

+ No segundo turno, nem Dilma, nem Serra. É Renato Portaluppi e seu Grêmio (menos desfalcado) que seguem bem nas cabeças e bem nas bolas.

+ Bastaram rareas as lesões graves (que ainda atrapalham a montagem do elenco) para o Grêmio se recuperar.

! VASCO 3 X 2 GOIÁS – O time da virada deu o ar da graça contra o periclitante time esmeraldino. Mas fora a luta e os três pontos, pouco de bom (mais uma vez) se viu em São Januário.

+ Titi de um um mole monstro para Felipe abrir o placar. Os três zagueiros e os 763 volantes do Goiás retribuíram deixando Éder Luís livre para o empate, em bela enfiada de Zé Roberto. Mais uma vez às costas de Titi o Goiás desempatou, em belo lance de Valmir Lucas. Depois, em lances pela direita, o clube carioca virou o jogo.

+ Zé Roberto e Eder Luís mandaram bem. Mas faltou melhor companhia, entre tantas coisas ao Vasco.

! ATLÉTICO-GO 2 X 3 ATLÉTICO-MG – Ainda é muito pouco para o Galo, quase nada, para ser preciso. Mas o golaço de Rever, o gol da vitória além do fim, tudo isso dá um astral monstro para iniciar a arrancada histórica e heroica. Mas ainda é pouco. Até pelo demonstrado em Goiânia contra o rival cada vez mais condenado ao rebaixamento.

Tags:

  • tiago

    futebol bom foi o que se viu no jogo do fluminense, do corinthians, do cruzeiro e do botafogo, né:

  • Raphael Carvalho

    So vou protestar no seu blog, pois sei que é um jornalista serio e imparcial. SERA QUE NENHUM VEICULO DE COMUNICAÇAO ESPORTIVA VAI NOTICIAR QUE O GOL DO PRUDENTE CONTRA O FLUMINENSE FOI ILEGAL? QUE O ATACANTE DO TIME DE S.P. ESTAVA IMPEDIDO?

  • Rodrigo

    Mauro, concordo com sua análise sobre o clássico no Engenhão. Arbitragem MUITO fraca. Mas achei justo o “árbitro’ ter compensado, com um pênalti safado a favor do Flamengo, depois de “milhares” de faltas inventadas, a favor do Botafogo.

    Sem brincadeira, os jogadores do Botafogo são uns atores. É só chegar algum adversário perto, que eles caem sem a menor cerimônia. Isso é ridículo! Mas a culpa não é deles, é dos árbitros que aceitam esse cai-cai patético. Os jogadores do Botafogo, orientados pelo Joel ou não, tem plena consciência de suas limitações e ficam tentando cavar faltas perto da área, para executarem a sua “grande” jogada: bola pra área, pra ver no que dá. Time fraco, que só sabe cruzar bolas e dar chutão pra frente! É o “maravilhoso” esquema tático “Vamo lá, porra!” Vamos conseguir um golzinho e segurar o placar o resto do jogo! Prova disso, foi a entrevista do Lúcio Flávio, no intervalo: “Conseguimos a vantagem no placar, e gora é segurar o resultado”. Não tem pensamento de ampliar, de ficar mais confortável no placar; mas, sim, de retrancar. Isso é prova, ou não, de pequinês?

    Falando do Flamengo, agora. Vai ser azarado assim longe!!! É o segundo jogo seguido (não vou citar mais jogos, para não morrer de raiva) em que o adversário não precisa nem de meia chance para fazer um gol. Contra o Goiás, o cara cruzou pra área, uma bola teoricamente tranqüila de tirar, vai o Jean e faz contra; ontem, depois de 8×0 em chutes a gol para o Flamengo, o juizão inventa uma falta, e o Lúcio Flávio bate lá na gaveta. É de doer! rs

    Cara, se o Flamengo tivesse a sorte que sobra aos adversários que ele enfrenta, não precisaria nem de um bom time para estar brigando pelo título.

    Um grande abraço, Mauro!

  • Heinz-Harald Grbic Stojakovic

    Mauro, concordo em gênero, número e grau. Não daria nem a falta, nem o pênalti. Mas também comcordo, EM TUDO, com o Rodrigo. Ô time cai-cai, esse Botafogo. E como tá dando azar o Fla. Tudo bem que o time não é uma maravilha. Mas também não é time pra brigar contra o rebeixamento. Pode ver: a grande maioria dos pontos que o Fla perdeu, foi puro azar. Uma bola que faz tudo, mas não entra, uma jogada de sorte do adversário… Tá complicado!!
    Abraços!

  • Jair

    discordo sobre o Grêmio, Renato teve até mais desfalques que o Silas, mudou porque ele passou a usar o losango no meio, com o Douglas no vértice, o time todo mais compactado; e só engrenou mesmo, deixando de patinar, com a saída do péssimo Souza.

  • http://lance ricardo

    o fluminense só não desparou na liderança, pq foi mais uma vez prejudicado pela arbitragem. o gol do prudente estava impedido. os nossos veículos de comunicação não conseguem ser impraciais ou não entendem nada de futebol msmo??? isso é vergonhoso!!!!! imparcialidade já!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • nelson

    Mauro, já que é pra reclamar o PALMEIRAS FOI SUPER PREJUDICADO na vila belmiro pois logo no inicio do jogo o CLEBER SOFREU 2 FALTAS DO ZAQUEIRO DO SANTOS QUE A 1 SERIA PRA AMARELO E A 2 O VERMELHO, O TAL PARÁ LATERAL DO SANTOS TAMBÉM JÁ TINHA TOMADO O AMARELO NO 1 TEMPO E NO 2 TEMPO DEU 1 TAPA NO ROSTO DO CLEBER QUE TODOS VIRAM, menos o juiz que ainda deu amarelo pro CLEBER….. OUTRO QUE MERECIA SER EXPULSO FOI O CAI CAI MAR QUE SIMULOU TER SIDO ATINGIDO POR 1 JOGADOR DO PALMEIRAS…. MAS COMO JÁ FOI DITO AQUI OS TIMES QUE VOTARAM CONTRA O CANDIDATO DA CBF PARA ASSUMIR O CLUBE DOS 13 TÃO SENDO SIM E MUITO PREJUDICADOS PELA ARBRITAGEM É LAMENTÁVEL OQUE TENHO VISTO…. A CBF TEM 1 DITADOR ISTO TÁ BEM CLARO PARA QUEM ACOMPANHA FUTEBOL… E QUER VER OUTRA DA CBF??? OS 2 JOGOS QUE O FELIPÃO NÃO VAI PODER DIRIGIR O TIME DO BANCO DE RESERVAS É INCRIVEL QUE SOMENTE O JUIZ E O 4 AUXILIAR OUVIRAM E OS MICROFONES AMBIENTES NÃO CAPTARAM NADA E NEM OS JORNALISTA QUE ESTAVAM MUITO + PRÓXIMOS DO TÉCNICO NADA OUVIRAM…. QUERO MANDAR 1 RECADO PRO SEU SAFADO TEIXEIRA…….. TO SABENDO QUE SÓ HAVERÁ COPA AQUI EM 2014 POIS OS PAÍSES DE 1 MUNDO SABEM QUE ESTE EVENTO SÓ CAUSA PREJUIZO…. E COMO TEMOS A FAMA DE OTÁRIOS PELO MUNDO A FORA VAMOS ARCAR COM ESTE ELEFANTE BRANCO….. FORA TEIXEIRA, FORA FIFA VÃO PROCURAR OUTROS IDIOTAS….. GRANDE ABRAÇO Mauro…

  • Castro

    CONTUSÃO INESPERADO E SUSPEITA DdO JOBSON !!!! DOPING NELE – DOPING NELE – O FOGUINHO ESTÁ EXPERT EM DOPING ( Dodô e Jobson , e agora novamente o Jobson ) ….História de contusão é brincadeira !!!

  • nelson

    Mauro, ontem vendo alguns lances do jogo entre flamengo e bota fogo dá para ver nitidamente várias placas do gramado se soltando o local está se tornando 1 verdadeira arapuca pros jogadores aí me pergunto como este local continua a ter jogos?? e vem dirigente do clube dizer que o local está ótimo?? é brincadeira, aí vendo alguns lances de outros jogos dá pra ver que os gramados tão ficando em péssimo estado ainda bem que aqui em SP existem vários estádios em condições de receberem jogos importantes com conforto para os torcedores…. será que somente aqui houve a visão futurista de buscar fazer algo pelo principal esporte brasileiro??? aí quando eu digo que os dirigentes em sua maioria só pensa em sí mesmo e não no clube sei oque digo… E para encerrar gostei da noticia vindo do PALMEIRAS……… LENE logo voltará a jogar fico feliz pois ele é 1 jogador de futuro terá logo 1 lugar na seleção brasileira mas tem que voltar a jogar bem algo que para ele será fácil, pena que infelizmente este ano não veremos o GANÇO ATUAR PELO SANTOS POIS JOGA E MUITO MESMO….