Juniores

por Mauro Beting em 22.set.2010 às 21:32h

Antes de mais nada, tudo que está em @mauro_beting no twitter é de lavra do meu fake.
Oficial, mas fake.

Antes de tudo, eu teria punido Neymar do modo como o Santos o puniu na quinta-feira. Acrescendo um jogo fora da equipe – como foi agregado na sexta-feira. Que até poderiam ser mais – desde que, hoje, o rival não fosse o Corinthians líder do BR-10. A punição extrapolaria o jogador e puniria ainda mais o clube. Justamente ajudando o maior rival santista.

O problema começou quando Dorival Júnior decidiu ampliar a primeira punição, gerando desgaste desnecessário. A ideia parecia correta. Mas o modo (e o tempo) como ele forçou a decisão criou constrangimentos ainda maiores – ainda que a decisão não parecesse errada.

Para piorar tudo, para todas as partes, o que teria sido acordado entre o treinador e a direção do clube foi peitado por Dorival ao barrá-lo do clássico.

Algo era preciso ser feito, para não criar mais um Monstros S.A. – Parte 2, na Vila Belmiro.

Como não era possível afastar o treinador por uma rodada, como Dorival não será um dia vendido para o Chelsea, e como foi mais um desgaste em menos de uma semana, o Santos teve de demiti-lo.

Porém, ao assinar a saída do treinador, o Santos abriu todas as portas, portões e porteiras para Neymar se achar o Pelé. Literalmente. O Rei do Futebol, o Senhor da Vila, o próprio Neymar FC.

Não acho (ou ao menos torço) que o craque vai se achar tudo isso.

Mas o caminho está aberto para que qualquer possa se achar na condição de derrubar treinador – ainda que não diretamente.
Qualquer um pode ter atos de indisciplina e achar que vai se sair muito bem – ainda que não confessadamente.
Qualquer um pode se achar. E o Santos, se perder ainda mais.

No frigir das bolas, o Santos perdeu um ótimo treinador que deve reforçar um rival direto, Neymar perdeu situações que nem eram dele, e todo mundo está perdendo autoridade, disciplina, respeito, carinho e admiração.

Que Neymar jogue o muito que sabe para que, em campo, ao menos, minimize o que tem sido maximizado, como tudo que com ele acontece.

Que ele e o mundo da bola não o considerem o primeiro dos moicanos.

Tags: , , ,

  • Paulo Pinheiro

    Mauro,

    Com ou sem “acordos” entre o treinador e a diretoria é do primeiro, em última instância, a responsabilidade pela escalação.
    A diretoria tira o treinador e mantém o jogador. O clube perdeu um clássico na Vila. Acha que eles vão responder por isso?
    O Dorival não é burro e sabe que não poderia prescindir do talento do jogador num clássico. Se tomou uma decisão dessas é porque sentiu que a temperatura no elenco não estava boa. Sentiu que ainda não era hora de voltar.
    A grande realidade é que o profissionalismo está derrotando a esportividade. O Santos tem contas a pagar, compromissos a honrar e se precisar passar por cima da esportividade pra garantir o melhor ganho (de acordo com sua visão), assim o fará.

  • nelson

    PARABÉNS PELO COMENTÁRIO MAURO, MAS FALTOU ACRESCENTAR ALGUNS DETALHES SOBRE TUDO QUE ACONTECEU….. 1- LEMBRAM QUANDO O LEÃO AFASTOU O ROBINHO PELO MESMO MOTIVO?? E OLHA QUE FOI POR UM BOM TEMPO…. E QUANDO ELE VOLTOU MELHOROU MUITO MESMO E HOJE ELE É UM BOM JOGADOR NADA + ALÉM DISTO. MAS FOI BEM VENDIDO PRO EXTERIOR… MAS NA ÉPOCA A DIRETORIA ERA OUTRA, A ATUAL DEMONSTRA INFERIORIDADE GRITANTE, PELO QUE OCORREU… E ESQUECERAM QUE AS IMAGENS PERCORRERAM O MUNDO O DORIVAL FEZ O CORRETO SIM SERIA MELHOR PRO CLUBE PARA GANHAR PRESTIGIO E PARA O PROPRIO JOGADOR QUE SÓ TERIA A GANHAR COM ISTO POIS SERIA POUPADO E COM CERTEZA VOLTARIA 1000% MELHOR, OQUE VAI ACONTECER AGORA?? DUVIDO QUE O NEYMAR SEJA VENDIDO POR 40% DO QUE JÁ OFERECERAM ELE FOI QUEIMADO PELA DIRETORIA DO TIME AGORA QUANDO FOREM VENDE- LO O MÁXIMO QUE VÃO CONSEGUIR É QUE ELE VÁ PRA UM TIME DE SEGUNDA OU TERCEIRA DIVISÃO DO FUTEBOL EUROPEU E TAMBÉM APÓS ESTES FATOS TECNICOS DE FUTEBOL QUE TENHAM CARÁTER NÃO VÃO QUERER ASSUMIR ESTE TIME JÁ QUE FICOU PROVADO QUE LÁ QUEM MANDA SÃO OS JOGADORES…….. ESTA DIRETORIA CONSEGUIU ACABAR COM A GRANDEZA DO SANTOS DE PELÉ, PEPE E TANTOS OUTROS GRANDES CRAQUES QUE FAZIAM TIMES ADVERSÁRIOS TREMER E TEMER DIANTE DESTE NOME….. SANTOS….. ABRAÇOS.

  • http://twitter.com/lucaspierref Lucas Pierre

    Neymar realmente é um sem-vergonha. Se tivesse um caráter de profissional, teria pedido a não-demissão de Dorival Júnior. Lamentável a atitude do moleque, que não quer ser chamado de moleque mas se comporta como tal.

    Quem sai perdendo com isso é o Santos, que perdeu um baita treinador, perdeu o jogo ontem mesmo com o Neymar em campo e vai ter dificuldades em contratar um treinador como o Dorival.

    Já o Neymar, bem…a próxima proposta de Real Madrid ou Barcelona que aparecer em Janeiro, ele vai embora. E o Santos? Sabe o que o Neymar vai falar pro Santos?

    “- O Santos que se dane.”

    É esperar pra ver…