Fluminense 1 x 2 Corinthians

por Mauro Beting em 16.set.2010 às 1:04h

Não foi a invasão corintiana de 5 de dezembro de 1976.
Mas foi outra vitória histórica corintiana contra o Fluminense.

Então, no Maracanã (que muita falta fez e ainda fará ao Flu no returno do BR-10, até pelo mau gramado), a Máquina Tricolor era muito melhor tecnicamente que o Corinthians que não era campeão havia 22 anos. Um senhor Fluminense que parou na raça corintiana e na chuva da segunda etapa da semifinal do BR-76. Vencida pelos paulistas nos pênaltis que os levaram até a decisão e a derrota para o Internacional, em Porto Alegre.

No Engenhão que recebeu não mais que apenas 23 mil torcedores, o Flu também era melhor e tinha vantagem na tabela, como em 1976. Mas não era tão melhor. Até foi superior nos primeiros 20 minutos, com Deco armando um senhor lance que desperdiçou por cima. Como outros ataques não funcionaram porque Washington esquecia da existência da regra do impedimento, e o ataque a cada arrancada se lembrava da ausência de Emerson. Mesmo passando Mariano e Júlio César, ainda assim o Flu tinha problemas.

Porque o Corinthians teve várias soluções. Alessandro e Roberto Carlos deram conta das laterais. Júlio César atuou muito bem na meta. E Paulinho marcou Deco como se fosse Ralf, mas avançou como se fosse Paulinho. Mas não marcou, armou, atacou e fez um belo gol como Jucilei, aos 44 minutos, depois de belo cruzamento de Elias. Fazendo justiça aos melhores 25 minutos finais alvinegros, na primeria etapa.

No intervalo, Muricy sacou André Luiz antes que fosse expulso, colocou a velocidade de Rodriguinho para trabalhar com Washington. Mas com mais gente no meio-campo, e uma qualidade e inteligência impressionantes, o Corinthians trocou bolas e fez o tempo passar como se fosse um bom time espanhol destes dias. E fez o segundo gol em belo lance de Elias para Alessandro servir Iarley para acertar seu primeiro lance na partida. Mesmo escorregando, Iarley ampliou. E foi sacado para a entrada de Danilo.

O Fluminense até diminuiu, com Washington. Mas o Corinthians não diminuiu a qualidade de seu jogo. E conseguiu daqueles resultados que podem, lá na frente, definir o campeão. Ainda mais se o futebol apresentado for equivalente a esse.

Se, no saldo, o Tricolor ainda é líder por um gol, o Corinthians, por ter um jogo a menos, só depende dele.

Tags: , ,

  • Joberto

    Com o coração partido mas consciente que com esse time não vamos a lugar nenhum.Pelo amor de Deus…tirem o Deco do time,nome não ganha jogo..camisa até ganha mas não temos camisa…o Deco não ta jogando nada..nada…nada…juntou Julio Cesar e Fernando Henrique não da mesmo para ir a lugar nenhum.O mais vergonhoso não vai ser perder o Brasileiro..vai ser nem se classificar para Libertadores.Perder para o Corintians é normal,ta disputando o campeonato,o que não é normal é perder para Guarani,Atletico Go,empatar com Prudente no Maraca…aí é foda.
    Enfim…tudo está voltando ao normal…e o pior é que não vai ter nem 5.000 na torcida do Flu no proximo jogo…perder a liderança perdendo para o Flamengo vai ser demais.Deus nos acuda!!!!!
    ST

  • kafepaulo

    Mauro Betting,
    Foi um jogo muito bom de assistir, pois por um lado com o Flu muito mais talentoso do meio para a frente, tivemos um Corinthians compacto em todos os setores, destoando só um pouquinho em seus 2 meia atacantes(JH e Yarlei), más os 4 do meio de campo do timão fazem e fizeram a diferença nesse jogo. No mais, parabéns Timão!!!!

  • Gustavo

    Análise dos seis primeiros colocados. Flu: brigas internas e zaga de capacidade inferior que o resto do time, além da falta de apoio da torcida, vão fazer o time não ganhar o título. Cruzeiro: Apesar do bom time, tem o cuca como técnico. Logo, no máximo, vice-campeão. Botafogo: Não tem elenco para ser campeão. Santos e Inter: desinteresse pelo campeonato. Logo, o corinthians é o franco favorito ao título, já que tem elenco, técnico, torcida, clima, vontade, é campeão dos campeões, maior receita financeira, estádio mais moderno, torcida mais apaixonada, Ronaldo, Roberto Carlos, Antônio Nunes, GAviões da fiel, memorial da história corinthiana, etc, etc, e etc.

  • Andre

    Um fantasma chamado Corinthians !!!
    A ultima vez que um time comandado pelo Muricy ganhou do corinthians foi em longínquos 11/02/2007 pela primeira fase do paulista.
    De lá pra cá foram 6v 4e corinthianas.
    Houve uma derrota para o Palmeiras, assim o que o muricy assumiu o verde, porem, quem comandou o time naquele dia foi o Jorginho.
    Impressionante.

  • Amaro

    A torcida do flu não andava dizendo que o jogo de ontem era a “DECISÃO DO CAMPEONATO” ???!!! Então o TIMÃO é o CAMPEÃO !!! Quanto foi o jogo???!!! ah, Corinthians 2x 1 flu…

  • http://rumoatokyo.wordpress.com Alan Bezerra

    Vitória de campeão e futebol de possível campeão. O Corinthians vai brigar até o final pelo penta (tetra moral) no BR 10. A partida de ontem mostrou que o Timão de Adílson é melhor que o de Mano, ao menos na minha ótica.
    Quanto ao Fluminense, o time precisa reagir. E nada melhor que um Fla-Flu para isso. Ou para desandar tudo de vez.
    E parabéns pelo Terceiro Tempo. O programa de ontem foi sensacional.
    Palácio de Vênus… hahahahaha

  • http://www.canetada.com.br Clint McGuinness

    Ah não, Muricy! De novo não! Será que o Fluminense vai repetir o papelão do Palmeiras no ano passado?
    Textinho bacana sobre isso: http://www.canetada.com.br/2010/09/16/ah-nao-muricy-de-novo-nao/

  • Washington

    Corinthians, Flu
    CRUZEIRO IS FASTER THAN YOU!
    CONFIRM YOU UNDERSTOOD THE MESSAGE!
    Traducao:
    Corinthians, Flu
    O Cruzeiro esta mais rapido que voces!
    Confirmem que voces entenderam o recado!

  • carlos

    ATENÇÃO!!!! TEXTO SOMENTE PARA CORINTHIANOS! É LONGO, MAS DEVE SER LIDO POR TORCEDORES QUE AMAM O TIMÃO. ATENÇÃO!!!!!!!!!!!!!!! GALERA CORINTHIANA, VAMOS ATENDER AO PEDIDO DE NOSSO PRESIDENTE. É MUITO IMPORTANTE PARA O TIMÃO QUE SEJA COMERCIALIZADO O NAMING RIGHTS DO ESTÁDIO, POIS SERÁ O MESMO QUE PAGARÁ O ESTÁDIO PARA O TIMÃO. PARA ISSO, É PRECISO QUE NÃO COLOQUEMOS UM NOME NO ESTÁDIO POR NOSSA CONTA. SEI QUE FIELZÃO É O QUE ESTÁ NA BOCA DO POVO E GOSTO MUITO DESSE NOME TAMBÉM, MAS TEMOS QUE EVITAR ISSO, POIS SENÃO O ESTÁDIO FICA MARCADO COM ESSE NOME E DIFICILMENTE UMA EMPRESA IRÁ QUERER INVESTIR NUM PRODUTO QUE JÁ TEM UMA IDENTIDADE. PARA QUE VOCÊS ENTENDAM MELHOR, A COISA FUNCIONA ASSIM: UMA GRANDE MARCA, VENDO A VISIBILIDADE QUE UM TIME DA IMENSIDÃO PODE LHE DAR, CONTRATO O DIREITO DE DAR O SEU NOME AO ESTÁDIO POR UM CERTO TEMPO, POR EXEMPLO, ARENA… (NOME DA MARCA). ISSO FARÁ COM QUE A DIVULGAÇÃO DESSA MARCA AUMENTE E COM ISSO A MARCA FICA MAIS CONHECIDA AINDA. PARA SE TER UMA IDÉIA, O CAMPO DO PALMEIRAS, ATÉ HOJE É CHAMADO NA MÍDIA DE PARQUE ANTARCTICA E POR MAIS QUE A DIRETORIA INSISTA EM FALAR PALESTRA, NÃO CONSEGUE. REPAREM QUE A ANTARTICA TA GANHANDO COM ISSO, SEM INVESTIR UM CENTAVO SEQUER. TEMOS QUE EVITAR ISSO NO TIMÃO. SE CONTINUARMOS A APELIDAR O ESTÁDIO DE FIELZÃO, NENHUMA MARCA IRÁ QUERER CONTRATAR O NAMING RIGTHS, POIS FICARÃO COM RECEIO DE QUE SUAS MARCAS NÃO SEJAM TÃO DIVULGADAS, DADA A CONCORRÊNCIA DO NOME FIELZÃO. ISSO É UMA COISA MUITO SÉRIA E DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O SUCESSO DO TIMÃO. VAMOS COLABORAR E PARAR DE CHAMAR O ESTÁDIO DO TIMÃO DE FIELZÃO. NÃO IMPORTA SE OS RIVAIS O CHAMARÃO DE GAMBAZÃO, TEIXERÃO, ITAQUERÃO ETC, POIS ISSO É COISA DE RIVAL E NÃO MUDA EM NADA, JÁ QUE A MÍDIA MESMO NÃO FALARÁ ISSO. SÓ QUE A MÍDIA VAI REPETIR O QUE A TORCIDA DO TIMÃO FALA. SE CONTINUARMOS COM FIELZÃO, ISSO VAI PREJUDICAR O TIMÃO. TEMOS QUE ESPERAR UMA EMPRESA FECHAR O CONTRATO DE NAMING RIGHTS PELOS 10 ANOS E DEPOIS QUE ACABAR O CONTRATO PODEMOS CHAMAR COMO QUISERMOS. ATÉ LÁ, POR FAVOR, VAMOS EVITAR COLOCAR O APELIDO DE FIELZÃO NO ESTÁDIO. POR FAVOR. É PARA O BEM DO TIMÃO. JÁ TEMOS UM EXEMPLO DE FRACASSO NO CAMPO DO ATLÉTICO PARANAENSE QUE TODOS CHAMAMOS DE ARENA DA BAIXADA E NA VERDADE É KYOCERA. VEJA O PREJUÍZO QUE ESSA EMPRESA ESTÁ TENDO POR CONTA DISSO. TEMOS QUE EVITAR ERROS COMO ESSE. SE ALGUM TORCEDOR AQUI NÃO ENTENDE BEM O QUE É NAMING RIGHTS, FAÇAM A PESQUISA NO GOOGLE. AQUI VAI UMA DICA:
    http://www.cap4ever.com.br/naming-rights-futebol-e-negocios/
    GOSTARIA MUITO QUE O CORINTHIANO ENTENDESSE QUE NENHUM CLUBE DO BRASIL TEM CONDIÇÕES DE FAZER BOM CONTRATO DE NAMING RIGHTS, FORA O CORINTHINAS. E ISSO POR UM MOTIVO MUITO SIMPLES: NÓS NUNCA TIVEMOS UM ESTÁDIO, PORTANTO NÃO EXISTE UM NOME JÁ PRÉ-EXISTENTE. REPAREM: POR MAIS QUE OS RIVAIS TENTEM FAZER O MESMO, O FATO É QUE SEUS ESTÁDIOS JÁ TÊM NOME E POR MAIS QUE UMA EMPRESA CONTRATE O NAMING RIGHTS DO MESMO, NINGUÉM NA MÍDIA IRÁ FALAR O NOME DA EMPRESA, MAS SIM O DO ESTÁDIO. EXEMPLO: SE A MARCA X CONTRATAR O NAMING RIGHTS DA VILA BELMIRO, VC VAI DEIXAR DE CHAMAR AQUELE CAMPINHO DE VILA????? NÃO. PORTANTO A EMPRESA QUE CONTRATAR ASSIM IRÁ PERDER DINHEIRO. JÁ COM O ESTÁDIO DO TIMÃO É DIFERENTE, POIS O MESMO NEM NOME TEM AINDA E QUALQUER EMPRESA QUE COLOCAR O NOME NELE, CONSEGUIRÁ TER SUCESSO, POIS A MÍDIA COMEÇARÁ A CHAMA-LO COM O NOME DA MARCA. ISSO É MUITO IMPORTANTE, MUITO IMPORTANTE MESMO. E NÓS, CORITNHIANOS, ASSIM QUE O NAMING RIGHTS FOR CONTRATADO, DEVEMOS FAZER NOSSA PARTE E CHAMAR O ESTÁDIO COM O NOME DA EMPRESA, PARA QUE O TIMÃO GANHE COM ISSO, POIS QUEM VAI GANHAR SOMOS NÓS MESMOS COM O SUCESSO DO TIME. VAMOS AJUDAR GENTE. E PODEM FICAR TRANQUILOS, POIS VOU DEIXAR BEM CLARO AOS TORCEDORES QUE O FATO DO NAMING RIGHTS SER CONTRATADO NÃO SIGNIFICA QUE O TIMÃO VAI PERDER OU VENDER O ESTÁDIO. NÃO É NADA DISSO, FIQUEM TRANQUILOS. O QUE É VENDIDO É APENAS O NOME A SER COLOCADO NO ESTÁDIO. ISSO MESMO, SÓ O NOME. A EMPRESA CONTRATA SOMENTE O DIREITO DE COLOCAR O NOME NO ESTÁDIO POR UM DETERMINADO PERÍODO, QUE NO CASO O TIMÃO QUER COLOCAR COMO DE 10 ANOS. É SÓ ISSO. DEPOIS DESSE PERÍODO, É SÓ RETIRAR O NOME DESSA MARCA DO ESTÁDIO. ISSO É O FUTURO, GALERA. HOJE EM DIA PROPAGANDA É TUDO. UM TIME COMO O CORINTHIANS É UMA MINA DE OURO PARA AS GRANDES MARCAS, POIS NOSSA EXPOSIÇÃO NA MÍDIA É GIGANTESCA, MAIOR QUE TODOS OS DEMAIS CLUBES DO BRASIL SOMADOS, MAIOR ATÉ QUE O FLAMENGO. SERÁ MUITO BOM PARA O TIMÃO ESSE CONTRATO. MUITO IMPORTANTE MESMO. OS MAIORES CLUBES DO MUNDO O FAZEM, POR ISSO DEVEMOS SEGUIR ESSE EXEMPLO. PORTANTO, VOU PEDIR ENCARECIDAMENTE PARA OS TORCEDORES DO TIMÃO QUE NÃO APELIDEM O ESTÁDIO DE FIELZÃO OU DE QUALQUER OUTRO NOME. LEMBREM-SE QUE SE O ESTÁDIO JÁ TIVER APELIDO, NENHUMA MARCA VAI QUERER CONTRATAR O NAMING RIGHTS, POIS A MÍDIA NÃO VAI FALAR O NOME DA MARCA, MAS SIM FIELZÃO. LEMBREM-SE DO QUE ACONTECEU COM O ATLÉTICO PARANAENSE. E NÃO SE IMPORTEM COM OS APELIDOS COLOCADOS PELOS RIVAIS NO ESTÁDIO, POIS ISSO NÃO PEGA POR UM MOTIVOS MUITO SIMPLES: A MÍDIA NÃO PODE APELIDAR O ESTÁDIO COM TERMOS OFENSIVOS. AGORA, SE INSISTIRMOS EM FIELZÃO, A MÍDIA VAI NOS COPIAR E FALAR FIELZÃO. PORTANTO, A PARTIR DE AGORA, QUANDO NOS REFERIRMOS AO ESTÁDIO, VAMOS SÓ FALAR: O ESTÁDIO DO TIMÃO OU O ESTÁDIO DO CORINTHIANS. SÓ ISSO. VAMOS AJUDAR, POIS O ANDRES ESTÁ PEDINDO NOSSA AJUDA E ELE É O PRESIDENTE QUE NOS DEU O ESTÁDIO E O CT DE NÍVEL EUROPEU, O MELHOR DO BRASIL. VAMOS FAZER NOSSA PARTE. PEÇO QUE TODOS LEIAM ABAIXO O PEDIDO DO NOSSO PRESIDENTE:
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2010/09/em-busca-de-patrocinio-andres-pede-para-que-estadio-nao-ganhe-apelido.html